O que e como ensinar: proposta curricular, materiais didáticos e prática de ensino nas escolas públicas estaduais em São Paulo (2008-2009)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Boim, Thiago Figueira lattes
Orientador(a): Munakata, Kazumi
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10788
Resumo: In order to systematize what should be taught and how to be taught, the Sao Paulo government set up its own education system. By resolution number 92 of the Department of Education, on 19 December 2007, set up guidelines for the curriculum Elementary and Middle schools in São Paulo State. The Proposal curriculum of the State of Sao Paulo based on a uniform curriculum with materials themselves - the student's notebook and notebook professor - developed for all levels of education. The aim is to proposed curriculum, achieve the goals of quality education launched 2010, the current management of the government of São Paulo. The Proposal curriculum of the State of Sao Paulo based on a uniform curriculum with materials themselves - the student's notebook and notebook professor - developed for all levels of education. The aim is to proposed curriculum, achieve the goals of quality education launched 2010, the current management of the government of Sao Paulo. That order was received by teachers teaching materials? What place occupies the textbook in the classroom? Is only one teacher performer? At this rate, the survey gives evidence in short-term results of the first project "Sao Paulo faz Escola", as well as the placement of teachers on the new changes
id PUC_SP-1_66523fefd324982b5064378781334f5b
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10788
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Munakata, Kazumihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130355P2Boim, Thiago Figueira2016-04-27T16:34:04Z2010-05-032010-02-24Boim, Thiago Figueira. O que e como ensinar: proposta curricular, materiais didáticos e prática de ensino nas escolas públicas estaduais em São Paulo (2008-2009). 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10788In order to systematize what should be taught and how to be taught, the Sao Paulo government set up its own education system. By resolution number 92 of the Department of Education, on 19 December 2007, set up guidelines for the curriculum Elementary and Middle schools in São Paulo State. The Proposal curriculum of the State of Sao Paulo based on a uniform curriculum with materials themselves - the student's notebook and notebook professor - developed for all levels of education. The aim is to proposed curriculum, achieve the goals of quality education launched 2010, the current management of the government of São Paulo. The Proposal curriculum of the State of Sao Paulo based on a uniform curriculum with materials themselves - the student's notebook and notebook professor - developed for all levels of education. The aim is to proposed curriculum, achieve the goals of quality education launched 2010, the current management of the government of Sao Paulo. That order was received by teachers teaching materials? What place occupies the textbook in the classroom? Is only one teacher performer? At this rate, the survey gives evidence in short-term results of the first project "Sao Paulo faz Escola", as well as the placement of teachers on the new changesCom o objetivo de sistematizar o que deve ser ensinado e como ser ensinado, o governo paulista criou o seu próprio sistema de ensino. Pela resolução número 92 da Secretaria da Educação, em 19 de Dezembro de 2007, estabeleceram-se diretrizes para a organização curricular do Ensino Fundamental e Médio nas escolas Estaduais paulistas. A Proposta curricular do Estado de São Paulo baseia-se em um currículo uniforme com materiais didáticos próprios caderno do aluno e caderno do professor elaborados para todos os níveis de ensino. Visa-se, com a proposta curricular, atingir as metas de qualidade de ensino lançadas, até 2010, pela atual gestão do governo paulista. Em meio a mudanças significativas no seio da escola pública, a pesquisa centrou-se no projeto pedagógico São Paulo faz escola, responsável pela viabilidade da proposta curricular. Com base na voz e prática do professor(a) de história traçou-se o impacto das mudanças trazidas pelo novo currículo na sala de aula. Por meio de entrevista realizada com professores de História da rede público foram analisados os materiais didáticos assinados pelo governo paulista, e o seu uso em sala de aula. De que modo foi recebido pelo professorado os materiais didáticos? Qual lugar ocupa o livro didático na sala de aula? Será o professor apenas um executor? Com esses indicativos, a pesquisa permite evidenciar em curto prazo os primeiros resultados do projeto São Paulo faz escola, assim como, o posicionamento dos professores diante das novas mudançasConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23602/Thiago%20Figueira%20Boim.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoProposta curricular do estado de São PauloPrática docenteEscolas publicas -- Sao Paulo (estado)Curriculos -- PlanejamentoMaterial didaticoCurriculum proposal of the state of Sao PauloTeaching materialsTeaching practice viiiCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOO que e como ensinar: proposta curricular, materiais didáticos e prática de ensino nas escolas públicas estaduais em São Paulo (2008-2009)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTThiago Figueira Boim.pdf.txtThiago Figueira Boim.pdf.txtExtracted texttext/plain247239https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10788/3/Thiago%20Figueira%20Boim.pdf.txtbe92197d111355067a000c152c8e81bdMD53ORIGINALThiago Figueira Boim.pdfapplication/pdf8426848https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10788/1/Thiago%20Figueira%20Boim.pdf92e3053dc6252ea8153b7a5c54a49865MD51THUMBNAILThiago Figueira Boim.pdf.jpgThiago Figueira Boim.