A infância desvalida na trajetória do Instituto Dona Placidina em Mogi das Cruzes (1931-1966): análise da dinâmica de atendimento de meninas órfãs e pobres em uma instituição de ensino católica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Oliveira, Juarez Bernardino de lattes
Orientador(a): Toledo, Maria Rita de Almeida
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10677
Resumo: This research analyzes the receiving of poor orphan girls the history of the Dona Placidina Institute of Mogi das Cruzes from 1931 to 1966. The Institute was a primary catholic school created in 1931, to receive poor orphan girls according to the demanded will of a priest of that city. Priest João Lourenço de Siqueira, who left all his estate for the Archdiocese of São Paulo to found the Institution. The Institute, ran by the Sisters of São Vicente de Paulo de Gysegem, along the years, became an important private school in the city and began to receive an important part of the Mogiana elite. In this study I try to understand which social function the supportless childhood started to be taken into account in the Institute, from its foundation until 1966, when the intership was closed - sector which received the orphan girls - and the leaving of the Sisters of São Vicente from the Institute. The research analyzes the acting of different interlocutors who contributed to the conformation of the Institute. For that, I've used as sources, the intern laws of the Institute, the board meeting records, the reports delivered to the Archdiocese, city authors' articles and local newspapers. Inspired by the analyses of the English Historian Edward Palmer Thompson, I tried to understand the importance that the poor orphan childhood acquired in the life of the Institution, inspite of the constant decrease in the number of poor orphan girls received
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The Institute, ran by the Sisters of São Vicente de Paulo de Gysegem, along the years, became an important private school in the city and began to receive an important part of the Mogiana elite. In this study I try to understand which social function the supportless childhood started to be taken into account in the Institute, from its foundation until 1966, when the intership was closed - sector which received the orphan girls - and the leaving of the Sisters of São Vicente from the Institute. The research analyzes the acting of different interlocutors who contributed to the conformation of the Institute. For that, I've used as sources, the intern laws of the Institute, the board meeting records, the reports delivered to the Archdiocese, city authors' articles and local newspapers. Inspired by the analyses of the English Historian Edward Palmer Thompson, I tried to understand the importance that the poor orphan childhood acquired in the life of the Institution, inspite of the constant decrease in the number of poor orphan girls receivedEsta pesquisa analisa o atendimento de meninas órfãs pobres na trajetória do Instituto Dona Placidina de Mogi das Cruzes de 1931 a 1966. O Instituto era uma escola primária católica criada, em 1931, para atender meninas órfãs pobres em cumprimento as exigências testamentárias de um padre da cidade, Pe João Lourenço de Siqueira, que deixou todos os seus bens para que a Arquidiocese de São Paulo fundasse a Instituição. O Instituto, administrado pelas Irmãs de São Vicente de Paulo de Gysegem, ao longo dos anos, tornou-se uma importante escola particular da cidade e passou a atender parte importante das filhas da elite mogiana. Neste estudo busco compreender qual a função social que a infância desvalida passou a desempenhar no Instituto, da sua fundação até 1966, ano que marca o fechamento do internato - setor que atendia as órfãs - e a saída das Irmãs de São Vicente do Instituto. A pesquisa analisa a atuação dos diferentes interlocutores que contribuíram para a conformação da Instituição. Para isso, utilizei como fontes os estatutos do Instituto, as atas das reuniões de diretoria, os relatórios encaminhados para a Arquidiocese, crônicas de autores da cidade e jornais de circulação local. Inspirado nas análises do historiador inglês Edward Palmer Thompson busquei compreender a centralidade que a infância órfã pobre adquiriu na vida da Instituição, apesar da constante diminuição do número de meninas órfãs pobres atendidasapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22369/Juarez%20Bernardino%20de%20Oliveira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoInfância órfã pobreInstituto de educação católicoEducação católica em São PauloInstituições de ensinoInstituto Dona Placidina (Mogi das Cruzes, SP) -- HistoriaOrfanatos -- Mogi das Cruzes, SP -- HistoriaIgreja Catolica -- EducacaoEscolas catolicas -- Mogi das Cruzes, SP -- HistoriaPoor orphan childhoodCatholic education instituteCatholic education in São PauloEducational institutionsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA infância desvalida na trajetória do Instituto Dona Placidina em Mogi das Cruzes (1931-1966): análise da dinâmica de atendimento de meninas órfãs e pobres em uma instituição de ensino católicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJuarez Bernardino de Oliveira.pdf.txtJuarez Bernardino de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain267582https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10677/3/Juarez%20Bernardino%20de%20Oliveira.pdf.txt0b37dc70eafe523c7cbf6bf7be79c150MD53ORIGINALJuarez Bernardino de Oliveira.pdfapplication/pdf2981045https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10677/1/Juarez%20Bernardino%20de%20Oliveira.pdf1023cab932ba7f3f59fff70f779e5ad7MD51THUMBNAILJuarez Bernardino de Oliveira.pdf.jpgJuarez Bernardino de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10677/2/Juarez%20Bernardino%20de%20Oliveira.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/106772022-06-28 11:28:56.916oai:repositorio.pucsp.br:handle/10677Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T14:28:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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