História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Pereira, Elio Fonseca lattes
Orientador(a): Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10795
Resumo: This research examines the history of Indigenous Movement's participation in the creation of indigenous schools in the municipality of Santa Isabel do Rio Negro - Amazonas - Brazil and teaching them the changes that occurred between the years 1990 to 2009, a period of transformation socio-political-cultural of the region. The research is based on the concepts of Indigenous Education School, Indigenous Movement, Intercultural Education and Curriculum. In the construction of a 'school of indigenous Indians "has been the conviction that the participation of the peoples in the process of setting up and running is essential. The study uses written documents (school records, decrees, ordinances, laws, reports of meetings) and social memory through interviews with a representative of religious institution and government, life history with teachers, parents and indigenous leaders. The research is of a qualitative analysis that examines the various sources concerning the history and socio-political-cultural city. The analysis is based on a historical perspective to the study of indigenous schools, highlighting the conflict and the different subjects who have participated in the creation and provision of school education in the relations between indigenous peoples and the institutional sectors involved
id PUC_SP-1_17e21bbd388de64ab39da8519d54e3fc
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10795
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Bittencourt, Circe Maria Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4296342J4Pereira, Elio Fonseca2016-04-27T16:34:06Z2010-08-092010-05-07Pereira, Elio Fonseca. História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10795This research examines the history of Indigenous Movement's participation in the creation of indigenous schools in the municipality of Santa Isabel do Rio Negro - Amazonas - Brazil and teaching them the changes that occurred between the years 1990 to 2009, a period of transformation socio-political-cultural of the region. The research is based on the concepts of Indigenous Education School, Indigenous Movement, Intercultural Education and Curriculum. In the construction of a 'school of indigenous Indians "has been the conviction that the participation of the peoples in the process of setting up and running is essential. The study uses written documents (school records, decrees, ordinances, laws, reports of meetings) and social memory through interviews with a representative of religious institution and government, life history with teachers, parents and indigenous leaders. The research is of a qualitative analysis that examines the various sources concerning the history and socio-political-cultural city. The analysis is based on a historical perspective to the study of indigenous schools, highlighting the conflict and the different subjects who have participated in the creation and provision of school education in the relations between indigenous peoples and the institutional sectors involvedEsta pesquisa analisa a participação do Movimento Indígena no processo de criação das escolas indígenas do município de Santa Isabel do Rio Negro, Amazonas/Brasil, e as mudanças pedagógicas nelas ocorridas entre os anos de 1990 e 2009, período de transformação sócio-político-cultural da região. A pesquisa baseia-se nos conceitos de Educação Escolar Indígena, Movimento Indígena, Educação Intercultural e Currículo. Na construção de uma escola indígena dos índios tem-se a convicção de que a participação dos próprios indígenas no processo de sua criação e funcionamento é fundamental. A pesquisa utiliza documentos escritos registros escolares, decretos, portarias, leis, relatórios de assembléias , entrevista com representante de instituição religiosa e governamental e história de vida de professores, pais e lideranças indígenas com abordagem qualitativa que permitiu a análise das diversas fontes referentes à atual situação sócio-político-cultural do município. A análise fundamenta-se numa perspectiva histórica para o estudo das escolas indígenas, evidenciando os conflitos e os diferentes sujeitos que participam na criação e constituição da educação escolar em suas relações entre as populações indígenas e os setores institucionais envolvidosFundação Fordapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23614/Elio%20Fonseca%20Pereira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoEducação escolar indígenaMovimento indígenaEducação interculturalCurriculoEscolas indigenas -- Santa Isabel do Rio Negro, AMIndios -- Educacao -- Santa Isabel do Rio Negro, AMEducacao multiculturalIndigenous education schoolIndigenous movementIntercultural educationCurriculumCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHistória da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTElio Fonseca Pereira.pdf.txtElio Fonseca Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain243063https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10795/3/Elio%20Fonseca%20Pereira.pdf.txtf676c7e62c3d4d2522891aee45f3a0b3MD53ORIGINALElio Fonseca Pereira.pdfapplication/pdf1314692https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10795/1/Elio%20Fonseca%20Pereira.pdf71b69883f09ad533bde795fd946a7e11MD51THUMBNAILElio Fonseca Pereira.pdf.jpgElio Fonseca Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10795/2/Elio%20Fonseca%20Pereira.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/107952022-06-28 10:49:13.279oai:repositorio.pucsp.br:handle/10795Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T13:49:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM
title História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM
spellingShingle História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM
Pereira, Elio Fonseca
Educação escolar indígena
Movimento indígena
Educação intercultural
Curriculo
Escolas indigenas -- Santa Isabel do Rio Negro, AM
Indios -- Educacao -- Santa Isabel do Rio Negro, AM
Educacao multicultural
Indigenous education school
Indigenous movement
Intercultural education
Curriculum
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM
title_full História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM
title_fullStr História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM
title_full_unstemmed História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM
title_sort História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM
author Pereira, Elio Fonseca
author_facet Pereira, Elio Fonseca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bittencourt, Circe Maria Fernandes
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4296342J4
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Elio Fonseca
contributor_str_mv Bittencourt, Circe Maria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar indígena
Movimento indígena
Educação intercultural
Curriculo
Escolas indigenas -- Santa Isabel do Rio Negro, AM
Indios -- Educacao -- Santa Isabel do Rio Negro, AM
Educacao multicultural
topic Educação escolar indígena
Movimento indígena
Educação intercultural
Curriculo
Escolas indigenas -- Santa Isabel do Rio Negro, AM
Indios -- Educacao -- Santa Isabel do Rio Negro, AM
Educacao multicultural
Indigenous education school
Indigenous movement
Intercultural education
Curriculum
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Indigenous education school
Indigenous movement
Intercultural education
Curriculum
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research examines the history of Indigenous Movement's participation in the creation of indigenous schools in the municipality of Santa Isabel do Rio Negro - Amazonas - Brazil and teaching them the changes that occurred between the years 1990 to 2009, a period of transformation socio-political-cultural of the region. The research is based on the concepts of Indigenous Education School, Indigenous Movement, Intercultural Education and Curriculum. In the construction of a 'school of indigenous Indians "has been the conviction that the participation of the peoples in the process of setting up and running is essential. The study uses written documents (school records, decrees, ordinances, laws, reports of meetings) and social memory through interviews with a representative of religious institution and government, life history with teachers, parents and indigenous leaders. The research is of a qualitative analysis that examines the various sources concerning the history and socio-political-cultural city. The analysis is based on a historical perspective to the study of indigenous schools, highlighting the conflict and the different subjects who have participated in the creation and provision of school education in the relations between indigenous peoples and the institutional sectors involved
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:34:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pereira, Elio Fonseca. História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10795
identifier_str_mv Pereira, Elio Fonseca. História da participação do movimento indígena na constituição das 'escolas indígenas' no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10795/3/Elio%20Fonseca%20Pereira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10795/1/Elio%20Fonseca%20Pereira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10795/2/Elio%20Fonseca%20Pereira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f676c7e62c3d4d2522891aee45f3a0b3
71b69883f09ad533bde795fd946a7e11
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423995612168192