Publicidade e Jogos Digitais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Santos, Rafael Giuzio dos lattes
Orientador(a): Petry, Luís Carlos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Departamento: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19078
Resumo: The core aim of this research is the analysis and study of marketing within digital games. A field research led to the object of this study, which the lack of consistent and meaningful marketing action within digital games architected by developers, which leads to market limitations including fundraising. By inserting advertising and marketing into digital games it is possible for the developer, a sharp inception into the consumer market, once the relevance and the impact that marketing can generate for either the developer, for a target audience as well as brands and sponsors is clear. Through the analysis of digital media and marketing theories we understand the scope of this theme. As for the methodological aspects, we highlight the review of Bioshock. The results obtained came out through the analysis of the posters that are inserted within the environment of Bioshock. The results of this analysis demonstrate that marketing actions can be inserted in a digital game environment in a natural way in the eyes of the players, not being awkward nor unconfortable, at the same time it may become a fundraising channel for developers and a channel of propaganda and promotion of brands to small, medium or large entrepreneurs , medium and large
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spelling Petry, Luís Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8718188A4Santos, Rafael Giuzio dos2016-09-26T14:12:13Z2016-05-19Santos, Rafael Giuzio dos. Publicidade e jogos digitais. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19078The core aim of this research is the analysis and study of marketing within digital games. A field research led to the object of this study, which the lack of consistent and meaningful marketing action within digital games architected by developers, which leads to market limitations including fundraising. By inserting advertising and marketing into digital games it is possible for the developer, a sharp inception into the consumer market, once the relevance and the impact that marketing can generate for either the developer, for a target audience as well as brands and sponsors is clear. Through the analysis of digital media and marketing theories we understand the scope of this theme. As for the methodological aspects, we highlight the review of Bioshock. The results obtained came out through the analysis of the posters that are inserted within the environment of Bioshock. The results of this analysis demonstrate that marketing actions can be inserted in a digital game environment in a natural way in the eyes of the players, not being awkward nor unconfortable, at the same time it may become a fundraising channel for developers and a channel of propaganda and promotion of brands to small, medium or large entrepreneurs , medium and largeA pesquisa tem como objetivo central desta analise é o estudo do marketing dentro dos jogos digitais. Uma pesquisa de campo deu origem ao objeto de estudo, sendo esse a ausência de coerência e representatividade do marketing dentro dos jogos arquitetados por desenvolvedores, o que acarreta em limitações de mercado dentre eles a captação de recursos. Através da inserção de marketing e publicidade dentro dos jogos digitais e possível ao desenvolvedor, de forma contundente, lançar-se para o mercado consumidor, uma vez que seja clara a relevância e o impacto que o marketing pode gerar tanto para o desenvolvedor quanto para o seu publico alvo quanto para marcas e patrocinadores. Através da analise das mídias digitais e das teorias de marketing compreende-se o alcance desta temática. Quanto aos aspectos metodológicos destacamos a análise do Bioshock. Os resultados obtidos são as analises dos pôsteres que estão inseridos dentro do ambiente em Bioshock. A partir dessa analise os resultados encontrados demonstram que as ações de marketing podem sim acontecer dentro de um ambiente de um jogo digital e de maneira natural aos olhos dos jogadores, sem lhes causar estranheza ou desconforto, e serem um canal de captação de recursos para desenvolvedores e um canal de propaganda e promoção de marcas para empreendedores de pequeno, médio e grande porteapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/39754/Rafael%20Giuzio%20dos%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaAdvertgameIn-game-advertisingBioshockAdvertgameDigital mídiaMarketingCNPQ::ENGENHARIASPublicidade e Jogos Digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRafael Giuzio dos Santos.pdf.txtRafael Giuzio dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain211228https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19078/4/Rafael%20Giuzio%20dos%20Santos.pdf.txtd88f44ba6034585ea1cf9e604545bcf3MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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