Consciência argumentativa entre as educadoras Tupinikim de Aracruz-ES que atuam nas primeiras quatro séries do ensino fundamental de escolas indígenas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Almeida, Andréa Cristina
Orientador(a): Casali, Alipio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10005
Resumo: This Dissertation, Agumentative awereness among Tupinikim educators of Aracruz-ES, teaching in the first grades of the Elementary Indigenous Schools, is focused on the teaching of linguistic argumentative skills developed in two schools of the Comboios and Pau Brasil Tupinikim communities reservations, in Aracruz, Espírito Santo. Initially the Indigenous Education building process within the Brazilian Education and, specifically, in Espírito Santo, is contextualized, within the aim of building a memory of the historical, social and political actions carried out by several Brazilian indigenous peoples, in favor of the construction and implantation of their own way of thinking and acting in the field of education in their own schools. The theoretical basis which the whole research is based upon are the sociohistorical approaches of Bakhtin, Dolz, Scheuwly, Vygotsky and others. Based upon an empirical research, the contents of what is really taught about argumentation in the Tupinikim indigenous schools at the Comboios and Pau Brasil communities is presented. As conclusion of this stady, it is demonstrated how the teaching of argumentation is fundamental for the ethnic background of Tupinikim curumins (children), who are becoming socio-historical subjects and part of the thinking and are the continuity of the acts and thinking people
id PUC_SP-1_4064c8fbb327012153638395be8ea34b
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10005
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Casali, AlipioAlmeida, Andréa Cristina2016-04-27T14:32:03Z2007-11-162007-10-26Almeida, Andréa Cristina. Consciência argumentativa entre as educadoras Tupinikim de Aracruz-ES que atuam nas primeiras quatro séries do ensino fundamental de escolas indígenas. 2007. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10005This Dissertation, Agumentative awereness among Tupinikim educators of Aracruz-ES, teaching in the first grades of the Elementary Indigenous Schools, is focused on the teaching of linguistic argumentative skills developed in two schools of the Comboios and Pau Brasil Tupinikim communities reservations, in Aracruz, Espírito Santo. Initially the Indigenous Education building process within the Brazilian Education and, specifically, in Espírito Santo, is contextualized, within the aim of building a memory of the historical, social and political actions carried out by several Brazilian indigenous peoples, in favor of the construction and implantation of their own way of thinking and acting in the field of education in their own schools. The theoretical basis which the whole research is based upon are the sociohistorical approaches of Bakhtin, Dolz, Scheuwly, Vygotsky and others. Based upon an empirical research, the contents of what is really taught about argumentation in the Tupinikim indigenous schools at the Comboios and Pau Brasil communities is presented. As conclusion of this stady, it is demonstrated how the teaching of argumentation is fundamental for the ethnic background of Tupinikim curumins (children), who are becoming socio-historical subjects and part of the thinking and are the continuity of the acts and thinking peopleA presente pesquisa Consciência argumentativa entre as educadoras Tupinikim de Aracruz-ES que atuam nas primeiras séries do Ensino Fundamental das escolas indígenas centrou seu olhar investigativo no ensino da argumentação desenvolvido em duas escolas indígenas Tupinikim localizadas nas Aldeias Comboios e Pau Brasil, no município de Aracruz, Espírito-Santo. Inicialmente contextualiza-se a construção da Educação Escolar Indígena no Brasil e, notadamente, no Espírito-Santo, com o propósito de fazer memória do quer fazer histórico, social e político que diversos povos indígenas do Brasil realizaram e testemunharam em prol da construção e implantação do seu modo de pensar e fazer educação nas escolas de suas aldeias. O arcabouço teórico sobre o qual se apóia a presente pesquisa é a linha sóciohistórica da linguagem, sob os postulados das teorias de Bakhtin, Dolz, Schneuwly, Vygotsky e outros. Com base em pesquisa exploratória de campo, apresenta-se o que se ensina sobre a argumentação nas escolas indígenas Tupinikim das Aldeias Comboios e Pau Brasil. O estudo conclui demonstrando como o ensino da argumentação é fundamental na formação étnica dos curumins Tupinikim que estão se constituindo sujeitos sócio-históricos e que, enfim, são a continuidade do pensar e agir do seu povoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23120/Andrea%20Cristina%20Almeida.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoCurrículoEducação indígenaTupinikimAldeia ComboiosAldeia Pau BrasilIndios -- EducacaoIndios Tupinikin -- EducacaoEnsino fundamental -- BrasilCurriculumIndigenous educationTupinikimAldeia ComboiosAldeia Pau BrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConsciência argumentativa entre as educadoras Tupinikim de Aracruz-ES que atuam nas primeiras quatro séries do ensino fundamental de escolas indígenasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAndrea Cristina Almeida.pdf.txtAndrea Cristina Almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain444679https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10005/3/Andrea%20Cristina%20Almeida.pdf.txt5ddf655c1a61a0445db9a2044b9bf765MD53ORIGINALAndrea Cristina Almeida.pdfapplication/pdf1550017https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10005/1/Andrea%20Cristina%20Almeida.pdfce9f2b19c493288080ce59941d0ef9d3MD51THUMBNAILAndrea Cristina Almeida.pdf.jpgAndrea Cristina Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2872https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10005/2/Andrea%20Cristina%20Almeida.pdf.jpgdbe49d2c1f4a215a0fdb2090f040c511MD52handle/100052022-04-28 05:36:44.711oai:repositorio.pucsp.br:handle/10005Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T08:36:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Consciência argumentativa entre as educadoras Tupinikim de Aracruz-ES que atuam nas primeiras quatro séries do ensino fundamental de escolas indígenas
