Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Darriet, Maria Cristina Sobrinho lattes
Orientador(a): Carvalho, Edgard de Assis
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Departamento: Ciências Sociais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3224
Resumo: The essay the tracks of creation: a study of player and soloist Barrosinho s journey is build on this artist s records that I had classified, catalogued, preserved and analyzed. Working as a vital lead, they induced me to a deep reflection regarding the relation between the lake of records and its excess in the Brazilian music story. The musical literature about Brazilian different styles, trends, repertories, and personages has been progressively consolidated in the collective memory and imaginary. Associations like: Pixinguinha was the maestro of choro ; Donga composed the fist samba pelo telephone ; Luiz Gonzaga became the King of baião , João Gilberto was the main representant of bossa nova; Caetano Veloso and Gilberto Gil were linked to the Tropicalism movement, aim at demonstrate, with this perpetuated version of the musical history, that their target is the becoming (le devenir). Looking for a consensus, the key opinion formers of the musical world like critics, journalists, intellectuals, academics investigate memories in order to find out in the past some historic legitimacy that allow them to deeply fix the collective imaginary. Starting from Paul Ricoeur and Elizabeth Roudinesco analyses, my objective is to identify and undestand the mechanisms of the historic moment s appropriation and the process of building and transmitting a social memory linked to the music of instrumental expression
id PUC_SP-1_2a9cf7c825d136004f834496d8a2da5e
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/3224
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Carvalho, Edgard de Assishttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708050P7Darriet, Maria Cristina Sobrinho2016-04-26T14:52:35Z2010-10-142010-09-17Darriet, Maria Cristina Sobrinho. Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3224The essay the tracks of creation: a study of player and soloist Barrosinho s journey is build on this artist s records that I had classified, catalogued, preserved and analyzed. Working as a vital lead, they induced me to a deep reflection regarding the relation between the lake of records and its excess in the Brazilian music story. The musical literature about Brazilian different styles, trends, repertories, and personages has been progressively consolidated in the collective memory and imaginary. Associations like: Pixinguinha was the maestro of choro ; Donga composed the fist samba pelo telephone ; Luiz Gonzaga became the King of baião , João Gilberto was the main representant of bossa nova; Caetano Veloso and Gilberto Gil were linked to the Tropicalism movement, aim at demonstrate, with this perpetuated version of the musical history, that their target is the becoming (le devenir). Looking for a consensus, the key opinion formers of the musical world like critics, journalists, intellectuals, academics investigate memories in order to find out in the past some historic legitimacy that allow them to deeply fix the collective imaginary. Starting from Paul Ricoeur and Elizabeth Roudinesco analyses, my objective is to identify and undestand the mechanisms of the historic moment s appropriation and the process of building and transmitting a social memory linked to the music of instrumental expressionA dissertação Os Atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho surge a partir do arquivo do artista classificado, catalogado, conservado e analisado por mim. Pensado como um fio condutor ele me levou a refletir sobre a relação entre a ausência de arquivo e seu excesso na história da música brasileira. As versões construídas na literatura musical brasileira sobre diversos estilos, movimentos, repertórios e personagens consolidaram-se na memória coletiva e em nosso imaginário ao longo dos séculos. Associações tais como: Pixiguinha foi o maestro e principal nome do choro; Donga compôs o primeiro samba, Pelo telefone ; Luiz Gonzaga tornou-se o Rei do Baião ; João Gilberto representa o ritmo da bossa nova; Caetano Veloso e Gilberto Gil são indissociaveis do Tropicalismo, tendem a demonstrar que essas versões rememoradas, em razão do seu valor simbólico, visam sobretudo ao devir. Em busca de um consenso, os formadores de opiniões do campo da música, critícos, jornalistas, intelectuais, acadêmicos investem nas lembranças, de maneira a encontrar no passado uma legitimidade histórica que permita consolidar a memória coletiva. A partir das análises de Paul Ricoeur e Elisabeth Roudinesco investigo nesta dissertação, por um lado, os mecanismos das apropriações dos tempos históricos, e por outro, os processos de construção e de transmissão de uma memória social ligada à música de expressão instrumentalCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/11783/Maria%20Cristina%20Sobrinho%20Darriet.