Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
|
Departamento: |
Ciências Sociais
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3506 |
Resumo: | The present research aims to demonstrate the contribution that John Rawls s work offers for the understanding of the problems faced by an University after having embraced as a solution to internal problems a management model based on Ford and Taylor s theoretical approach. For that, we use the "Theory of Justice as equality" proposed by Rawls, and the notion of scale present in the works of Luis Salinas Fortes . In this thesis, we have considered Rousseau s ideas, trying to eliminate the possible contradictions of which he is accused. This analysis allows us to identify the degree of remoteness that an university presents to the previous paradigm - presented by Eunice Durham relative to a secular institution, public and of good quality. We intend to demonstrate here that the consensus theory, proposed by Rawls, could have been the only possibility for facing the problems that led the institution here analyzed to be sold to Grupo Empresarial Anhanguera |
id |
PUC_SP-1_36ed019bd21e342956e9f86da19ade6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/3506 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Lazzareschi, Noemiahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4202543U6Schmidt, Dagoberto Augusto de Toledo2016-04-26T14:54:26Z2013-09-182013-09-11Schmidt, Dagoberto Augusto de Toledo. Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso. 2013. 238 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3506The present research aims to demonstrate the contribution that John Rawls s work offers for the understanding of the problems faced by an University after having embraced as a solution to internal problems a management model based on Ford and Taylor s theoretical approach. For that, we use the "Theory of Justice as equality" proposed by Rawls, and the notion of scale present in the works of Luis Salinas Fortes . In this thesis, we have considered Rousseau s ideas, trying to eliminate the possible contradictions of which he is accused. This analysis allows us to identify the degree of remoteness that an university presents to the previous paradigm - presented by Eunice Durham relative to a secular institution, public and of good quality. We intend to demonstrate here that the consensus theory, proposed by Rawls, could have been the only possibility for facing the problems that led the institution here analyzed to be sold to Grupo Empresarial AnhangueraO presente trabalho tem por objetivo demonstrar a contribuição que a obra de John Rawls oferece para a compreensão dos problemas a serem enfrentados por uma Instituição de Educação Superior após ter abraçado, como solução para seus problemas internos, um gerenciamento do processo de construção do conhecimento de modelo Fordista/Taylorista. Para tanto, utilizaremos a Teoria da Justiça como Equidade proposta por Rawls e a noção de escala , presente na obra do professor Luiz Salinas Fortes, na qual é analisado o trabalho filosófico de J. J. Rousseau na intenção de eliminar as possíveis contradições das quais é acusado o filósofo genebrino. A utilização desta noção nos permite verificar qual é o grau de afastamento que uma dada Instituição de Ensino Superior apresenta em relação ao paradigma proposto por Eunice Durham de uma Instituição: Laica, Pública e de Qualidade. Buscamos demonstrar que a teoria do consenso, proposta por Rawls, poderia ter sido um dos poucos meios possíveis de enfretamento dos problemas que levaram a Instituição em análise a ser vendida para o Grupo Empresarial AnhangueraCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/11900/Dagoberto%20Augusto%20de%20Toledo%20Schmidt.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisEnsino superiorFordismoTaylorismoConsensoJustiçaEquidadeHigher educationFord s theoryTaylor s theoryConsensusJustice as equalityCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASEducação superior e o paradigma do consenso: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDagoberto Augusto de Toledo Schmidt.pdf.txtDagoberto Augusto de Toledo Schmidt.pdf.txtExtracted texttext/plain579192https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3506/3/Dagoberto%20Augusto%20de%20Toledo%20Schmidt.pdf.txte529a2d9a5f830eba8cccd790048b9abMD53ORIGINALDagoberto Augusto de Toledo Schmidt.pdfapplication/pdf1644167https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3506/1/Dagoberto%20Augusto%20de%20Toledo%20Schmidt.pdf14c15ff1c64ef9a647ab34339459b4e8MD51THUMBNAILDagoberto Augusto de Toledo Schmidt.pdf.jpgDagoberto Augusto de Toledo Schmidt.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3506/2/Dagoberto%20Augusto%20de%20Toledo%20Schmidt.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/35062022-04-28 18:02:24.238oai:repositorio.pucsp.br:handle/3506Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T21:02:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso |
title |
Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso |
spellingShingle |
Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso Schmidt, Dagoberto Augusto de Toledo Ensino superior Fordismo Taylorismo Consenso Justiça Equidade Higher education Ford s theory Taylor s theory Consensus Justice as equality CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso |
title_full |
Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso |
title_fullStr |
Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso |
title_sort |
Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso |
author |
Schmidt, Dagoberto Augusto de Toledo |
author_facet |
Schmidt, Dagoberto Augusto de Toledo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lazzareschi, Noemia |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4202543U6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidt, Dagoberto Augusto de Toledo |
contributor_str_mv |
Lazzareschi, Noemia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Fordismo Taylorismo Consenso Justiça Equidade |
topic |
Ensino superior Fordismo Taylorismo Consenso Justiça Equidade Higher education Ford s theory Taylor s theory Consensus Justice as equality CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Higher education Ford s theory Taylor s theory Consensus Justice as equality |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
The present research aims to demonstrate the contribution that John Rawls s work offers for the understanding of the problems faced by an University after having embraced as a solution to internal problems a management model based on Ford and Taylor s theoretical approach. For that, we use the "Theory of Justice as equality" proposed by Rawls, and the notion of scale present in the works of Luis Salinas Fortes . In this thesis, we have considered Rousseau s ideas, trying to eliminate the possible contradictions of which he is accused. This analysis allows us to identify the degree of remoteness that an university presents to the previous paradigm - presented by Eunice Durham relative to a secular institution, public and of good quality. We intend to demonstrate here that the consensus theory, proposed by Rawls, could have been the only possibility for facing the problems that led the institution here analyzed to be sold to Grupo Empresarial Anhanguera |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-09-18 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-09-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-26T14:54:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Schmidt, Dagoberto Augusto de Toledo. Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso. 2013. 238 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3506 |
identifier_str_mv |
Schmidt, Dagoberto Augusto de Toledo. Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso. 2013. 238 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3506/3/Dagoberto%20Augusto%20de%20Toledo%20Schmidt.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3506/1/Dagoberto%20Augusto%20de%20Toledo%20Schmidt.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3506/2/Dagoberto%20Augusto%20de%20Toledo%20Schmidt.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e529a2d9a5f830eba8cccd790048b9ab 14c15ff1c64ef9a647ab34339459b4e8 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424013815447552 |