Álvares de Azevedo: do lirismo romântico ao prenúncio do modernismo, em “Um cadáver de poeta”
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
|
Departamento: |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21824 |
Resumo: | The present work aims at analyzing the poem Um cadáver de poeta, by Álvares de Azevedo, published in his Lira dos vinte anos in 1853, in light of the latest edition organized by the critic Darcy Ribeiro and taking into account the assumptions about Brazilian Romanticism. It also aims at establishing the transition between Romantic lyricism and the first glimpses of Modernism, through the investigation of the hybrid genre and characteristics of Modernism as tools in the construction of the creative process, since existing studies have hitherto focused on the biographical, religious, sociological and linguistic aspects of the poems. Our hypothesis is that, although there is a romantic man in Um cadáver de poeta, Álvares de Azevedo’s lyric poetry would also contain an anticipation of Modernism, conveyed in his use of a hybrid genre, free verse and critical language, leading to an analysis of the place of the poet within Brazilian society in the 19th century. The works that supported our research were: Historiografia da literatura brasileira: textos inaugurais, by Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro; O Romantismo no Brasil, by Antonio Candido; and A consciência criadora na poesia brasileira: do barroco ao simbolismo, by Sérgio Alves Peixoto, following a qualitative approach, of basic descriptive exploratory and bibliographic nature. We conclude that our hypothesis is confirmed after all and that, despite its Romantic lyricism, Um cadáver de poeta foreshadows Modernism in its mixture of literary genres, free verse and critical language |
id |
PUC_SP-1_442c04105db554e2fcf11563b2465b1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/21824 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Malufe, Annita Costahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4479695D0Oliveira, Taís Fernandes2018-12-19T09:43:38Z2018-12-06Oliveira, Taís Fernandes. Álvares de Azevedo: do lirismo romântico ao prenúncio do modernismo, em “Um cadáver de poeta”. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21824The present work aims at analyzing the poem Um cadáver de poeta, by Álvares de Azevedo, published in his Lira dos vinte anos in 1853, in light of the latest edition organized by the critic Darcy Ribeiro and taking into account the assumptions about Brazilian Romanticism. It also aims at establishing the transition between Romantic lyricism and the first glimpses of Modernism, through the investigation of the hybrid genre and characteristics of Modernism as tools in the construction of the creative process, since existing studies have hitherto focused on the biographical, religious, sociological and linguistic aspects of the poems. Our hypothesis is that, although there is a romantic man in Um cadáver de poeta, Álvares de Azevedo’s lyric poetry would also contain an anticipation of Modernism, conveyed in his use of a hybrid genre, free verse and critical language, leading to an analysis of the place of the poet within Brazilian society in the 19th century. The works that supported our research were: Historiografia da literatura brasileira: textos inaugurais, by Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro; O Romantismo no Brasil, by Antonio Candido; and A consciência criadora na poesia brasileira: do barroco ao simbolismo, by Sérgio Alves Peixoto, following a qualitative approach, of basic descriptive exploratory and bibliographic nature. We conclude that our hypothesis is confirmed after all and that, despite its Romantic lyricism, Um cadáver de poeta foreshadows Modernism in its mixture of literary genres, free verse and critical languageA presente pesquisa tem por objetivo analisar o poema “Um cadáver de poeta”, de Álvares de Azevedo, publicado em Lira dos vinte anos, em 1853, de acordo com a última edição organizada pelo crítico Darcy Ribeiro, levando em consideração as premissas do Romantismo brasileiro. Verificar a transição do lirismo romântico às antecipações do modernismo, por meio da investigação do gênero híbrido e das características do modernismo, como ferramentas para a construção do processo criativo, visto que, até o momento, os estudos se concentram nos aspectos biográficos, religiosos, sociológicos e linguísticos dos poemas. Nossa hipótese é de que, apesar de haver um homem romântico em “Um cadáver de poeta”, na poesia lírica de Álvares de Azevedo haveria uma sugestão de antecipação modernista, com a utilização do gênero híbrido, versos livres e linguagem crítica, analisando a posição do poeta dentro da sociedade, no século XIX. As obras que fundamentaram esta pesquisa foram: Historiografia da literatura brasileira: textos inaugurais, de Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro, O Romantismo no Brasil, de Antonio Candido e A consciência criadora na poesia brasileira: do barroco ao simbolismo, de Sérgio Alves Peixoto, de acordo com a abordagem qualitativa, de natureza básica exploratória descritiva e bibliográfica. Chegamos à conclusão de que a nossa hipótese foi confirmada, visto que, apesar do lirismo romântico, em “Um cadáver de poeta” há antecipações modernistas, com uma mistura dos gêneros literários, acrescida de versos livres e linguagem críticaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/47893/Ta%c3%ads%20Fernandes%20Oliveira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica LiteráriaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesRomantismoModernismo (Literatura)Azevedo, Alvares de [1831-1852] - Crítica e interpretaçãoRomanticismModernism (Literature)Azevedo, Alvares de [1831-1852] - Criticism and interpretationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIAÁlvares de Azevedo: do lirismo romântico ao prenúncio do modernismo, em “Um cadáver de