O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Barbosa, Rafael Conde lattes
Orientador(a): Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16010
Resumo: Interviewing high school students in a public school of São Paulo, we could verify the meanings these students attribute to Elementary and High School. All students of a São Paulo public High School Third Year were interviewed and Education Official documents were analysed. Official legislation says that High School must prepare students for University and future entry into the labor market. At the vocational course, in turn, is given the specific task of preparing for labor market. Finding a job appears as one of the concerns of these young people finishing high school and those students, recognizing the precarious education received at school, seek other places for training. Considering the apparent lack of articulation between official legislation and the current reality, the students see in work and in other educational spaces, the possibility to supplement the education received at school and opportunities to obtain professional qualifications to provide access to the labor market
id PUC_SP-1_3a330ee30e8dadc166aadbfe887342af
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16010
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Placco, Vera Maria Nigro de Souzahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4489690J0Barbosa, Rafael Conde2016-04-28T20:56:26Z2011-10-192011-10-11Barbosa, Rafael Conde. O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo. 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16010Interviewing high school students in a public school of São Paulo, we could verify the meanings these students attribute to Elementary and High School. All students of a São Paulo public High School Third Year were interviewed and Education Official documents were analysed. Official legislation says that High School must prepare students for University and future entry into the labor market. At the vocational course, in turn, is given the specific task of preparing for labor market. Finding a job appears as one of the concerns of these young people finishing high school and those students, recognizing the precarious education received at school, seek other places for training. Considering the apparent lack of articulation between official legislation and the current reality, the students see in work and in other educational spaces, the possibility to supplement the education received at school and opportunities to obtain professional qualifications to provide access to the labor marketBaseado em falas de alunos do 3o Ensino Médio de uma escola pública de São Paulo, procurou-se verificar os significados atribuídos pelos jovens à Educação Básica e ao Ensino Médio. Optou-se, para realizar esta pesquisa, por aplicar um questionário a todos os alunos que estivessem cursando o 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública da zona sul de SP e analisar alguns documentos oficiais que tratam da especificidade conferida a este nível de ensino. De acordo com a legislação oficial, compete ao Ensino Médio preparar o jovem para a continuidade dos estudos em nível superior e o futuro ingresso no mercado de trabalho. Dentre as respostas oferecidas pelos estudantes, constatou-se que o ingresso no mercado de trabalho figura como uma das preocupações centrais dos jovens que concluem o Ensino Médio. Verificou-se que embora os jovens teçam considerações positivas sobre a Escola e o Ensino Médio, eles esperam que a educação oferecida por esta instituição esteja de acordo com as suas reais necessidades e preocupações. Esses alunos, ao reconhecerem a precariedade do ensino recebido na escola, buscam outros espaços de formação, como cursos profissionalizantes e o próprio trabalho. O jovem confere ao curso profissionalizante a função específica de preparação para o mercado de trabalho. Este aluno, indica que a escola figura como um local positivo de aprendizagem e convivência, porém, o modo como a escola relaciona os conteúdos trabalhados com o cotidiano não possibilita que eles executem de maneira satisfatória o que está expresso na legislação, no que se refere as funções específicas para o Ensino Médio. Estes estudantes desejam também que, ao ingressar no mercado de trabalho, este lhes proporcione independência, renda para auxiliar a família e adquirir os bens que desejamConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32225/Rafael%20Conde%20Barbosa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaEnsino médioJuventudeTrabalhoHigh SchoolYoung peopleWorkCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALO significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRafael Conde Barbosa.pdf.txtRafael Conde Barbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain248009https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16010/3/Rafael%20Conde%20Barbosa.pdf.txtccade30c8742596ade11d74b01c81baeMD53ORIGINALRafael Conde Barbosa.pdfapplication/pdf1317217https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16010/1/Rafael%20Conde%20Barbosa.pdff590fc8116644e1023e34d6294a06edeMD51THUMBNAILRafael Conde Barbosa.pdf.jpgRafael Conde Barbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3851https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16010/2/Rafael%20Conde%20Barbosa.pdf.jpg7d30f3adef62311118edf4ffec60f96fMD52handle/160102022-04-27 15:10:14.558oai:repositorio.pucsp.br:handle/16010Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:10:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo
title O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo
spellingShingle O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo
Barbosa, Rafael Conde
Ensino médio
Juventude
Trabalho
High School
Young people
Work
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo
title_full O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo
title_fullStr O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo
title_full_unstemmed O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo
title_sort O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo
author Barbosa, Rafael Conde
author_facet Barbosa, Rafael Conde
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Placco, Vera Maria Nigro de Souza
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4489690J0
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Rafael Conde
contributor_str_mv Placco, Vera Maria Nigro de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Juventude
Trabalho
topic Ensino médio
Juventude
Trabalho
High School
Young people
Work
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv High School
Young people
Work
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description Interviewing high school students in a public school of São Paulo, we could verify the meanings these students attribute to Elementary and High School. All students of a São Paulo public High School Third Year were interviewed and Education Official documents were analysed. Official legislation says that High School must prepare students for University and future entry into the labor market. At the vocational course, in turn, is given the specific task of preparing for labor market. Finding a job appears as one of the concerns of these young people finishing high school and those students, recognizing the precarious education received at school, seek other places for training. Considering the apparent lack of articulation between official legislation and the current reality, the students see in work and in other educational spaces, the possibility to supplement the education received at school and opportunities to obtain professional qualifications to provide access to the labor market
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-10-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-10-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Barbosa, Rafael Conde. O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo. 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16010
identifier_str_mv Barbosa, Rafael Conde. O significado atribuído à escola e ao ensino médio por jovens do 3º ano de uma escola pública de São Paulo. 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16010/3/Rafael%20Conde%20Barbosa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16010/1/Rafael%20Conde%20Barbosa.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16010/2/Rafael%20Conde%20Barbosa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ccade30c8742596ade11d74b01c81bae
f590fc8116644e1023e34d6294a06ede
7d30f3adef62311118edf4ffec60f96f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423923584434176