Espaço representativo: um estudo das habilidades de alunos da 4ª série

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Fábrega, Eunice Pessin
Orientador(a): Magina, Sandra Maria Pinto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18496
Resumo: This study investigated the knowledge that 36 students of the 4th grade of the Elementary School, of State School of the city of Santos SP, with ages between ten and eleven year old, they had about the representation of the three-dimensional space in the plan. For our investigation we elaborated an instrument diagnostic, considering activities from Piaget s and Inhelder s researches (1993) on the child s space representation. That instrument was applied individually for each child in two meetings of approximately 1 hour and 30 minutes. Results indicate that these children presented great difficulty to interpret and to represent in the three-dimensional objects appropriately in the plan. A possible verified cause by the gap the learning of spatial geometry focusing the aspects of the visualization and of the representation of objects that should start in the very first grades of Elementary School
id PUC_SP-1_70fceaf091ef11828f2a23eb6b728d24
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18496
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Magina, Sandra Maria PintoFábrega, Eunice Pessin2016-04-29T14:32:25Z2008-02-222001-11-12Fábrega, Eunice Pessin. Espaço representativo: um estudo das habilidades de alunos da 4ª série. 2001. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18496This study investigated the knowledge that 36 students of the 4th grade of the Elementary School, of State School of the city of Santos SP, with ages between ten and eleven year old, they had about the representation of the three-dimensional space in the plan. For our investigation we elaborated an instrument diagnostic, considering activities from Piaget s and Inhelder s researches (1993) on the child s space representation. That instrument was applied individually for each child in two meetings of approximately 1 hour and 30 minutes. Results indicate that these children presented great difficulty to interpret and to represent in the three-dimensional objects appropriately in the plan. A possible verified cause by the gap the learning of spatial geometry focusing the aspects of the visualization and of the representation of objects that should start in the very first grades of Elementary SchoolEste estudo investigou o conhecimento que 36 alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, de uma escola pública da cidade de Santos, com idades entre dez e onze anos, tinham sobre a representação do espaço tridimensional no plano bidimensional. Para nossa investigação elaboramos um instrumento diagnóstico, que envolveu atividades adaptadas das pesquisas de Piaget e Inhelder (1993) sobre a representação do espaço para a criança. Esse instrumento foi aplicado individualmente para cada criança em dois encontros de aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Os resultados indicam que essas crianças apresentam dificuldades de interpretar e representar adequadamente os objetos tridimensionais no plano. Uma possível causa verificada é a ausência de uma aprendizagem voltada à geometria espacial, que considere os aspectos da visualização e da representação de objetos desde as primeiras séries do Ensino Fundamentalapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35306/dissertacao_eunice_pessin_fabrega.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoGeometria -- Estudo e ensino -- AvaliacaoEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoHabilidades geometricasConceitos geometricosEnsino fundamentalCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEspaço representativo: um estudo das habilidades de alunos da 4ª sérieinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_eunice_pessin_fabrega.pdf.txtdissertacao_eunice_pessin_fabrega.pdf.txtExtracted texttext/plain256702https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18496/3/dissertacao_eunice_pessin_fabrega.pdf.txt44dc473b59805d4ab1d985d1f1a0b16cMD53ORIGINALdissertacao_eunice_pessin_fabrega.pdfapplication/pdf6057384https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18496/1/dissertacao_eunice_pessin_fabrega.pdf5aa37b154f997f972b0c5ea3c1f44157MD51THUMBNAILdissertacao_eunice_pessin_fabrega.pdf.jpgdissertacao_eunice_pessin_fabrega.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18496/2/dissertacao_eunice_pessin_fabrega.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/184962022-04-28 14:10:32.169oai:repositorio.pucsp.br:handle/18496Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T17:10:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Espaço representativo: um estudo das habilidades de alunos da 4ª série
title Espaço representativo: um estudo das habilidades de alunos da 4ª série
spellingShingle Espaço representativo: um estudo das habilidades de alunos da 4ª série
Fábrega, Eunice Pessin
Geometria -- Estudo e ensino -- Avaliacao
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Habilidades geometricas
Conceitos geometricos
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Espaço representativo: um estudo das habilidades de alunos da 4ª série
title_full Espaço representativo: um estudo das habilidades de alunos da 4ª série
title_fullStr Espaço representativo: um estudo das habilidades de alunos da 4ª série
title_full_unstemmed Espaço representativo: um estudo das habilidades de alunos da 4ª série
title_sort Espaço representativo: um estudo das habilidades de alunos da 4ª série
author Fábrega, Eunice Pessin
author_facet Fábrega, Eunice Pessin
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magina, Sandra Maria Pinto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fábrega, Eunice Pessin
contributor_str_mv Magina, Sandra Maria Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria -- Estudo e ensino -- Avaliacao
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Habilidades geometricas
Conceitos geometricos
Ensino fundamental
topic Geometria -- Estudo e ensino -- Avaliacao
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Habilidades geometricas
Conceitos geometricos
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This study investigated the knowledge that 36 students of the 4th grade of the Elementary School, of State School of the city of Santos SP, with ages between ten and eleven year old, they had about the representation of the three-dimensional space in the plan. For our investigation we elaborated an instrument diagnostic, considering activities from Piaget s and Inhelder s researches (1993) on the child s space representation. That instrument was applied individually for each child in two meetings of approximately 1 hour and 30 minutes. Results indicate that these children presented great difficulty to interpret and to represent in the three-dimensional objects appropriately in the plan. A possible verified cause by the gap the learning of spatial geometry focusing the aspects of the visualization and of the representation of objects that should start in the very first grades of Elementary School
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001-11-12
dc.date.available.fl_str_mv 2008-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T14:32:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Fábrega, Eunice Pessin. Espaço representativo: um estudo das habilidades de alunos da 4ª série. 2001. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18496
identifier_str_mv Fábrega, Eunice Pessin. Espaço representativo: um estudo das habilidades de alunos da 4ª série. 2001. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18496/3/dissertacao_eunice_pessin_fabrega.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18496/1/dissertacao_eunice_pessin_fabrega.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18496/2/dissertacao_eunice_pessin_fabrega.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 44dc473b59805d4ab1d985d1f1a0b16c
5aa37b154f997f972b0c5ea3c1f44157
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423961385598976