O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11505 |
Resumo: | Our research had as its aims to verify the organisation of Middle-school mathematics textbooks (Grades 5 to 8) in relation to the topic Data Handling, analyse whether this organisation favours the construction of stochastic thinking and to examine whether the textbooks follow the orientation proposed in the PCN (National Curriculum Parameters). Given that the textbook tends to be the principal pedagogic support used by teachers (Lajolo, 1996 and Dante, 1996), we analyse three textbook collections using as our basis the idea of praxeological organisation (Chevallard, 1995), which involves identifying the tasks, the techniques and the theoretical-technological discourse. We also analyse the levels of statistical literacy, which, according to Shamos (1995), can be classified as cultural, functional e scientific. The results of the research indicate little exploration on the part of the authors in relations to the topic of Data Handling |
id |
PUC_SP-1_208e35a4dfc672e88b1248a1b6119b55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11505 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Coutinho, Cileda de Queiroz e SilvaFriolani, Luis Cesar2016-04-27T17:13:01Z2016-08-25T17:25:36Z2007-07-272007-05-14Friolani, Luis Cesar. O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11505Our research had as its aims to verify the organisation of Middle-school mathematics textbooks (Grades 5 to 8) in relation to the topic Data Handling, analyse whether this organisation favours the construction of stochastic thinking and to examine whether the textbooks follow the orientation proposed in the PCN (National Curriculum Parameters). Given that the textbook tends to be the principal pedagogic support used by teachers (Lajolo, 1996 and Dante, 1996), we analyse three textbook collections using as our basis the idea of praxeological organisation (Chevallard, 1995), which involves identifying the tasks, the techniques and the theoretical-technological discourse. We also analyse the levels of statistical literacy, which, according to Shamos (1995), can be classified as cultural, functional e scientific. The results of the research indicate little exploration on the part of the authors in relations to the topic of Data HandlingNossa pesquisa teve como objetivo verificar qual a organização que os livros didáticos do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) fazem, referente ao tema Tratamento da Informação e se essa organização favorece a construção do pensamento Estocástico e também se eles atendem às orientações propostas pelos PCN. Sendo o livro didático o principal apoio pedagógico dos professores (Lajolo, 1996 e Dante, 1996), analisamos três coleções de livros didáticos segundo a Organização Praxeológica (Chevallard, 1995), em que buscamos identificar as tarefas, as técnicas e o discurso teórico-tecnológico, bem como o nível de letramento estatístico que, segundo Shamos (1995), se classifica em cultural, funcional e científico. Porém os resultados dessa pesquisa indicam a pouca exploração por parte dos autores em relação ao tema Tratamento da InformaçãoSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24226/Luis%20Cesar%20Friolani.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoLivro didáticoTratamento da informaçãoPensamento estocásticoOrganização praxeológicaMatematica (Elementar) -- Livros didaticosEstatistica -- Estudo e ensinoEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoLivros didaticosTextbooksData handlingstochastic thinkingpraxeological organisationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLuis Cesar Friolani.pdf.txtLuis Cesar Friolani.pdf.txtExtracted texttext/plain239146https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11505/3/Luis%20Cesar%20Friolani.pdf.txt59da3a92ec5bf7e7a04eb0c80d39c94fMD53THUMBNAILLuis Cesar Friolani.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3447https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11505/1/Luis%20Cesar%20Friolani.pdf.jpg02ba6555a715f9f4f1034dfd61fb2185MD51ORIGINALLuis Cesar Friolani.pdfapplication/pdf6668241https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11505/2/Luis%20Cesar%20Friolani.pdf46895869e526f407572fc9d5867fbbc0MD52handle/115052022-04-28 14:13:13.456oai:repositorio.pucsp.br:handle/11505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T17:13:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental |
title |
O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental |
spellingShingle |
O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental Friolani, Luis Cesar Livro didático Tratamento da informação Pensamento estocástico Organização praxeológica Matematica (Elementar) -- Livros didaticos Estatistica -- Estudo e ensino Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Livros didaticos Textbooks Data handling stochastic thinking praxeological organisation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental |
title_full |
O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental |
title_fullStr |
O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental |
title_sort |
O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental |
author |
Friolani, Luis Cesar |
author_facet |
Friolani, Luis Cesar |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Friolani, Luis Cesar |
contributor_str_mv |
Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Tratamento da informação Pensamento estocástico Organização praxeológica Matematica (Elementar) -- Livros didaticos Estatistica -- Estudo e ensino Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Livros didaticos |
topic |
Livro didático Tratamento da informação Pensamento estocástico Organização praxeológica Matematica (Elementar) -- Livros didaticos Estatistica -- Estudo e ensino Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Livros didaticos Textbooks Data handling stochastic thinking praxeological organisation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Textbooks Data handling stochastic thinking praxeological organisation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Our research had as its aims to verify the organisation of Middle-school mathematics textbooks (Grades 5 to 8) in relation to the topic Data Handling, analyse whether this organisation favours the construction of stochastic thinking and to examine whether the textbooks follow the orientation proposed in the PCN (National Curriculum Parameters). Given that the textbook tends to be the principal pedagogic support used by teachers (Lajolo, 1996 and Dante, 1996), we analyse three textbook collections using as our basis the idea of praxeological organisation (Chevallard, 1995), which involves identifying the tasks, the techniques and the theoretical-technological discourse. We also analyse the levels of statistical literacy, which, according to Shamos (1995), can be classified as cultural, functional e scientific. The results of the research indicate little exploration on the part of the authors in relations to the topic of Data Handling |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-07-27 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-05-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T17:13:01Z 2016-08-25T17:25:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Friolani, Luis Cesar. O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11505 |
identifier_str_mv |
Friolani, Luis Cesar. O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11505/3/Luis%20Cesar%20Friolani.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11505/1/Luis%20Cesar%20Friolani.pdf.jpg https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11505/2/Luis%20Cesar%20Friolani.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
59da3a92ec5bf7e7a04eb0c80d39c94f 02ba6555a715f9f4f1034dfd61fb2185 46895869e526f407572fc9d5867fbbc0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424010345709568 |