Discurso de sustentabilidade da Apple e da Samsung: construção das marcas e dos valores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Melo, Christiane Barbara Odoki
Orientador(a): Prado, Jose Luiz Aidar
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23318
Resumo: This research aims to examine the discourses on sustainability adopted by Apple and Samsung brands in building their brand identity, brand values, sustainable values and consumption values. We set out to understand and identify how these brands use communication strategies in their discourses on sustainability. The question to be answered in this investigation is: how do Apple and Samsung brands build these discourses to project product consumption onto consumers? The research corpus comprises the sustainability tabs on the Brazilian institutional websites of these brands between the years 2019 and 2020, and an advertising piece on sustainability from each company, which were made available on their YouTube channels in 2018 and 2019. The theoretical framework used for the corpus analysis was Diana Barros’s discursive semiotics and Andrea Semprini’s semiotic maps, in order to examine discourses and narratives that build brand values, focusing the analysis, in particular, on sustainable and consumption values. Thus, it was possible to examine how the production of meanings on sustainability took place. We also adopted Isleide Fontenelle’s investigations on consumer culture as a theoretical foundation. This research seeks, therefore, to contribute to studies on communication strategies employed by organizations in producing and disseminating the meanings of sustainability
id PUC_SP-1_69b847ca7185aec36fbe4be645eb7eb1
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/23318
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Prado, Jose Luiz AidarMelo, Christiane Barbara Odoki2020-11-06T11:13:42Z2020-09-17Melo, Christiane Barbara Odoki. Discurso de sustentabilidade da Apple e da Samsung: construção das marcas e dos valores. 2020. 130 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23318This research aims to examine the discourses on sustainability adopted by Apple and Samsung brands in building their brand identity, brand values, sustainable values and consumption values. We set out to understand and identify how these brands use communication strategies in their discourses on sustainability. The question to be answered in this investigation is: how do Apple and Samsung brands build these discourses to project product consumption onto consumers? The research corpus comprises the sustainability tabs on the Brazilian institutional websites of these brands between the years 2019 and 2020, and an advertising piece on sustainability from each company, which were made available on their YouTube channels in 2018 and 2019. The theoretical framework used for the corpus analysis was Diana Barros’s discursive semiotics and Andrea Semprini’s semiotic maps, in order to examine discourses and narratives that build brand values, focusing the analysis, in particular, on sustainable and consumption values. Thus, it was possible to examine how the production of meanings on sustainability took place. We also adopted Isleide Fontenelle’s investigations on consumer culture as a theoretical foundation. This research seeks, therefore, to contribute to studies on communication strategies employed by organizations in producing and disseminating the meanings of sustainabilityO objetivo desta pesquisa é analisar os discursos sobre sustentabilidade adotados pelas marcas Apple e Samsung para a construção da identidade da marca, valores da marca, valores sustentáveis e valores de consumo. Buscou-se compreender e identificar como essas marcas utilizam as estratégias de comunicação nos discursos sobre sustentabilidade. A questão a ser respondida nesta investigação é: como as marcas Apple e Samsung constroem esses discursos para projetar o consumo de produtos para seus consumidores? O corpus da pesquisa compreende as abas sobre sustentabilidade dos sites institucionais brasileiros dessas marcas entre os anos 2019 e 2020 e um filme publicitário sobre sustentabilidade de cada empresa, que foram veiculados em seus canais no YouTube em 2018 e 2019. O referencial teórico utilizado para as análises do corpus foi a semiótica discursiva de Diana Barros e os mapas semióticos de Andrea Semprini, de modo a examinar discursos e narrativas que constroem os valores da marca, incidindo a análise, em especial, sobre os valores sustentáveis e os valores de consumo. Dessa forma, foi possível examinar como se deu a produção de sentidos sobre a sustentabilidade. Também adotamos como fundamentação teórica as investigações sobre cultura de consumo de Isleide Fontenelle. Esta pesquisa busca, portanto, contribuir com os estudos sobre as estratégias de comunicação empregadas pelas empresas na produção e veiculação dos sentidos de sustentabilidadeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/52644/Christiane%20Barbara%20Odoki%20Melo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesSustentabilidadeAnálise de discursoMarcasSustainabilityDiscourse analysisBrandsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAODiscurso de sustentabilidade da Apple e da Samsung: construção das marcas e dos valoresApple’s