Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem
Ano de defesa: | 2004 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11164 |
Resumo: | Esta é uma pesquisa de caráter diagnóstico, que tem como objetivo investigar o conhecimento de alunos que já passaram por um curso de Cálculo Diferencial e integral sobre a noção de derivada, à luz da teoria dos Registros de Representação de Raymond Duval. Os dados foram obtidas pela aplicação de testes. As análises são qualitativas e quantitativas. Como conclusão, destacam-se: o registro figural (gráfico) que foi o registro de maior dificuldade, tanto em questões em que esse é registro de partida quanto no caso em que ele é registro de chegada; o registro de língua natural foi o mais utilizado pelos alunos pesquisados quando realizaram questões envolvendo conversão de registro, nos casos em que o registro de partida era o figural, o simbólica ou mesmo registro de língua natural; dificuldade de reconhecer no registro de representação simbólica f'(x) o significado dó derivada como coeficiente angular |
id |
PUC_SP-1_710b997d10b97e06aac0f87824414fc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11164 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Igliori, Sonia Barbosa CamargoGodoy, Luiz Felipe Simões de2016-04-27T16:58:07Z2011-11-082004-08-18Godoy, Luiz Felipe Simões de. Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem. 2004. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11164Esta é uma pesquisa de caráter diagnóstico, que tem como objetivo investigar o conhecimento de alunos que já passaram por um curso de Cálculo Diferencial e integral sobre a noção de derivada, à luz da teoria dos Registros de Representação de Raymond Duval. Os dados foram obtidas pela aplicação de testes. As análises são qualitativas e quantitativas. Como conclusão, destacam-se: o registro figural (gráfico) que foi o registro de maior dificuldade, tanto em questões em que esse é registro de partida quanto no caso em que ele é registro de chegada; o registro de língua natural foi o mais utilizado pelos alunos pesquisados quando realizaram questões envolvendo conversão de registro, nos casos em que o registro de partida era o figural, o simbólica ou mesmo registro de língua natural; dificuldade de reconhecer no registro de representação simbólica f'(x) o significado dó derivada como coeficiente angularapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24421/dissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoEnsinoAprendizagemCálculoDerivadaRegistro de representação semióticaEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoTeachingLearningCalculusDerivativeSemiotic representation registerCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICARegistros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf.txtdissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf.txtExtracted texttext/plain149565https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11164/3/dissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf.txt35c0671f42ac70bd619026433024c1e1MD53ORIGINALdissertacao_luiz_felipe_godoy.pdfapplication/pdf1188876https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11164/1/dissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf839972bdce9dc6dc04502075caa64959MD51THUMBNAILdissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf.jpgdissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11164/2/dissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/111642022-04-27 13:44:34.074oai:repositorio.pucsp.br:handle/11164Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T16:44:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem |
title |
Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem |
spellingShingle |
Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem Godoy, Luiz Felipe Simões de Ensino Aprendizagem Cálculo Derivada Registro de representação semiótica Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Teaching Learning Calculus Derivative Semiotic representation register CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem |
title_full |
Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem |
title_fullStr |
Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem |
title_sort |
Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem |
author |
Godoy, Luiz Felipe Simões de |
author_facet |
Godoy, Luiz Felipe Simões de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Igliori, Sonia Barbosa Camargo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoy, Luiz Felipe Simões de |
contributor_str_mv |
Igliori, Sonia Barbosa Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Cálculo Derivada Registro de representação semiótica Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino |
topic |
Ensino Aprendizagem Cálculo Derivada Registro de representação semiótica Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Teaching Learning Calculus Derivative Semiotic representation register CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Learning Calculus Derivative Semiotic representation register |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Esta é uma pesquisa de caráter diagnóstico, que tem como objetivo investigar o conhecimento de alunos que já passaram por um curso de Cálculo Diferencial e integral sobre a noção de derivada, à luz da teoria dos Registros de Representação de Raymond Duval. Os dados foram obtidas pela aplicação de testes. As análises são qualitativas e quantitativas. Como conclusão, destacam-se: o registro figural (gráfico) que foi o registro de maior dificuldade, tanto em questões em que esse é registro de partida quanto no caso em que ele é registro de chegada; o registro de língua natural foi o mais utilizado pelos alunos pesquisados quando realizaram questões envolvendo conversão de registro, nos casos em que o registro de partida era o figural, o simbólica ou mesmo registro de língua natural; dificuldade de reconhecer no registro de representação simbólica f'(x) o significado dó derivada como coeficiente angular |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-08-18 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-11-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:58:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Godoy, Luiz Felipe Simões de. Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem. 2004. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11164 |
identifier_str_mv |
Godoy, Luiz Felipe Simões de. Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem. 2004. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11164/3/dissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11164/1/dissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11164/2/dissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
35c0671f42ac70bd619026433024c1e1 839972bdce9dc6dc04502075caa64959 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424022311010304 |