O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9641 |
Resumo: | This research studies the curriculum designed to Detention Centers Unidades de Internação UI‟s / Fundação CASA‟ established by Resolution SE Nº 15/2010 and SE Nº 06/2011. The problem leading this investigation is: in which level can the curriculum at Fundação Casa , provided through the project Projeto Revitalizando a Trajetória Escolar , be presented as a practice of humanization and emancipation? It also intends to demonstrate what kind of contribution the Interdisciplinarity provides to the curriculum at Fundação CASA (FAZENDA, 1995)‟. Inspired by Freire‟s contributions it is possible to develop reflections regarding a childcare service, in which the right to life, dignity, recognition, freedom and participation in collective life prevails. The analysis of the curriculum will be based on a critical, reflective and ethical matrix (FREIRE; GIROUX; MOREIRA). The methodological perspective of this research is based on the development of a qualitative study, using the methodology of life history (Josso, 2002), literature, historical and documentary information. Faced with the reality of these atypical teenagers, it is necessary to rethink the curriculum as a humanistic endeavor - an instrument of pedagogical praxis. In the search for the meaning of formal education at Fundação CASA‟, we see some possibilities: the work guided by skills, as provided in the curriculum proposed by the state of São Paulo and the partnership the Interdisciplinary greatest attribute among staff working in the pedagogic area at Fundação CASA‟. This investigative search found in the Interdisciplinarity, possibilities to build a kind of education that enables humanity and emancipation for all |
id |
PUC_SP-1_33c9030a136d2b8ce959085238fdfcc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/9641 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Fazenda, Ivani Catarina Aranteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462165Z6Souza, Roberta Vanessa Pereira Aranha de2016-04-27T14:30:54Z2012-02-272012-02-08Souza, Roberta Vanessa Pereira Aranha de. O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9641This research studies the curriculum designed to Detention Centers Unidades de Internação UI‟s / Fundação CASA‟ established by Resolution SE Nº 15/2010 and SE Nº 06/2011. The problem leading this investigation is: in which level can the curriculum at Fundação Casa , provided through the project Projeto Revitalizando a Trajetória Escolar , be presented as a practice of humanization and emancipation? It also intends to demonstrate what kind of contribution the Interdisciplinarity provides to the curriculum at Fundação CASA (FAZENDA, 1995)‟. Inspired by Freire‟s contributions it is possible to develop reflections regarding a childcare service, in which the right to life, dignity, recognition, freedom and participation in collective life prevails. The analysis of the curriculum will be based on a critical, reflective and ethical matrix (FREIRE; GIROUX; MOREIRA). The methodological perspective of this research is based on the development of a qualitative study, using the methodology of life history (Josso, 2002), literature, historical and documentary information. Faced with the reality of these atypical teenagers, it is necessary to rethink the curriculum as a humanistic endeavor - an instrument of pedagogical praxis. In the search for the meaning of formal education at Fundação CASA‟, we see some possibilities: the work guided by skills, as provided in the curriculum proposed by the state of São Paulo and the partnership the Interdisciplinary greatest attribute among staff working in the pedagogic area at Fundação CASA‟. This investigative search found in the Interdisciplinarity, possibilities to build a kind of education that enables humanity and emancipation for allA presente pesquisa tem como objeto de estudo o Currículo prescrito para Unidades de Internação UI‟s da Fundação CASA, instituído pela Resolução SE Nº 15/2010 e SE Nº 06/2011. O problema que norteia esta investigação é: em que medida o Currículo da Fundação CASA, viabilizado pelo Projeto Revitalizando a Trajetória Escolar, pode se apresentar como prática de humanização e emancipação? Pretende-se também demonstrar que tipo de aporte a Interdisciplinaridade apresenta para o currículo da Fundação CASA (FAZENDA, 1995). À luz das contribuições freireanas, é possível elaborar reflexões acerca de um atendimento socioeducativo pautado numa educação em que prevaleça o direito à existência, à dignidade, ao reconhecimento, à liberdade e à participação na vida coletiva. A análise do currículo se dará a partir de uma matriz crítico, reflexiva e ética (FREIRE; GIROUX; MOREIRA). A perspectiva metodológica desta pesquisa baseia-se no desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, em seus desdobramentos, história de vida (JOSSO, 2002), bibliográfica, histórica e documental. Diante da realidade atípica desses adolescentes, faz-se necessário repensar o currículo como um empreendimento humanístico instrumento de práxis pedagógica. Na busca pelo sentido do ensino formal na Fundação CASA, vislumbramos algumas possibilidades: o trabalho pautado por competências, conforme previsto na proposta curricular do estado de São Paulo e a parceria (atributo maior da Interdisciplinaridade) - entre professores e equipe de trabalho do setor pedagógico da Fundação CASA. Esta busca investigatória encontrou na Interdisciplinaridade, possibilidades para construir uma Educação humanizadora, emancipatória e para todosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22624/Roberta%20Vanessa%20Pereira%20Aranha%20de%20Souza.