Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
|
Departamento: |
Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32574 |
Resumo: | Courses in the blended learning model as a possibility for development in education have gained strength as a result of contemporary transformations related to technologies, however there is little research that evaluates these courses, mainly in relation to dropout rates. Therefore, the main objective of this study was to evaluate the phenomenon of evasion in the blended learning model, from a sample of 480 students and alumni of graduate courses in lato sensu at Saint Paul Escola de Negócios. Through multivariate binary logistic regression, six variables were tested in order to understand which factors are most relevant for predicting evasion. The results indicate that three continuous random variables are able to bring predictability as to evasion, being elapsed time, since about 60% of evasions occur with only 30% of the course time; average grade, reflecting students' difficulties; and time dedicated to the virtual learning environment (VLE). This research contributes to the reduction of dropout rates in hybrid education and, consequently, to improve the retention rates of students in postgraduate blended learning courses |
id |
PUC_SP-1_146bfbcd52e1eba0ac24885d33cc9a48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/32574 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Trevisan, Leonardo Nelmihttp://lattes.cnpq.br/6128983828748446http://lattes.cnpq.br/0353194232234360Santos, Alexandra Venancio dos2023-06-01T18:09:04Z2023-06-01T18:09:04Z2020-06-11Santos, Alexandra Venancio dos. Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32574Courses in the blended learning model as a possibility for development in education have gained strength as a result of contemporary transformations related to technologies, however there is little research that evaluates these courses, mainly in relation to dropout rates. Therefore, the main objective of this study was to evaluate the phenomenon of evasion in the blended learning model, from a sample of 480 students and alumni of graduate courses in lato sensu at Saint Paul Escola de Negócios. Through multivariate binary logistic regression, six variables were tested in order to understand which factors are most relevant for predicting evasion. The results indicate that three continuous random variables are able to bring predictability as to evasion, being elapsed time, since about 60% of evasions occur with only 30% of the course time; average grade, reflecting students' difficulties; and time dedicated to the virtual learning environment (VLE). This research contributes to the reduction of dropout rates in hybrid education and, consequently, to improve the retention rates of students in postgraduate blended learning coursesOs cursos no modelo blended learning como possibilidade de desenvolvimento na educação ganharam força em decorrência das transformações contemporâneas relacionadas as tecnologias, entretanto há poucas pesquisas que avaliam esses cursos, principalmente em relação aos índices de evasão. Sendo assim, o objetivo principal deste estudo foi avaliar o fenômeno da evasão no modelo de blended learning, a partir de uma amostra de 480 alunos e ex-alunos de cursos de pósgraduação lato sensu da Saint Paul Escola de Negócios. Através de regressão logística binária multivariada, seis variáveis foram testadas com o intuito de compreender quais fatores são mais relevantes para a previsão da evasão. Os resultados indicam que três variáveis aleatórias contínuas são capazes de trazer previsibilidade quanto a evasão, sendo, tempo transcorrido, uma vez que cerca de 60% das evasões ocorrem com apenas 30% do tempo do curso; nota média, como reflexo das dificuldades dos alunos; e tempo dedicado ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Esta pesquisa contribui para a diminuição dos índices de evasão no ensino híbrido e, consequentemente para melhorar os índices de retenção de alunos nos cursos de blended learning de pós-graduaçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBrasilFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOBlended learningEnsino híbridoEvasãoRetençãoBlended learningHybrid teachingEvasionRetentionBlended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALAlexandra Venancio dos Santos.pdfapplication/pdf2287077https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32574/1/Alexandra%20Venancio%20dos%20Santos.pdf44dbeccc0eac684a23e22534cc12f77bMD51TEXTAlexandra Venancio dos Santos.pdf.txtAlexandra Venancio dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain220247https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32574/2/Alexandra%20Venancio%20dos%20Santos.pdf.txt0891d6b6f53e70fafe18c83997d701ddMD52THUMBNAILAlexandra Venancio dos Santos.pdf.jpgAlexandra Venancio dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32574/3/Alexandra%20Venancio%20dos%20Santos.pdf.jpgd55c3096f076f843619fbb0c58012cceMD53handle/325742023-06-02 08:52:43.928oai:repositorio.pucsp.br:handle/32574Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-02T11:52:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu |
title |
Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu |
spellingShingle |
Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu Santos, Alexandra Venancio dos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Blended learning Ensino híbrido Evasão Retenção Blended learning Hybrid teaching Evasion Retention |
title_short |
Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu |
title_full |
Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu |
title_fullStr |
Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu |
title_full_unstemmed |
Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu |
title_sort |
Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu |
author |
Santos, Alexandra Venancio dos |
author_facet |
Santos, Alexandra Venancio dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Trevisan, Leonardo Nelmi |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6128983828748446 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0353194232234360 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Alexandra Venancio dos |
contributor_str_mv |
Trevisan, Leonardo Nelmi |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Blended learning Ensino híbrido Evasão Retenção Blended learning Hybrid teaching Evasion Retention |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blended learning Ensino híbrido Evasão Retenção |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Blended learning Hybrid teaching Evasion Retention |
description |
Courses in the blended learning model as a possibility for development in education have gained strength as a result of contemporary transformations related to technologies, however there is little research that evaluates these courses, mainly in relation to dropout rates. Therefore, the main objective of this study was to evaluate the phenomenon of evasion in the blended learning model, from a sample of 480 students and alumni of graduate courses in lato sensu at Saint Paul Escola de Negócios. Through multivariate binary logistic regression, six variables were tested in order to understand which factors are most relevant for predicting evasion. The results indicate that three continuous random variables are able to bring predictability as to evasion, being elapsed time, since about 60% of evasions occur with only 30% of the course time; average grade, reflecting students' difficulties; and time dedicated to the virtual learning environment (VLE). This research contributes to the reduction of dropout rates in hybrid education and, consequently, to improve the retention rates of students in postgraduate blended learning courses |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-06-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-01T18:09:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-01T18:09:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, Alexandra Venancio dos. Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32574 |
identifier_str_mv |
Santos, Alexandra Venancio dos. Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32574/1/Alexandra%20Venancio%20dos%20Santos.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32574/2/Alexandra%20Venancio%20dos%20Santos.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32574/3/Alexandra%20Venancio%20dos%20Santos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
44dbeccc0eac684a23e22534cc12f77b 0891d6b6f53e70fafe18c83997d701dd d55c3096f076f843619fbb0c58012cce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423947051565056 |