O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Souza, Roberta Vanessa Pereira Aranha de lattes
Orientador(a): Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9641
Resumo: This research studies the curriculum designed to Detention Centers Unidades de Internação UI‟s / Fundação CASA‟ established by Resolution SE Nº 15/2010 and SE Nº 06/2011. The problem leading this investigation is: in which level can the curriculum at Fundação Casa , provided through the project Projeto Revitalizando a Trajetória Escolar , be presented as a practice of humanization and emancipation? It also intends to demonstrate what kind of contribution the Interdisciplinarity provides to the curriculum at Fundação CASA (FAZENDA, 1995)‟. Inspired by Freire‟s contributions it is possible to develop reflections regarding a childcare service, in which the right to life, dignity, recognition, freedom and participation in collective life prevails. The analysis of the curriculum will be based on a critical, reflective and ethical matrix (FREIRE; GIROUX; MOREIRA). The methodological perspective of this research is based on the development of a qualitative study, using the methodology of life history (Josso, 2002), literature, historical and documentary information. Faced with the reality of these atypical teenagers, it is necessary to rethink the curriculum as a humanistic endeavor - an instrument of pedagogical praxis. In the search for the meaning of formal education at Fundação CASA‟, we see some possibilities: the work guided by skills, as provided in the curriculum proposed by the state of São Paulo and the partnership the Interdisciplinary greatest attribute among staff working in the pedagogic area at Fundação CASA‟. This investigative search found in the Interdisciplinarity, possibilities to build a kind of education that enables humanity and emancipation for all
id PUC_SP-1_33c9030a136d2b8ce959085238fdfcc9
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9641
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Fazenda, Ivani Catarina Aranteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462165Z6Souza, Roberta Vanessa Pereira Aranha de2016-04-27T14:30:54Z2012-02-272012-02-08Souza, Roberta Vanessa Pereira Aranha de. O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9641This research studies the curriculum designed to Detention Centers Unidades de Internação UI‟s / Fundação CASA‟ established by Resolution SE Nº 15/2010 and SE Nº 06/2011. The problem leading this investigation is: in which level can the curriculum at Fundação Casa , provided through the project Projeto Revitalizando a Trajetória Escolar , be presented as a practice of humanization and emancipation? It also intends to demonstrate what kind of contribution the Interdisciplinarity provides to the curriculum at Fundação CASA (FAZENDA, 1995)‟. Inspired by Freire‟s contributions it is possible to develop reflections regarding a childcare service, in which the right to life, dignity, recognition, freedom and participation in collective life prevails. The analysis of the curriculum will be based on a critical, reflective and ethical matrix (FREIRE; GIROUX; MOREIRA). The methodological perspective of this research is based on the development of a qualitative study, using the methodology of life history (Josso, 2002), literature, historical and documentary information. Faced with the reality of these atypical teenagers, it is necessary to rethink the curriculum as a humanistic endeavor - an instrument of pedagogical praxis. In the search for the meaning of formal education at Fundação CASA‟, we see some possibilities: the work guided by skills, as provided in the curriculum proposed by the state of São Paulo and the partnership the Interdisciplinary greatest attribute among staff working in the pedagogic area at Fundação CASA‟. This investigative search found in the Interdisciplinarity, possibilities to build a kind of education that enables humanity and emancipation for allA presente pesquisa tem como objeto de estudo o Currículo prescrito para Unidades de Internação UI‟s da Fundação CASA, instituído pela Resolução SE Nº 15/2010 e SE Nº 06/2011. O problema que norteia esta investigação é: em que medida o Currículo da Fundação CASA, viabilizado pelo Projeto Revitalizando a Trajetória Escolar, pode se apresentar como prática de humanização e emancipação? Pretende-se também demonstrar que tipo de aporte a Interdisciplinaridade apresenta para o currículo da Fundação CASA (FAZENDA, 1995). À luz das contribuições freireanas, é possível elaborar reflexões acerca de um atendimento socioeducativo pautado numa educação em que prevaleça o direito à existência, à dignidade, ao reconhecimento, à liberdade e à participação na vida coletiva. A análise do currículo se dará a partir de uma matriz crítico, reflexiva e ética (FREIRE; GIROUX; MOREIRA). A perspectiva metodológica desta pesquisa baseia-se no desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, em seus desdobramentos, história de vida (JOSSO, 2002), bibliográfica, histórica e documental. Diante da realidade atípica desses adolescentes, faz-se necessário repensar o currículo como um empreendimento humanístico instrumento de práxis pedagógica. Na busca pelo sentido do ensino formal na Fundação CASA, vislumbramos algumas possibilidades: o trabalho pautado por competências, conforme previsto na proposta curricular do estado de São Paulo e a parceria (atributo maior da Interdisciplinaridade) - entre professores e equipe de trabalho do setor pedagógico da Fundação CASA. Esta busca investigatória encontrou na Interdisciplinaridade, possibilidades para construir uma Educação humanizadora, emancipatória e para todosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22624/Roberta%20Vanessa%20Pereira%20Aranha%20de%20Souza.