Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
|
Departamento: |
Faculdade de Ciências Sociais
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24329 |
Resumo: | This research seeks to analyze the political dimension of the theater in the light of the artistic practices of theater groups, placed between freedom and political institutionality. In this sense, the object of study is focused in the Municipal Law nº 13.279, of January 8, 2002 (Municipal Law for the Promotion of Theater for the city of São Paulo). The delimitation sought to evaluate this specific public policy in its capacity to encourage conditions for the exercise of a certain autonomy on the part of the group’s theatrical artistic practice. It is understood that the public incentive allowed that diverse theatrical activities, from research to production and presentation of shows, could be carried out outside the functioning of capitalist production, instead guided by a production of a space-time as well as subjectivities that refuse such a model. Therefore, it reflects on the Law as means that created conditions for processes to be instituted and through them unique, autonomous gestures, to be created, that is, gestures that managed to mark their own temporality and affirm a different existence today. In this way, three theater companies operating in the São Paulo scenario were selected, namely: Brava Companhia, Companhia Antropofágica and Coletivo Negro; as an expression of the importance of the Law, and indicators of its impacts |
id |
PUC_SP-1_691b93bd780d5b288557809f02fe259f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/24329 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Chaia, Miguel Wadyhttp://lattes.cnpq.br/8837677035969446http://lattes.cnpq.br/2896971499464112Cabral, Judson Forlan Gonzaga2022-02-02T18:52:47Z2022-02-02T18:52:47Z2021-03-17Cabral, Judson Forlan Gonzaga. Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano. 2021. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24329This research seeks to analyze the political dimension of the theater in the light of the artistic practices of theater groups, placed between freedom and political institutionality. In this sense, the object of study is focused in the Municipal Law nº 13.279, of January 8, 2002 (Municipal Law for the Promotion of Theater for the city of São Paulo). The delimitation sought to evaluate this specific public policy in its capacity to encourage conditions for the exercise of a certain autonomy on the part of the group’s theatrical artistic practice. It is understood that the public incentive allowed that diverse theatrical activities, from research to production and presentation of shows, could be carried out outside the functioning of capitalist production, instead guided by a production of a space-time as well as subjectivities that refuse such a model. Therefore, it reflects on the Law as means that created conditions for processes to be instituted and through them unique, autonomous gestures, to be created, that is, gestures that managed to mark their own temporality and affirm a different existence today. In this way, three theater companies operating in the São Paulo scenario were selected, namely: Brava Companhia, Companhia Antropofágica and Coletivo Negro; as an expression of the importance of the Law, and indicators of its impactsEsta tese tem como tema de pesquisa a análise política do teatro à luz do teatro e da prática artística de grupo colocado entre a liberdade e a institucionalidade política. Nessa direção, o objeto de estudo da presente pesquisa tem como recorte o contexto da Lei Nº 13.279 de 8 de janeiro de 2002 (Lei Municipal de Fomento ao Teatro para cidade de São Paulo). A escolha por tomar a Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo como objeto deve-se à busca por verificar o quanto ela, como política pública ao incentivar uma determinada forma de produção, criou condições para o exercício de uma certa autonomia por parte da prática artística teatral de grupo, pois viabilizou, através do incentivo, que tal produção pudesse se exercer fora do funcionamento da produção capitalista, já que trata-se de uma produção de um espaço-tempo assim como de subjetividades que recusam tal modelo. Tratando-se, desse modo, de pensar a Lei como um meio que criou condições para que processos fossem instaurados e através deles gestos singulares, autônomos, fossem criados, ou seja, gestos que conseguissem marcar sua própria temporalidade e afirmar uma existência outra na atualidade. Desta forma foram selecionadas três companhias de teatro que atuam no cenário paulistano, quais sejam: Brava Companhia, Companhia Antropofágica e Coletivo Negro, como expressão da potência da LeiConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências SociaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASTeatro de grupoFomento ao teatroPolíticas públicasGroup theaterTheater FundingPublic policiesEntre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJudson Forlan Gonzaga Cabral.pdfapplication/pdf3410186https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24329/1/Judson%20Forlan%20Gonzaga%20Cabral.pdf9d4ba8dcdd570b29efc17217727a45b2MD51TEXTJudson Forlan Gonzaga Cabral.pdf.txtJudson Forlan Gonzaga Cabral.pdf.txtExtracted texttext/plain719757https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24329/2/Judson%20Forlan%20Gonzaga%20Cabral.pdf.txt36724dd2766d389ce8b71204a18eda8dMD52THUMBNAILJudson Forlan Gonzaga Cabral.pdf.jpgJudson Forlan Gonzaga Cabral.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24329/3/Judson%20Forlan%20Gonzaga%20Cabral.pdf.jpg09f61953e2ea27abc22b6cc9f6e9e8adMD53handle/243292023-06-19 08:29:27.788oai:repositorio.pucsp.br:handle/24329Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-19T11:29:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano |
title |
Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano |
spellingShingle |
Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano Cabral, Judson Forlan Gonzaga CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Teatro de grupo Fomento ao teatro Políticas públicas Group theater Theater Funding Public policies |
title_short |
Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano |
title_full |
Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano |
title_fullStr |
Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano |
title_full_unstemmed |
Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano |
title_sort |
Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano |
author |
Cabral, Judson Forlan Gonzaga |
author_facet |
Cabral, Judson Forlan Gonzaga |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chaia, Miguel Wady |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8837677035969446 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2896971499464112 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Judson Forlan Gonzaga |
contributor_str_mv |
Chaia, Miguel Wady |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Teatro de grupo Fomento ao teatro Políticas públicas Group theater Theater Funding Public policies |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro de grupo Fomento ao teatro Políticas públicas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Group theater Theater Funding Public policies |
description |
This research seeks to analyze the political dimension of the theater in the light of the artistic practices of theater groups, placed between freedom and political institutionality. In this sense, the object of study is focused in the Municipal Law nº 13.279, of January 8, 2002 (Municipal Law for the Promotion of Theater for the city of São Paulo). The delimitation sought to evaluate this specific public policy in its capacity to encourage conditions for the exercise of a certain autonomy on the part of the group’s theatrical artistic practice. It is understood that the public incentive allowed that diverse theatrical activities, from research to production and presentation of shows, could be carried out outside the functioning of capitalist production, instead guided by a production of a space-time as well as subjectivities that refuse such a model. Therefore, it reflects on the Law as means that created conditions for processes to be instituted and through them unique, autonomous gestures, to be created, that is, gestures that managed to mark their own temporality and affirm a different existence today. In this way, three theater companies operating in the São Paulo scenario were selected, namely: Brava Companhia, Companhia Antropofágica and Coletivo Negro; as an expression of the importance of the Law, and indicators of its impacts |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-02T18:52:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-02T18:52:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Cabral, Judson Forlan Gonzaga. Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano. 2021. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24329 |
identifier_str_mv |
Cabral, Judson Forlan Gonzaga. Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano. 2021. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24329/1/Judson%20Forlan%20Gonzaga%20Cabral.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24329/2/Judson%20Forlan%20Gonzaga%20Cabral.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24329/3/Judson%20Forlan%20Gonzaga%20Cabral.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d4ba8dcdd570b29efc17217727a45b2 36724dd2766d389ce8b71204a18eda8d 09f61953e2ea27abc22b6cc9f6e9e8ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424061351591936 |