A formação de professores para os estudos do meio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Dias, José Roberto Gonçalves lattes
Orientador(a): Carlini, Alda Luiza
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10255
Resumo: Environmental Studies are scientific proposals for pedagogical work which comprehend an initial planning, getting out of the classroom environment, exploration and evaluation of results. It has been used throughout the history of education as an effective learning activity, for students and for teachers professional development. However, it is not always based on principles of learning and appropriately guided by its proponents, according to the school reality features. Therefore, this research has the objective: to prepare a proposal for training for elementary and high school teachers, to carry on in a qualified way Environmental studies projects, considering the teachers formation needs and the students learning objectives. We also aim to specific objectives: to characterize the environmental studies; list the students' learning possibilities to be performed in the context of environmental studies; identify teachers needs to work on environmental studies; and draft a teachers training course for environmental studies. This qualitative research is based on the literature review and documental analysis of previous experiences, which supported the preparation to a proposal for continuing education for elementary and high school teachers, which values their personal experience as teachers and the educational context in which they work, considering the pedagogical possibilities offered by this important teaching procedure
id PUC_SP-1_1f4e62f3207fe436a10f75f9abffef11
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10255
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Carlini, Alda Luizahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4243176T2Dias, José Roberto Gonçalves2016-04-27T14:48:48Z2015-12-082015-11-18Dias, José Roberto Gonçalves. A formação de professores para os estudos do meio. 2015. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10255Environmental Studies are scientific proposals for pedagogical work which comprehend an initial planning, getting out of the classroom environment, exploration and evaluation of results. It has been used throughout the history of education as an effective learning activity, for students and for teachers professional development. However, it is not always based on principles of learning and appropriately guided by its proponents, according to the school reality features. Therefore, this research has the objective: to prepare a proposal for training for elementary and high school teachers, to carry on in a qualified way Environmental studies projects, considering the teachers formation needs and the students learning objectives. We also aim to specific objectives: to characterize the environmental studies; list the students' learning possibilities to be performed in the context of environmental studies; identify teachers needs to work on environmental studies; and draft a teachers training course for environmental studies. This qualitative research is based on the literature review and documental analysis of previous experiences, which supported the preparation to a proposal for continuing education for elementary and high school teachers, which values their personal experience as teachers and the educational context in which they work, considering the pedagogical possibilities offered by this important teaching procedureO estudo do meio é uma proposta cientifica de trabalho pedagógico que abrange um planejamento inicial, uma saída do ambiente de sala de aula, para exploração e registro, e uma avaliação dos resultados. Ele tem sido utilizado, ao longo da história da educação, como uma atividade de aprendizagem efetiva, tanto para alunos como para o desenvolvimento profissional de professores. No entanto, nem sempre fundamentado em princípios da aprendizagem e adequadamente orientado por seus proponentes, em função de características da realidade escolar. Diante disso, esta investigação tem por objetivo geral: elaborar uma proposta de formação para o professor do ensino fundamental 2 e médio, para atuar de forma qualificada em projetos de estudo do meio, considerando a necessidade de formação desse professor e os objetivos de aprendizagem dos alunos. E, por objetivos específicos: caracterizar estudos do meio; enumerar as possibilidades de aprendizagem dos alunos a serem realizadas no contexto dos estudos do meio; identificar as necessidades de formação do professor que trabalha com estudos do meio; e elaborar uma proposta de formação para professores sobre estudos do meio e aprendizagem dos alunos. A investigação, de natureza qualitativa, apoiou-se na revisão bibliográfica e na análise documental de experiências anteriores, que fundamentaram a elaboração de uma proposta de formação continuada para professores do ensino fundamental e médio, que valoriza a sua experiência pessoal como professores e o contexto educacional em que atuam, considerando as possibilidades pedagógicas oferecidas por este importante procedimento de ensinoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22482/Jose%20Roberto%20Goncalves%20Dias.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de FormadoresPUC-SPBREducaçãoEstudo do meioInterdisciplinaridadeFormação de professoresEnsino e aprendizagemEducação ambientalEnvironmental studiesInterdisciplinarityTeacher trainingTeaching and learningEnvironmental educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA formação de professores para os estudos do meioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJose Roberto Goncalves Dias.pdf.txtJose Roberto Goncalves Dias.pdf.txtExtracted texttext/plain120188https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10255/3/Jose%20Roberto%20Goncalves%20Dias.pdf.txt1371a022817250e474ed6a1f38560cbbMD53ORIGINALJose Roberto Goncalves Dias.pdfapplication/pdf888633https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10255/1/Jose%20Roberto%20Goncalves%20Dias.pdf3d689426386d4afe671a3a3268e92bb1MD51THUMBNAILJose Roberto Goncalves Dias.pdf.jpgJose Roberto Goncalves Dias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10255/2/Jose%20Roberto%20Goncalves%20Dias.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/102552022-04-28 04:31:53.101oai:repositorio.pucsp.br:handle/10255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T07:31:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A formação de professores para os estudos do meio
title A formação de professores para os estudos do meio
spellingShingle A formação de professores para os estudos do meio
Dias, José Roberto Gonçalves
Estudo do meio
Interdisciplinaridade
Formação de professores
Ensino e aprendizagem
Educação ambiental
Environmental studies
Interdisciplinarity
Teacher training
Teaching and learning
Environmental education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A formação de professores para os estudos do meio
title_full A formação de professores para os estudos do meio
title_fullStr A formação de professores para os estudos do meio
title_full_unstemmed A formação de professores para os estudos do meio
title_sort A formação de professores para os estudos do meio
author Dias, José Roberto Gonçalves
author_facet Dias, José Roberto Gonçalves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlini, Alda Luiza
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4243176T2
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, José Roberto Gonçalves
contributor_str_mv Carlini, Alda Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo do meio
Interdisciplinaridade
Formação de professores
Ensino e aprendizagem
Educação ambiental
topic Estudo do meio
Interdisciplinaridade
Formação de professores
Ensino e aprendizagem
Educação ambiental
Environmental studies
Interdisciplinarity
Teacher training
Teaching and learning
Environmental education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental studies
Interdisciplinarity
Teacher training
Teaching and learning
Environmental education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Environmental Studies are scientific proposals for pedagogical work which comprehend an initial planning, getting out of the classroom environment, exploration and evaluation of results. It has been used throughout the history of education as an effective learning activity, for students and for teachers professional development. However, it is not always based on principles of learning and appropriately guided by its proponents, according to the school reality features. Therefore, this research has the objective: to prepare a proposal for training for elementary and high school teachers, to carry on in a qualified way Environmental studies projects, considering the teachers formation needs and the students learning objectives. We also aim to specific objectives: to characterize the environmental studies; list the students' learning possibilities to be performed in the context of environmental studies; identify teachers needs to work on environmental studies; and draft a teachers training course for environmental studies. This qualitative research is based on the literature review and documental analysis of previous experiences, which supported the preparation to a proposal for continuing education for elementary and high school teachers, which values their personal experience as teachers and the educational context in which they work, considering the pedagogical possibilities offered by this important teaching procedure
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:48:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Dias, José Roberto Gonçalves. A formação de professores para os estudos do meio. 2015. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10255
identifier_str_mv Dias, José Roberto Gonçalves. A formação de professores para os estudos do meio. 2015. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10255/3/Jose%20Roberto%20Goncalves%20Dias.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10255/1/Jose%20Roberto%20Goncalves%20Dias.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10255/2/Jose%20Roberto%20Goncalves%20Dias.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1371a022817250e474ed6a1f38560cbb
3d689426386d4afe671a3a3268e92bb1
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423996235022336