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3161https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10788/2/Thiago%20Figueira%20Boim.pdf.jpg921bf95ed8ea99b1ae7b295c126af0f9MD52handle/107882022-06-28 16:45:50.068oai:repositorio.pucsp.br:handle/10788Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T19:45:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O que e como ensinar: proposta curricular, materiais didáticos e prática de ensino nas escolas públicas estaduais em São Paulo (2008-2009)
title O que e como ensinar: proposta curricular, materiais didáticos e prática de ensino nas escolas públicas estaduais em São Paulo (2008-2009)
spellingShingle O que e como ensinar: proposta curricular, materiais didáticos e prática de ensino nas escolas públicas estaduais em São Paulo (2008-2009)
Boim, Thiago Figueira
Proposta curricular do estado de São Paulo
Prática docente
Escolas publicas -- Sao Paulo (estado)
Curriculos -- Planejamento
Material didatico
Curriculum proposal of the state of Sao Paulo
Teaching materials
Teaching practice viii
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short O que e como ensinar: proposta curricular, materiais didáticos e prática de ensino nas escolas públicas estaduais em São Paulo (2008-2009)
title_full O que e como ensinar: proposta curricular, materiais didáticos e prática de ensino nas escolas públicas estaduais em São Paulo (2008-2009)
title_fullStr O que e como ensinar: proposta curricular, materiais didáticos e prática de ensino nas escolas públicas estaduais em São Paulo (2008-2009)
title_full_unstemmed O que e como ensinar: proposta curricular, materiais didáticos e prática de ensino nas escolas públicas estaduais em São Paulo (2008-2009)
title_sort O que e como ensinar: proposta curricular, materiais didáticos e prática de ensino nas escolas públicas estaduais em São Paulo (2008-2009)
author Boim, Thiago Figueira
author_facet Boim, Thiago Figueira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Munakata, Kazumi
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130355P2
dc.contributor.author.fl_str_mv Boim, Thiago Figueira
contributor_str_mv Munakata, Kazumi
dc.subject.por.fl_str_mv Proposta curricular do estado de São Paulo
Prática docente
Escolas publicas -- Sao Paulo (estado)
Curriculos -- Planejamento
Material didatico
topic Proposta curricular do estado de São Paulo
Prática docente
Escolas publicas -- Sao Paulo (estado)
Curriculos -- Planejamento
Material didatico
Curriculum proposal of the state of Sao Paulo
Teaching materials
Teaching practice viii
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum proposal of the state of Sao Paulo
Teaching materials
Teaching practice viii
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description In order to systematize what should be taught and how to be taught, the Sao Paulo government set up its own education system. By resolution number 92 of the Department of Education, on 19 December 2007, set up guidelines for the curriculum Elementary and Middle schools in São Paulo State. The Proposal curriculum of the State of Sao Paulo based on a uniform curriculum with materials themselves - the student's notebook and notebook professor - developed for all levels of education. The aim is to proposed curriculum, achieve the goals of quality education launched 2010, the current management of the government of São Paulo. The Proposal curriculum of the State of Sao Paulo based on a uniform curriculum with materials themselves - the student's notebook and notebook professor - developed for all levels of education. The aim is to proposed curriculum, achieve the goals of quality education launched 2010, the current management of the government of Sao Paulo. That order was received by teachers teaching materials? What place occupies the textbook in the classroom? Is only one teacher performer? At this rate, the survey gives evidence in short-term results of the first project "Sao Paulo faz Escola", as well as the placement of teachers on the new changes
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-05-03
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:34:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Boim, Thiago Figueira. O que e como ensinar: proposta curricular, materiais didáticos e prática de ensino nas escolas públicas estaduais em São Paulo (2008-2009). 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10788
identifier_str_mv Boim, Thiago Figueira. O que e como ensinar: proposta curricular, materiais didáticos e prática de ensino nas escolas públicas estaduais em São Paulo (2008-2009). 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10788/3/Thiago%20Figueira%20Boim.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10788/1/Thiago%20Figueira%20Boim.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10788/2/Thiago%20Figueira%20Boim.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv be92197d111355067a000c152c8e81bd
92e3053dc6252ea8153b7a5c54a49865
921bf95ed8ea99b1ae7b295c126af0f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423935644106752