É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Yacalos, Ioana da Cunha Pereira lattes
Orientador(a): Maluf, Maria Regina
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16043
Resumo: This research aimed to test the utilization of a inferential training, to evaluates its effects on the text comprehension skill, in a class with students on the fourth grade of the Basic Education. For this, the 38 participants were divided in groups: 19 children to Intervention s Group and 19 children to the Control Group. For the GI's children, was performed one intervention in class whom students were stimulated and taught to seek clue that would lead them to make inferences and justified the generating bases of these inferences, relating text's information with previous knowledge, and to integrate information mentioned in the same text. No significant differences were found between the two groups in the pre-test. In the pos-test, every GI s children were significantly more successful than those in the CG. Only the children in the GI showed improvement of their comprehension skills when compared in the pre- and in the post-test 1 and 2. These intervention proceedings and their educational implication are analyzed and discussed in terms of finding useful ways of teaching comprehension in the school setting
id PUC_SP-1_48757e46695676a7d18ff3c05d27b9b9
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16043
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Maluf, Maria Reginahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4451879A6Yacalos, Ioana da Cunha Pereira2016-04-28T20:56:31Z2012-07-182012-06-01Yacalos, Ioana da Cunha Pereira. É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16043This research aimed to test the utilization of a inferential training, to evaluates its effects on the text comprehension skill, in a class with students on the fourth grade of the Basic Education. For this, the 38 participants were divided in groups: 19 children to Intervention s Group and 19 children to the Control Group. For the GI's children, was performed one intervention in class whom students were stimulated and taught to seek clue that would lead them to make inferences and justified the generating bases of these inferences, relating text's information with previous knowledge, and to integrate information mentioned in the same text. No significant differences were found between the two groups in the pre-test. In the pos-test, every GI s children were significantly more successful than those in the CG. Only the children in the GI showed improvement of their comprehension skills when compared in the pre- and in the post-test 1 and 2. These intervention proceedings and their educational implication are analyzed and discussed in terms of finding useful ways of teaching comprehension in the school settingA presente pesquisa teve como objetivo testar a utilização de um procedimento de treino em fazer inferências, para verificar seus efeitos sobre a habilidade de compreensão de textos em uma turma de alunos de 4º ano do Ensino Fundamental. Para isso, os 38 participantes do estudo foram divididos em 19 crianças para um Grupo de Intervenção, e 19 crianças para um Grupo Controle. Com as crianças do GI foi realizada uma intervenção em sala de aula, na qual os alunos foram estimulados e ensinados a procurar pistas que os levassem a fazer inferências e justificar as bases geradoras destas inferências, relacionando informações textuais com seu conhecimento de mundo e relacionando informações diferentes presentes no mesmo texto. Não foram identificadas diferenças significativas entre os grupos no Pré-teste. No Pós-teste, todas as crianças do GI tiveram desempenho melhor do que as do GC. Foram as únicas que melhoraram significativamente seu desempenho do Pré-teste para os Pós-testes 1 e 2. Os procedimentos de intervenção e suas implicações educacionais são analisados e discutidos em termos de práticas de ensino que possam ser utilizadas para desenvolver a compreensão de texto em sala de aulaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32251/Ioana%20da%20Cunha%20Pereira%20Yacalos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaCompreensão de textosInferênciasCriançasSala de aulaText comprehensionInferencesChildrenSchool settingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALÉ sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTIoana da Cunha Pereira Yacalos.pdf.txtIoana da Cunha Pereira Yacalos.pdf.txtExtracted texttext/plain197628https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16043/3/Ioana%20da%20Cunha%20Pereira%20Yacalos.pdf.txt307feca21371d8bb3f5dd17fd4bff456MD53ORIGINALIoana da Cunha Pereira Yacalos.pdfapplication/pdf2335995https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16043/1/Ioana%20da%20Cunha%20Pereira%20Yacalos.pdfd1e4b2648a8e9acda7bf3282f275bca9MD51THUMBNAILIoana da Cunha Pereira Yacalos.pdf.jpgIoana da Cunha Pereira Yacalos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16043/2/Ioana%20da%20Cunha%20Pereira%20Yacalos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/160432022-04-27 15:22:36.006oai:repositorio.pucsp.br:handle/16043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:22:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano
title É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano
spellingShingle É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano
Yacalos, Ioana da Cunha Pereira
Compreensão de textos
Inferências
Crianças
Sala de aula
Text comprehension
Inferences
Children
School setting
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano
title_full É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano
title_fullStr É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano
title_full_unstemmed É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano
title_sort É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano
author Yacalos, Ioana da Cunha Pereira
author_facet Yacalos, Ioana da Cunha Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4451879A6
dc.contributor.author.fl_str_mv Yacalos, Ioana da Cunha Pereira
contributor_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão de textos
Inferências
Crianças
Sala de aula
topic Compreensão de textos
Inferências
Crianças
Sala de aula
Text comprehension
Inferences
Children
School setting
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Text comprehension
Inferences
Children
School setting
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description This research aimed to test the utilization of a inferential training, to evaluates its effects on the text comprehension skill, in a class with students on the fourth grade of the Basic Education. For this, the 38 participants were divided in groups: 19 children to Intervention s Group and 19 children to the Control Group. For the GI's children, was performed one intervention in class whom students were stimulated and taught to seek clue that would lead them to make inferences and justified the generating bases of these inferences, relating text's information with previous knowledge, and to integrate information mentioned in the same text. No significant differences were found between the two groups in the pre-test. In the pos-test, every GI s children were significantly more successful than those in the CG. Only the children in the GI showed improvement of their comprehension skills when compared in the pre- and in the post-test 1 and 2. These intervention proceedings and their educational implication are analyzed and discussed in terms of finding useful ways of teaching comprehension in the school setting
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-07-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Yacalos, Ioana da Cunha Pereira. É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16043
identifier_str_mv Yacalos, Ioana da Cunha Pereira. É sendo ensinado que se aprende: resultados de um treino em inferências na compreensão de textos de crianças do 4º ano. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16043/3/Ioana%20da%20Cunha%20Pereira%20Yacalos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16043/1/Ioana%20da%20Cunha%20Pereira%20Yacalos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16043/2/Ioana%20da%20Cunha%20Pereira%20Yacalos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 307feca21371d8bb3f5dd17fd4bff456
d1e4b2648a8e9acda7bf3282f275bca9
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423984462659584