O eurocentrismo nos programas curriculares de história do estado de São Paulo: 1942-2008

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Martins, Marcel Alves lattes
Orientador(a): Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10368
Resumo: The teaching of History in Brazil was markedly influenced by a Eurocentric paradigm of history throughout the nineteenth century until the mid-twentieth century, along the lines of the History of French Civilization. This model, together with its canonical repertoire and its Western view of the historical process was consolidated in school curricula and teaching materials. Attempts to break with this paradigm, held in the process of curriculum reform in the 1980s and 1990s were not sufficient for this model were no longer present in the curriculum of São Paulo. The discussions around the contents of the 2008 History Curriculum Proposal for the State of São Paulo disregard the production on the teaching of History of the last thirty years and point to a setback regarding the selection and content organization, rescuing the Eurocentric model curriculum school. In presenting critics on some elements that make up the Eurocentrism and analyzing the historical background (1942-2008) of knowledge in school History curricula, this research is to identify the moving object of learning content in the curriculum, its continuities or discontinuities, checking the extent to which the 2008 Proposed Structure for the State of São Paulo represents a setback in the content selection of History
id PUC_SP-1_5db8bb9b701e9ead7bbee28fb2ed22a4
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10368
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Bittencourt, Circe Maria Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4481066U3Martins, Marcel Alves2016-04-27T16:32:40Z2012-09-122012-08-28Martins, Marcel Alves. O eurocentrismo nos programas curriculares de história do estado de São Paulo: 1942-2008. 2012. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10368The teaching of History in Brazil was markedly influenced by a Eurocentric paradigm of history throughout the nineteenth century until the mid-twentieth century, along the lines of the History of French Civilization. This model, together with its canonical repertoire and its Western view of the historical process was consolidated in school curricula and teaching materials. Attempts to break with this paradigm, held in the process of curriculum reform in the 1980s and 1990s were not sufficient for this model were no longer present in the curriculum of São Paulo. The discussions around the contents of the 2008 History Curriculum Proposal for the State of São Paulo disregard the production on the teaching of History of the last thirty years and point to a setback regarding the selection and content organization, rescuing the Eurocentric model curriculum school. In presenting critics on some elements that make up the Eurocentrism and analyzing the historical background (1942-2008) of knowledge in school History curricula, this research is to identify the moving object of learning content in the curriculum, its continuities or discontinuities, checking the extent to which the 2008 Proposed Structure for the State of São Paulo represents a setback in the content selection of HistoryO ensino de História no Brasil foi marcantemente influenciado por um paradigma eurocêntrico de História ao longo do século XIX até meados do século XX, nos moldes da História da Civilização francesa. Tal modelo, juntamente com seu repertório canônico e sua visão Ocidental do processo histórico, consolidou-se nos currículos escolares e nos materiais didáticos. As tentativas de rupturas com este paradigma, realizadas no processo de reformulação curricular dos anos 1980 e 1990, não foram suficientes para que esse modelo deixasse de estar presente no currículo paulista. As discussões em torno dos conteúdos de História na Proposta Curricular do Estado de São Paulo de 2008 desconsideram a produção sobre o ensino de História dos últimos trinta anos e apontam para um retrocesso no tocante à seleção e organização dos conteúdos, resgatando o modelo eurocêntrico no currículo escolar. Ao apresentar críticas a alguns dos elementos que compõem o eurocentrismo e analisar o percurso histórico (1942-2008) dos saberes escolarizados pelos currículos de História, a presente pesquisa tem por objeto identificar o movimento dos conteúdos de ensino nos currículos, suas permanências ou descontinuidades, verificando até que ponto a Proposta Curricular do Estado de São Paulo de 2008 representa um retrocesso na seleção de conteúdos de HistóriaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23088/Marcel%20Alves%20Martins.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoEnsino de históriaEurocentrismoCurrículoConteúdos curricularesTeaching historyEurocentrismCurriculumCurriculum contentCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOO eurocentrismo nos programas curriculares de história do estado de São Paulo: 1942-2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarcel Alves Martins.pdf.txtMarcel Alves Martins.pdf.txtExtracted texttext/plain414679https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10368/3/Marcel%20Alves%20Martins.pdf.txta0c982499abaf9a506ab6543bd101ac8MD53ORIGINALMarcel Alves Martins.pdfapplication/pdf954715https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10368/1/Marcel%20Alves%20Martins.pdfd42f3e0cc20b98155b7840d83b494cffMD51THUMBNAILMarcel Alves Martins.pdf.jpgMarcel Alves Martins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10368/2/Marcel%20Alves%20Martins.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/103682022-06-28 09:58:16.693oai:repositorio.pucsp.br:handle/10368Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T12:58:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O eurocentrismo nos programas curriculares de história do estado de São Paulo: 1942-2008
title O eurocentrismo nos programas curriculares de história do estado de São Paulo: 1942-2008
spellingShingle O eurocentrismo nos programas curriculares de história do estado de São Paulo: 1942-2008
Martins, Marcel Alves
Ensino de história
Eurocentrismo
Currículo
Conteúdos curriculares
Teaching history
Eurocentrism
Curriculum
Curriculum content
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short O eurocentrismo nos programas curriculares de história do estado de São Paulo: 1942-2008
title_full O eurocentrismo nos programas curriculares de história do estado de São Paulo: 1942-2008
title_fullStr O eurocentrismo nos programas curriculares de história do estado de São Paulo: 1942-2008
title_full_unstemmed O eurocentrismo nos programas curriculares de história do estado de São Paulo: 1942-2008
title_sort O eurocentrismo nos programas curriculares de história do estado de São Paulo: 1942-2008
author Martins, Marcel Alves
author_facet Martins, Marcel Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bittencourt, Circe Maria Fernandes
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4481066U3
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Marcel Alves
contributor_str_mv Bittencourt, Circe Maria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Eurocentrismo
Currículo
Conteúdos curriculares
topic Ensino de história
Eurocentrismo
Currículo
Conteúdos curriculares
Teaching history
Eurocentrism
Curriculum
Curriculum content
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching history
Eurocentrism
Curriculum
Curriculum content
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description The teaching of History in Brazil was markedly influenced by a Eurocentric paradigm of history throughout the nineteenth century until the mid-twentieth century, along the lines of the History of French Civilization. This model, together with its canonical repertoire and its Western view of the historical process was consolidated in school curricula and teaching materials. Attempts to break with this paradigm, held in the process of curriculum reform in the 1980s and 1990s were not sufficient for this model were no longer present in the curriculum of São Paulo. The discussions around the contents of the 2008 History Curriculum Proposal for the State of São Paulo disregard the production on the teaching of History of the last thirty years and point to a setback regarding the selection and content organization, rescuing the Eurocentric model curriculum school. In presenting critics on some elements that make up the Eurocentrism and analyzing the historical background (1942-2008) of knowledge in school History curricula, this research is to identify the moving object of learning content in the curriculum, its continuities or discontinuities, checking the extent to which the 2008 Proposed Structure for the State of São Paulo represents a setback in the content selection of History
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-09-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:32:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Martins, Marcel Alves. O eurocentrismo nos programas curriculares de história do estado de São Paulo: 1942-2008. 2012. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10368
identifier_str_mv Martins, Marcel Alves. O eurocentrismo nos programas curriculares de história do estado de São Paulo: 1942-2008. 2012. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10368/3/Marcel%20Alves%20Martins.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10368/1/Marcel%20Alves%20Martins.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10368/2/Marcel%20Alves%20Martins.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a0c982499abaf9a506ab6543bd101ac8
d42f3e0cc20b98155b7840d83b494cff
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424103174045696