A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: D'Almeida, Joice lattes
Orientador(a): Machado, Silvia Dias Alcântara
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10824
Resumo: This work presents a qualitative research whose goal is to investigate how its approach to the issue of divisibility and other matters of Elementary Theory Numbers in the Collection of Professor of Mathematics at the 8th grade, distributed by the Department of State Education São Paulo, in the 2008 and 2009 years. The relevance of studies involving the Elementary Theory of Numbers is the fact that this is a field ripe for the introduction and development of fundamental mathematical ideas, and to chance the solidification of mathematical thinking. To achieve this purpose, I use ideas for methodological content analysis described by Bardin (2009) and consider like essential topics of the Elementary Theory of Numbers to be studied in Primary Education those listed by Resende (2007) in his thesis. The analysis of the material indicate the presence of activities that promote the study of the issue of severability, and other topics in the Elementary Theory of Numbers, featuring the same way, innovative approaches to develop some content
id PUC_SP-1_46f33b944d3184a19ece1e97f597bcc5
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10824
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Machado, Silvia Dias Alcântarahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4276744Z0D'Almeida, Joice2016-04-27T16:56:59Z2010-11-262010-08-25D'Almeida, Joice. A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10824This work presents a qualitative research whose goal is to investigate how its approach to the issue of divisibility and other matters of Elementary Theory Numbers in the Collection of Professor of Mathematics at the 8th grade, distributed by the Department of State Education São Paulo, in the 2008 and 2009 years. The relevance of studies involving the Elementary Theory of Numbers is the fact that this is a field ripe for the introduction and development of fundamental mathematical ideas, and to chance the solidification of mathematical thinking. To achieve this purpose, I use ideas for methodological content analysis described by Bardin (2009) and consider like essential topics of the Elementary Theory of Numbers to be studied in Primary Education those listed by Resende (2007) in his thesis. The analysis of the material indicate the presence of activities that promote the study of the issue of severability, and other topics in the Elementary Theory of Numbers, featuring the same way, innovative approaches to develop some contentO presente trabalho traz uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi investigar como a abordagem dada à questão da divisibilidade e a outros temas da Teoria Elementar dos Números, nos Cadernos do Professor de Matemática da 7ª série (8º ano), distribuídos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, nos anos de 2008 e 2009. A relevância de estudos envolvendo a Teoria Elementar dos Números repousa no fato deste ser um campo propício para a introdução e desenvolvimento de ideias matemáticas fundamentais, além de oportunizar a solidificação do pensamento matemático. Para atingir o objetivo proposto, são utilizadas as ideias metodológicas para análise de conteúdo descrita por Bardin (2009), considero como tópicos essenciais da Teoria Elementar dos Números a serem estudados no Ensino Básico aqueles listados por Resende (2007) em sua tese. As análises do material indicam a presença de atividades que favorecem o estudo da questão da divisibilidade e de outros tópicos da Teoria Elementar dos Números, apresentando, da mesma forma, abordagens inovadoras para o desenvolvimento de alguns conteúdosSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23768/Joice%20DAlmeida.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoDivisibilidadeTeoria elementar dos númerosCaderno do Professor de MatemáticaAnálise de conteúdoDivisibilityElementary theory of numbersNotebook Professor of MathematicsContent analysisCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJoice DAlmeida.pdf.txtJoice DAlmeida.pdf.txtExtracted texttext/plain204503https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10824/3/Joice%20DAlmeida.pdf.txt6eae8906ab1d5b1e4c92afbe70b16c2dMD53ORIGINALJoice DAlmeida.pdfapplication/pdf3241823https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10824/1/Joice%20DAlmeida.pdfa8924fcb87b7c723dfad1184f181afc5MD51THUMBNAILJoice DAlmeida.pdf.jpgJoice DAlmeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10824/2/Joice%20DAlmeida.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/108242023-06-29 12:57:49.668oai:repositorio.pucsp.br:handle/10824Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-29T15:57:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo
title A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo
spellingShingle A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo
D'Almeida, Joice
Divisibilidade
Teoria elementar dos números
Caderno do Professor de Matemática
Análise de conteúdo
Divisibility
Elementary theory of numbers
Notebook Professor of Mathematics
Content analysis
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo
title_full A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo
title_fullStr A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo
title_full_unstemmed A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo
title_sort A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo
author D'Almeida, Joice
author_facet D'Almeida, Joice
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4276744Z0
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Almeida, Joice
contributor_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Divisibilidade
Teoria elementar dos números
Caderno do Professor de Matemática
Análise de conteúdo
topic Divisibilidade
Teoria elementar dos números
Caderno do Professor de Matemática
Análise de conteúdo
Divisibility
Elementary theory of numbers
Notebook Professor of Mathematics
Content analysis
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Divisibility
Elementary theory of numbers
Notebook Professor of Mathematics
Content analysis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work presents a qualitative research whose goal is to investigate how its approach to the issue of divisibility and other matters of Elementary Theory Numbers in the Collection of Professor of Mathematics at the 8th grade, distributed by the Department of State Education São Paulo, in the 2008 and 2009 years. The relevance of studies involving the Elementary Theory of Numbers is the fact that this is a field ripe for the introduction and development of fundamental mathematical ideas, and to chance the solidification of mathematical thinking. To achieve this purpose, I use ideas for methodological content analysis described by Bardin (2009) and consider like essential topics of the Elementary Theory of Numbers to be studied in Primary Education those listed by Resende (2007) in his thesis. The analysis of the material indicate the presence of activities that promote the study of the issue of severability, and other topics in the Elementary Theory of Numbers, featuring the same way, innovative approaches to develop some content
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-11-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:56:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv D'Almeida, Joice. A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10824
identifier_str_mv D'Almeida, Joice. A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10824/3/Joice%20DAlmeida.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10824/1/Joice%20DAlmeida.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10824/2/Joice%20DAlmeida.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6eae8906ab1d5b1e4c92afbe70b16c2d
a8924fcb87b7c723dfad1184f181afc5
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423936879329280