Dançar sobre ruínas: a potência política da dança de Marta Soares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Vinagre, Talita Alcalá lattes
Orientador(a): Tótora, Silvana Maria Corrêa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Departamento: Ciências Sociais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3451
Resumo: Is there a political power in dance? The present research focuses on this question. Crossing the boundaries between body, dance and politics, however, created a demand to investigate how politics can be exerted in a variety of means. Following the compositional paths of dance artist Marta Soares was the key to situating dance in its political potency. The lines that traverse her dance practice go beyond the traditional relationship between politics and the law, institutions and contracts all of which constitute the problematic of the sovereignty. The potency of dance was then taken as an opening of the body. An opening to the multiple contaminations that drag it beyond the territories understood by the Subject. The dance of Marta Soares utilizes the tensions of the efficient body and the virtuosic movement belonging to most dance techniques in order to create a tension in the practice of political participation and democracy, practices that have become immobilized in the State. The study of the lines composing the aesthetic field of this dance artist proposes to emphasize and affirm movement no longer as dislocation of the body in space as in the traditional sense of choreography but rather to affirm movement as a means for composing art and life. Dancing appears then as a composition for new ways of life, freer and more exuberant ways that can transform the body into a passage, rather than a starting or endpoint for movement
id PUC_SP-1_34b438b9104858d1df770831f8e3e928
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/3451
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Tótora, Silvana Maria Corrêahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230127U6Vinagre, Talita Alcalá2016-04-26T14:54:00Z2012-12-052012-10-24Vinagre, Talita Alcalá. Dançar sobre ruínas: a potência política da dança de Marta Soares. 2012. 226 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3451Is there a political power in dance? The present research focuses on this question. Crossing the boundaries between body, dance and politics, however, created a demand to investigate how politics can be exerted in a variety of means. Following the compositional paths of dance artist Marta Soares was the key to situating dance in its political potency. The lines that traverse her dance practice go beyond the traditional relationship between politics and the law, institutions and contracts all of which constitute the problematic of the sovereignty. The potency of dance was then taken as an opening of the body. An opening to the multiple contaminations that drag it beyond the territories understood by the Subject. The dance of Marta Soares utilizes the tensions of the efficient body and the virtuosic movement belonging to most dance techniques in order to create a tension in the practice of political participation and democracy, practices that have become immobilized in the State. The study of the lines composing the aesthetic field of this dance artist proposes to emphasize and affirm movement no longer as dislocation of the body in space as in the traditional sense of choreography but rather to affirm movement as a means for composing art and life. Dancing appears then as a composition for new ways of life, freer and more exuberant ways that can transform the body into a passage, rather than a starting or endpoint for movementExiste uma potência política da dança? Sobre este questionamento se desenvolve a presente pesquisa. Entrecruzar corpo, dança e política demandou, no entanto, assinalar como a política se exerce de diferentes maneiras. A aproximação aos traçados compositivos da bailarina Marta Soares propiciou situar aqui a dança em sua potência política. Algumas linhas de força que atravessam sua prática de dança foram tomadas a partir de uma relação com a política que extravasa a relação tradicional com a lei, com a instituição e com o contrato, tal como se constitui em torno do problema do Soberano. A potência da dança foi tomada como uma abertura do corpo. Abertura aos contágios múltiplos que o arrastam para fora dos territórios conhecidos pelo Sujeito. A dança de Marta Soares ao problematizar o corpo eficiente e o movimento virtuoso de algumas técnicas de dança propiciou tencionar, nesta pesquisa as práticas de participação política e democrática que se imobilizam no Estado. O estudo de algumas linhas que compõem o campo estético dessa bailarina pretende ressaltar e afirmar o movimento não mais como deslocamento do corpo no espaço como no sentido tradicional de uma coreografia -, mas, sobretudo, o movimento como maneira de compor arte e vida. Dançar sinaliza então para uma prática de corpo e de pensamento inauditas, em uma composição com novos modos de vida, mais livres e exuberantes e que fazem do corpo, mais uma passagem do que um ponto de partida ou de chegada para o movimentoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfapplication/ziphttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12162/Talita%20Alcala%20Vinagre.