Sentidos constituídos por um educador popular acerca de sua prática desenvolvida com adolescentes: uma análise sócio-Histórica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Naves, Flaviana Franco lattes
Orientador(a): Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15985
Resumo: This qualitative research has had as its main objective to analyze the meanings constructed by a professional popular educator about his educative practice developed with adolescents of the low social class. The epistemology and methodology adopted were the ones of the Sociohistorical Psychology evidencing the categories sense and meaning that are the central points of the research. The study s subject is a popular educator that works with adolescents of the lower social class. To conduct the research we used the semi-structured interview in the recurrent modality. Three interviews were carried out with the same subject to qualify the information. The analysis procedure was the Strategy of Analysis of Signification Nuclei presented by Aguiar; Ozella (2006) that aims at approaching de subject s meaning zones from the empirical data to their interpretation. The analysis resulted in five Meaning nuclei, and an analytical essay was developed from intranuclei to internuclei. Our analysis revealed, among other aspects, that de meanings constructed by the popular educator are related to his practice that intends to be a way of visualization and conduction of contrahegemony, the youth emancipation, social changes, and above all, a movement that becomes a changing praxis that can contribute to the construction of a fairer and solidary world
id PUC_SP-1_5e7c6737dbb08885ddf290b0109f73dc
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/15985
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Aguiar, Wanda Maria Junqueira dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4483276P6Naves, Flaviana Franco2016-04-28T20:56:22Z2011-06-132011-05-27Naves, Flaviana Franco. Meanings constructed by a popular educator about his practice developed with adolescents: a sociohistorical analysis. 2011. 194 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15985This qualitative research has had as its main objective to analyze the meanings constructed by a professional popular educator about his educative practice developed with adolescents of the low social class. The epistemology and methodology adopted were the ones of the Sociohistorical Psychology evidencing the categories sense and meaning that are the central points of the research. The study s subject is a popular educator that works with adolescents of the lower social class. To conduct the research we used the semi-structured interview in the recurrent modality. Three interviews were carried out with the same subject to qualify the information. The analysis procedure was the Strategy of Analysis of Signification Nuclei presented by Aguiar; Ozella (2006) that aims at approaching de subject s meaning zones from the empirical data to their interpretation. The analysis resulted in five Meaning nuclei, and an analytical essay was developed from intranuclei to internuclei. Our analysis revealed, among other aspects, that de meanings constructed by the popular educator are related to his practice that intends to be a way of visualization and conduction of contrahegemony, the youth emancipation, social changes, and above all, a movement that becomes a changing praxis that can contribute to the construction of a fairer and solidary worldA presente dissertação constitui-se em uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo analisar os sentidos constituídos por um profissional educador popular acerca de sua prática educativa desenvolvida com adolescentes de classe baixa. A orientação epistemológica e metodológica adotada foi a da Psicologia Sócio-Histórica, com especial destaque para as categorias sentido e significado, centrais no percurso desta pesquisa. Teve como sujeito um educador popular que atua junto a adolescentes de classes populares. O instrumento utilizado para obtenção de informações foi o da entrevista do tipo semi-estruturada, na modalidade recorrente. Foram realizadas três entrevistas com o mesmo sujeito com a finalidade de qualificar as informações. Como procedimento de análise utilizamos a Estratégia de Análise dos Núcleos de Significação apresentada por Aguiar; Ozella (2006), que visa uma aproximação das zonas de sentido do sujeito saindo do empírico rumo à interpretação. Finalizado o procedimento de análise, que resultou em cinco Núcleos de Significação, realizamos um ensaio analítico na direção intranúcleos para a internúcleos. Nossa análise demonstrou, dentre outros aspectos, que os sentidos constituídos pelo educador popular acerca de sua prática são de que ela pretende ser um meio de desvelamento e execução da contra-hegemonia, de emancipação do jovem, de transformação social e, sobretudo, um movimento que constitua uma práxis transformadora, que contribua para a construção de um mundo mais justo e solidárioConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32220/Flaviana%20Franco%20Naves.