Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Cabral, Judson Forlan Gonzaga lattes
Orientador(a): Chaia, Miguel Wady lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24329
Resumo: This research seeks to analyze the political dimension of the theater in the light of the artistic practices of theater groups, placed between freedom and political institutionality. In this sense, the object of study is focused in the Municipal Law nº 13.279, of January 8, 2002 (Municipal Law for the Promotion of Theater for the city of São Paulo). The delimitation sought to evaluate this specific public policy in its capacity to encourage conditions for the exercise of a certain autonomy on the part of the group’s theatrical artistic practice. It is understood that the public incentive allowed that diverse theatrical activities, from research to production and presentation of shows, could be carried out outside the functioning of capitalist production, instead guided by a production of a space-time as well as subjectivities that refuse such a model. Therefore, it reflects on the Law as means that created conditions for processes to be instituted and through them unique, autonomous gestures, to be created, that is, gestures that managed to mark their own temporality and affirm a different existence today. In this way, three theater companies operating in the São Paulo scenario were selected, namely: Brava Companhia, Companhia Antropofágica and Coletivo Negro; as an expression of the importance of the Law, and indicators of its impacts
id PUC_SP-1_691b93bd780d5b288557809f02fe259f
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/24329
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Chaia, Miguel Wadyhttp://lattes.cnpq.br/8837677035969446http://lattes.cnpq.br/2896971499464112Cabral, Judson Forlan Gonzaga2022-02-02T18:52:47Z2022-02-02T18:52:47Z2021-03-17Cabral, Judson Forlan Gonzaga. Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano. 2021. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24329This research seeks to analyze the political dimension of the theater in the light of the artistic practices of theater groups, placed between freedom and political institutionality. In this sense, the object of study is focused in the Municipal Law nº 13.279, of January 8, 2002 (Municipal Law for the Promotion of Theater for the city of São Paulo). The delimitation sought to evaluate this specific public policy in its capacity to encourage conditions for the exercise of a certain autonomy on the part of the group’s theatrical artistic practice. It is understood that the public incentive allowed that diverse theatrical activities, from research to production and presentation of shows, could be carried out outside the functioning of capitalist production, instead guided by a production of a space-time as well as subjectivities that refuse such a model. Therefore, it reflects on the Law as means that created conditions for processes to be instituted and through them unique, autonomous gestures, to be created, that is, gestures that managed to mark their own temporality and affirm a different existence today. In this way, three theater companies operating in the São Paulo scenario were selected, namely: Brava Companhia, Companhia Antropofágica and Coletivo Negro; as an expression of the importance of the Law, and indicators of its impactsEsta tese tem como tema de pesquisa a análise política do teatro à luz do teatro e da prática artística de grupo colocado entre a liberdade e a institucionalidade política. Nessa direção, o objeto de estudo da presente pesquisa tem como recorte o contexto da Lei Nº 13.279 de 8 de janeiro de 2002 (Lei Municipal de Fomento ao Teatro para cidade de São Paulo). A escolha por tomar a Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo como objeto deve-se à busca por verificar o quanto ela, como política pública ao incentivar uma determinada forma de produção, criou condições para o exercício de uma certa autonomia por parte da prática artística teatral de grupo, pois viabilizou, através do incentivo, que tal produção pudesse se exercer fora do funcionamento da produção capitalista, já que trata-se de uma produção de um espaço-tempo assim como de subjetividades que recusam tal modelo. Tratando-se, desse modo, de pensar a Lei como um meio que criou condições para que processos fossem instaurados e através deles gestos singulares, autônomos, fossem criados, ou seja, gestos que conseguissem marcar sua própria temporalidade e afirmar uma existência outra na atualidade. Desta forma foram selecionadas três companhias de teatro que atuam no cenário paulistano, quais sejam: Brava Companhia, Companhia Antropofágica e Coletivo Negro, como expressão da potência da LeiConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências SociaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASTeatro de grupoFomento ao teatroPolíticas públicasGroup theaterTheater FundingPublic policiesEntre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJudson Forlan Gonzaga Cabral.pdfapplication/pdf3410186https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24329/1/Judson%20Forlan%20Gonzaga%20Cabral.pdf9d4ba8dcdd570b29efc17217727a45b2MD51TEXTJudson Forlan Gonzaga Cabral.pdf.txtJudson Forlan Gonzaga Cabral.pdf.txtExtracted texttext/plain719757https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24329/2/Judson%20Forlan%20Gonzaga%20Cabral.pdf.txt36724dd2766d389ce8b71204a18eda8dMD52THUMBNAILJudson Forlan Gonzaga Cabral.pdf.jpgJudson Forlan Gonzaga Cabral.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24329/3/Judson%20Forlan%20Gonzaga%20Cabral.pdf.jpg09f61953e2ea27abc22b6cc9f6e9e8adMD53handle/243292023-06-19 08:29:27.788oai:repositorio.pucsp.br:handle/24329Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-19T11:29:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano
title Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano
spellingShingle Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano
Cabral, Judson Forlan Gonzaga
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Teatro de grupo
Fomento ao teatro
Políticas públicas
Group theater
Theater Funding
Public policies
title_short Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano
title_full Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano
title_fullStr Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano
title_full_unstemmed Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano
title_sort Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano
author Cabral, Judson Forlan Gonzaga
author_facet Cabral, Judson Forlan Gonzaga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chaia, Miguel Wady
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8837677035969446
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2896971499464112
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Judson Forlan Gonzaga
contributor_str_mv Chaia, Miguel Wady
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Teatro de grupo
Fomento ao teatro
Políticas públicas
Group theater
Theater Funding
Public policies
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro de grupo
Fomento ao teatro
Políticas públicas
dc.subject.eng.fl_str_mv Group theater
Theater Funding
Public policies
description This research seeks to analyze the political dimension of the theater in the light of the artistic practices of theater groups, placed between freedom and political institutionality. In this sense, the object of study is focused in the Municipal Law nº 13.279, of January 8, 2002 (Municipal Law for the Promotion of Theater for the city of São Paulo). The delimitation sought to evaluate this specific public policy in its capacity to encourage conditions for the exercise of a certain autonomy on the part of the group’s theatrical artistic practice. It is understood that the public incentive allowed that diverse theatrical activities, from research to production and presentation of shows, could be carried out outside the functioning of capitalist production, instead guided by a production of a space-time as well as subjectivities that refuse such a model. Therefore, it reflects on the Law as means that created conditions for processes to be instituted and through them unique, autonomous gestures, to be created, that is, gestures that managed to mark their own temporality and affirm a different existence today. In this way, three theater companies operating in the São Paulo scenario were selected, namely: Brava Companhia, Companhia Antropofágica and Coletivo Negro; as an expression of the importance of the Law, and indicators of its impacts
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-02T18:52:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-02T18:52:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Cabral, Judson Forlan Gonzaga. Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano. 2021. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24329
identifier_str_mv Cabral, Judson Forlan Gonzaga. Entre o poder do Estado e a liberdade do artista: o fomento (Lei 13.279) ao teatro paulistano. 2021. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24329/1/Judson%20Forlan%20Gonzaga%20Cabral.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24329/2/Judson%20Forlan%20Gonzaga%20Cabral.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24329/3/Judson%20Forlan%20Gonzaga%20Cabral.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d4ba8dcdd570b29efc17217727a45b2
36724dd2766d389ce8b71204a18eda8d
09f61953e2ea27abc22b6cc9f6e9e8ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424061351591936