Teia da vida: processos e produção de tecnologias educacionais numa perspectiva da complexidade para criação de web currículos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Barreto, Gilson Oliveira lattes
Orientador(a): Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9864
Resumo: perspective of the complexity for creating web curricula is carried out from the project Teia da Vida - developed at the Universidade Federal de Goiás by Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais, which was dedicated between the years 2007-2010 to the production of digital content in biology for high school. The focus of this study covers the steps occurred during the production processes constituted by moments of reflections about the action, workshops, experiments, ideas production and products that involved high school students. The research goal is therefore to conduct a document analysis of processes and products, trying to identify an approach to the complex thinking. For this are made forty-one (41) intelligibility indicators of complexity based on the principles of complexity formulated by Edgar Morin, which form the basis for information and data analysis originated from interviews and products made by students. Of the forty-one (41) produced indicators, from the analysis were selected twenty-two (22) and from the metaanalysis made emerge two more (2). Finally, I show limits and possibilities of educational technology processes and productions from the perspective of activity and complex thinking pointing to creation of web curricula
id PUC_SP-1_62bce84009876629dac338a70d8eede4
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9864
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784787H6Barreto, Gilson Oliveira2016-04-27T14:31:38Z2015-11-052015-09-15Barreto, Gilson Oliveira. Teia da vida: processos e produção de tecnologias educacionais numa perspectiva da complexidade para criação de web currículos. 2015. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9864perspective of the complexity for creating web curricula is carried out from the project Teia da Vida - developed at the Universidade Federal de Goiás by Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais, which was dedicated between the years 2007-2010 to the production of digital content in biology for high school. The focus of this study covers the steps occurred during the production processes constituted by moments of reflections about the action, workshops, experiments, ideas production and products that involved high school students. The research goal is therefore to conduct a document analysis of processes and products, trying to identify an approach to the complex thinking. For this are made forty-one (41) intelligibility indicators of complexity based on the principles of complexity formulated by Edgar Morin, which form the basis for information and data analysis originated from interviews and products made by students. Of the forty-one (41) produced indicators, from the analysis were selected twenty-two (22) and from the metaanalysis made emerge two more (2). Finally, I show limits and possibilities of educational technology processes and productions from the perspective of activity and complex thinking pointing to creation of web curriculanuma perspectiva da complexidade para a criação de web currículos, é realizada no universo do projeto Teia da Vida - desenvolvido na Universidade Federal de Goiás pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais, que se dedicou entre os anos de 2007 a 2010, à produção de conteúdos digitais na área de biologia para o Ensino Médio. O recorte feito para este estudo abrange as etapas que ocorreram durante os processos de produção constituídos por momentos de reflexões sobre a ação, oficinas, experimentos, produção de ideias e produtos que envolveram estudantes do Ensino Médio. O objetivo da investigação é, portanto, realizar uma análise documental dos processos e produtos, buscando identificar a aproximação com o pensamento complexo. Para isto são elaborados quarenta e um (41) indicadores de inteligibilidade da complexidade com base nos princípios de complexidade formulados por Edgar Morin, os quais formam a base de sustentação para a análise de informações e dados originados dos relatos e produtos elaborados pelos estudantes. Dos quarenta e um (41) indicadores elaborados, a partir da análise sobressaem vinte e três (23) e da meta análise que realizo emergem mais dois (2). Ao final, explicito limites e possibilidades de processos e produções de tecnologias educacionais na perspectiva do pensamento complexo e ação com vistas à criação de web currículosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22877/Gilson%20Oliveira%20Barreto.