Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Santos, Edivaldo Pinto dos
Orientador(a): Silva, Benedito Antonio da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11148
Resumo: The aim of this work is to study the acquisition of knowledge related to the coefficients of the equation y = ax + b by means of articulating the graphical and algebraic registers associated with affine functions with the help of a software environment especially constructed for this purpose. To this end, a didactic sequence was designed based on some principles of computer education and on notions from the theory of Raymond Duval (1999), who considers that a global interpretation procedure is important for graphical registers as well as taking into account the discrimination of relevant visual and the perception of variations corresponding to written algebra. A group of 5 pairs of students (aged 16-17 years) from a private school in São Paulo worked through the sequence. The results indicated that an evolution occurred in relation to the construction of meanings of the coefficients of the algebraic representations of affine functions associated with their graphical representations, that is, the corresponding line. The investigation shows that the software environment used in the study enabled new ways of working with students, assessing their progress and developing teaching and learning processes related to affine functions and particularly of conversion from the graphical register to the algebraic
id PUC_SP-1_14a0f1d46dbf9f79a66111d5793ec7af
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11148
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Benedito Antonio daSantos, Edivaldo Pinto dos2016-04-27T16:57:56Z2007-06-212002-10-21Santos, Edivaldo Pinto dos. Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo. 2002. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11148The aim of this work is to study the acquisition of knowledge related to the coefficients of the equation y = ax + b by means of articulating the graphical and algebraic registers associated with affine functions with the help of a software environment especially constructed for this purpose. To this end, a didactic sequence was designed based on some principles of computer education and on notions from the theory of Raymond Duval (1999), who considers that a global interpretation procedure is important for graphical registers as well as taking into account the discrimination of relevant visual and the perception of variations corresponding to written algebra. A group of 5 pairs of students (aged 16-17 years) from a private school in São Paulo worked through the sequence. The results indicated that an evolution occurred in relation to the construction of meanings of the coefficients of the algebraic representations of affine functions associated with their graphical representations, that is, the corresponding line. The investigation shows that the software environment used in the study enabled new ways of working with students, assessing their progress and developing teaching and learning processes related to affine functions and particularly of conversion from the graphical register to the algebraicEste trabalho tem por objetivo estudar a aquisição de saberes relacionados aos coeficientes da equação y = ax + b pela articulação dos registros gráfico e algébrico da função afim, com o auxílio de um software construído especialmente para esta finalidade. Para atingir este objetivo foi elaborada uma seqüência didática baseada em alguns princípios da Informática na Educação e na teoria de Raymond Duval (1999), que considera importante para as representações gráficas o procedimento de interpretação global, e leva em consideração a discriminação de variáveis visuais pertinentes e a percepção das variações correspondentes na escrita algébrica. A seqüência foi trabalhada com 5 duplas de alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola particular em São Paulo. Os resultados obtidos revelam que houve uma evolução em relação à construção de significados dos coeficientes da representação algébrica da função afim associados a sua representação gráfica, isto é, a reta correspondente. A investigação evidencia que o ambiente informático estabelecido possibilitou uma nova forma de trabalhar com os alunos, de avaliar seus desempenhos, enfim, de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem da função afim, mais especificamente da conversão do registro gráfico para o algébricoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24345/dissertacao_edivaldo_santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoSoftware educativoGrafico algebricoEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoEducacao matematica -- Ensino com auxilio do computadorCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAFunção afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_edivaldo_santos.pdf.txtdissertacao_edivaldo_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain182320https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11148/3/dissertacao_edivaldo_santos.pdf.txtcfc543d843e71560ad4cc147e7962d36MD53ORIGINALdissertacao_edivaldo_santos.pdfapplication/pdf1066853https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11148/1/dissertacao_edivaldo_santos.pdfbdccace9e0dd5b5e2c57fc7cfca2574eMD51THUMBNAILdissertacao_edivaldo_santos.pdf.jpgdissertacao_edivaldo_santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11148/2/dissertacao_edivaldo_santos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/111482022-04-27 13:29:39.234oai:repositorio.pucsp.br:handle/11148Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T16:29:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo
title Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo
spellingShingle Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo
Santos, Edivaldo Pinto dos
Software educativo
Grafico algebrico
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica -- Ensino com auxilio do computador
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo
title_full Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo
title_fullStr Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo
title_full_unstemmed Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo
title_sort Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo
author Santos, Edivaldo Pinto dos
author_facet Santos, Edivaldo Pinto dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Benedito Antonio da
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Edivaldo Pinto dos
contributor_str_mv Silva, Benedito Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv Software educativo
Grafico algebrico
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica -- Ensino com auxilio do computador
topic Software educativo
Grafico algebrico
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica -- Ensino com auxilio do computador
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The aim of this work is to study the acquisition of knowledge related to the coefficients of the equation y = ax + b by means of articulating the graphical and algebraic registers associated with affine functions with the help of a software environment especially constructed for this purpose. To this end, a didactic sequence was designed based on some principles of computer education and on notions from the theory of Raymond Duval (1999), who considers that a global interpretation procedure is important for graphical registers as well as taking into account the discrimination of relevant visual and the perception of variations corresponding to written algebra. A group of 5 pairs of students (aged 16-17 years) from a private school in São Paulo worked through the sequence. The results indicated that an evolution occurred in relation to the construction of meanings of the coefficients of the algebraic representations of affine functions associated with their graphical representations, that is, the corresponding line. The investigation shows that the software environment used in the study enabled new ways of working with students, assessing their progress and developing teaching and learning processes related to affine functions and particularly of conversion from the graphical register to the algebraic
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-10-21
dc.date.available.fl_str_mv 2007-06-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Edivaldo Pinto dos. Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo. 2002. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11148
identifier_str_mv Santos, Edivaldo Pinto dos. Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo. 2002. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11148/3/dissertacao_edivaldo_santos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11148/1/dissertacao_edivaldo_santos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11148/2/dissertacao_edivaldo_santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cfc543d843e71560ad4cc147e7962d36
bdccace9e0dd5b5e2c57fc7cfca2574e
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423936201949184