Do artesão ao consumidor: as intermediações culturais da moda

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Araujo, Clarisse Barreiros Barbosa de lattes
Orientador(a): Mira, Maria Celeste
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Departamento: Ciências Sociais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3248
Resumo: Design interventions in Brazilian crafts are promoted by governmental institutions and non-governmental organizations, seeking renewal of crafts, as a strategy for conquering markets and thereby promoting the generation of employment and income for craft groups. This dissertation examines how the interventions proposed by SEBRAE s Program for Craft Groups influences the creation and production of craftsmen, from the application of the methodology of work adopted by SEBRAE and experienced by artisans, designers and stylists in Factory Morumbi Fashion Project. Examining different usages of crafts (craft as object of usefulness, crafts as a factor of social distinction and crafts as a resource for socioeconomic improvements), we discuss the relationship between the artisans and the market stepped in the types of production of goods from this relationship: handmade, post-handmade, handcrafted professional, and professional corporate market. Such relations provides the views of the emergence of consumer as the power of interference in determining what will be created. The artisan produces according to market demand. We still analysis in this dissertation, governmental and non-governmental institutions with incentive programs for craft groups, which are using the concept of Culture as a socioeconomic improvement. Such institutions have particular forms of intervention in crafts, aiming at generating income, formation of new businesses and/or social distinction
id PUC_SP-1_217f6f862ecfe193e4384ec796cf13b1
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/3248
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Mira, Maria Celestehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716801H2Araujo, Clarisse Barreiros Barbosa de2016-04-26T14:52:44Z2010-12-162010-11-12Araujo, Clarisse Barreiros Barbosa de. Do artesão ao consumidor: as intermediações culturais da moda. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3248Design interventions in Brazilian crafts are promoted by governmental institutions and non-governmental organizations, seeking renewal of crafts, as a strategy for conquering markets and thereby promoting the generation of employment and income for craft groups. This dissertation examines how the interventions proposed by SEBRAE s Program for Craft Groups influences the creation and production of craftsmen, from the application of the methodology of work adopted by SEBRAE and experienced by artisans, designers and stylists in Factory Morumbi Fashion Project. Examining different usages of crafts (craft as object of usefulness, crafts as a factor of social distinction and crafts as a resource for socioeconomic improvements), we discuss the relationship between the artisans and the market stepped in the types of production of goods from this relationship: handmade, post-handmade, handcrafted professional, and professional corporate market. Such relations provides the views of the emergence of consumer as the power of interference in determining what will be created. The artisan produces according to market demand. We still analysis in this dissertation, governmental and non-governmental institutions with incentive programs for craft groups, which are using the concept of Culture as a socioeconomic improvement. Such institutions have particular forms of intervention in crafts, aiming at generating income, formation of new businesses and/or social distinctionAs intervenções de design no artesanato brasileiro são fomentadas por instituições governamentais e não-governamentais, visando a renovação dos artesanatos, como estratégia de conquista de mercados, e assim, promoção da geração de trabalho e renda dos grupos artesanais. Esta dissertação analisa como as intervenções propostas pelo Programa SEBRAE de Artesanato influenciam na criação e na produção do artesão, a partir da aplicação da metodologia de trabalho adotada pelo SEBRAE e vivenciada pelos artesãos, designers e estilistas no Projeto Fábrica Morumbi Fashion. Tendo como ponto de partida diferentes usos do artesanato (artesanato como objeto de utilidade, artesanato como fator de distinção social e artesanato como recurso para a melhoria socioeconômica de uma comunidade), abordamos as relações estabelecidas entre os artesãos e o mercado pontuando os tipos de produção de mercadorias advindos dessa relação: artesanal, pós-artesanal, profissional de mercado e profissional empresarial. Tais relações de mercado deixam visível o surgimento do consumidor como o detentor de poder de interferência na determinação do que será criado. O artesão passa a produzir de acordo com uma demanda de mercado pré-estabelecida. Figuram ainda nesta dissertação, as instituições com programas de incentivo ao artesanato, instituições essas governamentais e não-governamentais, que passam a utilizar o conceito de Cultura como um recurso de melhoria