and Samsung’s sustainability discourses: building brands and valueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTChristiane Barbara Odoki Melo.pdf.txtChristiane Barbara Odoki Melo.pdf.txtExtracted texttext/plain254360https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23318/4/Christiane%20Barbara%20Odoki%20Melo.pdf.txt275a75e0728f4b3e3b7fcb9b4dfe5cb6MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23318/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51ORIGINALChristiane Barbara Odoki Melo.pdfChristiane Barbara Odoki Melo.pdfapplication/pdf5321826https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23318/2/Christiane%20Barbara%20Odoki%20Melo.pdf43248de77b9dcda3c710f470b5a796dfMD52THUMBNAILChristiane Barbara Odoki Melo.pdf.jpgChristiane Barbara Odoki Melo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2093https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23318/3/Christiane%20Barbara%20Odoki%20Melo.pdf.jpg0c3c78f490b9359d3e0240ed7a927937MD53handle/233182022-04-28 18:06:35.571oai:repositorio.pucsp.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T21:06:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Discurso de sustentabilidade da Apple e da Samsung: construção das marcas e dos valores
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Apple’s and Samsung’s sustainability discourses: building brands and value
title Discurso de sustentabilidade da Apple e da Samsung: construção das marcas e dos valores
spellingShingle Discurso de sustentabilidade da Apple e da Samsung: construção das marcas e dos valores
Melo, Christiane Barbara Odoki
Sustentabilidade
Análise de discurso
Marcas
Sustainability
Discourse analysis
Brands
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Discurso de sustentabilidade da Apple e da Samsung: construção das marcas e dos valores
title_full Discurso de sustentabilidade da Apple e da Samsung: construção das marcas e dos valores
title_fullStr Discurso de sustentabilidade da Apple e da Samsung: construção das marcas e dos valores
title_full_unstemmed Discurso de sustentabilidade da Apple e da Samsung: construção das marcas e dos valores
title_sort Discurso de sustentabilidade da Apple e da Samsung: construção das marcas e dos valores
author Melo, Christiane Barbara Odoki
author_facet Melo, Christiane Barbara Odoki
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prado, Jose Luiz Aidar
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Christiane Barbara Odoki
contributor_str_mv Prado, Jose Luiz Aidar
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Análise de discurso
Marcas
topic Sustentabilidade
Análise de discurso
Marcas
Sustainability
Discourse analysis
Brands
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Sustainability
Discourse analysis
Brands
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This research aims to examine the discourses on sustainability adopted by Apple and Samsung brands in building their brand identity, brand values, sustainable values and consumption values. We set out to understand and identify how these brands use communication strategies in their discourses on sustainability. The question to be answered in this investigation is: how do Apple and Samsung brands build these discourses to project product consumption onto consumers? The research corpus comprises the sustainability tabs on the Brazilian institutional websites of these brands between the years 2019 and 2020, and an advertising piece on sustainability from each company, which were made available on their YouTube channels in 2018 and 2019. The theoretical framework used for the corpus analysis was Diana Barros’s discursive semiotics and Andrea Semprini’s semiotic maps, in order to examine discourses and narratives that build brand values, focusing the analysis, in particular, on sustainable and consumption values. Thus, it was possible to examine how the production of meanings on sustainability took place. We also adopted Isleide Fontenelle’s investigations on consumer culture as a theoretical foundation. This research seeks, therefore, to contribute to studies on communication strategies employed by organizations in producing and disseminating the meanings of sustainability
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-06T11:13:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Melo, Christiane Barbara Odoki. Discurso de sustentabilidade da Apple e da Samsung: construção das marcas e dos valores. 2020. 130 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23318
identifier_str_mv Melo, Christiane Barbara Odoki. Discurso de sustentabilidade da Apple e da Samsung: construção das marcas e dos valores. 2020. 130 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23318/4/Christiane%20Barbara%20Odoki%20Melo.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23318/1/license.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23318/2/Christiane%20Barbara%20Odoki%20Melo.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23318/3/Christiane%20Barbara%20Odoki%20Melo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 275a75e0728f4b3e3b7fcb9b4dfe5cb6
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
43248de77b9dcda3c710f470b5a796df
0c3c78f490b9359d3e0240ed7a927937
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424039892484096