O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Robledo, Daniel dos Santos lattes
Orientador(a): Cesarotto, Oscar
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Departamento: Comunicação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4570
Resumo: This research aims to analyze the women s representations in advertisements broadcast in monthly large-circulation magazines dedicated to fitness and health. We consider the female body there represented as a fluid body, which serves as a model of life for the reader. Our hypothesis is that by following the standards stipulated by the advertising campaigns in such magazines, women reshape themselves entirely. One of our main theoretical references is the thought of Zygmunt Bauman, who defends that living along these patterns means living in a state of permanent transformation seeking imagery proximity with mass idols. The research corpus consists of advertisements published in the editions from August 2011 to August 2012 of the magazine Boa Forma, which is the long-lived publication with the largest circulation addressed to themes related to the female body in Brazilian s market. Ads from the same period published in the magazines Claudia, Nova and Women's Health are also brought to discussion in specific chapters. The analysis of the ads will include mainly the models offered by Lucia Santaella in works such as Corpo e Comunicação: sintoma da cultura e Culturas e Artes do Pós-Humano: da cultura das mídias à cibercultura. Methodologically, it is a documentary research based on survey of advertisements in that period, according to categories of representative features of the female figure in advertising
id PUC_SP-1_45fef5f09104052b0889f9b90c264b1a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/4570
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Cesarotto, Oscarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4404880U6Robledo, Daniel dos Santos2016-04-26T18:13:29Z2013-12-022013-11-05Robledo, Daniel dos Santos. O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4570This research aims to analyze the women s representations in advertisements broadcast in monthly large-circulation magazines dedicated to fitness and health. We consider the female body there represented as a fluid body, which serves as a model of life for the reader. Our hypothesis is that by following the standards stipulated by the advertising campaigns in such magazines, women reshape themselves entirely. One of our main theoretical references is the thought of Zygmunt Bauman, who defends that living along these patterns means living in a state of permanent transformation seeking imagery proximity with mass idols. The research corpus consists of advertisements published in the editions from August 2011 to August 2012 of the magazine Boa Forma, which is the long-lived publication with the largest circulation addressed to themes related to the female body in Brazilian s market. Ads from the same period published in the magazines Claudia, Nova and Women's Health are also brought to discussion in specific chapters. The analysis of the ads will include mainly the models offered by Lucia Santaella in works such as Corpo e Comunicação: sintoma da cultura e Culturas e Artes do Pós-Humano: da cultura das mídias à cibercultura. Methodologically, it is a documentary research based on survey of advertisements in that period, according to categories of representative features of the female figure in advertisingEsta pesquisa tem por objetivo analisar as representações femininas em anúncios publicitários veiculados em revistas mensais de grande circulação, voltadas para a boa forma física e a saúde. Tomamos o corpo feminino, aí em representação, como um corpo fluido, que funciona como um modelo de vida para a leitora. Nossa hipótese é de que, seguindo os padrões e receitas estipulados pelas campanhas veiculadas em tais revistas, ela se remodela inteiramente. Um de nossos referenciais teóricos principais é o pensamento de Zygmunt Bauman, para quem, viver nesses moldes significa viver em estado de transformação permanente, buscando uma aproximação imagética com os ídolos de massa. O corpus da pesquisa consiste em anúncios publicitários veiculados nas edições de agosto de 2011 a agosto de 2012 da revista Boa Forma, a publicação mais longeva e de maior tiragem a tratar de temas relativos ao corpo feminino no mercado brasileiro. Anúncios desse mesmo período, veiculados nas revistas Claudia, Nova e Women s Health, também são trazidos à discussão em capítulos específicos. A análise dos anúncios contemplará principalmente os modelos oferecidos por Lucia Santaella em obras como Corpo e Comunicação: sintoma da cultura e Culturas e Artes do Pós-Humano: da cultura das mídias à cibercultura. Metodologicamente, trata-se de pesquisa documental, baseada no levantamento dos anúncios publicados no referido período, segundo categorias de traços representativos da figura feminina na publicidadeapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13439/Daniel%20dos%20Santos%20Robledo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBRComunicaçãoPublicidadeMídia impressaCorpoDiscursoMulherCommunicationAdvertisingPress mediaBodySpeechWomanCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDaniel dos Santos Robledo.pdf.txtDaniel dos Santos Robledo.pdf.txtExtracted texttext/plain181706https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4570/3/Daniel%20dos%20Santos%20Robledo.pdf.txtaff115fe8f0aa0022984dcbcd8f48910MD53ORIGINALDaniel dos Santos Robledo.pdfapplication/pdf3776196https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4570/1/Daniel%20dos%20Santos%20Robledo.pdfafd194e033eb45bbb09db63c14dabe99MD51THUMBNAILDaniel dos Santos Robledo.pdf.jpgDaniel dos Santos Robledo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4570/2/Daniel%20dos%20Santos%20Robledo.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/45702023-06-28 08:38:02.262oai:repositorio.pucsp.br:handle/4570Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-28T11:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa
title O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa
spellingShingle O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa
Robledo, Daniel dos Santos
Publicidade
Mídia impressa
Corpo
Discurso
Mulher
Communication
Advertising
Press media
Body
Speech
Woman
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa
title_full O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa
title_fullStr O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa
title_full_unstemmed O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa
title_sort O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa
author Robledo, Daniel dos Santos
author_facet Robledo, Daniel dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cesarotto, Oscar
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4404880U6
dc.contributor.author.fl_str_mv Robledo, Daniel dos Santos
contributor_str_mv Cesarotto, Oscar
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Mídia impressa
Corpo
Discurso
Mulher
topic Publicidade
Mídia impressa
Corpo
Discurso
Mulher
Communication
Advertising
Press media
Body
Speech
Woman
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Advertising
Press media
Body
Speech
Woman
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This research aims to analyze the women s representations in advertisements broadcast in monthly large-circulation magazines dedicated to fitness and health. We consider the female body there represented as a fluid body, which serves as a model of life for the reader. Our hypothesis is that by following the standards stipulated by the advertising campaigns in such magazines, women reshape themselves entirely. One of our main theoretical references is the thought of Zygmunt Bauman, who defends that living along these patterns means living in a state of permanent transformation seeking imagery proximity with mass idols. The research corpus consists of advertisements published in the editions from August 2011 to August 2012 of the magazine Boa Forma, which is the long-lived publication with the largest circulation addressed to themes related to the female body in Brazilian s market. Ads from the same period published in the magazines Claudia, Nova and Women's Health are also brought to discussion in specific chapters. The analysis of the ads will include mainly the models offered by Lucia Santaella in works such as Corpo e Comunicação: sintoma da cultura e Culturas e Artes do Pós-Humano: da cultura das mídias à cibercultura. Methodologically, it is a documentary research based on survey of advertisements in that period, according to categories of representative features of the female figure in advertising
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T18:13:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Robledo, Daniel dos Santos. O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4570
identifier_str_mv Robledo, Daniel dos Santos. O corpo na comunicação publicitária: uma análise das representações do corpo feminino na publicidade de mídia impressa. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4570/3/Daniel%20dos%20Santos%20Robledo.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4570/1/Daniel%20dos%20Santos%20Robledo.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4570/2/Daniel%20dos%20Santos%20Robledo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aff115fe8f0aa0022984dcbcd8f48910
afd194e033eb45bbb09db63c14dabe99
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424051648069632