Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Santos, Alexandra Venancio dos lattes
Orientador(a): Trevisan, Leonardo Nelmi lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32574
Resumo: Courses in the blended learning model as a possibility for development in education have gained strength as a result of contemporary transformations related to technologies, however there is little research that evaluates these courses, mainly in relation to dropout rates. Therefore, the main objective of this study was to evaluate the phenomenon of evasion in the blended learning model, from a sample of 480 students and alumni of graduate courses in lato sensu at Saint Paul Escola de Negócios. Through multivariate binary logistic regression, six variables were tested in order to understand which factors are most relevant for predicting evasion. The results indicate that three continuous random variables are able to bring predictability as to evasion, being elapsed time, since about 60% of evasions occur with only 30% of the course time; average grade, reflecting students' difficulties; and time dedicated to the virtual learning environment (VLE). This research contributes to the reduction of dropout rates in hybrid education and, consequently, to improve the retention rates of students in postgraduate blended learning courses
id PUC_SP-1_146bfbcd52e1eba0ac24885d33cc9a48
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/32574
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Trevisan, Leonardo Nelmihttp://lattes.cnpq.br/6128983828748446http://lattes.cnpq.br/0353194232234360Santos, Alexandra Venancio dos2023-06-01T18:09:04Z2023-06-01T18:09:04Z2020-06-11Santos, Alexandra Venancio dos. Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32574Courses in the blended learning model as a possibility for development in education have gained strength as a result of contemporary transformations related to technologies, however there is little research that evaluates these courses, mainly in relation to dropout rates. Therefore, the main objective of this study was to evaluate the phenomenon of evasion in the blended learning model, from a sample of 480 students and alumni of graduate courses in lato sensu at Saint Paul Escola de Negócios. Through multivariate binary logistic regression, six variables were tested in order to understand which factors are most relevant for predicting evasion. The results indicate that three continuous random variables are able to bring predictability as to evasion, being elapsed time, since about 60% of evasions occur with only 30% of the course time; average grade, reflecting students' difficulties; and time dedicated to the virtual learning environment (VLE). This research contributes to the reduction of dropout rates in hybrid education and, consequently, to improve the retention rates of students in postgraduate blended learning coursesOs cursos no modelo blended learning como possibilidade de desenvolvimento na educação ganharam força em decorrência das transformações contemporâneas relacionadas as tecnologias, entretanto há poucas pesquisas que avaliam esses cursos, principalmente em relação aos índices de evasão. Sendo assim, o objetivo principal deste estudo foi avaliar o fenômeno da evasão no modelo de blended learning, a partir de uma amostra de 480 alunos e ex-alunos de cursos de pósgraduação lato sensu da Saint Paul Escola de Negócios. Através de regressão logística binária multivariada, seis variáveis foram testadas com o intuito de compreender quais fatores são mais relevantes para a previsão da evasão. Os resultados indicam que três variáveis aleatórias contínuas são capazes de trazer previsibilidade quanto a evasão, sendo, tempo transcorrido, uma vez que cerca de 60% das evasões ocorrem com apenas 30% do tempo do curso; nota média, como reflexo das dificuldades dos alunos; e tempo dedicado ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Esta pesquisa contribui para a diminuição dos índices de evasão no ensino híbrido e, consequentemente para melhorar os índices de retenção de alunos nos cursos de blended learning de pós-graduaçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBrasilFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOBlended learningEnsino híbridoEvasãoRetençãoBlended learningHybrid teachingEvasionRetentionBlended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALAlexandra Venancio dos Santos.pdfapplication/pdf2287077https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32574/1/Alexandra%20Venancio%20dos%20Santos.pdf44dbeccc0eac684a23e22534cc12f77bMD51TEXTAlexandra Venancio dos Santos.pdf.txtAlexandra Venancio dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain220247https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32574/2/Alexandra%20Venancio%20dos%20Santos.pdf.txt0891d6b6f53e70fafe18c83997d701ddMD52THUMBNAILAlexandra Venancio dos Santos.pdf.jpgAlexandra Venancio dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32574/3/Alexandra%20Venancio%20dos%20Santos.pdf.jpgd55c3096f076f843619fbb0c58012cceMD53handle/325742023-06-02 08:52:43.928oai:repositorio.pucsp.br:handle/32574Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-02T11:52:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu
title Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu
spellingShingle Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu
Santos, Alexandra Venancio dos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Blended learning
Ensino híbrido
Evasão
Retenção
Blended learning
Hybrid teaching
Evasion
Retention
title_short Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu
title_full Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu
title_fullStr Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu
title_full_unstemmed Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu
title_sort Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu
author Santos, Alexandra Venancio dos
author_facet Santos, Alexandra Venancio dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trevisan, Leonardo Nelmi
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6128983828748446
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0353194232234360
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alexandra Venancio dos
contributor_str_mv Trevisan, Leonardo Nelmi
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Blended learning
Ensino híbrido
Evasão
Retenção
Blended learning
Hybrid teaching
Evasion
Retention
dc.subject.por.fl_str_mv Blended learning
Ensino híbrido
Evasão
Retenção
dc.subject.eng.fl_str_mv Blended learning
Hybrid teaching
Evasion
Retention
description Courses in the blended learning model as a possibility for development in education have gained strength as a result of contemporary transformations related to technologies, however there is little research that evaluates these courses, mainly in relation to dropout rates. Therefore, the main objective of this study was to evaluate the phenomenon of evasion in the blended learning model, from a sample of 480 students and alumni of graduate courses in lato sensu at Saint Paul Escola de Negócios. Through multivariate binary logistic regression, six variables were tested in order to understand which factors are most relevant for predicting evasion. The results indicate that three continuous random variables are able to bring predictability as to evasion, being elapsed time, since about 60% of evasions occur with only 30% of the course time; average grade, reflecting students' difficulties; and time dedicated to the virtual learning environment (VLE). This research contributes to the reduction of dropout rates in hybrid education and, consequently, to improve the retention rates of students in postgraduate blended learning courses
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-01T18:09:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-01T18:09:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Alexandra Venancio dos. Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32574
identifier_str_mv Santos, Alexandra Venancio dos. Blended learning (Ensino híbrido): a evasão na pós-graduação lato sensu. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32574/1/Alexandra%20Venancio%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32574/2/Alexandra%20Venancio%20dos%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32574/3/Alexandra%20Venancio%20dos%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 44dbeccc0eac684a23e22534cc12f77b
0891d6b6f53e70fafe18c83997d701dd
d55c3096f076f843619fbb0c58012cce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423947051565056