Possibilidades de construção do conhecimento em um ambiente Telemático: análise de uma experiência de Matemática em EaD

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Bello, Walmir Rodrigues
Orientador(a): Jahn, Ana Paula
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11136
Resumo: The aim of the present study has the purpose to study the possibilities of building mathematical knowledge through a virtual and learning environment, focusing on the cooperation of students and the interferences of pedagogical mediators. Therefore, we conceived and implemented a course Transformations Course, which is about geometry contents; specially the concepts of reflection in straight line, translation and rotation for high school students. The mentioned course was established in the TelEduc platform and got a software of dynamic geometry the Cabri-géomètre. We set up our study in the existing relations of interaction, mediation and supportive work, understanding the use of specific pedagogical mediation strategies according to Masetto´s ideas (2003); as well as the mediation possibilities, Belloni (2003); and the telematic environments in a perspective of being virtually together , Valente (2004). The quantitative analyses were done through selected text dialogues in the relative documentation to the interactions that have occurred in the telematic environment by means of E-Mail, Discussion Forum and Chat. We concluded that the interventions of the pedagogical mediators turned the course dynamic, with gradual evolution in the perspective of supportive work. The analyses show us that such dynamic made the (re)elaboration of geometry transformation concepts apart from the articulation in individual solutions (self-learning), with a group discussion of resolutions (interlearning)
id PUC_SP-1_644eda0bc89f376974be3524b0962e63
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11136
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Jahn, Ana PaulaBello, Walmir Rodrigues2016-04-27T16:57:54Z2007-06-182004-10-22Bello, Walmir Rodrigues. Possibilidades de construção do conhecimento em um ambiente Telemático: análise de uma experiência de Matemática em EaD. 2004. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11136The aim of the present study has the purpose to study the possibilities of building mathematical knowledge through a virtual and learning environment, focusing on the cooperation of students and the interferences of pedagogical mediators. Therefore, we conceived and implemented a course Transformations Course, which is about geometry contents; specially the concepts of reflection in straight line, translation and rotation for high school students. The mentioned course was established in the TelEduc platform and got a software of dynamic geometry the Cabri-géomètre. We set up our study in the existing relations of interaction, mediation and supportive work, understanding the use of specific pedagogical mediation strategies according to Masetto´s ideas (2003); as well as the mediation possibilities, Belloni (2003); and the telematic environments in a perspective of being virtually together , Valente (2004). The quantitative analyses were done through selected text dialogues in the relative documentation to the interactions that have occurred in the telematic environment by means of E-Mail, Discussion Forum and Chat. We concluded that the interventions of the pedagogical mediators turned the course dynamic, with gradual evolution in the perspective of supportive work. The analyses show us that such dynamic made the (re)elaboration of geometry transformation concepts apart from the articulation in individual solutions (self-learning), with a group discussion of resolutions (interlearning)Esse trabalho tem por objetivo estudar as possibilidades de construção do conhecimento matemático em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem, focando a colaboração entre os alunos e as intervenções de mediadores pedagógicos. Para tanto, concebemos e implementamos um curso intitulado Projeto Transformações abordando conteúdos de Geometria, em particular os conceitos de reflexão em reta, translação e rotação, para alunos do Ensino Médio. O referido curso foi hospedado na plataforma TelEduc e incorporou um software de geometria dinâmica - o Cabri-géomètre. Fundamentamos nosso estudo nas relações existentes entre interação, mediação e trabalho colaborativo, compreendendo a utilização de estratégias específicas de mediação pedagógica segundo as idéias de Masetto (2003); bem como as possibilidades de mediatização conforme Belloni (2003); e de ambientes telemáticos numa perspectiva do estar junto virtual de Valente (2004). As análises qualitativas realizaram-se a partir de diálogos textuais selecionados na documentação relativa às interações ocorridas no ambiente telemático por meio das ferramentas Correio Eletrônico, Fórum de Discussão e Bate-Papo. Concluímos que as intervenções dos mediadores pedagógicos imprimiram uma dinâmica do curso, com evolução gradativa na perspectiva do trabalho colaborativo. As analises mostram que tal dinâmica possibilitou a (re)elaboração dos conceitos de transformação geométrica a partir da articulação das soluções individuais (auto-aprendizagem) com a discussão em grupo das resoluções (interaprendizagem)application/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24351/dissertacao_walmir_bello.