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoPensamento complexoTecnologias educacionais digitaisAçãoWeb currículoIndicadores de complexidadeAto técnicoThinking complexEducational technologiesActionWeb curriculumIndicators of complexityTechnical actCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOTeia da vida: processos e produção de tecnologias educacionais numa perspectiva da complexidade para criação de web currículosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTGilson Oliveira Barreto.pdf.txtGilson Oliveira Barreto.pdf.txtExtracted texttext/plain319721https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9864/3/Gilson%20Oliveira%20Barreto.pdf.txt987848c278cd22a70987462f046ceb18MD53ORIGINALGilson Oliveira Barreto.pdfapplication/pdf13860680https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9864/1/Gilson%20Oliveira%20Barreto.pdf02ac66e3e41498aaab99a3a97d06a700MD51THUMBNAILGilson Oliveira Barreto.pdf.jpgGilson Oliveira Barreto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4063https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9864/2/Gilson%20Oliveira%20Barreto.pdf.jpga75546f06be88ecea8fef5e17f740b4aMD52handle/98642023-06-15 11:42:14.298oai:repositorio.pucsp.br:handle/9864Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-15T14:42:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Teia da vida: processos e produção de tecnologias educacionais numa perspectiva da complexidade para criação de web currículos
title Teia da vida: processos e produção de tecnologias educacionais numa perspectiva da complexidade para criação de web currículos
spellingShingle Teia da vida: processos e produção de tecnologias educacionais numa perspectiva da complexidade para criação de web currículos
Barreto, Gilson Oliveira
Pensamento complexo
Tecnologias educacionais digitais
Ação
Web currículo
Indicadores de complexidade
Ato técnico
Thinking complex
Educational technologies
Action
Web curriculum
Indicators of complexity
Technical act
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short Teia da vida: processos e produção de tecnologias educacionais numa perspectiva da complexidade para criação de web currículos
title_full Teia da vida: processos e produção de tecnologias educacionais numa perspectiva da complexidade para criação de web currículos
title_fullStr Teia da vida: processos e produção de tecnologias educacionais numa perspectiva da complexidade para criação de web currículos
title_full_unstemmed Teia da vida: processos e produção de tecnologias educacionais numa perspectiva da complexidade para criação de web currículos
title_sort Teia da vida: processos e produção de tecnologias educacionais numa perspectiva da complexidade para criação de web currículos
author Barreto, Gilson Oliveira
author_facet Barreto, Gilson Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784787H6
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Gilson Oliveira
contributor_str_mv Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento complexo
Tecnologias educacionais digitais
Ação
Web currículo
Indicadores de complexidade
Ato técnico
topic Pensamento complexo
Tecnologias educacionais digitais
Ação
Web currículo
Indicadores de complexidade
Ato técnico
Thinking complex
Educational technologies
Action
Web curriculum
Indicators of complexity
Technical act
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Thinking complex
Educational technologies
Action
Web curriculum
Indicators of complexity
Technical act
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description perspective of the complexity for creating web curricula is carried out from the project Teia da Vida - developed at the Universidade Federal de Goiás by Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais, which was dedicated between the years 2007-2010 to the production of digital content in biology for high school. The focus of this study covers the steps occurred during the production processes constituted by moments of reflections about the action, workshops, experiments, ideas production and products that involved high school students. The research goal is therefore to conduct a document analysis of processes and products, trying to identify an approach to the complex thinking. For this are made forty-one (41) intelligibility indicators of complexity based on the principles of complexity formulated by Edgar Morin, which form the basis for information and data analysis originated from interviews and products made by students. Of the forty-one (41) produced indicators, from the analysis were selected twenty-two (22) and from the metaanalysis made emerge two more (2). Finally, I show limits and possibilities of educational technology processes and productions from the perspective of activity and complex thinking pointing to creation of web curricula
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-11-05
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:31:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Barreto, Gilson Oliveira. Teia da vida: processos e produção de tecnologias educacionais numa perspectiva da complexidade para criação de web currículos. 2015. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9864
identifier_str_mv Barreto, Gilson Oliveira. Teia da vida: processos e produção de tecnologias educacionais numa perspectiva da complexidade para criação de web currículos. 2015. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9864/3/Gilson%20Oliveira%20Barreto.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9864/1/Gilson%20Oliveira%20Barreto.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9864/2/Gilson%20Oliveira%20Barreto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 987848c278cd22a70987462f046ceb18
02ac66e3e41498aaab99a3a97d06a700
a75546f06be88ecea8fef5e17f740b4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423987998457856