Performance no ensino de inglês

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Mendes, Nilton lattes
Orientador(a): Liberali, Fernanda Coelho
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Departamento: Lingüística
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13598
Resumo: The objective of this research is to understand critically the role of Improvisation in the activity of teaching and learning in English. This research seeks to understand critically the concept of performance proposed by Holzman on student participation in classroom scenes of improvisation. It also discusses their post discussion on the outcome of this activity to a critical-reflexive action in the world, from the production of shared meanings. The theoretical basis lies in the Activity Theory as initiated by the work of Vygotsky, along with Leontiev and Engeström, Play and the concepts of Vygotsky's ZPD. This work is a Critical Collaboration Research to design transformation through active participation and joint negotiation of meanings. The focus of this type of research is to know, observe, make it possible to enable interventions, contributing to references in the production of argumentative students and teachers. The data were produced by video recordings. Four classes were selected for their excerpts compose the corpus for analysis. The categories of analysis and interpretation were created from Pontecorvo, Magalhães, Vygotsky, Bahktin and Muniz. The analysis indicates that students produce knowledge collaboratively among the participants in the classroom. Moreover, students develop argumentation in English to externalize knowledge that can be reflected in experiences outside of school
id PUC_SP-1_64f7bed6973e7abd9d99081137076396
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13598
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Liberali, Fernanda Coelhohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4413121E9Mendes, Nilton2016-04-28T18:22:36Z2012-12-042012-10-24Mendes, Nilton. Performance in english teaching. 2012. 168 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13598The objective of this research is to understand critically the role of Improvisation in the activity of teaching and learning in English. This research seeks to understand critically the concept of performance proposed by Holzman on student participation in classroom scenes of improvisation. It also discusses their post discussion on the outcome of this activity to a critical-reflexive action in the world, from the production of shared meanings. The theoretical basis lies in the Activity Theory as initiated by the work of Vygotsky, along with Leontiev and Engeström, Play and the concepts of Vygotsky's ZPD. This work is a Critical Collaboration Research to design transformation through active participation and joint negotiation of meanings. The focus of this type of research is to know, observe, make it possible to enable interventions, contributing to references in the production of argumentative students and teachers. The data were produced by video recordings. Four classes were selected for their excerpts compose the corpus for analysis. The categories of analysis and interpretation were created from Pontecorvo, Magalhães, Vygotsky, Bahktin and Muniz. The analysis indicates that students produce knowledge collaboratively among the participants in the classroom. Moreover, students develop argumentation in English to externalize knowledge that can be reflected in experiences outside of schoolO objetivo desta pesquisa é compreender criticamente o papel da Performance na atividade de ensino-aprendizagem em Língua Inglesa. Esta investigação busca entender criticamente o conceito de performance proposto por Holzman na participação de alunos em sala de aula em de cenas de Improvisação. Também aborda a sua pós discussão sobre o resultado desta atividade para um agir crítico-reflexivo no mundo, a partir da produção de significados compartilhados. O eixo teórico reside na Teoria da Atividade como iniciada pelos trabalhos de Vygostsky, além Leontiev e Engeström, o brincar e os conceitos de ZPD de Vygotsky. Este trabalho é uma Pesquisa Crítica de Colaboração por conceber a transformação por meio de uma participação ativa e conjunta na negociação dos sentidos e significados. O foco deste tipo de pesquisa é conhecer, observar, transformar para viabilizar possíveis intervenções, contribuindo com referenciais na produção argumentativa de alunos e professores. Os dados foram produzidos por meio de gravações de vídeo, sendo selecionadas 4 aulas para que seus excertos compusessem o corpus para análise. As categorias de análise e interpretação foram organizadas a partir de Pontecorvo, Magalhães, Vygostsky, Bahktin e Muniz. A análise indica que os alunos produzem conhecimento de forma colaborativa entre os participantes da sala. Além disso, desenvolvem a argumentação em inglês para externalizar conhecimentos que refletirão em vivências fora do contexto escolarapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30314/Nilton%20Mendes.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaPerformanceImprovisoArgumentaçãoProdução oralEnsino de língua inglesaPerformanceImprovisationArgumentationOral productionEnglish language teachingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAPerformance no ensino de inglêsPerformance in english teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTNilton Mendes.pdf.txtNilton Mendes.pdf.txtExtracted texttext/plain313473https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13598/3/Nilton%20Mendes.pdf.txt2f499ae44e0f19efcebfcf8ddd1e018bMD53ORIGINALNilton Mendes.pdfapplication/pdf1115919https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13598/1/Nilton%20Mendes.pdf06cc844b484bacbf81f397758e4dee26MD51THUMBNAILNilton Mendes.pdf.jpgNilton Mendes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13598/2/Nilton%20Mendes.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/135982022-04-27 22:16:10.335oai:repositorio.pucsp.br:handle/13598Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Performance no ensino de inglês
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Performance in english teaching
title Performance no ensino de inglês
spellingShingle Performance no ensino de inglês
Mendes, Nilton
Performance
Improviso
Argumentação
Produção oral
Ensino de língua inglesa
Performance
Improvisation
Argumentation
Oral production
English language teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Performance no ensino de inglês
title_full Performance no ensino de inglês
title_fullStr Performance no ensino de inglês
title_full_unstemmed Performance no ensino de inglês
title_sort Performance no ensino de inglês
author Mendes, Nilton
author_facet Mendes, Nilton
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Liberali, Fernanda Coelho
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4413121E9
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Nilton
contributor_str_mv Liberali, Fernanda Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Performance
Improviso
Argumentação
Produção oral
Ensino de língua inglesa
topic Performance
Improviso
Argumentação
Produção oral
Ensino de língua inglesa
Performance
Improvisation
Argumentation
Oral production
English language teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Performance
Improvisation
Argumentation
Oral production
English language teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description The objective of this research is to understand critically the role of Improvisation in the activity of teaching and learning in English. This research seeks to understand critically the concept of performance proposed by Holzman on student participation in classroom scenes of improvisation. It also discusses their post discussion on the outcome of this activity to a critical-reflexive action in the world, from the production of shared meanings. The theoretical basis lies in the Activity Theory as initiated by the work of Vygotsky, along with Leontiev and Engeström, Play and the concepts of Vygotsky's ZPD. This work is a Critical Collaboration Research to design transformation through active participation and joint negotiation of meanings. The focus of this type of research is to know, observe, make it possible to enable interventions, contributing to references in the production of argumentative students and teachers. The data were produced by video recordings. Four classes were selected for their excerpts compose the corpus for analysis. The categories of analysis and interpretation were created from Pontecorvo, Magalhães, Vygotsky, Bahktin and Muniz. The analysis indicates that students produce knowledge collaboratively among the participants in the classroom. Moreover, students develop argumentation in English to externalize knowledge that can be reflected in experiences outside of school
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-12-04
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:22:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Mendes, Nilton. Performance in english teaching. 2012. 168 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13598
identifier_str_mv Mendes, Nilton. Performance in english teaching. 2012. 168 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13598/3/Nilton%20Mendes.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13598/1/Nilton%20Mendes.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13598/2/Nilton%20Mendes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f499ae44e0f19efcebfcf8ddd1e018b
06cc844b484bacbf81f397758e4dee26
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423925816852480