Consumo de luxo em São Paulo: um estudo sobre o Shopping Cidade Jardim

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Gazurek, Marie-Océane lattes
Orientador(a): Borin, Marisa do Espírito Santo lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Departamento: Ciências Sociais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3366
Resumo: This dissertation has for objective to investigate the meaning of luxury consumption in Shopping Cidade Jardim, a shopping center located in an affluent condominium in the western district of São Paulo. The initial working hypothesis states that those who seek to consume there do so as a means of establishing, and/or reinforcing, relations based upon social distinction. The study begins with a bibliographical debate over the meaning of consumption, led by the following authors opuses: Pierre Bourdieu, Jean Baudrillard, Grant McCracken, Baron Isherwood, Mike Featherstone, Heitor Frúgoli Jr., Valquíria Padilha and Gilles Lipovestky, while such concepts as cultural capital new taste maker , identity construction , hedonism and experience are also reviewed and debated. In a second moment, a discussion over the dynamics of luxury consumption through time is then presented. After contextualizing the construction of Shopping Cidade Jardim within the changes in the city of São Paulo, an ethnographic observation of the shopping, a series of consumer interviews, as well as an analysis of the Cidade magazine are henceforth presented. This analysis affirms that those who consume at Shopping Cidade Jardim go there to claim their belonging to the Paulistana elite and to a lifestyle - that is idealized in Cidademagazine characterizing a world of luxury goods, events and travel. Social distinction is not only sought after between varying groups, but also within their own group, by demonstrating the ownership of incorporated cultural capital
id PUC_SP-1_1764b615fd124889ef1043393881ba8b
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/3366
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Borin, Marisa do Espírito Santohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720546T6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230482E0Gazurek, Marie-Océane2016-04-26T14:53:24Z2012-01-102011-12-08Gazurek, Marie-Océane. Consumo de luxo em São Paulo: um estudo sobre o Shopping Cidade Jardim. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3366This dissertation has for objective to investigate the meaning of luxury consumption in Shopping Cidade Jardim, a shopping center located in an affluent condominium in the western district of São Paulo. The initial working hypothesis states that those who seek to consume there do so as a means of establishing, and/or reinforcing, relations based upon social distinction. The study begins with a bibliographical debate over the meaning of consumption, led by the following authors opuses: Pierre Bourdieu, Jean Baudrillard, Grant McCracken, Baron Isherwood, Mike Featherstone, Heitor Frúgoli Jr., Valquíria Padilha and Gilles Lipovestky, while such concepts as cultural capital new taste maker , identity construction , hedonism and experience are also reviewed and debated. In a second moment, a discussion over the dynamics of luxury consumption through time is then presented. After contextualizing the construction of Shopping Cidade Jardim within the changes in the city of São Paulo, an ethnographic observation of the shopping, a series of consumer interviews, as well as an analysis of the Cidade magazine are henceforth presented. This analysis affirms that those who consume at Shopping Cidade Jardim go there to claim their belonging to the Paulistana elite and to a lifestyle - that is idealized in Cidademagazine characterizing a world of luxury goods, events and travel. Social distinction is not only sought after between varying groups, but also within their own group, by demonstrating the ownership of incorporated cultural capitalA presente dissertação de mestrado tem como objetivo entender o significado do consumo de luxo praticado no Shopping Cidade Jardim,centro de consumo localizado em um condomínio de alto padrão na zona sudoeste de São Paulo. Neste sentido, as perguntas que permeiam este estudo se referem ao conhecimento das razões pelas quais se busca o consumo no referido lugar. A hipótese inicial é que o público que busca consumir nesse espaço o faz em função do desejo de ali estabelecer e/ou reforçar relações sociais visando à distinção. O estudo inicia com um confronto bibliográfico sobre os significados do ato do consumo a partir, principalmente, de obras dos seguintes autores: Pierre Bourdieu, Jean Baudrillard, Grant McCracken, Baron Isherwood, Mike Featherstone, Heitor Frúgoli Jr., Valquíria Padilha e Gilles Lipovestky, e de conceitos como capital cultural , novo intermediário cultural , construção de identidade , hedonismo e experiência . Na sequência, constrói-se uma discussão sobre a dinâmica do consumo de luxo através os tempos. Após contextualizar o surgimento do Shopping Cidade Jardim nas mudanças de centralidade da cidade de São Paulo, realiza-se uma descrição etnográfica do shopping, uma análise da revista Cidade e das entrevistas realizadas com consumidores. Estas análises permitem afirmar que, ao frequentarem o Shopping Cidade Jardim, seus consumidores reivindicam o pertencimento a um determinado grupo a elite paulistana e a um estilo de vida idealizado nas páginas da revista Cidade, pautado por luxo, eventos e viagens. A distinção é buscada não só entre grupos diferentes, mas também dentro do próprio grupo, através da demonstração da posse de capital cultural incorporadoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12093/Marie-Oceane%20Gazurek.