História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10795 |
Resumo: | This research examines the history of Indigenous Movement's participation in the creation of indigenous schools in the municipality of Santa Isabel do Rio Negro - Amazonas - Brazil and teaching them the changes that occurred between the years 1990 to 2009, a period of transformation socio-political-cultural of the region. The research is based on the concepts of Indigenous Education School, Indigenous Movement, Intercultural Education and Curriculum. In the construction of a 'school of indigenous Indians "has been the conviction that the participation of the peoples in the process of setting up and running is essential. The study uses written documents (school records, decrees, ordinances, laws, reports of meetings) and social memory through interviews with a representative of religious institution and government, life history with teachers, parents and indigenous leaders. The research is of a qualitative analysis that examines the various sources concerning the history and socio-political-cultural city. The analysis is based on a historical perspective to the study of indigenous schools, highlighting the conflict and the different subjects who have participated in the creation and provision of school education in the relations between indigenous peoples and the institutional sectors involved |
id |
PUC_SP-1_17e21bbd388de64ab39da8519d54e3fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10795 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Bittencourt, Circe Maria Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4296342J4Pereira, Elio Fonseca2016-04-27T16:34:06Z2010-08-092010-05-07Pereira, Elio Fonseca. História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10795This research examines the history of Indigenous Movement's participation in the creation of indigenous schools in the municipality of Santa Isabel do Rio Negro - Amazonas - Brazil and teaching them the changes that occurred between the years 1990 to 2009, a period of transformation socio-political-cultural of the region. The research is based on the concepts of Indigenous Education School, Indigenous Movement, Intercultural Education and Curriculum. In the construction of a 'school of indigenous Indians "has been the conviction that the participation of the peoples in the process of setting up and running is essential. The study uses written documents (school records, decrees, ordinances, laws, reports of meetings) and social memory through interviews with a representative of religious institution and government, life history with teachers, parents and indigenous leaders. The research is of a qualitative analysis that examines the various sources concerning the history and socio-political-cultural city. The analysis is based on a historical perspective to the study of indigenous schools, highlighting the conflict and the different subjects who have participated in the creation and provision of school education in the relations between indigenous peoples and the institutional sectors involvedEsta pesquisa analisa a participação do Movimento Indígena no processo de criação das escolas indígenas do município de Santa Isabel do Rio Negro, Amazonas/Brasil, e as mudanças pedagógicas nelas ocorridas entre os anos de 1990 e 2009, período de transformação sócio-político-cultural da região. A pesquisa baseia-se nos conceitos de Educação Escolar Indígena, Movimento Indígena, Educação Intercultural e Currículo. Na construção de uma escola indígena dos índios tem-se a convicção de que a participação dos próprios indígenas no processo de sua criação e funcionamento é fundamental. A pesquisa utiliza documentos escritos registros escolares, decretos, portarias, leis, relatórios de assembléias , entrevista com representante de instituição religiosa e governamental e história de vida de professores, pais e lideranças indígenas com abordagem qualitativa que permitiu a análise das diversas fontes referentes à atual situação sócio-político-cultural do município. A análise fundamenta-se numa perspectiva histórica para o estudo das escolas indígenas, evidenciando os conflitos e os diferentes sujeitos que participam na criação e constituição da educação escolar em suas relações entre as populações indígenas e os setores institucionais envolvidosFundação Fordapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23614/Elio%20Fonseca%20Pereira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoEducação escolar indígenaMovimento indígenaEducação interculturalCurriculoEscolas indigenas -- Santa Isabel do Rio Negro, AMIndios -- Educacao -- Santa Isabel do Rio Negro, AMEducacao multiculturalIndigenous education schoolIndigenous movementIntercultural educationCurriculumCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHistória da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTElio Fonseca Pereira.pdf.txtElio Fonseca Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain243063https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10795/3/Elio%20Fonseca%20Pereira.pdf.txtf676c7e62c3d4d2522891aee45f3a0b3MD53ORIGINALElio Fonseca Pereira.pdfapplication/pdf1314692https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10795/1/Elio%20Fonseca%20Pereira.pdf71b69883f09ad533bde795fd946a7e11MD51THUMBNAILElio Fonseca Pereira.pdf.jpgElio Fonseca Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10795/2/Elio%20Fonseca%20Pereira.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/107952022-06-28 10:49:13.279oai:repositorio.pucsp.br:handle/10795Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T13:49:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM |
title |
História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM |
spellingShingle |
História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM Pereira, Elio Fonseca Educação escolar indígena Movimento indígena Educação intercultural Curriculo Escolas indigenas -- Santa Isabel do Rio Negro, AM Indios -- Educacao -- Santa Isabel do Rio Negro, AM Educacao multicultural Indigenous education school Indigenous movement Intercultural education Curriculum CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM |
title_full |
História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM |
title_fullStr |
História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM |
title_full_unstemmed |
História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM |
title_sort |
História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM |
author |
Pereira, Elio Fonseca |
author_facet |
Pereira, Elio Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bittencourt, Circe Maria Fernandes |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4296342J4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Elio Fonseca |
contributor_str_mv |
Bittencourt, Circe Maria Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação escolar indígena Movimento indígena Educação intercultural Curriculo Escolas indigenas -- Santa Isabel do Rio Negro, AM Indios -- Educacao -- Santa Isabel do Rio Negro, AM Educacao multicultural |
topic |
Educação escolar indígena Movimento indígena Educação intercultural Curriculo Escolas indigenas -- Santa Isabel do Rio Negro, AM Indios -- Educacao -- Santa Isabel do Rio Negro, AM Educacao multicultural Indigenous education school Indigenous movement Intercultural education Curriculum CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Indigenous education school Indigenous movement Intercultural education Curriculum |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research examines the history of Indigenous Movement's participation in the creation of indigenous schools in the municipality of Santa Isabel do Rio Negro - Amazonas - Brazil and teaching them the changes that occurred between the years 1990 to 2009, a period of transformation socio-political-cultural of the region. The research is based on the concepts of Indigenous Education School, Indigenous Movement, Intercultural Education and Curriculum. In the construction of a 'school of indigenous Indians "has been the conviction that the participation of the peoples in the process of setting up and running is essential. The study uses written documents (school records, decrees, ordinances, laws, reports of meetings) and social memory through interviews with a representative of religious institution and government, life history with teachers, parents and indigenous leaders. The research is of a qualitative analysis that examines the various sources concerning the history and socio-political-cultural city. The analysis is based on a historical perspective to the study of indigenous schools, highlighting the conflict and the different subjects who have participated in the creation and provision of school education in the relations between indigenous peoples and the institutional sectors involved |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-08-09 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-05-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:34:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Pereira, Elio Fonseca. História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10795 |
identifier_str_mv |
Pereira, Elio Fonseca. História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10795/3/Elio%20Fonseca%20Pereira.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10795/1/Elio%20Fonseca%20Pereira.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10795/2/Elio%20Fonseca%20Pereira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f676c7e62c3d4d2522891aee45f3a0b3 71b69883f09ad533bde795fd946a7e11 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423995612168192 |