title Consciência argumentativa entre as educadoras Tupinikim de Aracruz-ES que atuam nas primeiras quatro séries do ensino fundamental de escolas indígenas
spellingShingle Consciência argumentativa entre as educadoras Tupinikim de Aracruz-ES que atuam nas primeiras quatro séries do ensino fundamental de escolas indígenas
Almeida, Andréa Cristina
Currículo
Educação indígena
Tupinikim
Aldeia Comboios
Aldeia Pau Brasil
Indios -- Educacao
Indios Tupinikin -- Educacao
Ensino fundamental -- Brasil
Curriculum
Indigenous education
Tupinikim
Aldeia Comboios
Aldeia Pau Brasil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Consciência argumentativa entre as educadoras Tupinikim de Aracruz-ES que atuam nas primeiras quatro séries do ensino fundamental de escolas indígenas
title_full Consciência argumentativa entre as educadoras Tupinikim de Aracruz-ES que atuam nas primeiras quatro séries do ensino fundamental de escolas indígenas
title_fullStr Consciência argumentativa entre as educadoras Tupinikim de Aracruz-ES que atuam nas primeiras quatro séries do ensino fundamental de escolas indígenas
title_full_unstemmed Consciência argumentativa entre as educadoras Tupinikim de Aracruz-ES que atuam nas primeiras quatro séries do ensino fundamental de escolas indígenas
title_sort Consciência argumentativa entre as educadoras Tupinikim de Aracruz-ES que atuam nas primeiras quatro séries do ensino fundamental de escolas indígenas
author Almeida, Andréa Cristina
author_facet Almeida, Andréa Cristina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Casali, Alipio
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Andréa Cristina
contributor_str_mv Casali, Alipio
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação indígena
Tupinikim
Aldeia Comboios
Aldeia Pau Brasil
Indios -- Educacao
Indios Tupinikin -- Educacao
Ensino fundamental -- Brasil
topic Currículo
Educação indígena
Tupinikim
Aldeia Comboios
Aldeia Pau Brasil
Indios -- Educacao
Indios Tupinikin -- Educacao
Ensino fundamental -- Brasil
Curriculum
Indigenous education
Tupinikim
Aldeia Comboios
Aldeia Pau Brasil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Indigenous education
Tupinikim
Aldeia Comboios
Aldeia Pau Brasil
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This Dissertation, Agumentative awereness among Tupinikim educators of Aracruz-ES, teaching in the first grades of the Elementary Indigenous Schools, is focused on the teaching of linguistic argumentative skills developed in two schools of the Comboios and Pau Brasil Tupinikim communities reservations, in Aracruz, Espírito Santo. Initially the Indigenous Education building process within the Brazilian Education and, specifically, in Espírito Santo, is contextualized, within the aim of building a memory of the historical, social and political actions carried out by several Brazilian indigenous peoples, in favor of the construction and implantation of their own way of thinking and acting in the field of education in their own schools. The theoretical basis which the whole research is based upon are the sociohistorical approaches of Bakhtin, Dolz, Scheuwly, Vygotsky and others. Based upon an empirical research, the contents of what is really taught about argumentation in the Tupinikim indigenous schools at the Comboios and Pau Brasil communities is presented. As conclusion of this stady, it is demonstrated how the teaching of argumentation is fundamental for the ethnic background of Tupinikim curumins (children), who are becoming socio-historical subjects and part of the thinking and are the continuity of the acts and thinking people
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-11-16
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-10-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:32:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Almeida, Andréa Cristina. Consciência argumentativa entre as educadoras Tupinikim de Aracruz-ES que atuam nas primeiras quatro séries do ensino fundamental de escolas indígenas. 2007. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10005
identifier_str_mv Almeida, Andréa Cristina. Consciência argumentativa entre as educadoras Tupinikim de Aracruz-ES que atuam nas primeiras quatro séries do ensino fundamental de escolas indígenas. 2007. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10005/3/Andrea%20Cristina%20Almeida.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10005/1/Andrea%20Cristina%20Almeida.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10005/2/Andrea%20Cristina%20Almeida.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ddf655c1a61a0445db9a2044b9bf765
ce9f2b19c493288080ce59941d0ef9d3
dbe49d2c1f4a215a0fdb2090f040c511
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424032409845760