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoMedidas socioeducativasCurrículoInterdisciplinaridadeEducational measuresCurriculumInterdisciplinarityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOO ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRoberta Vanessa Pereira Aranha de Souza.pdf.txtRoberta Vanessa Pereira Aranha de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain258075https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9641/3/Roberta%20Vanessa%20Pereira%20Aranha%20de%20Souza.pdf.txtf2dcaf67b58a9354cd6796b7ecda4568MD53ORIGINALRoberta Vanessa Pereira Aranha de Souza.pdfapplication/pdf1748885https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9641/1/Roberta%20Vanessa%20Pereira%20Aranha%20de%20Souza.pdffb4169067425a87e00b066f00f91141bMD51THUMBNAILRoberta Vanessa Pereira Aranha de Souza.pdf.jpgRoberta Vanessa Pereira Aranha de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9641/2/Roberta%20Vanessa%20Pereira%20Aranha%20de%20Souza.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/96412022-04-19 16:00:52.706oai:repositorio.pucsp.br:handle/9641Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-19T19:00:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo |
title |
O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo |
spellingShingle |
O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo Souza, Roberta Vanessa Pereira Aranha de Medidas socioeducativas Currículo Interdisciplinaridade Educational measures Curriculum Interdisciplinarity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
title_short |
O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo |
title_full |
O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo |
title_fullStr |
O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo |
title_full_unstemmed |
O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo |
title_sort |
O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo |
author |
Souza, Roberta Vanessa Pereira Aranha de |
author_facet |
Souza, Roberta Vanessa Pereira Aranha de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fazenda, Ivani Catarina Arantes |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462165Z6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Roberta Vanessa Pereira Aranha de |
contributor_str_mv |
Fazenda, Ivani Catarina Arantes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Medidas socioeducativas Currículo Interdisciplinaridade |
topic |
Medidas socioeducativas Currículo Interdisciplinaridade Educational measures Curriculum Interdisciplinarity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational measures Curriculum Interdisciplinarity |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
description |
This research studies the curriculum designed to Detention Centers Unidades de Internação UI‟s / Fundação CASA‟ established by Resolution SE Nº 15/2010 and SE Nº 06/2011. The problem leading this investigation is: in which level can the curriculum at Fundação Casa , provided through the project Projeto Revitalizando a Trajetória Escolar , be presented as a practice of humanization and emancipation? It also intends to demonstrate what kind of contribution the Interdisciplinarity provides to the curriculum at Fundação CASA (FAZENDA, 1995)‟. Inspired by Freire‟s contributions it is possible to develop reflections regarding a childcare service, in which the right to life, dignity, recognition, freedom and participation in collective life prevails. The analysis of the curriculum will be based on a critical, reflective and ethical matrix (FREIRE; GIROUX; MOREIRA). The methodological perspective of this research is based on the development of a qualitative study, using the methodology of life history (Josso, 2002), literature, historical and documentary information. Faced with the reality of these atypical teenagers, it is necessary to rethink the curriculum as a humanistic endeavor - an instrument of pedagogical praxis. In the search for the meaning of formal education at Fundação CASA‟, we see some possibilities: the work guided by skills, as provided in the curriculum proposed by the state of São Paulo and the partnership the Interdisciplinary greatest attribute among staff working in the pedagogic area at Fundação CASA‟. This investigative search found in the Interdisciplinarity, possibilities to build a kind of education that enables humanity and emancipation for all |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-02-27 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-02-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T14:30:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Souza, Roberta Vanessa Pereira Aranha de. O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9641 |
identifier_str_mv |
Souza, Roberta Vanessa Pereira Aranha de. O ensino formal da Fundação CASA e a interdisciplinaridade como busca de sentido para um novo currículo. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9641/3/Roberta%20Vanessa%20Pereira%20Aranha%20de%20Souza.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9641/1/Roberta%20Vanessa%20Pereira%20Aranha%20de%20Souza.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9641/2/Roberta%20Vanessa%20Pereira%20Aranha%20de%20Souza.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f2dcaf67b58a9354cd6796b7ecda4568 fb4169067425a87e00b066f00f91141b cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424072534654976 |