Currículo prescritivo e disciplinador do estado de São Paulo (2008-2010): Geografia no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Lopes, Maria Rita de Castro lattes
Orientador(a): Ciampi, Helenice lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10456
Resumo: The 2008 curricular reform in the state of São Paulo for primary and secondary education, called Programa São Paulo Faz Escola (SPFE), was systematized into teaching materials named Teacher Notebook and Student Notebook, which show the content, activities, evaluations and other elements that teachers may use in their classes. Due to this significant change in the public teaching of São Paulo this work intends to study the curricular principles of SPFE and how they articulate to the Geography s proposal from secondary education existing in the Teacher and Student s Notebook. Furthermore, it evaluates the geographic contents that are within the secondary education Notebook and reflects about the conception of Geography teaching. To substantiate the curriculum documental analysis it was used the theoretical references developed by Michael W. Apple (1993; 2006), Ivor Goodson (2001) and André Chervel (1990), referring to the conceptions of school, school discipline and curriculum, and finally, Antonio Viñao (2002) for the discussion of curricular reform. Then it could be seen that Geography curriculum of SPFE is based on content learning because it treats geography teaching as a simplification of scientific knowledge and does not contribute to the development of mechanisms to the students understand their geographic reality
id PUC_SP-1_291ecfc62b4387103719ca1fab8f9b15
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10456
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ciampi, Helenicehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799673A1http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4263507T9Lopes, Maria Rita de Castro2016-04-27T16:32:56Z2014-10-152014-09-22Lopes, Maria Rita de Castro. Currículo prescritivo e disciplinador do estado de São Paulo (2008-2010): Geografia no ensino médio. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10456The 2008 curricular reform in the state of São Paulo for primary and secondary education, called Programa São Paulo Faz Escola (SPFE), was systematized into teaching materials named Teacher Notebook and Student Notebook, which show the content, activities, evaluations and other elements that teachers may use in their classes. Due to this significant change in the public teaching of São Paulo this work intends to study the curricular principles of SPFE and how they articulate to the Geography s proposal from secondary education existing in the Teacher and Student s Notebook. Furthermore, it evaluates the geographic contents that are within the secondary education Notebook and reflects about the conception of Geography teaching. To substantiate the curriculum documental analysis it was used the theoretical references developed by Michael W. Apple (1993; 2006), Ivor Goodson (2001) and André Chervel (1990), referring to the conceptions of school, school discipline and curriculum, and finally, Antonio Viñao (2002) for the discussion of curricular reform. Then it could be seen that Geography curriculum of SPFE is based on content learning because it treats geography teaching as a simplification of scientific knowledge and does not contribute to the development of mechanisms to the students understand their geographic realityA reforma curricular do estado de São Paulo de 2008, para o ensino fundamental e médio, intitulada Programa São Paulo Faz Escola (SPFE), foi sistematizada nos materiais didáticos chamado Caderno do Professor e Caderno do Aluno, que apresentam os conteúdos, as atividades, as avaliações e outros elementos que os professores devem trabalhar em suas aulas. Em decorrência dessa mudança significativa no ensino público paulista, este trabalho pretende estudar quais são os princípios curriculares do SPFE e como eles se articulam à proposta de Geografia do ensino médio presentes nos Cadernos do Professor e do Aluno. Ademais, analisa quais foram os conteúdos geográficos contemplados nos Cadernos do ensino médio, além de refletir sobre a concepção do ensino de Geografia presente no ensino médio. Para fundamentar a análise documental do currículo, foram utilizados os referenciais teóricos desenvolvidos por Michael W. Apple (1993; 2006), Ivor Goodson (2011) e André Chervel (1990) no que se refere à concepção de escola, disciplina escolar e currículo e, por fim, Antonio Viñao (2002) para a discussão de reforma curricular. Ao final, constata que o currículo de Geografia do SPFE baseia-se na aprendizagem de conteúdo, por entender o ensino geográfico como uma simplificação do conhecimento científico e não contribui para que o aluno desenvolva mecanismos para entender a sua realidade geográficaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23232/Maria%20Rita%20de%20Castro%20Lopes.