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoEducação a Distânciainteraçãomediação pedagógicaambiente telemáticotrabalho colaborativoCabri-géomètretransformações geométricasEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoEnsino a distanciaDistance Educationinteractionpedagogical mediationtelematic environmentsupportive workCabri-géomètregeometrical transformationsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAPossibilidades de construção do conhecimento em um ambiente Telemático: análise de uma experiência de Matemática em EaDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_walmir_bello.pdf.txtdissertacao_walmir_bello.pdf.txtExtracted texttext/plain243046https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11136/3/dissertacao_walmir_bello.pdf.txtb54a6e5bf3f663d39ef4be05192f2cbaMD53ORIGINALdissertacao_walmir_bello.pdfapplication/pdf2238387https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11136/1/dissertacao_walmir_bello.pdf0e4e5c1787bfdbb5158c987878915545MD51THUMBNAILdissertacao_walmir_bello.pdf.jpgdissertacao_walmir_bello.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3773https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11136/2/dissertacao_walmir_bello.pdf.jpg7ace65a183b7214f6974d14b84098d3dMD52handle/111362022-04-27 13:31:44.197oai:repositorio.pucsp.br:handle/11136Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T16:31:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Possibilidades de construção do conhecimento em um ambiente Telemático: análise de uma experiência de Matemática em EaD
title Possibilidades de construção do conhecimento em um ambiente Telemático: análise de uma experiência de Matemática em EaD
spellingShingle Possibilidades de construção do conhecimento em um ambiente Telemático: análise de uma experiência de Matemática em EaD
Bello, Walmir Rodrigues
Educação a Distância
interação
mediação pedagógica
ambiente telemático
trabalho colaborativo
Cabri-géomètre
transformações geométricas
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Ensino a distancia
Distance Education
interaction
pedagogical mediation
telematic environment
supportive work
Cabri-géomètre
geometrical transformations
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Possibilidades de construção do conhecimento em um ambiente Telemático: análise de uma experiência de Matemática em EaD
title_full Possibilidades de construção do conhecimento em um ambiente Telemático: análise de uma experiência de Matemática em EaD
title_fullStr Possibilidades de construção do conhecimento em um ambiente Telemático: análise de uma experiência de Matemática em EaD
title_full_unstemmed Possibilidades de construção do conhecimento em um ambiente Telemático: análise de uma experiência de Matemática em EaD
title_sort Possibilidades de construção do conhecimento em um ambiente Telemático: análise de uma experiência de Matemática em EaD
author Bello, Walmir Rodrigues
author_facet Bello, Walmir Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jahn, Ana Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Bello, Walmir Rodrigues
contributor_str_mv Jahn, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
interação
mediação pedagógica
ambiente telemático
trabalho colaborativo
Cabri-géomètre
transformações geométricas
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Ensino a distancia
topic Educação a Distância
interação
mediação pedagógica
ambiente telemático
trabalho colaborativo
Cabri-géomètre
transformações geométricas
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Ensino a distancia
Distance Education
interaction
pedagogical mediation
telematic environment
supportive work
Cabri-géomètre
geometrical transformations
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance Education
interaction
pedagogical mediation
telematic environment
supportive work
Cabri-géomètre
geometrical transformations
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The aim of the present study has the purpose to study the possibilities of building mathematical knowledge through a virtual and learning environment, focusing on the cooperation of students and the interferences of pedagogical mediators. Therefore, we conceived and implemented a course Transformations Course, which is about geometry contents; specially the concepts of reflection in straight line, translation and rotation for high school students. The mentioned course was established in the TelEduc platform and got a software of dynamic geometry the Cabri-géomètre. We set up our study in the existing relations of interaction, mediation and supportive work, understanding the use of specific pedagogical mediation strategies according to Masetto´s ideas (2003); as well as the mediation possibilities, Belloni (2003); and the telematic environments in a perspective of being virtually together , Valente (2004). The quantitative analyses were done through selected text dialogues in the relative documentation to the interactions that have occurred in the telematic environment by means of E-Mail, Discussion Forum and Chat. We concluded that the interventions of the pedagogical mediators turned the course dynamic, with gradual evolution in the perspective of supportive work. The analyses show us that such dynamic made the (re)elaboration of geometry transformation concepts apart from the articulation in individual solutions (self-learning), with a group discussion of resolutions (interlearning)
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-10-22
dc.date.available.fl_str_mv 2007-06-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Bello, Walmir Rodrigues. Possibilidades de construção do conhecimento em um ambiente Telemático: análise de uma experiência de Matemática em EaD. 2004. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11136
identifier_str_mv Bello, Walmir Rodrigues. Possibilidades de construção do conhecimento em um ambiente Telemático: análise de uma experiência de Matemática em EaD. 2004. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11136/3/dissertacao_walmir_bello.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11136/1/dissertacao_walmir_bello.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11136/2/dissertacao_walmir_bello.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b54a6e5bf3f663d39ef4be05192f2cba
0e4e5c1787bfdbb5158c987878915545
7ace65a183b7214f6974d14b84098d3d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424087961305088