Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
|
Departamento: |
Ciências Sociais
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3224 |
Resumo: | The essay the tracks of creation: a study of player and soloist Barrosinho s journey is build on this artist s records that I had classified, catalogued, preserved and analyzed. Working as a vital lead, they induced me to a deep reflection regarding the relation between the lake of records and its excess in the Brazilian music story. The musical literature about Brazilian different styles, trends, repertories, and personages has been progressively consolidated in the collective memory and imaginary. Associations like: Pixinguinha was the maestro of choro ; Donga composed the fist samba pelo telephone ; Luiz Gonzaga became the King of baião , João Gilberto was the main representant of bossa nova; Caetano Veloso and Gilberto Gil were linked to the Tropicalism movement, aim at demonstrate, with this perpetuated version of the musical history, that their target is the becoming (le devenir). Looking for a consensus, the key opinion formers of the musical world like critics, journalists, intellectuals, academics investigate memories in order to find out in the past some historic legitimacy that allow them to deeply fix the collective imaginary. Starting from Paul Ricoeur and Elizabeth Roudinesco analyses, my objective is to identify and undestand the mechanisms of the historic moment s appropriation and the process of building and transmitting a social memory linked to the music of instrumental expression |
id |
PUC_SP-1_2a9cf7c825d136004f834496d8a2da5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/3224 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Edgard de Assishttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708050P7Darriet, Maria Cristina Sobrinho2016-04-26T14:52:35Z2010-10-142010-09-17Darriet, Maria Cristina Sobrinho. Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3224The essay the tracks of creation: a study of player and soloist Barrosinho s journey is build on this artist s records that I had classified, catalogued, preserved and analyzed. Working as a vital lead, they induced me to a deep reflection regarding the relation between the lake of records and its excess in the Brazilian music story. The musical literature about Brazilian different styles, trends, repertories, and personages has been progressively consolidated in the collective memory and imaginary. Associations like: Pixinguinha was the maestro of choro ; Donga composed the fist samba pelo telephone ; Luiz Gonzaga became the King of baião , João Gilberto was the main representant of bossa nova; Caetano Veloso and Gilberto Gil were linked to the Tropicalism movement, aim at demonstrate, with this perpetuated version of the musical history, that their target is the becoming (le devenir). Looking for a consensus, the key opinion formers of the musical world like critics, journalists, intellectuals, academics investigate memories in order to find out in the past some historic legitimacy that allow them to deeply fix the collective imaginary. Starting from Paul Ricoeur and Elizabeth Roudinesco analyses, my objective is to identify and undestand the mechanisms of the historic moment s appropriation and the process of building and transmitting a social memory linked to the music of instrumental expressionA dissertação Os Atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho surge a partir do arquivo do artista classificado, catalogado, conservado e analisado por mim. Pensado como um fio condutor ele me levou a refletir sobre a relação entre a ausência de arquivo e seu excesso na história da música brasileira. As versões construídas na literatura musical brasileira sobre diversos estilos, movimentos, repertórios e personagens consolidaram-se na memória coletiva e em nosso imaginário ao longo dos séculos. Associações tais como: Pixiguinha foi o maestro e principal nome do choro; Donga compôs o primeiro samba, Pelo telefone ; Luiz Gonzaga tornou-se o Rei do Baião ; João Gilberto representa o ritmo da bossa nova; Caetano Veloso e Gilberto Gil são indissociaveis do Tropicalismo, tendem a demonstrar que essas versões rememoradas, em razão do seu valor simbólico, visam sobretudo ao devir. Em busca de um consenso, os formadores de opiniões do campo da música, critícos, jornalistas, intelectuais, acadêmicos investem nas lembranças, de maneira a encontrar no passado uma legitimidade histórica que permita consolidar a memória coletiva. A partir das análises de Paul Ricoeur e Elisabeth Roudinesco investigo nesta dissertação, por um lado, os mecanismos das apropriações dos tempos históricos, e por outro, os processos de construção e de transmissão de uma memória social ligada à música de expressão instrumentalCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/11783/Maria%20Cristina%20Sobrinho%20Darriet.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisMúsicaMemóriaArquivoReconhecimentoMusicMemoryArchiveOutsiderAcknowledgmentCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASOs atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMaria Cristina Sobrinho Darriet.pdf.txtMaria Cristina Sobrinho Darriet.pdf.txtExtracted texttext/plain160437https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3224/3/Maria%20Cristina%20Sobrinho%20Darriet.pdf.txte9b1b5ffa1eecd60a22d8bbc88b24ae6MD53ORIGINALMaria Cristina Sobrinho Darriet.pdfapplication/pdf1118066https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3224/1/Maria%20Cristina%20Sobrinho%20Darriet.pdf5c553cc30f1bd5a27059d90413d76519MD51THUMBNAILMaria Cristina Sobrinho Darriet.pdf.jpgMaria Cristina Sobrinho Darriet.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3340https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3224/2/Maria%20Cristina%20Sobrinho%20Darriet.pdf.jpg37e4949ef9d5f6365c4155e3456e751fMD52handle/32242022-04-27 10:14:16.398oai:repositorio.pucsp.br:handle/3224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T13:14:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho |
title |
Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho |
spellingShingle |
Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho Darriet, Maria Cristina Sobrinho Música Memória Arquivo Reconhecimento Music Memory Archive Outsider Acknowledgment CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho |
title_full |
Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho |
title_fullStr |
Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho |
title_full_unstemmed |
Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho |
title_sort |
Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho |
author |
Darriet, Maria Cristina Sobrinho |
author_facet |
Darriet, Maria Cristina Sobrinho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Edgard de Assis |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708050P7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Darriet, Maria Cristina Sobrinho |
contributor_str_mv |
Carvalho, Edgard de Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Memória Arquivo Reconhecimento |
topic |
Música Memória Arquivo Reconhecimento Music Memory Archive Outsider Acknowledgment CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music Memory Archive Outsider Acknowledgment |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
The essay the tracks of creation: a study of player and soloist Barrosinho s journey is build on this artist s records that I had classified, catalogued, preserved and analyzed. Working as a vital lead, they induced me to a deep reflection regarding the relation between the lake of records and its excess in the Brazilian music story. The musical literature about Brazilian different styles, trends, repertories, and personages has been progressively consolidated in the collective memory and imaginary. Associations like: Pixinguinha was the maestro of choro ; Donga composed the fist samba pelo telephone ; Luiz Gonzaga became the King of baião , João Gilberto was the main representant of bossa nova; Caetano Veloso and Gilberto Gil were linked to the Tropicalism movement, aim at demonstrate, with this perpetuated version of the musical history, that their target is the becoming (le devenir). Looking for a consensus, the key opinion formers of the musical world like critics, journalists, intellectuals, academics investigate memories in order to find out in the past some historic legitimacy that allow them to deeply fix the collective imaginary. Starting from Paul Ricoeur and Elizabeth Roudinesco analyses, my objective is to identify and undestand the mechanisms of the historic moment s appropriation and the process of building and transmitting a social memory linked to the music of instrumental expression |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-10-14 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-09-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-26T14:52:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Darriet, Maria Cristina Sobrinho. Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3224 |
identifier_str_mv |
Darriet, Maria Cristina Sobrinho. Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3224/3/Maria%20Cristina%20Sobrinho%20Darriet.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3224/1/Maria%20Cristina%20Sobrinho%20Darriet.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3224/2/Maria%20Cristina%20Sobrinho%20Darriet.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9b1b5ffa1eecd60a22d8bbc88b24ae6 5c553cc30f1bd5a27059d90413d76519 37e4949ef9d5f6365c4155e3456e751f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423996913451008 |