Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Catto, Glória Garrido lattes
Orientador(a): Igliori, Sonia Barbosa Camargo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18489
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar livros didáticos, do ensino fundamental, à luz da teoria dos registros de representação de R. Duval. A análise se limitou ao número racional. Segundo a teoria de Duval, os registros de representação têm papel fundamental na aprendizagem matemática uma vez que, nesta teoria, os conceitos só são acessíveis ao aluno por meio dos registros semióticos de representação que são: o simbólico, o figural e a língua natural. Duas coleções de livros didáticos foram submetidas à análise e a escolha foi sobretudo feita em função de apresentarem abordagens dos conteúdos com características distintas. Uma delas de forma "compartimentalizada" e a outra em forma de "espiral". Procuramos avaliar em que medida os diversos registros do número racional eram apresentados. Desejamos investigar como e se eram trabalhados os "tratamentos" (transformações no interior de um mesmo registro) e as diferentes possibilidades de conversão (transformações de um registro ao outro). Pudemos constatar que, quanto aos tratamentos, uma das coleções privilegia os realizados no registro numérico, enquanto a outra também os realiza no registro figural. No que se refere às conversões, uma das coleções as apresenta entre os registros figural e o simbólico, bem como entre os registros numéricos, fracionário e decimal, e na outra elas, aparecem de forma pouco significativa. Em geral, em ambas as coleções, é priorizado um dos sentidos de conversão entre dois registros
id PUC_SP-1_70c9b144bdfe1daa180bfc045bd7bf63
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18489
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Igliori, Sonia Barbosa Camargohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209527Z2Catto, Glória Garrido2016-04-29T14:32:24Z2008-02-262000-10-24Catto, Glória Garrido. Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos. 2000. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18489O objetivo desta pesquisa foi o de analisar livros didáticos, do ensino fundamental, à luz da teoria dos registros de representação de R. Duval. A análise se limitou ao número racional. Segundo a teoria de Duval, os registros de representação têm papel fundamental na aprendizagem matemática uma vez que, nesta teoria, os conceitos só são acessíveis ao aluno por meio dos registros semióticos de representação que são: o simbólico, o figural e a língua natural. Duas coleções de livros didáticos foram submetidas à análise e a escolha foi sobretudo feita em função de apresentarem abordagens dos conteúdos com características distintas. Uma delas de forma "compartimentalizada" e a outra em forma de "espiral". Procuramos avaliar em que medida os diversos registros do número racional eram apresentados. Desejamos investigar como e se eram trabalhados os "tratamentos" (transformações no interior de um mesmo registro) e as diferentes possibilidades de conversão (transformações de um registro ao outro). Pudemos constatar que, quanto aos tratamentos, uma das coleções privilegia os realizados no registro numérico, enquanto a outra também os realiza no registro figural. No que se refere às conversões, uma das coleções as apresenta entre os registros figural e o simbólico, bem como entre os registros numéricos, fracionário e decimal, e na outra elas, aparecem de forma pouco significativa. Em geral, em ambas as coleções, é priorizado um dos sentidos de conversão entre dois registrosapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35293/dissertacao_gloria_catto.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoMaterial didaticoMatematica -- Estudo e ensinoAnalise do livro didaticoEvolucao das potenciasRegistro decimalRegistro fracionarioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICARegistros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_gloria_catto.pdf.txtdissertacao_gloria_catto.pdf.txtExtracted texttext/plain187982https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18489/3/dissertacao_gloria_catto.pdf.txt011551798e158c6f665bf3e37f7c74c9MD53ORIGINALdissertacao_gloria_catto.pdfapplication/pdf2497378https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18489/1/dissertacao_gloria_catto.pdfcce597606e0d509405b53e1d175b11edMD51THUMBNAILdissertacao_gloria_catto.pdf.jpgdissertacao_gloria_catto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18489/2/dissertacao_gloria_catto.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/184892022-04-28 14:11:03.259oai:repositorio.pucsp.br:handle/18489Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T17:11:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos
title Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos
spellingShingle Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos
Catto, Glória Garrido
Material didatico
Matematica -- Estudo e ensino
Analise do livro didatico
Evolucao das potencias
Registro decimal
Registro fracionario
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos
title_full Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos
title_fullStr Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos
title_full_unstemmed Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos
title_sort Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos
author Catto, Glória Garrido
author_facet Catto, Glória Garrido
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Igliori, Sonia Barbosa Camargo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209527Z2
dc.contributor.author.fl_str_mv Catto, Glória Garrido
contributor_str_mv Igliori, Sonia Barbosa Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Material didatico
Matematica -- Estudo e ensino
Analise do livro didatico
Evolucao das potencias
Registro decimal
Registro fracionario
topic Material didatico
Matematica -- Estudo e ensino
Analise do livro didatico
Evolucao das potencias
Registro decimal
Registro fracionario
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description O objetivo desta pesquisa foi o de analisar livros didáticos, do ensino fundamental, à luz da teoria dos registros de representação de R. Duval. A análise se limitou ao número racional. Segundo a teoria de Duval, os registros de representação têm papel fundamental na aprendizagem matemática uma vez que, nesta teoria, os conceitos só são acessíveis ao aluno por meio dos registros semióticos de representação que são: o simbólico, o figural e a língua natural. Duas coleções de livros didáticos foram submetidas à análise e a escolha foi sobretudo feita em função de apresentarem abordagens dos conteúdos com características distintas. Uma delas de forma "compartimentalizada" e a outra em forma de "espiral". Procuramos avaliar em que medida os diversos registros do número racional eram apresentados. Desejamos investigar como e se eram trabalhados os "tratamentos" (transformações no interior de um mesmo registro) e as diferentes possibilidades de conversão (transformações de um registro ao outro). Pudemos constatar que, quanto aos tratamentos, uma das coleções privilegia os realizados no registro numérico, enquanto a outra também os realiza no registro figural. No que se refere às conversões, uma das coleções as apresenta entre os registros figural e o simbólico, bem como entre os registros numéricos, fracionário e decimal, e na outra elas, aparecem de forma pouco significativa. Em geral, em ambas as coleções, é priorizado um dos sentidos de conversão entre dois registros
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000-10-24
dc.date.available.fl_str_mv 2008-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T14:32:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Catto, Glória Garrido. Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos. 2000. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18489
identifier_str_mv Catto, Glória Garrido. Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livros didáticos. 2000. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18489/3/dissertacao_gloria_catto.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18489/1/dissertacao_gloria_catto.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18489/2/dissertacao_gloria_catto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 011551798e158c6f665bf3e37f7c74c9
cce597606e0d509405b53e1d175b11ed
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423936794394624