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisMúsicaMemóriaArquivoReconhecimentoMusicMemoryArchiveOutsiderAcknowledgmentCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASOs atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMaria Cristina Sobrinho Darriet.pdf.txtMaria Cristina Sobrinho Darriet.pdf.txtExtracted texttext/plain160437https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3224/3/Maria%20Cristina%20Sobrinho%20Darriet.pdf.txte9b1b5ffa1eecd60a22d8bbc88b24ae6MD53ORIGINALMaria Cristina Sobrinho Darriet.pdfapplication/pdf1118066https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3224/1/Maria%20Cristina%20Sobrinho%20Darriet.pdf5c553cc30f1bd5a27059d90413d76519MD51THUMBNAILMaria Cristina Sobrinho Darriet.pdf.jpgMaria Cristina Sobrinho Darriet.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3340https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3224/2/Maria%20Cristina%20Sobrinho%20Darriet.pdf.jpg37e4949ef9d5f6365c4155e3456e751fMD52handle/32242022-04-27 10:14:16.398oai:repositorio.pucsp.br:handle/3224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T13:14:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho
title Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho
spellingShingle Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho
Darriet, Maria Cristina Sobrinho
Música
Memória
Arquivo
Reconhecimento
Music
Memory
Archive
Outsider
Acknowledgment
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho
title_full Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho
title_fullStr Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho
title_full_unstemmed Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho
title_sort Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho
author Darriet, Maria Cristina Sobrinho
author_facet Darriet, Maria Cristina Sobrinho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Edgard de Assis
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708050P7
dc.contributor.author.fl_str_mv Darriet, Maria Cristina Sobrinho
contributor_str_mv Carvalho, Edgard de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Memória
Arquivo
Reconhecimento
topic Música
Memória
Arquivo
Reconhecimento
Music
Memory
Archive
Outsider
Acknowledgment
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Music
Memory
Archive
Outsider
Acknowledgment
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description The essay the tracks of creation: a study of player and soloist Barrosinho s journey is build on this artist s records that I had classified, catalogued, preserved and analyzed. Working as a vital lead, they induced me to a deep reflection regarding the relation between the lake of records and its excess in the Brazilian music story. The musical literature about Brazilian different styles, trends, repertories, and personages has been progressively consolidated in the collective memory and imaginary. Associations like: Pixinguinha was the maestro of choro ; Donga composed the fist samba pelo telephone ; Luiz Gonzaga became the King of baião , João Gilberto was the main representant of bossa nova; Caetano Veloso and Gilberto Gil were linked to the Tropicalism movement, aim at demonstrate, with this perpetuated version of the musical history, that their target is the becoming (le devenir). Looking for a consensus, the key opinion formers of the musical world like critics, journalists, intellectuals, academics investigate memories in order to find out in the past some historic legitimacy that allow them to deeply fix the collective imaginary. Starting from Paul Ricoeur and Elizabeth Roudinesco analyses, my objective is to identify and undestand the mechanisms of the historic moment s appropriation and the process of building and transmitting a social memory linked to the music of instrumental expression
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-10-14
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-09-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T14:52:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Darriet, Maria Cristina Sobrinho. Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3224
identifier_str_mv Darriet, Maria Cristina Sobrinho. Os atalhos da criação: um estudo sobre a trajetória do instrumentista e solista Barrosinho. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3224/3/Maria%20Cristina%20Sobrinho%20Darriet.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3224/1/Maria%20Cristina%20Sobrinho%20Darriet.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3224/2/Maria%20Cristina%20Sobrinho%20Darriet.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e9b1b5ffa1eecd60a22d8bbc88b24ae6
5c553cc30f1bd5a27059d90413d76519
37e4949ef9d5f6365c4155e3456e751f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423996913451008