A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência
|
Departamento: |
História da Ciência
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13253 |
Resumo: | The aim of this master s dissertation is to determine the exact moment of the first studies in Marketing and understand how the sciences and the philosophic thought were important in the constitution of concepts and theories of marketing. Departing from the hypotheses that Marketing, aiming establish itself as an independent field of knowledge and to ensure academical and scientific respect, made use of scientific and philosophical methods in its first studies , in beginnings of XX century. For a better understanding of this influence, we made use of primary and secondary sources, detaching, throughout the dissertation, the influence of sciences and philosophy in the first studies of marketing |
id |
PUC_SP-1_247ec38544b3aab0d6fffe5c71b517a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/13253 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Baptista, Ana Maria Haddadhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241418D9Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de2016-04-28T14:16:13Z2007-07-162005-09-30Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de. A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13253The aim of this master s dissertation is to determine the exact moment of the first studies in Marketing and understand how the sciences and the philosophic thought were important in the constitution of concepts and theories of marketing. Departing from the hypotheses that Marketing, aiming establish itself as an independent field of knowledge and to ensure academical and scientific respect, made use of scientific and philosophical methods in its first studies , in beginnings of XX century. For a better understanding of this influence, we made use of primary and secondary sources, detaching, throughout the dissertation, the influence of sciences and philosophy in the first studies of marketingO objetivo desta dissertação de mestrado é delimitar o momento exato dos primeiros estudos em Marketing e compreender como as ciências e o pensamento filosófico foram importantes na formação de conceitos e teorias em mercadologia. Partimos da hipótese de que o Marketing objetivando se estabelecer como uma área de conhecimento independente e para garantir uma respeitabilidade acadêmica e científica, utilizou métodos científicos e filosóficos em seus primeiros estudos no início do século XX. Para melhor entendimento desta influência, recorremos a fontes primárias e secundárias, destacando, ao longo da dissertação, a influência das ciências e da filosofia nos primeiros estudos de Marketing.application/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29876/SERGIO%20LUIS%20IGNACIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em História da CiênciaPUC-SPBRHistória da CiênciaMarketingCiênciaFilosofiaPhilosophySciencesMarketingCienciaFilosofiaCiencia -- HistoriaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIASA influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSERGIO LUIS IGNACIO DE OLIVEIRA.pdf.txtSERGIO LUIS IGNACIO DE OLIVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain269220https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13253/3/SERGIO%20LUIS%20IGNACIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txtb63dd534df2e75ce28d3a40b4f253535MD53ORIGINALSERGIO LUIS IGNACIO DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf500293https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13253/1/SERGIO%20LUIS%20IGNACIO%20DE%20OLIVEIRA.pdfc630cf420420e043307ed042079af3edMD51THUMBNAILSERGIO LUIS IGNACIO DE OLIVEIRA.pdf.jpgSERGIO LUIS IGNACIO DE OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13253/2/SERGIO%20LUIS%20IGNACIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/132532022-04-27 20:53:21.911oai:repositorio.pucsp.br:handle/13253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T23:53:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX |
title |
A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX |
spellingShingle |
A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de Marketing Ciência Filosofia Philosophy Sciences Marketing Ciencia Filosofia Ciencia -- Historia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS |
title_short |
A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX |
title_full |
A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX |
title_fullStr |
A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX |
title_full_unstemmed |
A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX |
title_sort |
A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX |
author |
Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de |
author_facet |
Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baptista, Ana Maria Haddad |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241418D9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de |
contributor_str_mv |
Baptista, Ana Maria Haddad |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Ciência Filosofia Philosophy Sciences Marketing Ciencia Filosofia Ciencia -- Historia |
topic |
Marketing Ciência Filosofia Philosophy Sciences Marketing Ciencia Filosofia Ciencia -- Historia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS |
description |
The aim of this master s dissertation is to determine the exact moment of the first studies in Marketing and understand how the sciences and the philosophic thought were important in the constitution of concepts and theories of marketing. Departing from the hypotheses that Marketing, aiming establish itself as an independent field of knowledge and to ensure academical and scientific respect, made use of scientific and philosophical methods in its first studies , in beginnings of XX century. For a better understanding of this influence, we made use of primary and secondary sources, detaching, throughout the dissertation, the influence of sciences and philosophy in the first studies of marketing |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-09-30 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-07-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T14:16:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de. A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13253 |
identifier_str_mv |
Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de. A influência da Filosofia e das Ciências nos primeiros Estudos de Marketing no início do Século XX. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
História da Ciência |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13253/3/SERGIO%20LUIS%20IGNACIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13253/1/SERGIO%20LUIS%20IGNACIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13253/2/SERGIO%20LUIS%20IGNACIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b63dd534df2e75ce28d3a40b4f253535 c630cf420420e043307ed042079af3ed cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423929542443008 |