Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Schmidt, Dagoberto Augusto de Toledo lattes
Orientador(a): Lazzareschi, Noemia
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Departamento: Ciências Sociais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3506
Resumo: The present research aims to demonstrate the contribution that John Rawls s work offers for the understanding of the problems faced by an University after having embraced as a solution to internal problems a management model based on Ford and Taylor s theoretical approach. For that, we use the "Theory of Justice as equality" proposed by Rawls, and the notion of scale present in the works of Luis Salinas Fortes . In this thesis, we have considered Rousseau s ideas, trying to eliminate the possible contradictions of which he is accused. This analysis allows us to identify the degree of remoteness that an university presents to the previous paradigm - presented by Eunice Durham relative to a secular institution, public and of good quality. We intend to demonstrate here that the consensus theory, proposed by Rawls, could have been the only possibility for facing the problems that led the institution here analyzed to be sold to Grupo Empresarial Anhanguera
id PUC_SP-1_36ed019bd21e342956e9f86da19ade6a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/3506
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Lazzareschi, Noemiahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4202543U6Schmidt, Dagoberto Augusto de Toledo2016-04-26T14:54:26Z2013-09-182013-09-11Schmidt, Dagoberto Augusto de Toledo. Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso. 2013. 238 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3506The present research aims to demonstrate the contribution that John Rawls s work offers for the understanding of the problems faced by an University after having embraced as a solution to internal problems a management model based on Ford and Taylor s theoretical approach. For that, we use the "Theory of Justice as equality" proposed by Rawls, and the notion of scale present in the works of Luis Salinas Fortes . In this thesis, we have considered Rousseau s ideas, trying to eliminate the possible contradictions of which he is accused. This analysis allows us to identify the degree of remoteness that an university presents to the previous paradigm - presented by Eunice Durham relative to a secular institution, public and of good quality. We intend to demonstrate here that the consensus theory, proposed by Rawls, could have been the only possibility for facing the problems that led the institution here analyzed to be sold to Grupo Empresarial AnhangueraO presente trabalho tem por objetivo demonstrar a contribuição que a obra de John Rawls oferece para a compreensão dos problemas a serem enfrentados por uma Instituição de Educação Superior após ter abraçado, como solução para seus problemas internos, um gerenciamento do processo de construção do conhecimento de modelo Fordista/Taylorista. Para tanto, utilizaremos a Teoria da Justiça como Equidade proposta por Rawls e a noção de escala , presente na obra do professor Luiz Salinas Fortes, na qual é analisado o trabalho filosófico de J. J. Rousseau na intenção de eliminar as possíveis contradições das quais é acusado o filósofo genebrino. A utilização desta noção nos permite verificar qual é o grau de afastamento que uma dada Instituição de Ensino Superior apresenta em relação ao paradigma proposto por Eunice Durham de uma Instituição: Laica, Pública e de Qualidade. Buscamos demonstrar que a teoria do consenso, proposta por Rawls, poderia ter sido um dos poucos meios possíveis de enfretamento dos problemas que levaram a Instituição em análise a ser vendida para o Grupo Empresarial AnhangueraCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/11900/Dagoberto%20Augusto%20de%20Toledo%20Schmidt.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisEnsino superiorFordismoTaylorismoConsensoJustiçaEquidadeHigher educationFord s theoryTaylor s theoryConsensusJustice as equalityCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASEducação superior e o paradigma do consenso: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDagoberto Augusto de Toledo Schmidt.pdf.txtDagoberto Augusto de Toledo Schmidt.pdf.txtExtracted texttext/plain579192https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3506/3/Dagoberto%20Augusto%20de%20Toledo%20Schmidt.pdf.txte529a2d9a5f830eba8cccd790048b9abMD53ORIGINALDagoberto Augusto de Toledo Schmidt.pdfapplication/pdf1644167https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3506/1/Dagoberto%20Augusto%20de%20Toledo%20Schmidt.pdf14c15ff1c64ef9a647ab34339459b4e8MD51THUMBNAILDagoberto Augusto de Toledo Schmidt.pdf.jpgDagoberto Augusto de Toledo Schmidt.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3506/2/Dagoberto%20Augusto%20de%20Toledo%20Schmidt.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/35062022-04-28 18:02:24.238oai:repositorio.pucsp.br:handle/3506Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T21:02:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso
title Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso
spellingShingle Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso
Schmidt, Dagoberto Augusto de Toledo
Ensino superior
Fordismo
Taylorismo
Consenso
Justiça
Equidade
Higher education
Ford s theory
Taylor s theory
Consensus
Justice as equality
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso
title_full Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso
title_fullStr Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso
title_full_unstemmed Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso
title_sort Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso
author Schmidt, Dagoberto Augusto de Toledo
author_facet Schmidt, Dagoberto Augusto de Toledo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lazzareschi, Noemia
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4202543U6
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Dagoberto Augusto de Toledo
contributor_str_mv Lazzareschi, Noemia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Fordismo
Taylorismo
Consenso
Justiça
Equidade
topic Ensino superior
Fordismo
Taylorismo
Consenso
Justiça
Equidade
Higher education
Ford s theory
Taylor s theory
Consensus
Justice as equality
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
Ford s theory
Taylor s theory
Consensus
Justice as equality
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description The present research aims to demonstrate the contribution that John Rawls s work offers for the understanding of the problems faced by an University after having embraced as a solution to internal problems a management model based on Ford and Taylor s theoretical approach. For that, we use the "Theory of Justice as equality" proposed by Rawls, and the notion of scale present in the works of Luis Salinas Fortes . In this thesis, we have considered Rousseau s ideas, trying to eliminate the possible contradictions of which he is accused. This analysis allows us to identify the degree of remoteness that an university presents to the previous paradigm - presented by Eunice Durham relative to a secular institution, public and of good quality. We intend to demonstrate here that the consensus theory, proposed by Rawls, could have been the only possibility for facing the problems that led the institution here analyzed to be sold to Grupo Empresarial Anhanguera
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-09-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T14:54:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Schmidt, Dagoberto Augusto de Toledo. Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso. 2013. 238 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3506
identifier_str_mv Schmidt, Dagoberto Augusto de Toledo. Educação superior e o paradigma do consenso: um estudo de caso. 2013. 238 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3506/3/Dagoberto%20Augusto%20de%20Toledo%20Schmidt.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3506/1/Dagoberto%20Augusto%20de%20Toledo%20Schmidt.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3506/2/Dagoberto%20Augusto%20de%20Toledo%20Schmidt.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e529a2d9a5f830eba8cccd790048b9ab
14c15ff1c64ef9a647ab34339459b4e8
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424013815447552