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisDançaMicropolíticaMarta SoaresPrograma Municipal de Fomento à DançaDanceMicro-politicsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASDançar sobre ruínas: a potência política da dança de Marta Soaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTTalita Alcala Vinagre.pdf.txtTalita Alcala Vinagre.pdf.txtExtracted texttext/plain274102https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3451/3/Talita%20Alcala%20Vinagre.pdf.txtb39b68cb4168ef56101e339b9ae739f7MD53ORIGINALTalita Alcala Vinagre.pdfapplication/pdf64360864https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3451/1/Talita%20Alcala%20Vinagre.pdfb48d4ba34266505e5270a51acfe85053MD51THUMBNAILTalita Alcala Vinagre.pdf.jpgTalita Alcala Vinagre.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3663https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3451/2/Talita%20Alcala%20Vinagre.pdf.jpgd77d1f2e8a3e27114884bf6c28f40cf3MD52handle/34512022-04-28 18:26:30.227oai:repositorio.pucsp.br:handle/3451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T21:26:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Dançar sobre ruínas: a potência política da dança de Marta Soares
title Dançar sobre ruínas: a potência política da dança de Marta Soares
spellingShingle Dançar sobre ruínas: a potência política da dança de Marta Soares
Vinagre, Talita Alcalá
Dança
Micropolítica
Marta Soares
Programa Municipal de Fomento à Dança
Dance
Micro-politics
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Dançar sobre ruínas: a potência política da dança de Marta Soares
title_full Dançar sobre ruínas: a potência política da dança de Marta Soares
title_fullStr Dançar sobre ruínas: a potência política da dança de Marta Soares
title_full_unstemmed Dançar sobre ruínas: a potência política da dança de Marta Soares
title_sort Dançar sobre ruínas: a potência política da dança de Marta Soares
author Vinagre, Talita Alcalá
author_facet Vinagre, Talita Alcalá
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tótora, Silvana Maria Corrêa
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230127U6
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinagre, Talita Alcalá
contributor_str_mv Tótora, Silvana Maria Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Micropolítica
Marta Soares
Programa Municipal de Fomento à Dança
topic Dança
Micropolítica
Marta Soares
Programa Municipal de Fomento à Dança
Dance
Micro-politics
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Dance
Micro-politics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Is there a political power in dance? The present research focuses on this question. Crossing the boundaries between body, dance and politics, however, created a demand to investigate how politics can be exerted in a variety of means. Following the compositional paths of dance artist Marta Soares was the key to situating dance in its political potency. The lines that traverse her dance practice go beyond the traditional relationship between politics and the law, institutions and contracts all of which constitute the problematic of the sovereignty. The potency of dance was then taken as an opening of the body. An opening to the multiple contaminations that drag it beyond the territories understood by the Subject. The dance of Marta Soares utilizes the tensions of the efficient body and the virtuosic movement belonging to most dance techniques in order to create a tension in the practice of political participation and democracy, practices that have become immobilized in the State. The study of the lines composing the aesthetic field of this dance artist proposes to emphasize and affirm movement no longer as dislocation of the body in space as in the traditional sense of choreography but rather to affirm movement as a means for composing art and life. Dancing appears then as a composition for new ways of life, freer and more exuberant ways that can transform the body into a passage, rather than a starting or endpoint for movement
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-12-05
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T14:54:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Vinagre, Talita Alcalá. Dançar sobre ruínas: a potência política da dança de Marta Soares. 2012. 226 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3451
identifier_str_mv Vinagre, Talita Alcalá. Dançar sobre ruínas: a potência política da dança de Marta Soares. 2012. 226 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3451/3/Talita%20Alcala%20Vinagre.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3451/1/Talita%20Alcala%20Vinagre.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3451/2/Talita%20Alcala%20Vinagre.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b39b68cb4168ef56101e339b9ae739f7
b48d4ba34266505e5270a51acfe85053
d77d1f2e8a3e27114884bf6c28f40cf3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423960579244032