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaPsicologia sócio-HistóricaAdolescênciaPrática educativaEducação popularSentidoSociohistorical psychologyAdolescenceEducative practicePopular educationMeaningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALSentidos constituídos por um educador popular acerca de sua prática desenvolvida com adolescentes: uma análise sócio-HistóricaMeanings constructed by a popular educator about his practice developed with adolescents: a sociohistorical analysisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTFlaviana Franco Naves.pdf.txtFlaviana Franco Naves.pdf.txtExtracted texttext/plain558230https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15985/3/Flaviana%20Franco%20Naves.pdf.txt830d2880b9164b0367d6e239cbe48aa7MD53ORIGINALFlaviana Franco Naves.pdfapplication/pdf1530281https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15985/1/Flaviana%20Franco%20Naves.pdf7ed0aed1a233803f72584dbc09372361MD51THUMBNAILFlaviana Franco Naves.pdf.jpgFlaviana Franco Naves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15985/2/Flaviana%20Franco%20Naves.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/159852022-04-27 15:06:35.145oai:repositorio.pucsp.br:handle/15985Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:06:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Sentidos constituídos por um educador popular acerca de sua prática desenvolvida com adolescentes: uma análise sócio-Histórica
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Meanings constructed by a popular educator about his practice developed with adolescents: a sociohistorical analysis
title Sentidos constituídos por um educador popular acerca de sua prática desenvolvida com adolescentes: uma análise sócio-Histórica
spellingShingle Sentidos constituídos por um educador popular acerca de sua prática desenvolvida com adolescentes: uma análise sócio-Histórica
Naves, Flaviana Franco
Psicologia sócio-Histórica
Adolescência
Prática educativa
Educação popular
Sentido
Sociohistorical psychology
Adolescence
Educative practice
Popular education
Meaning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Sentidos constituídos por um educador popular acerca de sua prática desenvolvida com adolescentes: uma análise sócio-Histórica
title_full Sentidos constituídos por um educador popular acerca de sua prática desenvolvida com adolescentes: uma análise sócio-Histórica
title_fullStr Sentidos constituídos por um educador popular acerca de sua prática desenvolvida com adolescentes: uma análise sócio-Histórica
title_full_unstemmed Sentidos constituídos por um educador popular acerca de sua prática desenvolvida com adolescentes: uma análise sócio-Histórica
title_sort Sentidos constituídos por um educador popular acerca de sua prática desenvolvida com adolescentes: uma análise sócio-Histórica
author Naves, Flaviana Franco
author_facet Naves, Flaviana Franco
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4483276P6
dc.contributor.author.fl_str_mv Naves, Flaviana Franco
contributor_str_mv Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia sócio-Histórica
Adolescência
Prática educativa
Educação popular
Sentido
topic Psicologia sócio-Histórica
Adolescência
Prática educativa
Educação popular
Sentido
Sociohistorical psychology
Adolescence
Educative practice
Popular education
Meaning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Sociohistorical psychology
Adolescence
Educative practice
Popular education
Meaning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description This qualitative research has had as its main objective to analyze the meanings constructed by a professional popular educator about his educative practice developed with adolescents of the low social class. The epistemology and methodology adopted were the ones of the Sociohistorical Psychology evidencing the categories sense and meaning that are the central points of the research. The study s subject is a popular educator that works with adolescents of the lower social class. To conduct the research we used the semi-structured interview in the recurrent modality. Three interviews were carried out with the same subject to qualify the information. The analysis procedure was the Strategy of Analysis of Signification Nuclei presented by Aguiar; Ozella (2006) that aims at approaching de subject s meaning zones from the empirical data to their interpretation. The analysis resulted in five Meaning nuclei, and an analytical essay was developed from intranuclei to internuclei. Our analysis revealed, among other aspects, that de meanings constructed by the popular educator are related to his practice that intends to be a way of visualization and conduction of contrahegemony, the youth emancipation, social changes, and above all, a movement that becomes a changing praxis that can contribute to the construction of a fairer and solidary world
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-06-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Naves, Flaviana Franco. Meanings constructed by a popular educator about his practice developed with adolescents: a sociohistorical analysis. 2011. 194 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15985
identifier_str_mv Naves, Flaviana Franco. Meanings constructed by a popular educator about his practice developed with adolescents: a sociohistorical analysis. 2011. 194 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15985/3/Flaviana%20Franco%20Naves.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15985/1/Flaviana%20Franco%20Naves.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15985/2/Flaviana%20Franco%20Naves.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 830d2880b9164b0367d6e239cbe48aa7
7ed0aed1a233803f72584dbc09372361
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424096449527808