Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo
Ano de defesa: | 2002 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11148 |
Resumo: | The aim of this work is to study the acquisition of knowledge related to the coefficients of the equation y = ax + b by means of articulating the graphical and algebraic registers associated with affine functions with the help of a software environment especially constructed for this purpose. To this end, a didactic sequence was designed based on some principles of computer education and on notions from the theory of Raymond Duval (1999), who considers that a global interpretation procedure is important for graphical registers as well as taking into account the discrimination of relevant visual and the perception of variations corresponding to written algebra. A group of 5 pairs of students (aged 16-17 years) from a private school in São Paulo worked through the sequence. The results indicated that an evolution occurred in relation to the construction of meanings of the coefficients of the algebraic representations of affine functions associated with their graphical representations, that is, the corresponding line. The investigation shows that the software environment used in the study enabled new ways of working with students, assessing their progress and developing teaching and learning processes related to affine functions and particularly of conversion from the graphical register to the algebraic |
id |
PUC_SP-1_14a0f1d46dbf9f79a66111d5793ec7af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11148 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Benedito Antonio daSantos, Edivaldo Pinto dos2016-04-27T16:57:56Z2007-06-212002-10-21Santos, Edivaldo Pinto dos. Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo. 2002. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11148The aim of this work is to study the acquisition of knowledge related to the coefficients of the equation y = ax + b by means of articulating the graphical and algebraic registers associated with affine functions with the help of a software environment especially constructed for this purpose. To this end, a didactic sequence was designed based on some principles of computer education and on notions from the theory of Raymond Duval (1999), who considers that a global interpretation procedure is important for graphical registers as well as taking into account the discrimination of relevant visual and the perception of variations corresponding to written algebra. A group of 5 pairs of students (aged 16-17 years) from a private school in São Paulo worked through the sequence. The results indicated that an evolution occurred in relation to the construction of meanings of the coefficients of the algebraic representations of affine functions associated with their graphical representations, that is, the corresponding line. The investigation shows that the software environment used in the study enabled new ways of working with students, assessing their progress and developing teaching and learning processes related to affine functions and particularly of conversion from the graphical register to the algebraicEste trabalho tem por objetivo estudar a aquisição de saberes relacionados aos coeficientes da equação y = ax + b pela articulação dos registros gráfico e algébrico da função afim, com o auxílio de um software construído especialmente para esta finalidade. Para atingir este objetivo foi elaborada uma seqüência didática baseada em alguns princípios da Informática na Educação e na teoria de Raymond Duval (1999), que considera importante para as representações gráficas o procedimento de interpretação global, e leva em consideração a discriminação de variáveis visuais pertinentes e a percepção das variações correspondentes na escrita algébrica. A seqüência foi trabalhada com 5 duplas de alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola particular em São Paulo. Os resultados obtidos revelam que houve uma evolução em relação à construção de significados dos coeficientes da representação algébrica da função afim associados a sua representação gráfica, isto é, a reta correspondente. A investigação evidencia que o ambiente informático estabelecido possibilitou uma nova forma de trabalhar com os alunos, de avaliar seus desempenhos, enfim, de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem da função afim, mais especificamente da conversão do registro gráfico para o algébricoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24345/dissertacao_edivaldo_santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoSoftware educativoGrafico algebricoEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoEducacao matematica -- Ensino com auxilio do computadorCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAFunção afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_edivaldo_santos.pdf.txtdissertacao_edivaldo_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain182320https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11148/3/dissertacao_edivaldo_santos.pdf.txtcfc543d843e71560ad4cc147e7962d36MD53ORIGINALdissertacao_edivaldo_santos.pdfapplication/pdf1066853https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11148/1/dissertacao_edivaldo_santos.pdfbdccace9e0dd5b5e2c57fc7cfca2574eMD51THUMBNAILdissertacao_edivaldo_santos.pdf.jpgdissertacao_edivaldo_santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11148/2/dissertacao_edivaldo_santos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/111482022-04-27 13:29:39.234oai:repositorio.pucsp.br:handle/11148Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T16:29:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo |
title |
Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo |
spellingShingle |
Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo Santos, Edivaldo Pinto dos Software educativo Grafico algebrico Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Educacao matematica -- Ensino com auxilio do computador CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo |
title_full |
Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo |
title_fullStr |
Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo |
title_full_unstemmed |
Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo |
title_sort |
Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo |
author |
Santos, Edivaldo Pinto dos |
author_facet |
Santos, Edivaldo Pinto dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Benedito Antonio da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Edivaldo Pinto dos |
contributor_str_mv |
Silva, Benedito Antonio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software educativo Grafico algebrico Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Educacao matematica -- Ensino com auxilio do computador |
topic |
Software educativo Grafico algebrico Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Educacao matematica -- Ensino com auxilio do computador CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The aim of this work is to study the acquisition of knowledge related to the coefficients of the equation y = ax + b by means of articulating the graphical and algebraic registers associated with affine functions with the help of a software environment especially constructed for this purpose. To this end, a didactic sequence was designed based on some principles of computer education and on notions from the theory of Raymond Duval (1999), who considers that a global interpretation procedure is important for graphical registers as well as taking into account the discrimination of relevant visual and the perception of variations corresponding to written algebra. A group of 5 pairs of students (aged 16-17 years) from a private school in São Paulo worked through the sequence. The results indicated that an evolution occurred in relation to the construction of meanings of the coefficients of the algebraic representations of affine functions associated with their graphical representations, that is, the corresponding line. The investigation shows that the software environment used in the study enabled new ways of working with students, assessing their progress and developing teaching and learning processes related to affine functions and particularly of conversion from the graphical register to the algebraic |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002-10-21 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-06-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:57:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, Edivaldo Pinto dos. Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo. 2002. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11148 |
identifier_str_mv |
Santos, Edivaldo Pinto dos. Função afim y = ax + b: a articulação entre os registros gráfico e algébrico com o auxílio de um software educativo. 2002. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11148/3/dissertacao_edivaldo_santos.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11148/1/dissertacao_edivaldo_santos.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11148/2/dissertacao_edivaldo_santos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfc543d843e71560ad4cc147e7962d36 bdccace9e0dd5b5e2c57fc7cfca2574e cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423936201949184 |