A formação da atitude na compra de produtos de luxo: um estudo na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Morais, Kleber Souza
Orientador(a): Serralvo, Francisco Antonio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1183
Resumo: The study of the consumer behavior is an important tool to the elaboration of the company s strategy that aim to conquer the market in which they act, by offering products that the consumers desire and need. Among the factors that constitute the consumer behavior, the attitude has a significant value, because it can explain the reason of some products consumption. This work constitutes a research about the formation of the attitude in the market of the luxury in São Paulo city. This research analyzed the behavior of the luxury consumers, looking for to understand the formation of the attitude of purchase from two referring theoretical models to the consumer behavior: model of multiple attributes of Fishbein and ABC model of attitude. The Fishbein multiple attributes model allows to understand which attribute is most relevant to the consumer in the consumption attitude formation. From this most relevant attribute, the ABC attitude model allows to classify it as an affective, behavioral, or cognitive factor. After the accomplishment of the research and application of these two theoretical models, it was concluded that the cognitive factors have more relevance to the consumers of luxury in São Paulo city. Although the behavioral factors also to present a significative relevance to the luxury consumers, the research evidenced that the cognitive factor have main influence when the consumers are doing their purchases, for example, the product quality, the attendance and the store physical installations
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This research analyzed the behavior of the luxury consumers, looking for to understand the formation of the attitude of purchase from two referring theoretical models to the consumer behavior: model of multiple attributes of Fishbein and ABC model of attitude. The Fishbein multiple attributes model allows to understand which attribute is most relevant to the consumer in the consumption attitude formation. From this most relevant attribute, the ABC attitude model allows to classify it as an affective, behavioral, or cognitive factor. After the accomplishment of the research and application of these two theoretical models, it was concluded that the cognitive factors have more relevance to the consumers of luxury in São Paulo city. Although the behavioral factors also to present a significative relevance to the luxury consumers, the research evidenced that the cognitive factor have main influence when the consumers are doing their purchases, for example, the product quality, the attendance and the store physical installationsO estudo do comportamento do consumidor é uma ferramenta importante para a elaboração da estratégia das empresas que desejam conquistar o mercado no qual atuam, ao oferecer produtos que os consumidores desejam e necessitam. Dentre os vários fatores que constituem o comportamento do consumidor, a atitude possui um valor bastante significativo, pois pode explicar o motivo do consumo de alguns produtos. Esse trabalho se constitui uma pesquisa sobre a formação da atitude no mercado do luxo na cidade de São Paulo. Essa pesquisa analisou o comportamento dos consumidores de luxo, procurando compreender a formação da atitude de compra a partir de dois modelos teóricos referentes ao comportamento do consumidor: modelo de atributos múltiplos de Fishbein e modelo ABC de atitude. O modelo de atributos múltiplos de Fishbein permite entender qual atributo é o mais relevante para o consumidor na formação da atitude do consumo. A partir desse atributo mais relevante, o modelo ABC de atitude permite classificá-lo como sendo um fator afetivo, comportamental ou cognitivo. Após a realização da pesquisa e aplicação desses dois modelos teóricos, concluiu-se que os fatores cognitivos possuem maior relevância para os consumidores de luxo da cidade de São Paulo. Apesar dos fatores comportamentais também apresentarem significância relevante para os consumidores de luxo, a pesquisa constatou que os consumidores de luxo realizam suas compras levando primariamente em consideração os fatores cognitivos, como por exemplo, a qualidade do produto, o atendimento e as instalações físicas das lojasapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2464/ADM%20-%20Kleber%20Morais.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisComportamento do consumidorMercado do luxoConsumidores -- ComportamentoPesquisa de mercadoLuxo -- Aspectos sociaisObjetos de luxo -- ComercializacaoConsumer behaviorMarket of the luxuryCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA formação da atitude na compra de produtos de luxo: um estudo na cidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTADM - Kleber Morais.pdf.txtADM - Kleber Morais.pdf.txtExtracted texttext/plain129268https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1183/3/ADM%20-%20Kleber%20Morais.pdf.txtbc4aa036273a90ee4baa6e9cb85dfd65MD53ORIGINALADM - Kleber Morais.pdfapplication/pdf519545https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1183/1/ADM%20-%20Kleber%20Morais.pdfd8d0b074390deb5c57e408dbe174b878MD51THUMBNAILADM - Kleber Morais.pdf.jpgADM - Kleber Morais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3203https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1183/2/ADM%20-%20Kleber%20Morais.pdf.jpgefff6ec3b9ea3b810afe4e41978d8d9dMD52handle/11832022-12-21 08:25:41.704oai:repositorio.pucsp.br:handle/1183Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-21T11:25:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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