A estratégia do marketing viral no laço social contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Maia, Gabriel Monteiro da Fonseca Leal lattes
Orientador(a): Pacheco Filho, Raul Albino
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17053
Resumo: The present work had as its main purpose to investigate, under the lacanian psychoanalytic notion of discourse as a form for enjoyment implementation on social bonds, the way in which the modality referred to as "viral marketing" largely employed in the Internet fuses with the technical properties of networked digital media, and its use by the subjects under contemporary capitalist historical context, to yield its diffusing objectives. For such a task, we have first conducted a bibliographical survey, divided into three chapters, and then made an analysis of viral marketing under contemporary social bonds (backed by two cases considered to be successful by professionals in the area). Regarding the researched bibliography, we first establish the relations between capitalism and discourses, sustained by views drawn from Jacques Lacan and other authors in Psychoanalysis. We then focus on the historic developments of strategies for stimulating consumption, especially held by advertising and marketing companies, and their merging with the technical developments of 20th century media and the advent of viral marketing. Later, we investigate the transformations held inside the capitalist mode of production and the abstraction of commodities in brands, examining how these transformations relate to contemporary media system and its use by the subjects. Finally, we place viral marketing under the social bond of the Discourse of the Master, where the market induces the know-how of social network users to spread media content amongst its social circles, propagating both image and brand s name (the virus)
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For such a task, we have first conducted a bibliographical survey, divided into three chapters, and then made an analysis of viral marketing under contemporary social bonds (backed by two cases considered to be successful by professionals in the area). Regarding the researched bibliography, we first establish the relations between capitalism and discourses, sustained by views drawn from Jacques Lacan and other authors in Psychoanalysis. We then focus on the historic developments of strategies for stimulating consumption, especially held by advertising and marketing companies, and their merging with the technical developments of 20th century media and the advent of viral marketing. Later, we investigate the transformations held inside the capitalist mode of production and the abstraction of commodities in brands, examining how these transformations relate to contemporary media system and its use by the subjects. Finally, we place viral marketing under the social bond of the Discourse of the Master, where the market induces the know-how of social network users to spread media content amongst its social circles, propagating both image and brand s name (the virus)O presente trabalho teve como objetivo principal investigar, a partir da noção psicanalítica lacaniana de discurso como meio de aparelhamento do gozo no laço social, o modo com que a modalidade denominada marketing viral realizada fundamentalmente pela Internet aliase, para colocar em prática seus objetivos, às propriedades técnicas dos meios de comunicação digitais conectados em rede e ao seu uso pelos sujeitos no contexto histórico do capitalismo atual. Para tanto, foram realizados um levantamento bibliográfico dividido em três capítulos e, posteriormente, uma análise do marketing viral no laço social contemporâneo (valendo-se de dois casos considerados bem-sucedidos por profissionais da área). Em relação à bibliografia pesquisada, primeiramente foram estabelecidas as relações entre o capitalismo e os discursos, valendo-se tanto das pontuações de Jacques Lacan quanto de articulações desenvolvidas por outros autores da área da psicanálise. Em seguida, dissertamos sobre o percurso histórico das estratégias de incitação ao consumo presentes na publicidade e no marketing e seu entrelaçamento com o desenvolvimento técnico dos meios de comunicação do século XX até o recente advento do marketing viral. Adiante, tratamos das transformações no modo de produção capitalista e da abstração da mercadoria em marca publicitária, discutindo o modo com que essas mudanças se relacionam com o sistema dos meios de comunicação contemporâneos e seu respectivo uso pelos sujeitos. Por fim, situamos o marketing viral fundamentalmente no laço social do Discurso do Mestre, onde o mercado ordena ao saberfazer dos sujeitos usuários das redes sociais da Internet que replique um determinado conteúdo midiático ao seu círculo de contatos, de modo a produzir a circulação da imagem e do nome da marca (o vírus)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35838/Gabriel%20Monteiro%20da%20Fonseca%20Leal%20Maia.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Serviço SocialPUC-SPBRPsicologiaPsicanáliseSociedadeMarketing viralInternetRedes sociaisPsychoanalysisSocietyViral marketingInternetSocial mediaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALA estratégia do marketing viral no laço social contemporâneoThe viral marketing strategy in the contemporary social bondinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTGabriel Monteiro da Fonseca Leal Maia.pdf.txtGabriel Monteiro da Fonseca Leal Maia.pdf.txtExtracted texttext/plain254482https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17053/3/Gabriel%20Monteiro%20da%20Fonseca%20Leal%20Maia.pdf.txtc964391c91e48d031767420b7efb81d6MD53ORIGINALGabriel Monteiro da Fonseca Leal Maia.pdfapplication/pdf598823https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17053/1/Gabriel%20Monteiro%20da%20Fonseca%20Leal%20Maia.pdf35700c02e6514ebcf21024b2cc2f933aMD51THUMBNAILGabriel Monteiro da Fonseca Leal Maia.pdf.jpgGabriel Monteiro da Fonseca Leal Maia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17053/2/Gabriel%20Monteiro%20da%20Fonseca%20Leal%20Maia.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/170532022-04-28 14:40:33.459oai:repositorio.pucsp.br:handle/17053Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T17:40:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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