A instalação e desenvolvimento de um Cluster comercial gerando diferencial competitivo: estudo de caso no setor da cadeia produtiva do algodão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Fracaroli, Fernando lattes
Orientador(a): Joao, Belmiro do Nascimento
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1098
Resumo: This study aimed to examine whether on the administrative, technological and business reality installing a commercial cluster can generate a competitive advantage for organizations, which through the literature search and multicases was possible to conclude that when it comes to performance, market entry development and production, the creation and development of a commercial cluster becomes like a market strategy every day more in the Brazilian scenario. That was conclusive and exhaustive, random noticing gaps difficulties for greater profitability within a cluster, this excels when the participating organizations are smaller, devoid of preparation for the market, in that the cluster is a commercial real leverage. Compete and cooperate simultaneously making practical the concept of competition strategy that was many national companies have joined for working in the market today are concluding that this is a valid competitive strategy and still very much in vogue and grow in the country
id PUC_SP-1_47c88aa04d39a45f7b8281b9a9fad31d
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/1098
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Joao, Belmiro do Nascimentohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4382906U2Fracaroli, Fernando2016-04-25T16:44:38Z2014-04-142014-03-18Fracaroli, Fernando. A instalação e desenvolvimento de um Cluster comercial gerando diferencial competitivo: estudo de caso no setor da cadeia produtiva do algodão. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1098This study aimed to examine whether on the administrative, technological and business reality installing a commercial cluster can generate a competitive advantage for organizations, which through the literature search and multicases was possible to conclude that when it comes to performance, market entry development and production, the creation and development of a commercial cluster becomes like a market strategy every day more in the Brazilian scenario. That was conclusive and exhaustive, random noticing gaps difficulties for greater profitability within a cluster, this excels when the participating organizations are smaller, devoid of preparation for the market, in that the cluster is a commercial real leverage. Compete and cooperate simultaneously making practical the concept of competition strategy that was many national companies have joined for working in the market today are concluding that this is a valid competitive strategy and still very much in vogue and grow in the countryEste estudo teve como objetivo analisar se diante da realidade administrativa, tecnológica e comercial a instalação um cluster comercial pode gerar um diferencial competitivo para as organizações, onde através da pesquisa bibliográfica e de multicasos foi possível concluir que em se tratando de atuação, entrada no mercado, desenvolvimento e produção, a criação e desenvolvimento de um cluster comercial se torna como uma estratégia de mercado a cada dia mais dentro do cenário brasileiro. Isso foi conclusivo, mesmo percebendo lacunas de dificuldades para a lucratividade maior dentro de um cluster, esse se sobressai quando as organizações participantes são menores, desprovidas de preparo para o mercado, no que o cluster comercial é uma verdadeira alavanca. Competir e cooperar simultaneamente tornando prático o conceito de coopetição foi a estratégia que muitas empresas nacionais aderiram para estarem hoje atuantes no mercado concluindo que essa é uma estratégia competitiva valida e ainda muito em voga e a crescer no paísapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2359/Fernando%20Fracaroli.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCoopetiçãoCooperaçãoCompetiçãoRede de empresasCluster empresariaisCoopetitionCooperationCompetitionEnterprise network clusterCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA instalação e desenvolvimento de um Cluster comercial gerando diferencial competitivo: estudo de caso no setor da cadeia produtiva do algodãoDissertaçãoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTFernando Fracaroli.pdf.txtFernando Fracaroli.pdf.txtExtracted texttext/plain235575https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1098/3/Fernando%20Fracaroli.pdf.txt4265a5a4eed569e540128bbd7b64aef7MD53ORIGINALFernando Fracaroli.pdfapplication/pdf677209https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1098/1/Fernando%20Fracaroli.pdfd30dea0438b67d64e6b23c1a944e0ed3MD51THUMBNAILFernando Fracaroli.pdf.jpgFernando Fracaroli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1098/2/Fernando%20Fracaroli.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/10982022-08-22 19:29:37.181oai:repositorio.pucsp.br:handle/1098Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-22T22:29:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A instalação e desenvolvimento de um Cluster comercial gerando diferencial competitivo: estudo de caso no setor da cadeia produtiva do algodão
title A instalação e desenvolvimento de um Cluster comercial gerando diferencial competitivo: estudo de caso no setor da cadeia produtiva do algodão
spellingShingle A instalação e desenvolvimento de um Cluster comercial gerando diferencial competitivo: estudo de caso no setor da cadeia produtiva do algodão
Fracaroli, Fernando
Coopetição
Cooperação
Competição
Rede de empresas
Cluster empresariais
Coopetition
Cooperation
Competition
Enterprise network cluster
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short A instalação e desenvolvimento de um Cluster comercial gerando diferencial competitivo: estudo de caso no setor da cadeia produtiva do algodão
title_full A instalação e desenvolvimento de um Cluster comercial gerando diferencial competitivo: estudo de caso no setor da cadeia produtiva do algodão
title_fullStr A instalação e desenvolvimento de um Cluster comercial gerando diferencial competitivo: estudo de caso no setor da cadeia produtiva do algodão
title_full_unstemmed A instalação e desenvolvimento de um Cluster comercial gerando diferencial competitivo: estudo de caso no setor da cadeia produtiva do algodão
title_sort A instalação e desenvolvimento de um Cluster comercial gerando diferencial competitivo: estudo de caso no setor da cadeia produtiva do algodão
author Fracaroli, Fernando
author_facet Fracaroli, Fernando
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Joao, Belmiro do Nascimento
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4382906U2
dc.contributor.author.fl_str_mv Fracaroli, Fernando
contributor_str_mv Joao, Belmiro do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Coopetição
Cooperação
Competição
Rede de empresas
Cluster empresariais
topic Coopetição
Cooperação
Competição
Rede de empresas
Cluster empresariais
Coopetition
Cooperation
Competition
Enterprise network cluster
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Coopetition
Cooperation
Competition
Enterprise network cluster
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description This study aimed to examine whether on the administrative, technological and business reality installing a commercial cluster can generate a competitive advantage for organizations, which through the literature search and multicases was possible to conclude that when it comes to performance, market entry development and production, the creation and development of a commercial cluster becomes like a market strategy every day more in the Brazilian scenario. That was conclusive and exhaustive, random noticing gaps difficulties for greater profitability within a cluster, this excels when the participating organizations are smaller, devoid of preparation for the market, in that the cluster is a commercial real leverage. Compete and cooperate simultaneously making practical the concept of competition strategy that was many national companies have joined for working in the market today are concluding that this is a valid competitive strategy and still very much in vogue and grow in the country
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-14
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-25T16:44:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv Dissertação
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Fracaroli, Fernando. A instalação e desenvolvimento de um Cluster comercial gerando diferencial competitivo: estudo de caso no setor da cadeia produtiva do algodão. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1098
identifier_str_mv Fracaroli, Fernando. A instalação e desenvolvimento de um Cluster comercial gerando diferencial competitivo: estudo de caso no setor da cadeia produtiva do algodão. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1098/3/Fernando%20Fracaroli.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1098/1/Fernando%20Fracaroli.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1098/2/Fernando%20Fracaroli.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4265a5a4eed569e540128bbd7b64aef7
d30dea0438b67d64e6b23c1a944e0ed3
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423983691956224