A performance como ação midiática: os (não) limites entre arte e comunicação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Castanheira, Ludmila de Almeida lattes
Orientador(a): Greiner, Christine
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Departamento: Comunicação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4279
Resumo: The objective of this master‟s dissertation is to analyze the narrower and narrower relation between the so-called performance art and the communicational phenomena. In some examples which are part of the corpus of this study such as the Apartment Festival and the series Estranho, um cara comum , from Flávio Rabelo the classic dichotomies between the artist and the public, object of art and daily fact appear more and more hybridized. Considering the nature often unclassifiable of these manifestations, their presence on the cultural journalism is practically inexistent, as well as in the edicts to stimulate art. In this way, another type of hybridization is identified, different from the classic definition of performance which identified it as an example of miscegenation among different artistic languages. The hypothesis of the study is that the performance crosses the areas of art and communication in such a way as to question the limits between these two areas of knowledge. For the theoretical grid authors such as Boaventura de Souza Santos (2008), Giorgio Agamben (2009), Katz e Greiner (2005; 2010), Schechner (1970), Cohen (2002; 2004) and Thompson (2008) were studied. The methodology is supported on the bibliographical research and on the analysis of the examples mentioned above. The expected result is a modest collaboration to the theoretical discussion which has been maturing since the 70s in countries such as the United States and Germany, but is still incipient among us Brazilians
id PUC_SP-1_348b8c91e5baf8b06c864b7530711ad5
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/4279
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Greiner, Christinehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4204551U6Castanheira, Ludmila de Almeida2016-04-26T18:10:49Z2011-05-202011-05-06Castanheira, Ludmila de Almeida. A performance como ação midiática: os (não) limites entre arte e comunicação. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4279The objective of this master‟s dissertation is to analyze the narrower and narrower relation between the so-called performance art and the communicational phenomena. In some examples which are part of the corpus of this study such as the Apartment Festival and the series Estranho, um cara comum , from Flávio Rabelo the classic dichotomies between the artist and the public, object of art and daily fact appear more and more hybridized. Considering the nature often unclassifiable of these manifestations, their presence on the cultural journalism is practically inexistent, as well as in the edicts to stimulate art. In this way, another type of hybridization is identified, different from the classic definition of performance which identified it as an example of miscegenation among different artistic languages. The hypothesis of the study is that the performance crosses the areas of art and communication in such a way as to question the limits between these two areas of knowledge. For the theoretical grid authors such as Boaventura de Souza Santos (2008), Giorgio Agamben (2009), Katz e Greiner (2005; 2010), Schechner (1970), Cohen (2002; 2004) and Thompson (2008) were studied. The methodology is supported on the bibliographical research and on the analysis of the examples mentioned above. The expected result is a modest collaboration to the theoretical discussion which has been maturing since the 70s in countries such as the United States and Germany, but is still incipient among us BraziliansO objetivo desta dissertação de mestrado é analisar a relação cada vez mais estreita entre a chamada performance art e os fenômenos comunicacionais. Em alguns exemplos que fazem parte do corpus da pesquisa como o Festival de Apartamento e a série "Estranho, um cara comum", de Flavio Rabelo , as clássicas dicotomias entre artista e público, obra de arte e fato cotidiano parecem cada vez mais hibridadas. Tendo em vista a natureza muitas vezes inclassificável destas manifestações, a sua presença no jornalismo cultural é praticamente inexistente, assim como nos editais de fomento à arte. Neste sentido, identifica-se um outro tipo de fenômeno, diferente da clássica definição de performance que a identificava como um exemplo de hibridação entre diversas linguagens artísticas. A hipótese desta pesquisa é a de que a performance aproxima os campos da arte e da comunicação, de modo a questionar os limites entre estas duas áreas de conhecimento. Como grade teórica, foram estudados autores como Boaventura de Souza Santos (2008), Giorgio Agamben (2009), Katz e Greiner (2005; 2010), Schechner (1970), Cohen (2002; 2004) e Thompson (2008). A metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfica e na análise dos exemplos que constituem o corpus da pesquisa. O resultado esperado é uma modesta colaboração com uma ampla discussão teórica que vem sendo amadurecida desde os anos 1970 em países como os Estados Unidos e a Alemanha, mas ainda se mostra bastante