O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Friolani, Luis Cesar
Orientador(a): Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11505
Resumo: Our research had as its aims to verify the organisation of Middle-school mathematics textbooks (Grades 5 to 8) in relation to the topic Data Handling, analyse whether this organisation favours the construction of stochastic thinking and to examine whether the textbooks follow the orientation proposed in the PCN (National Curriculum Parameters). Given that the textbook tends to be the principal pedagogic support used by teachers (Lajolo, 1996 and Dante, 1996), we analyse three textbook collections using as our basis the idea of praxeological organisation (Chevallard, 1995), which involves identifying the tasks, the techniques and the theoretical-technological discourse. We also analyse the levels of statistical literacy, which, according to Shamos (1995), can be classified as cultural, functional e scientific. The results of the research indicate little exploration on the part of the authors in relations to the topic of Data Handling
id PUC_SP-1_208e35a4dfc672e88b1248a1b6119b55
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11505
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Coutinho, Cileda de Queiroz e SilvaFriolani, Luis Cesar2016-04-27T17:13:01Z2016-08-25T17:25:36Z2007-07-272007-05-14Friolani, Luis Cesar. O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11505Our research had as its aims to verify the organisation of Middle-school mathematics textbooks (Grades 5 to 8) in relation to the topic Data Handling, analyse whether this organisation favours the construction of stochastic thinking and to examine whether the textbooks follow the orientation proposed in the PCN (National Curriculum Parameters). Given that the textbook tends to be the principal pedagogic support used by teachers (Lajolo, 1996 and Dante, 1996), we analyse three textbook collections using as our basis the idea of praxeological organisation (Chevallard, 1995), which involves identifying the tasks, the techniques and the theoretical-technological discourse. We also analyse the levels of statistical literacy, which, according to Shamos (1995), can be classified as cultural, functional e scientific. The results of the research indicate little exploration on the part of the authors in relations to the topic of Data HandlingNossa pesquisa teve como objetivo verificar qual a organização que os livros didáticos do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) fazem, referente ao tema Tratamento da Informação e se essa organização favorece a construção do pensamento Estocástico e também se eles atendem às orientações propostas pelos PCN. Sendo o livro didático o principal apoio pedagógico dos professores (Lajolo, 1996 e Dante, 1996), analisamos três coleções de livros didáticos segundo a Organização Praxeológica (Chevallard, 1995), em que buscamos identificar as tarefas, as técnicas e o discurso teórico-tecnológico, bem como o nível de letramento estatístico que, segundo Shamos (1995), se classifica em cultural, funcional e científico. Porém os resultados dessa pesquisa indicam a pouca exploração por parte dos autores em relação ao tema Tratamento da InformaçãoSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24226/Luis%20Cesar%20Friolani.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoLivro didáticoTratamento da informaçãoPensamento estocásticoOrganização praxeológicaMatematica (Elementar) -- Livros didaticosEstatistica -- Estudo e ensinoEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoLivros didaticosTextbooksData handlingstochastic thinkingpraxeological organisationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLuis Cesar Friolani.pdf.txtLuis Cesar Friolani.pdf.txtExtracted texttext/plain239146https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11505/3/Luis%20Cesar%20Friolani.pdf.txt59da3a92ec5bf7e7a04eb0c80d39c94fMD53THUMBNAILLuis Cesar Friolani.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3447https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11505/1/Luis%20Cesar%20Friolani.pdf.jpg02ba6555a715f9f4f1034dfd61fb2185MD51ORIGINALLuis Cesar Friolani.pdfapplication/pdf6668241https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11505/2/Luis%20Cesar%20Friolani.pdf46895869e526f407572fc9d5867fbbc0MD52handle/115052022-04-28 14:13:13.456oai:repositorio.pucsp.br:handle/11505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T17:13:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental
title O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental
spellingShingle O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental
Friolani, Luis Cesar
Livro didático
Tratamento da informação
Pensamento estocástico
Organização praxeológica
Matematica (Elementar) -- Livros didaticos
Estatistica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Livros didaticos
Textbooks
Data handling
stochastic thinking
praxeological organisation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental
title_full O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental
title_fullStr O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental
title_full_unstemmed O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental
title_sort O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental
author Friolani, Luis Cesar
author_facet Friolani, Luis Cesar
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Friolani, Luis Cesar
contributor_str_mv Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Tratamento da informação
Pensamento estocástico
Organização praxeológica
Matematica (Elementar) -- Livros didaticos
Estatistica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Livros didaticos
topic Livro didático
Tratamento da informação
Pensamento estocástico
Organização praxeológica
Matematica (Elementar) -- Livros didaticos
Estatistica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Livros didaticos
Textbooks
Data handling
stochastic thinking
praxeological organisation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Textbooks
Data handling
stochastic thinking
praxeological organisation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Our research had as its aims to verify the organisation of Middle-school mathematics textbooks (Grades 5 to 8) in relation to the topic Data Handling, analyse whether this organisation favours the construction of stochastic thinking and to examine whether the textbooks follow the orientation proposed in the PCN (National Curriculum Parameters). Given that the textbook tends to be the principal pedagogic support used by teachers (Lajolo, 1996 and Dante, 1996), we analyse three textbook collections using as our basis the idea of praxeological organisation (Chevallard, 1995), which involves identifying the tasks, the techniques and the theoretical-technological discourse. We also analyse the levels of statistical literacy, which, according to Shamos (1995), can be classified as cultural, functional e scientific. The results of the research indicate little exploration on the part of the authors in relations to the topic of Data Handling
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-07-27
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-05-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T17:13:01Z
2016-08-25T17:25:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Friolani, Luis Cesar. O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11505
identifier_str_mv Friolani, Luis Cesar. O pensamento estocástico nos livros didáticos do ensino fundamental. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11505/3/Luis%20Cesar%20Friolani.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11505/1/Luis%20Cesar%20Friolani.pdf.jpg
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11505/2/Luis%20Cesar%20Friolani.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 59da3a92ec5bf7e7a04eb0c80d39c94f
02ba6555a715f9f4f1034dfd61fb2185
46895869e526f407572fc9d5867fbbc0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424010345709568