Participação docente e democracia na escola: significados e vivências

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Araújo, Fátima Oliveira de Carvalho lattes
Orientador(a): Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16400
Resumo: The goal of this study is to investigate the significations of the teachers regarding participation and democracy in school based on their experiences. It is a qualitative research that has the Socio-historical Psychology as the theoretical-methodological referential. Making interviews with three teachers of a Public School in São Paulo, we tried to realize how democracy is understood by them, which connections the teachers have inside the school and how they see their space of participation. The interpretative analysis of the data tried to articulate the theoretical referential of the Socio-historical Psychology with the studies of several of authors that write about democracy in school. The final considerations of this research point to the necessity of an enlargement of the concepts of democracy and participation, and it is necessary that the teachers reflect more deeply upon their participative and democratic practices and how these practices happen in school day by day
id PUC_SP-1_245e863fd7bf3da31ac165c4aa263b78
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16400
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Antunes, Mitsuko Aparecida Makinohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232997H6Araújo, Fátima Oliveira de Carvalho2016-04-28T20:57:29Z2008-07-252008-06-19Araújo, Fátima Oliveira de Carvalho. Participação docente e democracia na escola: significados e vivências. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16400The goal of this study is to investigate the significations of the teachers regarding participation and democracy in school based on their experiences. It is a qualitative research that has the Socio-historical Psychology as the theoretical-methodological referential. Making interviews with three teachers of a Public School in São Paulo, we tried to realize how democracy is understood by them, which connections the teachers have inside the school and how they see their space of participation. The interpretative analysis of the data tried to articulate the theoretical referential of the Socio-historical Psychology with the studies of several of authors that write about democracy in school. The final considerations of this research point to the necessity of an enlargement of the concepts of democracy and participation, and it is necessary that the teachers reflect more deeply upon their participative and democratic practices and how these practices happen in school day by dayO objetivo deste estudo é investigar os significados constituídos por professores sobre participação e democracia na escola a partir de suas vivências e experiências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como referencial teórico-metodológico a Psicologia Sócio-histórica. Por meio de entrevistas e dinâmicas realizadas com três professores de uma escola pública de São Paulo, procurou-se apreender como a democracia é entendida, quais são as relações que os docentes estabelecem no interior das escolas e como percebem seu espaço de participação. A análise e a discussão dos dados buscou articulá-los ao referencial teórico da Psicologia Sócio-histórica e aos estudos de vários autores que tratam do tema democracia na escola. As reflexões finais desta pesquisa apontam para a necessidade de ampliação dos conceitos de democracia e participação e para a necessidade de formação docente voltada às práticas participativas e coletivas e sua concretização no cotidiano escolarCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32578/Fatima%20Oliveira%20de%20Carvalho%20Araujo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaParticipação docenteDemocracia na escolaTrabalho coletivoPsicologia sócio-históricaEscolas publicas -- Sao Paulo (cidade) -- Organizacao e administracaoProfessores -- Participacao na administracaoTeacher participationDemocracy in schoolTeam workSocio-historical psychologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALParticipação docente e democracia na escola: significados e vivênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTFatima Oliveira de Carvalho Araujo.pdf.txtFatima Oliveira de Carvalho Araujo.pdf.txtExtracted texttext/plain188481https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16400/3/Fatima%20Oliveira%20de%20Carvalho%20Araujo.pdf.txt313e1e37596c3e699fe7821ae8089f21MD53ORIGINALFatima Oliveira de Carvalho Araujo.pdfapplication/pdf1233935https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16400/1/Fatima%20Oliveira%20de%20Carvalho%20Araujo.pdfec9e51142f021a069474a83404f2c7c1MD51THUMBNAILFatima Oliveira de Carvalho Araujo.pdf.jpgFatima Oliveira de Carvalho Araujo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16400/2/Fatima%20Oliveira%20de%20Carvalho%20Araujo.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/164002022-04-27 16:19:35.218oai:repositorio.pucsp.br:handle/16400Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T19:19:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Participação docente e democracia na escola: significados e vivências
title Participação docente e democracia na escola: significados e vivências
spellingShingle Participação docente e democracia na escola: significados e vivências
Araújo, Fátima Oliveira de Carvalho
Participação docente
Democracia na escola
Trabalho coletivo
Psicologia sócio-histórica
Escolas publicas -- Sao Paulo (cidade) -- Organizacao e administracao
Professores -- Participacao na administracao
Teacher participation
Democracy in school
Team work
Socio-historical psychology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Participação docente e democracia na escola: significados e vivências
title_full Participação docente e democracia na escola: significados e vivências
title_fullStr Participação docente e democracia na escola: significados e vivências
title_full_unstemmed Participação docente e democracia na escola: significados e vivências
title_sort Participação docente e democracia na escola: significados e vivências
author Araújo, Fátima Oliveira de Carvalho
author_facet Araújo, Fátima Oliveira de Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232997H6
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Fátima Oliveira de Carvalho
contributor_str_mv Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
dc.subject.por.fl_str_mv Participação docente
Democracia na escola
Trabalho coletivo
Psicologia sócio-histórica
Escolas publicas -- Sao Paulo (cidade) -- Organizacao e administracao
Professores -- Participacao na administracao
topic Participação docente
Democracia na escola
Trabalho coletivo
Psicologia sócio-histórica
Escolas publicas -- Sao Paulo (cidade) -- Organizacao e administracao
Professores -- Participacao na administracao
Teacher participation
Democracy in school
Team work
Socio-historical psychology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher participation
Democracy in school
Team work
Socio-historical psychology
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description The goal of this study is to investigate the significations of the teachers regarding participation and democracy in school based on their experiences. It is a qualitative research that has the Socio-historical Psychology as the theoretical-methodological referential. Making interviews with three teachers of a Public School in São Paulo, we tried to realize how democracy is understood by them, which connections the teachers have inside the school and how they see their space of participation. The interpretative analysis of the data tried to articulate the theoretical referential of the Socio-historical Psychology with the studies of several of authors that write about democracy in school. The final considerations of this research point to the necessity of an enlargement of the concepts of democracy and participation, and it is necessary that the teachers reflect more deeply upon their participative and democratic practices and how these practices happen in school day by day
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-07-25
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-06-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Araújo, Fátima Oliveira de Carvalho. Participação docente e democracia na escola: significados e vivências. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16400
identifier_str_mv Araújo, Fátima Oliveira de Carvalho. Participação docente e democracia na escola: significados e vivências. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16400/3/Fatima%20Oliveira%20de%20Carvalho%20Araujo.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16400/1/Fatima%20Oliveira%20de%20Carvalho%20Araujo.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16400/2/Fatima%20Oliveira%20de%20Carvalho%20Araujo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 313e1e37596c3e699fe7821ae8089f21
ec9e51142f021a069474a83404f2c7c1
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424001944518656