insuficiente no mercado editorial brasileiroConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13012/Ludmila%20de%20Almeida%20Castanheira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBRComunicaçãoJornalismo culturalCuradoriaPerformanceCultural journalismCuratorshipPerformance artCommunicationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA performance como ação midiática: os (não) limites entre arte e comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLudmila de Almeida Castanheira.pdf.txtLudmila de Almeida Castanheira.pdf.txtExtracted texttext/plain144842https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4279/3/Ludmila%20de%20Almeida%20Castanheira.pdf.txtc759b2ca4fd7adba7ea1a796d29587fdMD53ORIGINALLudmila de Almeida Castanheira.pdfapplication/pdf2013898https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4279/1/Ludmila%20de%20Almeida%20Castanheira.pdf343dd2707c0c502f2e3e7a40e1ecec00MD51THUMBNAILLudmila de Almeida Castanheira.pdf.jpgLudmila de Almeida Castanheira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4279/2/Ludmila%20de%20Almeida%20Castanheira.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/42792022-04-27 15:07:36.716oai:repositorio.pucsp.br:handle/4279Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:07:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A performance como ação midiática: os (não) limites entre arte e comunicação
title A performance como ação midiática: os (não) limites entre arte e comunicação
spellingShingle A performance como ação midiática: os (não) limites entre arte e comunicação
Castanheira, Ludmila de Almeida
Jornalismo cultural
Curadoria
Performance
Cultural journalism
Curatorship
Performance art
Communication
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A performance como ação midiática: os (não) limites entre arte e comunicação
title_full A performance como ação midiática: os (não) limites entre arte e comunicação
title_fullStr A performance como ação midiática: os (não) limites entre arte e comunicação
title_full_unstemmed A performance como ação midiática: os (não) limites entre arte e comunicação
title_sort A performance como ação midiática: os (não) limites entre arte e comunicação
author Castanheira, Ludmila de Almeida
author_facet Castanheira, Ludmila de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Greiner, Christine
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4204551U6
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanheira, Ludmila de Almeida
contributor_str_mv Greiner, Christine
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo cultural
Curadoria
Performance
topic Jornalismo cultural
Curadoria
Performance
Cultural journalism
Curatorship
Performance art
Communication
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural journalism
Curatorship
Performance art
Communication
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description The objective of this master‟s dissertation is to analyze the narrower and narrower relation between the so-called performance art and the communicational phenomena. In some examples which are part of the corpus of this study such as the Apartment Festival and the series Estranho, um cara comum , from Flávio Rabelo the classic dichotomies between the artist and the public, object of art and daily fact appear more and more hybridized. Considering the nature often unclassifiable of these manifestations, their presence on the cultural journalism is practically inexistent, as well as in the edicts to stimulate art. In this way, another type of hybridization is identified, different from the classic definition of performance which identified it as an example of miscegenation among different artistic languages. The hypothesis of the study is that the performance crosses the areas of art and communication in such a way as to question the limits between these two areas of knowledge. For the theoretical grid authors such as Boaventura de Souza Santos (2008), Giorgio Agamben (2009), Katz e Greiner (2005; 2010), Schechner (1970), Cohen (2002; 2004) and Thompson (2008) were studied. The methodology is supported on the bibliographical research and on the analysis of the examples mentioned above. The expected result is a modest collaboration to the theoretical discussion which has been maturing since the 70s in countries such as the United States and Germany, but is still incipient among us Brazilians
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T18:10:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Castanheira, Ludmila de Almeida. A performance como ação midiática: os (não) limites entre arte e comunicação. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4279
identifier_str_mv Castanheira, Ludmila de Almeida. A performance como ação midiática: os (não) limites entre arte e comunicação. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4279/3/Ludmila%20de%20Almeida%20Castanheira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4279/1/Ludmila%20de%20Almeida%20Castanheira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4279/2/Ludmila%20de%20Almeida%20Castanheira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c759b2ca4fd7adba7ea1a796d29587fd
343dd2707c0c502f2e3e7a40e1ecec00
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423965462462464