O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Assis, Elio de
Orientador(a): Maluf, Maria Regina
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16280
Resumo: This research intends to show the perspective of the State of São Paulo s public school teachers about the project Recovery of cicle I . The refered project was set up to help students who have not reachead the minimum Knowledge objectives at the end of cycle I, that is, the four initial years of the first level. The data collection was done with the use of a questionnaire filled up by twenty four teachers from different schools who worked in the project. The questionnaire have the total of thirteen questions: four about social-demografic subjects; and the rest about the project itself, about the continuing progression and about the learning cicles. The results show that these teachers look forward to get permanent self-development, and they also see the family´s pupils support as something very important to the learning process, as well as, the students motivation. Besides that, the teachers say it is necessary to rethink the pedagogical material to the pupils learning difficulties. The results also call challenges the project Recovery of Cycle I has faced to truly become an additional learning opportunity to those students
id PUC_SP-1_387aaadcb324271ef52158897e97d1d3
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16280
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Maluf, Maria ReginaAssis, Elio de2016-04-28T20:57:09Z2007-05-172006-11-23Assis, Elio de. O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores. 2006. 74 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16280This research intends to show the perspective of the State of São Paulo s public school teachers about the project Recovery of cicle I . The refered project was set up to help students who have not reachead the minimum Knowledge objectives at the end of cycle I, that is, the four initial years of the first level. The data collection was done with the use of a questionnaire filled up by twenty four teachers from different schools who worked in the project. The questionnaire have the total of thirteen questions: four about social-demografic subjects; and the rest about the project itself, about the continuing progression and about the learning cicles. The results show that these teachers look forward to get permanent self-development, and they also see the family´s pupils support as something very important to the learning process, as well as, the students motivation. Besides that, the teachers say it is necessary to rethink the pedagogical material to the pupils learning difficulties. The results also call challenges the project Recovery of Cycle I has faced to truly become an additional learning opportunity to those studentsO objetivo desta pesquisa foi de apresentar a perspectiva de professores, da rede pública estadual paulista, que ministram aulas no projeto Recuperação de Ciclo I - voltado a atender os alunos que ao final do ciclo I, correspondente aos quatro anos iniciais do Ensino fundamental, não alcançaram os objetivos e foram encaminhados para o citado projeto. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de questionário a vinte e quatro professoras de diversas escolas pertencentes a uma Diretoria de Ensino. O questionário era composto de treze questões, sendo quatro de dados sóciodemográficos e nove a respeito do projeto Recuperação de Ciclo I , progressão continuada e ciclos de aprendizagem. Os resultados mostram que as professoras que trabalharam no projeto centralizam suas expectativas na necessidade de formação permanente, no acompanhamento familiar e na motivação dos alunos, além da adequação do material as necessidades de alfabetização apresentadas pelos alunos. Os resultados também chamam a atenção para as questões referentes ao cotidiano escolar e os desafios enfrentados para que o projeto Recuperação de Ciclo I se torne de fato mais uma oportunidade de aprendizagemSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32498/Elio%20de%20Assis.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaProgressão continuadaCiclos de aprendizagemRecuperação de aprendizagemAprendizagemEnsino fundamental - RecuperaçãoRendimento escolarContinuing progressionCycles of learningRecovery of learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALO projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTElio de Assis.pdf.txtElio de Assis.pdf.txtExtracted texttext/plain132075https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16280/3/Elio%20de%20Assis.pdf.txt30be3af43ca9399434e2a1d7d39f1cb6MD53ORIGINALElio de Assis.pdfapplication/pdf455344https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16280/1/Elio%20de%20Assis.pdf467710f47fd8fb07ebe4d8c49802b3bbMD51THUMBNAILElio de Assis.pdf.jpgElio de Assis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3108https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16280/2/Elio%20de%20Assis.pdf.jpg8dc11a57b3075f90e40b3daa801525c8MD52handle/162802022-04-27 16:06:57.953oai:repositorio.pucsp.br:handle/16280Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T19:06:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores
title O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores
spellingShingle O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores
Assis, Elio de
Progressão continuada
Ciclos de aprendizagem
Recuperação de aprendizagem
Aprendizagem
Ensino fundamental - Recuperação
Rendimento escolar
Continuing progression
Cycles of learning
Recovery of learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores
title_full O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores
title_fullStr O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores
title_full_unstemmed O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores
title_sort O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores
author Assis, Elio de
author_facet Assis, Elio de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Elio de
contributor_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Progressão continuada
Ciclos de aprendizagem
Recuperação de aprendizagem
Aprendizagem
Ensino fundamental - Recuperação
Rendimento escolar
topic Progressão continuada
Ciclos de aprendizagem
Recuperação de aprendizagem
Aprendizagem
Ensino fundamental - Recuperação
Rendimento escolar
Continuing progression
Cycles of learning
Recovery of learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Continuing progression
Cycles of learning
Recovery of learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description This research intends to show the perspective of the State of São Paulo s public school teachers about the project Recovery of cicle I . The refered project was set up to help students who have not reachead the minimum Knowledge objectives at the end of cycle I, that is, the four initial years of the first level. The data collection was done with the use of a questionnaire filled up by twenty four teachers from different schools who worked in the project. The questionnaire have the total of thirteen questions: four about social-demografic subjects; and the rest about the project itself, about the continuing progression and about the learning cicles. The results show that these teachers look forward to get permanent self-development, and they also see the family´s pupils support as something very important to the learning process, as well as, the students motivation. Besides that, the teachers say it is necessary to rethink the pedagogical material to the pupils learning difficulties. The results also call challenges the project Recovery of Cycle I has faced to truly become an additional learning opportunity to those students
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-11-23
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Assis, Elio de. O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores. 2006. 74 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16280
identifier_str_mv Assis, Elio de. O projeto "Recuperação de Ciclo I" no contexto da progressão continuada: um estudo sobre a perspectiva dos professores. 2006. 74 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16280/3/Elio%20de%20Assis.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16280/1/Elio%20de%20Assis.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16280/2/Elio%20de%20Assis.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 30be3af43ca9399434e2a1d7d39f1cb6
467710f47fd8fb07ebe4d8c49802b3bb
8dc11a57b3075f90e40b3daa801525c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424002093416448