A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de lattes
Orientador(a): Baptista, Ana Maria Haddad
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência
Departamento: História da Ciência
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13253
Resumo: The aim of this master s dissertation is to determine the exact moment of the first studies in Marketing and understand how the sciences and the philosophic thought were important in the constitution of concepts and theories of marketing. Departing from the hypotheses that Marketing, aiming establish itself as an independent field of knowledge and to ensure academical and scientific respect, made use of scientific and philosophical methods in its first studies , in beginnings of XX century. For a better understanding of this influence, we made use of primary and secondary sources, detaching, throughout the dissertation, the influence of sciences and philosophy in the first studies of marketing
id PUC_SP-1_247ec38544b3aab0d6fffe5c71b517a4
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13253
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Baptista, Ana Maria Haddadhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241418D9Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de2016-04-28T14:16:13Z2007-07-162005-09-30Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de. A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13253The aim of this master s dissertation is to determine the exact moment of the first studies in Marketing and understand how the sciences and the philosophic thought were important in the constitution of concepts and theories of marketing. Departing from the hypotheses that Marketing, aiming establish itself as an independent field of knowledge and to ensure academical and scientific respect, made use of scientific and philosophical methods in its first studies , in beginnings of XX century. For a better understanding of this influence, we made use of primary and secondary sources, detaching, throughout the dissertation, the influence of sciences and philosophy in the first studies of marketingO objetivo desta dissertação de mestrado é delimitar o momento exato dos primeiros estudos em Marketing e compreender como as ciências e o pensamento filosófico foram importantes na formação de conceitos e teorias em mercadologia. Partimos da hipótese de que o Marketing objetivando se estabelecer como uma área de conhecimento independente e para garantir uma respeitabilidade acadêmica e científica, utilizou métodos científicos e filosóficos em seus primeiros estudos no início do século XX. Para melhor entendimento desta influência, recorremos a fontes primárias e secundárias, destacando, ao longo da dissertação, a influência das ciências e da filosofia nos primeiros estudos de Marketing.application/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29876/SERGIO%20LUIS%20IGNACIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em História da CiênciaPUC-SPBRHistória da CiênciaMarketingCiênciaFilosofiaPhilosophySciencesMarketingCienciaFilosofiaCiencia -- HistoriaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIASA influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSERGIO LUIS IGNACIO DE OLIVEIRA.pdf.txtSERGIO LUIS IGNACIO DE OLIVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain269220https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13253/3/SERGIO%20LUIS%20IGNACIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txtb63dd534df2e75ce28d3a40b4f253535MD53ORIGINALSERGIO LUIS IGNACIO DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf500293https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13253/1/SERGIO%20LUIS%20IGNACIO%20DE%20OLIVEIRA.pdfc630cf420420e043307ed042079af3edMD51THUMBNAILSERGIO LUIS IGNACIO DE OLIVEIRA.pdf.jpgSERGIO LUIS IGNACIO DE OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13253/2/SERGIO%20LUIS%20IGNACIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/132532022-04-27 20:53:21.911oai:repositorio.pucsp.br:handle/13253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T23:53:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX
title A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX
spellingShingle A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX
Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de
Marketing
Ciência
Filosofia
Philosophy
Sciences
Marketing
Ciencia
Filosofia
Ciencia -- Historia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
title_short A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX
title_full A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX
title_fullStr A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX
title_full_unstemmed A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX
title_sort A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX
author Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de
author_facet Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baptista, Ana Maria Haddad
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241418D9
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de
contributor_str_mv Baptista, Ana Maria Haddad
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Ciência
Filosofia
Philosophy
Sciences
Marketing
Ciencia
Filosofia
Ciencia -- Historia
topic Marketing
Ciência
Filosofia
Philosophy
Sciences
Marketing
Ciencia
Filosofia
Ciencia -- Historia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
description The aim of this master s dissertation is to determine the exact moment of the first studies in Marketing and understand how the sciences and the philosophic thought were important in the constitution of concepts and theories of marketing. Departing from the hypotheses that Marketing, aiming establish itself as an independent field of knowledge and to ensure academical and scientific respect, made use of scientific and philosophical methods in its first studies , in beginnings of XX century. For a better understanding of this influence, we made use of primary and secondary sources, detaching, throughout the dissertation, the influence of sciences and philosophy in the first studies of marketing
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-09-30
dc.date.available.fl_str_mv 2007-07-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T14:16:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de. A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13253
identifier_str_mv Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de. A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv História da Ciência
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13253/3/SERGIO%20LUIS%20IGNACIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13253/1/SERGIO%20LUIS%20IGNACIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13253/2/SERGIO%20LUIS%20IGNACIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b63dd534df2e75ce28d3a40b4f253535
c630cf420420e043307ed042079af3ed
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423929542443008