Treinamento corporativo: gamificação, engajamento e motivação nos ciclos de aprendizado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Marangoni, Matheus Matsuda lattes
Orientador(a): Trevisan, Leonardo Nelmi lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26063
Resumo: This thesis was grounded on the identification of the evolution of gamified tools as strategies to increase engagement in corporate training and learning processes in general. Over the last few years, the theme of gamification has been gaining ground in the corporate world, especially in terms of human development. It is also understood that the advancement of technology and the changes in career prospects of individuals have generated the need for new ways of engaging and motivating employees in their personal and professional development. Therefore, to understand how gamified solutions are built and what benefits they present, the following basis were used: perspectives of intrinsic motivations linked to career anchors (SCHEIN, 1978), selfdetermination motivations (RYAN and DECI, 2000a), and motivations worked by gamification (PAHARIA, 2013) aligned with four gamification frameworks: 6Ds (WERBACH and HUNTER, 2020), MDA (HUNICKE, LEBLANC and ZUBEK, 2004), Octalysis Framework (CHOU, 2019) and Game Design Toolkit (MARCZEWSKI, 2017). To represent and validate the studied theories, three case studies of large Brazilian companies are presented. The main findings are the understanding of replicable processes through frameworks and the relevance of applying the intrinsic motivations associated with the use of gamification
id PUC_SP-1_2f5a8d5971ff7ac1c720adc758140bc3
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/26063
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Trevisan, Leonardo Nelmihttp://lattes.cnpq.br/6128983828748446http://lattes.cnpq.br/3080603717334573Marangoni, Matheus Matsuda2022-05-11T20:23:45Z2022-05-11T20:23:45Z2022-03-31Marangoni, Matheus Matsuda. Treinamento corporativo: gamificação, engajamento e motivação nos ciclos de aprendizado. 2022. Tese (Doutorado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26063This thesis was grounded on the identification of the evolution of gamified tools as strategies to increase engagement in corporate training and learning processes in general. Over the last few years, the theme of gamification has been gaining ground in the corporate world, especially in terms of human development. It is also understood that the advancement of technology and the changes in career prospects of individuals have generated the need for new ways of engaging and motivating employees in their personal and professional development. Therefore, to understand how gamified solutions are built and what benefits they present, the following basis were used: perspectives of intrinsic motivations linked to career anchors (SCHEIN, 1978), selfdetermination motivations (RYAN and DECI, 2000a), and motivations worked by gamification (PAHARIA, 2013) aligned with four gamification frameworks: 6Ds (WERBACH and HUNTER, 2020), MDA (HUNICKE, LEBLANC and ZUBEK, 2004), Octalysis Framework (CHOU, 2019) and Game Design Toolkit (MARCZEWSKI, 2017). To represent and validate the studied theories, three case studies of large Brazilian companies are presented. The main findings are the understanding of replicable processes through frameworks and the relevance of applying the intrinsic motivations associated with the use of gamificationEsta tese foi construída com base na identificação da evolução das ferramentas gamificadas como estratégias para aumentar o engajamento em processos de treinamento corporativo e de aprendizagem de forma geral. Ao longo dos últimos anos, a temática da gamificação vem ganhando espaço no mundo corporativo, em especial junto ao desenvolvimento humano. Entendemos, também, que o avanço da tecnologia e a mudança nas perspectivas de carreira dos indivíduos têm gerado a necessidade de novas formas de engajar e motivar os colaboradores em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Estudamos, portanto, as perspectivas das motivações intrínsecas ligadas às âncoras de carreira (SCHEIN, 1978), motivações de autodeterminação (RYAN e DECI, 2000a), e motivações trabalhadas pela gamificação (PAHARIA, 2013) alinhadas com os quatro frameworks de gamificação mais citados pela literatura encontrada: os 6Ds (WERBACH e HUNTER, 2020), o MDA (HUNICKE, LEBLANC e ZUBEK, 2004), o Octalysis Framework (CHOU, 2019) e o Game Design Toolkit (MARCZEWSKI, 2017). Buscamos compreender como são construídas as soluções gamificadas e quais os benefícios que estas apresentam. Para representar e validar as teorias estudadas, três estudos de caso de empresas brasileiras de grande porte são apresentados. Nossos principais achados são o entendimento de processos replicáveis por meio de frameworks e a relevância da aplicação das motivações intrínsecas associadas com o uso da gamificaçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBrasilFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOGamificaçãoTreinamento corporativoCarreiraMotivações intrínsecasGamificationCorporate trainingCareerIntrinsic motivationsTreinamento corporativo: gamificação, engajamento e motivação nos ciclos de aprendizadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMatheus Matsuda Marangoni.pdfapplication/pdf3484988https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26063/1/Matheus%20Matsuda%20Marangoni.pdf89938fc5ead43f8d3043f4688e784acdMD51TEXTMatheus Matsuda Marangoni.pdf.txtMatheus Matsuda Marangoni.pdf.txtExtracted texttext/plain340843https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26063/2/Matheus%20Matsuda%20Marangoni.pdf.txt741a3f08f176882a8ff5b547c864d7bfMD52THUMBNAILMatheus Matsuda Marangoni.pdf.jpgMatheus Matsuda Marangoni.