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoCurrículoSão Paulo Faz EscolaGeografiaEnsino MédioCurriculumGeographySecondary educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOCurrículo prescritivo e disciplinador do estado de São Paulo (2008-2010): Geografia no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMaria Rita de Castro Lopes.pdf.txtMaria Rita de Castro Lopes.pdf.txtExtracted texttext/plain415652https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10456/3/Maria%20Rita%20de%20Castro%20Lopes.pdf.txta07e8306cae55a99bb5a931401bfa5c1MD53ORIGINALMaria Rita de Castro Lopes.pdfapplication/pdf3040060https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10456/1/Maria%20Rita%20de%20Castro%20Lopes.pdf5e73b84bab675819c7f46c844dc1245fMD51THUMBNAILMaria Rita de Castro Lopes.pdf.jpgMaria Rita de Castro Lopes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10456/2/Maria%20Rita%20de%20Castro%20Lopes.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/104562022-06-20 11:50:23.446oai:repositorio.pucsp.br:handle/10456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-20T14:50:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Currículo prescritivo e disciplinador do estado de São Paulo (2008-2010): Geografia no ensino médio
title Currículo prescritivo e disciplinador do estado de São Paulo (2008-2010): Geografia no ensino médio
spellingShingle Currículo prescritivo e disciplinador do estado de São Paulo (2008-2010): Geografia no ensino médio
Lopes, Maria Rita de Castro
Currículo
São Paulo Faz Escola
Geografia
Ensino Médio
Curriculum
Geography
Secondary education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Currículo prescritivo e disciplinador do estado de São Paulo (2008-2010): Geografia no ensino médio
title_full Currículo prescritivo e disciplinador do estado de São Paulo (2008-2010): Geografia no ensino médio
title_fullStr Currículo prescritivo e disciplinador do estado de São Paulo (2008-2010): Geografia no ensino médio
title_full_unstemmed Currículo prescritivo e disciplinador do estado de São Paulo (2008-2010): Geografia no ensino médio
title_sort Currículo prescritivo e disciplinador do estado de São Paulo (2008-2010): Geografia no ensino médio
author Lopes, Maria Rita de Castro
author_facet Lopes, Maria Rita de Castro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ciampi, Helenice
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799673A1
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4263507T9
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria Rita de Castro
contributor_str_mv Ciampi, Helenice
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
São Paulo Faz Escola
Geografia
Ensino Médio
topic Currículo
São Paulo Faz Escola
Geografia
Ensino Médio
Curriculum
Geography
Secondary education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Geography
Secondary education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description The 2008 curricular reform in the state of São Paulo for primary and secondary education, called Programa São Paulo Faz Escola (SPFE), was systematized into teaching materials named Teacher Notebook and Student Notebook, which show the content, activities, evaluations and other elements that teachers may use in their classes. Due to this significant change in the public teaching of São Paulo this work intends to study the curricular principles of SPFE and how they articulate to the Geography s proposal from secondary education existing in the Teacher and Student s Notebook. Furthermore, it evaluates the geographic contents that are within the secondary education Notebook and reflects about the conception of Geography teaching. To substantiate the curriculum documental analysis it was used the theoretical references developed by Michael W. Apple (1993; 2006), Ivor Goodson (2001) and André Chervel (1990), referring to the conceptions of school, school discipline and curriculum, and finally, Antonio Viñao (2002) for the discussion of curricular reform. Then it could be seen that Geography curriculum of SPFE is based on content learning because it treats geography teaching as a simplification of scientific knowledge and does not contribute to the development of mechanisms to the students understand their geographic reality
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-10-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:32:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lopes, Maria Rita de Castro. Currículo prescritivo e disciplinador do estado de São Paulo (2008-2010): Geografia no ensino médio. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10456
identifier_str_mv Lopes, Maria Rita de Castro. Currículo prescritivo e disciplinador do estado de São Paulo (2008-2010): Geografia no ensino médio. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10456/3/Maria%20Rita%20de%20Castro%20Lopes.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10456/1/Maria%20Rita%20de%20Castro%20Lopes.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10456/2/Maria%20Rita%20de%20Castro%20Lopes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a07e8306cae55a99bb5a931401bfa5c1
5e73b84bab675819c7f46c844dc1245f
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424071483981824