Sentimentos em relação à suplência do ensino fundamental: Um estudo com alunos da 8a.série

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Godoy, Vera Regina Mendes de
Orientador(a): Mahoney, Abigail Alvarenga
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
EJA
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16499
Resumo: This study had the objective of investigating students feelings of the young and adults education. The research was developed in a municipal public school of São Paulo using a 6 (six) student group which was concluding the last year of fundamental education. The information was collected through questionnaire and collective interview. The information analysis was conducted in the light of psycho-genetic theory of Henri Wallon. The results present oscillation in the interviewed students feelings, such as fear, satisfaction and disappointment in relation to the teachers; constraint, respect and achievement in relation to the classmates; satisfaction, discouragement, confusion and disappointment in relation to the way of teaching and anxiety in relation to the curriculum table of contents
id PUC_SP-1_3e665783771cae0ee8a3da737a31fee9
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16499
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Mahoney, Abigail AlvarengaGodoy, Vera Regina Mendes de2016-04-28T20:57:51Z2005-08-292005-06-02Godoy, Vera Regina Mendes de. Sentimentos em relação à suplência do ensino fundamental: Um estudo com alunos da 8a.série. 2005. 153 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16499This study had the objective of investigating students feelings of the young and adults education. The research was developed in a municipal public school of São Paulo using a 6 (six) student group which was concluding the last year of fundamental education. The information was collected through questionnaire and collective interview. The information analysis was conducted in the light of psycho-genetic theory of Henri Wallon. The results present oscillation in the interviewed students feelings, such as fear, satisfaction and disappointment in relation to the teachers; constraint, respect and achievement in relation to the classmates; satisfaction, discouragement, confusion and disappointment in relation to the way of teaching and anxiety in relation to the curriculum table of contentsEste estudo teve como objetivo investigar os sentimentos dos alunos da Educação de Jovens e Adultos em relação aos professores, aos colegas de classe, às formas de ensinar, à grade curricular e a organização geral da suplência. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de São Paulo, com um grupo de 6 alunos que estavam concluindo a 8ª série. Os dados foram coletados através de questionário e entrevista coletiva. A análise dos dados foi realizada à luz da teoria psicogenética de Henri Wallon. Os resultados apresentaram oscilações nos sentimentos dos alunos entrevistados, como medo, satisfação e desapontamento em relação aos professores; sentimentos de constrangimento, respeito e realização em relação aos colegas; satisfação, desânimo, confusão e decepção em relação às formas de ensinar e insatisfação em relação à grade curricularCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32701/VERA%20REGINA%20MENDES%20DE%20GODOY.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaEducação de Jovens e AdultosSentimentos e EmoçõesSuplência do Ensino FundamentalEJAEducação de adultosEnsino supletivo - AvaliaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALSentimentos em relação à suplência do ensino fundamental: Um estudo com alunos da 8a.sérieinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTVERA REGINA MENDES DE GODOY.pdf.txtVERA REGINA MENDES DE GODOY.pdf.txtExtracted texttext/plain185666https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16499/3/VERA%20REGINA%20MENDES%20DE%20GODOY.pdf.txtd7aac1ed4e43f4abce21f2570f20e54eMD53ORIGINALVERA REGINA MENDES DE GODOY.pdfapplication/pdf1045708https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16499/1/VERA%20REGINA%20MENDES%20DE%20GODOY.pdf7a3b1e314d09f9b3341626cfbf22c2b7MD51THUMBNAILVERA REGINA MENDES DE GODOY.pdf.jpgVERA REGINA MENDES DE GODOY.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16499/2/VERA%20REGINA%20MENDES%20DE%20GODOY.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/164992022-04-27 16:27:25.815oai:repositorio.pucsp.br:handle/16499Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T19:27:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Sentimentos em relação à suplência do ensino fundamental: Um estudo com alunos da 8a.série
title Sentimentos em relação à suplência do ensino fundamental: Um estudo com alunos da 8a.série
spellingShingle Sentimentos em relação à suplência do ensino fundamental: Um estudo com alunos da 8a.série
Godoy, Vera Regina Mendes de
Educação de Jovens e Adultos
Sentimentos e Emoções
Suplência do Ensino Fundamental
EJA
Educação de adultos
Ensino supletivo - Avaliação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Sentimentos em relação à suplência do ensino fundamental: Um estudo com alunos da 8a.série
title_full Sentimentos em relação à suplência do ensino fundamental: Um estudo com alunos da 8a.série
title_fullStr Sentimentos em relação à suplência do ensino fundamental: Um estudo com alunos da 8a.série
title_full_unstemmed Sentimentos em relação à suplência do ensino fundamental: Um estudo com alunos da 8a.série
title_sort Sentimentos em relação à suplência do ensino fundamental: Um estudo com alunos da 8a.série
author Godoy, Vera Regina Mendes de
author_facet Godoy, Vera Regina Mendes de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mahoney, Abigail Alvarenga
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Vera Regina Mendes de
contributor_str_mv Mahoney, Abigail Alvarenga
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Sentimentos e Emoções
Suplência do Ensino Fundamental
EJA
Educação de adultos
Ensino supletivo - Avaliação
topic Educação de Jovens e Adultos
Sentimentos e Emoções
Suplência do Ensino Fundamental
EJA
Educação de adultos
Ensino supletivo - Avaliação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description This study had the objective of investigating students feelings of the young and adults education. The research was developed in a municipal public school of São Paulo using a 6 (six) student group which was concluding the last year of fundamental education. The information was collected through questionnaire and collective interview. The information analysis was conducted in the light of psycho-genetic theory of Henri Wallon. The results present oscillation in the interviewed students feelings, such as fear, satisfaction and disappointment in relation to the teachers; constraint, respect and achievement in relation to the classmates; satisfaction, discouragement, confusion and disappointment in relation to the way of teaching and anxiety in relation to the curriculum table of contents
publishDate 2005
dc.date.available.fl_str_mv 2005-08-29
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-06-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Godoy, Vera Regina Mendes de. Sentimentos em relação à suplência do ensino fundamental: Um estudo com alunos da 8a.série. 2005. 153 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16499
identifier_str_mv Godoy, Vera Regina Mendes de. Sentimentos em relação à suplência do ensino fundamental: Um estudo com alunos da 8a.série. 2005. 153 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16499/3/VERA%20REGINA%20MENDES%20DE%20GODOY.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16499/1/VERA%20REGINA%20MENDES%20DE%20GODOY.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16499/2/VERA%20REGINA%20MENDES%20DE%20GODOY.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d7aac1ed4e43f4abce21f2570f20e54e
7a3b1e314d09f9b3341626cfbf22c2b7
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424067797188608