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26063/3/Matheus%20Matsuda%20Marangoni.pdf.jpg0c8ddf77a0bd6a5b7f849b67717c9374MD53handle/260632022-05-13 09:27:03.425oai:repositorio.pucsp.br:handle/26063Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-05-13T12:27:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Treinamento corporativo: gamificação, engajamento e motivação nos ciclos de aprendizado
title Treinamento corporativo: gamificação, engajamento e motivação nos ciclos de aprendizado
spellingShingle Treinamento corporativo: gamificação, engajamento e motivação nos ciclos de aprendizado
Marangoni, Matheus Matsuda
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Gamificação
Treinamento corporativo
Carreira
Motivações intrínsecas
Gamification
Corporate training
Career
Intrinsic motivations
title_short Treinamento corporativo: gamificação, engajamento e motivação nos ciclos de aprendizado
title_full Treinamento corporativo: gamificação, engajamento e motivação nos ciclos de aprendizado
title_fullStr Treinamento corporativo: gamificação, engajamento e motivação nos ciclos de aprendizado
title_full_unstemmed Treinamento corporativo: gamificação, engajamento e motivação nos ciclos de aprendizado
title_sort Treinamento corporativo: gamificação, engajamento e motivação nos ciclos de aprendizado
author Marangoni, Matheus Matsuda
author_facet Marangoni, Matheus Matsuda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trevisan, Leonardo Nelmi
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6128983828748446
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3080603717334573
dc.contributor.author.fl_str_mv Marangoni, Matheus Matsuda
contributor_str_mv Trevisan, Leonardo Nelmi
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Gamificação
Treinamento corporativo
Carreira
Motivações intrínsecas
Gamification
Corporate training
Career
Intrinsic motivations
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Treinamento corporativo
Carreira
Motivações intrínsecas
dc.subject.eng.fl_str_mv Gamification
Corporate training
Career
Intrinsic motivations
description This thesis was grounded on the identification of the evolution of gamified tools as strategies to increase engagement in corporate training and learning processes in general. Over the last few years, the theme of gamification has been gaining ground in the corporate world, especially in terms of human development. It is also understood that the advancement of technology and the changes in career prospects of individuals have generated the need for new ways of engaging and motivating employees in their personal and professional development. Therefore, to understand how gamified solutions are built and what benefits they present, the following basis were used: perspectives of intrinsic motivations linked to career anchors (SCHEIN, 1978), selfdetermination motivations (RYAN and DECI, 2000a), and motivations worked by gamification (PAHARIA, 2013) aligned with four gamification frameworks: 6Ds (WERBACH and HUNTER, 2020), MDA (HUNICKE, LEBLANC and ZUBEK, 2004), Octalysis Framework (CHOU, 2019) and Game Design Toolkit (MARCZEWSKI, 2017). To represent and validate the studied theories, three case studies of large Brazilian companies are presented. The main findings are the understanding of replicable processes through frameworks and the relevance of applying the intrinsic motivations associated with the use of gamification
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-11T20:23:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-11T20:23:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Marangoni, Matheus Matsuda. Treinamento corporativo: gamificação, engajamento e motivação nos ciclos de aprendizado. 2022. Tese (Doutorado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26063
identifier_str_mv Marangoni, Matheus Matsuda. Treinamento corporativo: gamificação, engajamento e motivação nos ciclos de aprendizado. 2022. Tese (Doutorado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26063/1/Matheus%20Matsuda%20Marangoni.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26063/2/Matheus%20Matsuda%20Marangoni.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26063/3/Matheus%20Matsuda%20Marangoni.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 89938fc5ead43f8d3043f4688e784acd
741a3f08f176882a8ff5b547c864d7bf
0c8ddf77a0bd6a5b7f849b67717c9374
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424062823792640