socioeconômica de uma comunidade. Tais instituições possuem formas particulares de intervenção no artesanato, visando a geração de renda, a constituição de novos negócios e/ou a distinção socialCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/11817/Clarisse%20Barreiros%20Barbosa%20de%20Araujo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisArtesanatoModaCraftsFashionDesignCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASDo artesão ao consumidor: as intermediações culturais da modainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTClarisse Barreiros Barbosa de Araujo.pdf.txtClarisse Barreiros Barbosa de Araujo.pdf.txtExtracted texttext/plain197957https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3248/3/Clarisse%20Barreiros%20Barbosa%20de%20Araujo.pdf.txtf5e125e1789175c0a794a840b75e846fMD53ORIGINALClarisse Barreiros Barbosa de Araujo.pdfapplication/pdf1705246https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3248/1/Clarisse%20Barreiros%20Barbosa%20de%20Araujo.pdf0749bf511c9e57d03d953e5cda113dc8MD51THUMBNAILClarisse Barreiros Barbosa de Araujo.pdf.jpgClarisse Barreiros Barbosa de Araujo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3248/2/Clarisse%20Barreiros%20Barbosa%20de%20Araujo.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/32482022-04-27 10:40:22.377oai:repositorio.pucsp.br:handle/3248Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T13:40:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Do artesão ao consumidor: as intermediações culturais da moda
title Do artesão ao consumidor: as intermediações culturais da moda
spellingShingle Do artesão ao consumidor: as intermediações culturais da moda
Araujo, Clarisse Barreiros Barbosa de
Artesanato
Moda
Crafts
Fashion
Design
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Do artesão ao consumidor: as intermediações culturais da moda
title_full Do artesão ao consumidor: as intermediações culturais da moda
title_fullStr Do artesão ao consumidor: as intermediações culturais da moda
title_full_unstemmed Do artesão ao consumidor: as intermediações culturais da moda
title_sort Do artesão ao consumidor: as intermediações culturais da moda
author Araujo, Clarisse Barreiros Barbosa de
author_facet Araujo, Clarisse Barreiros Barbosa de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mira, Maria Celeste
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716801H2
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Clarisse Barreiros Barbosa de
contributor_str_mv Mira, Maria Celeste
dc.subject.por.fl_str_mv Artesanato
Moda
topic Artesanato
Moda
Crafts
Fashion
Design
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Crafts
Fashion
Design
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Design interventions in Brazilian crafts are promoted by governmental institutions and non-governmental organizations, seeking renewal of crafts, as a strategy for conquering markets and thereby promoting the generation of employment and income for craft groups. This dissertation examines how the interventions proposed by SEBRAE s Program for Craft Groups influences the creation and production of craftsmen, from the application of the methodology of work adopted by SEBRAE and experienced by artisans, designers and stylists in Factory Morumbi Fashion Project. Examining different usages of crafts (craft as object of usefulness, crafts as a factor of social distinction and crafts as a resource for socioeconomic improvements), we discuss the relationship between the artisans and the market stepped in the types of production of goods from this relationship: handmade, post-handmade, handcrafted professional, and professional corporate market. Such relations provides the views of the emergence of consumer as the power of interference in determining what will be created. The artisan produces according to market demand. We still analysis in this dissertation, governmental and non-governmental institutions with incentive programs for craft groups, which are using the concept of Culture as a socioeconomic improvement. Such institutions have particular forms of intervention in crafts, aiming at generating income, formation of new businesses and/or social distinction
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-12-16
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-11-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T14:52:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Araujo, Clarisse Barreiros Barbosa de. Do artesão ao consumidor: as intermediações culturais da moda. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3248
identifier_str_mv Araujo, Clarisse Barreiros Barbosa de. Do artesão ao consumidor: as intermediações culturais da moda. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3248/3/Clarisse%20Barreiros%20Barbosa%20de%20Araujo.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3248/1/Clarisse%20Barreiros%20Barbosa%20de%20Araujo.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3248/2/Clarisse%20Barreiros%20Barbosa%20de%20Araujo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f5e125e1789175c0a794a840b75e846f
0749bf511c9e57d03d953e5cda113dc8
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424027716419584