poeta”Álvares de Azevedo: from romantic lyricism to a foreshadowing of modernism in Um cadáver de poetainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTTaís Fernandes Oliveira.pdf.txtTaís Fernandes Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain279046https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/21824/4/Ta%c3%ads%20Fernandes%20Oliveira.pdf.txt7f8d87f822158a6e9d51e6ce9e25157fMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/21824/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51ORIGINALTaís Fernandes Oliveira.pdfTaís Fernandes Oliveira.pdfapplication/pdf867014https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/21824/2/Ta%c3%ads%20Fernandes%20Oliveira.pdf8f8358eac65612b9fb7fea3cf42adf69MD52THUMBNAILTaís Fernandes Oliveira.pdf.jpgTaís Fernandes Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2167https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/21824/3/Ta%c3%ads%20Fernandes%20Oliveira.pdf.jpgcbf67e4ec94e90d3c6c215458084033aMD53handle/218242022-04-28 05:37:30.571oai:repositorio.pucsp.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T08:37:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Álvares de Azevedo: do lirismo romântico ao prenúncio do modernismo, em “Um cadáver de poeta” |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Álvares de Azevedo: from romantic lyricism to a foreshadowing of modernism in Um cadáver de poeta |
title |
Álvares de Azevedo: do lirismo romântico ao prenúncio do modernismo, em “Um cadáver de poeta” |
spellingShingle |
Álvares de Azevedo: do lirismo romântico ao prenúncio do modernismo, em “Um cadáver de poeta” Oliveira, Taís Fernandes Romantismo Modernismo (Literatura) Azevedo, Alvares de [1831-1852] - Crítica e interpretação Romanticism Modernism (Literature) Azevedo, Alvares de [1831-1852] - Criticism and interpretation CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
title_short |
Álvares de Azevedo: do lirismo romântico ao prenúncio do modernismo, em “Um cadáver de poeta” |
title_full |
Álvares de Azevedo: do lirismo romântico ao prenúncio do modernismo, em “Um cadáver de poeta” |
title_fullStr |
Álvares de Azevedo: do lirismo romântico ao prenúncio do modernismo, em “Um cadáver de poeta” |
title_full_unstemmed |
Álvares de Azevedo: do lirismo romântico ao prenúncio do modernismo, em “Um cadáver de poeta” |
title_sort |
Álvares de Azevedo: do lirismo romântico ao prenúncio do modernismo, em “Um cadáver de poeta” |
author |
Oliveira, Taís Fernandes |
author_facet |
Oliveira, Taís Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Malufe, Annita Costa |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4479695D0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Taís Fernandes |
contributor_str_mv |
Malufe, Annita Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Romantismo Modernismo (Literatura) Azevedo, Alvares de [1831-1852] - Crítica e interpretação |
topic |
Romantismo Modernismo (Literatura) Azevedo, Alvares de [1831-1852] - Crítica e interpretação Romanticism Modernism (Literature) Azevedo, Alvares de [1831-1852] - Criticism and interpretation CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Romanticism Modernism (Literature) Azevedo, Alvares de [1831-1852] - Criticism and interpretation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
description |
The present work aims at analyzing the poem Um cadáver de poeta, by Álvares de Azevedo, published in his Lira dos vinte anos in 1853, in light of the latest edition organized by the critic Darcy Ribeiro and taking into account the assumptions about Brazilian Romanticism. It also aims at establishing the transition between Romantic lyricism and the first glimpses of Modernism, through the investigation of the hybrid genre and characteristics of Modernism as tools in the construction of the creative process, since existing studies have hitherto focused on the biographical, religious, sociological and linguistic aspects of the poems. Our hypothesis is that, although there is a romantic man in Um cadáver de poeta, Álvares de Azevedo’s lyric poetry would also contain an anticipation of Modernism, conveyed in his use of a hybrid genre, free verse and critical language, leading to an analysis of the place of the poet within Brazilian society in the 19th century. The works that supported our research were: Historiografia da literatura brasileira: textos inaugurais, by Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro; O Romantismo no Brasil, by Antonio Candido; and A consciência criadora na poesia brasileira: do barroco ao simbolismo, by Sérgio Alves Peixoto, following a qualitative approach, of basic descriptive exploratory and bibliographic nature. We conclude that our hypothesis is confirmed after all and that, despite its Romantic lyricism, Um cadáver de poeta foreshadows Modernism in its mixture of literary genres, free verse and critical language |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-19T09:43:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Oliveira, Taís Fernandes. Álvares de Azevedo: do lirismo romântico ao prenúncio do modernismo, em “Um cadáver de poeta”. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21824 |
identifier_str_mv |
Oliveira, Taís Fernandes. Álvares de Azevedo: do lirismo romântico ao prenúncio do modernismo, em “Um cadáver de poeta”. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/21824/4/Ta%c3%ads%20Fernandes%20Oliveira.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/21824/1/license.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/21824/2/Ta%c3%ads%20Fernandes%20Oliveira.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/21824/3/Ta%c3%ads%20Fernandes%20Oliveira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7f8d87f822158a6e9d51e6ce9e25157f bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468 8f8358eac65612b9fb7fea3cf42adf69 cbf67e4ec94e90d3c6c215458084033a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424068500783104 |