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisConsumo de luxoShopping Cidade JardimEstilo de vidaCapital culturalLuxury consumptionLifestyleCultural capitalCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASConsumo de luxo em São Paulo: um estudo sobre o Shopping Cidade Jardiminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarie-Oceane Gazurek.pdf.txtMarie-Oceane Gazurek.pdf.txtExtracted texttext/plain346471https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3366/3/Marie-Oceane%20Gazurek.pdf.txt8b53bd6bcbc7819b489c55daee52fec1MD53ORIGINALMarie-Oceane Gazurek.pdfapplication/pdf1336605https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3366/1/Marie-Oceane%20Gazurek.pdfbdcc51dba23476c423e2856b4680f401MD51THUMBNAILMarie-Oceane Gazurek.pdf.jpgMarie-Oceane Gazurek.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2877https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3366/2/Marie-Oceane%20Gazurek.pdf.jpgd84ee2071a150bf482d556d639bd0350MD52handle/33662022-04-28 18:18:14.046oai:repositorio.pucsp.br:handle/3366Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T21:18:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Consumo de luxo em São Paulo: um estudo sobre o Shopping Cidade Jardim
title Consumo de luxo em São Paulo: um estudo sobre o Shopping Cidade Jardim
spellingShingle Consumo de luxo em São Paulo: um estudo sobre o Shopping Cidade Jardim
Gazurek, Marie-Océane
Consumo de luxo
Shopping Cidade Jardim
Estilo de vida
Capital cultural
Luxury consumption
Lifestyle
Cultural capital
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Consumo de luxo em São Paulo: um estudo sobre o Shopping Cidade Jardim
title_full Consumo de luxo em São Paulo: um estudo sobre o Shopping Cidade Jardim
title_fullStr Consumo de luxo em São Paulo: um estudo sobre o Shopping Cidade Jardim
title_full_unstemmed Consumo de luxo em São Paulo: um estudo sobre o Shopping Cidade Jardim
title_sort Consumo de luxo em São Paulo: um estudo sobre o Shopping Cidade Jardim
author Gazurek, Marie-Océane
author_facet Gazurek, Marie-Océane
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borin, Marisa do Espírito Santo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720546T6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230482E0
dc.contributor.author.fl_str_mv Gazurek, Marie-Océane
contributor_str_mv Borin, Marisa do Espírito Santo
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo de luxo
Shopping Cidade Jardim
Estilo de vida
Capital cultural
topic Consumo de luxo
Shopping Cidade Jardim
Estilo de vida
Capital cultural
Luxury consumption
Lifestyle
Cultural capital
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Luxury consumption
Lifestyle
Cultural capital
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description This dissertation has for objective to investigate the meaning of luxury consumption in Shopping Cidade Jardim, a shopping center located in an affluent condominium in the western district of São Paulo. The initial working hypothesis states that those who seek to consume there do so as a means of establishing, and/or reinforcing, relations based upon social distinction. The study begins with a bibliographical debate over the meaning of consumption, led by the following authors opuses: Pierre Bourdieu, Jean Baudrillard, Grant McCracken, Baron Isherwood, Mike Featherstone, Heitor Frúgoli Jr., Valquíria Padilha and Gilles Lipovestky, while such concepts as cultural capital new taste maker , identity construction , hedonism and experience are also reviewed and debated. In a second moment, a discussion over the dynamics of luxury consumption through time is then presented. After contextualizing the construction of Shopping Cidade Jardim within the changes in the city of São Paulo, an ethnographic observation of the shopping, a series of consumer interviews, as well as an analysis of the Cidade magazine are henceforth presented. This analysis affirms that those who consume at Shopping Cidade Jardim go there to claim their belonging to the Paulistana elite and to a lifestyle - that is idealized in Cidademagazine characterizing a world of luxury goods, events and travel. Social distinction is not only sought after between varying groups, but also within their own group, by demonstrating the ownership of incorporated cultural capital
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-08
dc.date.available.fl_str_mv 2012-01-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T14:53:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Gazurek, Marie-Océane. Consumo de luxo em São Paulo: um estudo sobre o Shopping Cidade Jardim. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3366
identifier_str_mv Gazurek, Marie-Océane. Consumo de luxo em São Paulo: um estudo sobre o Shopping Cidade Jardim. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3366/3/Marie-Oceane%20Gazurek.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3366/1/Marie-Oceane%20Gazurek.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3366/2/Marie-Oceane%20Gazurek.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b53bd6bcbc7819b489c55daee52fec1
bdcc51dba23476c423e2856b4680f401
d84ee2071a150bf482d556d639bd0350
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424008263237632