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoMedidas socioeducativasCurrículoInterdisciplinaridadeEducational measuresCurriculumInterdisciplinarityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOO ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRoberta Vanessa Pereira Aranha de Souza.pdf.txtRoberta Vanessa Pereira Aranha de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain258075https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9641/3/Roberta%20Vanessa%20Pereira%20Aranha%20de%20Souza.pdf.txtf2dcaf67b58a9354cd6796b7ecda4568MD53ORIGINALRoberta Vanessa Pereira Aranha de Souza.pdfapplication/pdf1748885https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9641/1/Roberta%20Vanessa%20Pereira%20Aranha%20de%20Souza.pdffb4169067425a87e00b066f00f91141bMD51THUMBNAILRoberta Vanessa Pereira Aranha de Souza.pdf.jpgRoberta Vanessa Pereira Aranha de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9641/2/Roberta%20Vanessa%20Pereira%20Aranha%20de%20Souza.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/96412022-04-19 16:00:52.706oai:repositorio.pucsp.br:handle/9641Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-19T19:00:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo
title O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo
spellingShingle O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo
Souza, Roberta Vanessa Pereira Aranha de
Medidas socioeducativas
Currículo
Interdisciplinaridade
Educational measures
Curriculum
Interdisciplinarity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo
title_full O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo
title_fullStr O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo
title_full_unstemmed O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo
title_sort O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo
author Souza, Roberta Vanessa Pereira Aranha de
author_facet Souza, Roberta Vanessa Pereira Aranha de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fazenda, Ivani Catarina Arantes
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462165Z6
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Roberta Vanessa Pereira Aranha de
contributor_str_mv Fazenda, Ivani Catarina Arantes
dc.subject.por.fl_str_mv Medidas socioeducativas
Currículo
Interdisciplinaridade
topic Medidas socioeducativas
Currículo
Interdisciplinaridade
Educational measures
Curriculum
Interdisciplinarity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational measures
Curriculum
Interdisciplinarity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description This research studies the curriculum designed to Detention Centers Unidades de Internação UI‟s / Fundação CASA‟ established by Resolution SE Nº 15/2010 and SE Nº 06/2011. The problem leading this investigation is: in which level can the curriculum at Fundação Casa , provided through the project Projeto Revitalizando a Trajetória Escolar , be presented as a practice of humanization and emancipation? It also intends to demonstrate what kind of contribution the Interdisciplinarity provides to the curriculum at Fundação CASA (FAZENDA, 1995)‟. Inspired by Freire‟s contributions it is possible to develop reflections regarding a childcare service, in which the right to life, dignity, recognition, freedom and participation in collective life prevails. The analysis of the curriculum will be based on a critical, reflective and ethical matrix (FREIRE; GIROUX; MOREIRA). The methodological perspective of this research is based on the development of a qualitative study, using the methodology of life history (Josso, 2002), literature, historical and documentary information. Faced with the reality of these atypical teenagers, it is necessary to rethink the curriculum as a humanistic endeavor - an instrument of pedagogical praxis. In the search for the meaning of formal education at Fundação CASA‟, we see some possibilities: the work guided by skills, as provided in the curriculum proposed by the state of São Paulo and the partnership the Interdisciplinary greatest attribute among staff working in the pedagogic area at Fundação CASA‟. This investigative search found in the Interdisciplinarity, possibilities to build a kind of education that enables humanity and emancipation for all
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-02-27
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:30:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Souza, Roberta Vanessa Pereira Aranha de. O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9641
identifier_str_mv Souza, Roberta Vanessa Pereira Aranha de. O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9641/3/Roberta%20Vanessa%20Pereira%20Aranha%20de%20Souza.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9641/1/Roberta%20Vanessa%20Pereira%20Aranha%20de%20Souza.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9641/2/Roberta%20Vanessa%20Pereira%20Aranha%20de%20Souza.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f2dcaf67b58a9354cd6796b7ecda4568
fb4169067425a87e00b066f00f91141b
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424072534654976