É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
|
Departamento: |
Psicologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16043 |
Resumo: | This research aimed to test the utilization of a inferential training, to evaluates its effects on the text comprehension skill, in a class with students on the fourth grade of the Basic Education. For this, the 38 participants were divided in groups: 19 children to Intervention s Group and 19 children to the Control Group. For the GI's children, was performed one intervention in class whom students were stimulated and taught to seek clue that would lead them to make inferences and justified the generating bases of these inferences, relating text's information with previous knowledge, and to integrate information mentioned in the same text. No significant differences were found between the two groups in the pre-test. In the pos-test, every GI s children were significantly more successful than those in the CG. Only the children in the GI showed improvement of their comprehension skills when compared in the pre- and in the post-test 1 and 2. These intervention proceedings and their educational implication are analyzed and discussed in terms of finding useful ways of teaching comprehension in the school setting |
id |
PUC_SP-1_48757e46695676a7d18ff3c05d27b9b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16043 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Maluf, Maria Reginahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4451879A6Yacalos, Ioana da Cunha Pereira2016-04-28T20:56:31Z2012-07-182012-06-01Yacalos, Ioana da Cunha Pereira. É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16043This research aimed to test the utilization of a inferential training, to evaluates its effects on the text comprehension skill, in a class with students on the fourth grade of the Basic Education. For this, the 38 participants were divided in groups: 19 children to Intervention s Group and 19 children to the Control Group. For the GI's children, was performed one intervention in class whom students were stimulated and taught to seek clue that would lead them to make inferences and justified the generating bases of these inferences, relating text's information with previous knowledge, and to integrate information mentioned in the same text. No significant differences were found between the two groups in the pre-test. In the pos-test, every GI s children were significantly more successful than those in the CG. Only the children in the GI showed improvement of their comprehension skills when compared in the pre- and in the post-test 1 and 2. These intervention proceedings and their educational implication are analyzed and discussed in terms of finding useful ways of teaching comprehension in the school settingA presente pesquisa teve como objetivo testar a utilização de um procedimento de treino em fazer inferências, para verificar seus efeitos sobre a habilidade de compreensão de textos em uma turma de alunos de 4º ano do Ensino Fundamental. Para isso, os 38 participantes do estudo foram divididos em 19 crianças para um Grupo de Intervenção, e 19 crianças para um Grupo Controle. Com as crianças do GI foi realizada uma intervenção em sala de aula, na qual os alunos foram estimulados e ensinados a procurar pistas que os levassem a fazer inferências e justificar as bases geradoras destas inferências, relacionando informações textuais com seu conhecimento de mundo e relacionando informações diferentes presentes no mesmo texto. Não foram identificadas diferenças significativas entre os grupos no Pré-teste. No Pós-teste, todas as crianças do GI tiveram desempenho melhor do que as do GC. Foram as únicas que melhoraram significativamente seu desempenho do Pré-teste para os Pós-testes 1 e 2. Os procedimentos de intervenção e suas implicações educacionais são analisados e discutidos em termos de práticas de ensino que possam ser utilizadas para desenvolver a compreensão de texto em sala de aulaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32251/Ioana%20da%20Cunha%20Pereira%20Yacalos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaCompreensão de textosInferênciasCriançasSala de aulaText comprehensionInferencesChildrenSchool settingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALÉ sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTIoana da Cunha Pereira Yacalos.pdf.txtIoana da Cunha Pereira Yacalos.pdf.txtExtracted texttext/plain197628https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16043/3/Ioana%20da%20Cunha%20Pereira%20Yacalos.pdf.txt307feca21371d8bb3f5dd17fd4bff456MD53ORIGINALIoana da Cunha Pereira Yacalos.pdfapplication/pdf2335995https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16043/1/Ioana%20da%20Cunha%20Pereira%20Yacalos.pdfd1e4b2648a8e9acda7bf3282f275bca9MD51THUMBNAILIoana da Cunha Pereira Yacalos.pdf.jpgIoana da Cunha Pereira Yacalos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16043/2/Ioana%20da%20Cunha%20Pereira%20Yacalos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/160432022-04-27 15:22:36.006oai:repositorio.pucsp.br:handle/16043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:22:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano |
title |
É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano |
spellingShingle |
É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano Yacalos, Ioana da Cunha Pereira Compreensão de textos Inferências Crianças Sala de aula Text comprehension Inferences Children School setting CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano |
title_full |
É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano |
title_fullStr |
É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano |
title_full_unstemmed |
É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano |
title_sort |
É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano |
author |
Yacalos, Ioana da Cunha Pereira |
author_facet |
Yacalos, Ioana da Cunha Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maluf, Maria Regina |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4451879A6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yacalos, Ioana da Cunha Pereira |
contributor_str_mv |
Maluf, Maria Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão de textos Inferências Crianças Sala de aula |
topic |
Compreensão de textos Inferências Crianças Sala de aula Text comprehension Inferences Children School setting CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Text comprehension Inferences Children School setting |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
This research aimed to test the utilization of a inferential training, to evaluates its effects on the text comprehension skill, in a class with students on the fourth grade of the Basic Education. For this, the 38 participants were divided in groups: 19 children to Intervention s Group and 19 children to the Control Group. For the GI's children, was performed one intervention in class whom students were stimulated and taught to seek clue that would lead them to make inferences and justified the generating bases of these inferences, relating text's information with previous knowledge, and to integrate information mentioned in the same text. No significant differences were found between the two groups in the pre-test. In the pos-test, every GI s children were significantly more successful than those in the CG. Only the children in the GI showed improvement of their comprehension skills when compared in the pre- and in the post-test 1 and 2. These intervention proceedings and their educational implication are analyzed and discussed in terms of finding useful ways of teaching comprehension in the school setting |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-07-18 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:56:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Yacalos, Ioana da Cunha Pereira. É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16043 |
identifier_str_mv |
Yacalos, Ioana da Cunha Pereira. É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16043/3/Ioana%20da%20Cunha%20Pereira%20Yacalos.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16043/1/Ioana%20da%20Cunha%20Pereira%20Yacalos.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16043/2/Ioana%20da%20Cunha%20Pereira%20Yacalos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
307feca21371d8bb3f5dd17fd4bff456 d1e4b2648a8e9acda7bf3282f275bca9 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423984462659584 |