Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Godoy, Luiz Felipe Simões de
Orientador(a): Igliori, Sonia Barbosa Camargo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11164
Resumo: Esta é uma pesquisa de caráter diagnóstico, que tem como objetivo investigar o conhecimento de alunos que já passaram por um curso de Cálculo Diferencial e integral sobre a noção de derivada, à luz da teoria dos Registros de Representação de Raymond Duval. Os dados foram obtidas pela aplicação de testes. As análises são qualitativas e quantitativas. Como conclusão, destacam-se: o registro figural (gráfico) que foi o registro de maior dificuldade, tanto em questões em que esse é registro de partida quanto no caso em que ele é registro de chegada; o registro de língua natural foi o mais utilizado pelos alunos pesquisados quando realizaram questões envolvendo conversão de registro, nos casos em que o registro de partida era o figural, o simbólica ou mesmo registro de língua natural; dificuldade de reconhecer no registro de representação simbólica f'(x) o significado dó derivada como coeficiente angular
id PUC_SP-1_710b997d10b97e06aac0f87824414fc3
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11164
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Igliori, Sonia Barbosa CamargoGodoy, Luiz Felipe Simões de2016-04-27T16:58:07Z2011-11-082004-08-18Godoy, Luiz Felipe Simões de. Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem. 2004. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11164Esta é uma pesquisa de caráter diagnóstico, que tem como objetivo investigar o conhecimento de alunos que já passaram por um curso de Cálculo Diferencial e integral sobre a noção de derivada, à luz da teoria dos Registros de Representação de Raymond Duval. Os dados foram obtidas pela aplicação de testes. As análises são qualitativas e quantitativas. Como conclusão, destacam-se: o registro figural (gráfico) que foi o registro de maior dificuldade, tanto em questões em que esse é registro de partida quanto no caso em que ele é registro de chegada; o registro de língua natural foi o mais utilizado pelos alunos pesquisados quando realizaram questões envolvendo conversão de registro, nos casos em que o registro de partida era o figural, o simbólica ou mesmo registro de língua natural; dificuldade de reconhecer no registro de representação simbólica f'(x) o significado dó derivada como coeficiente angularapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24421/dissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoEnsinoAprendizagemCálculoDerivadaRegistro de representação semióticaEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoTeachingLearningCalculusDerivativeSemiotic representation registerCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICARegistros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf.txtdissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf.txtExtracted texttext/plain149565https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11164/3/dissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf.txt35c0671f42ac70bd619026433024c1e1MD53ORIGINALdissertacao_luiz_felipe_godoy.pdfapplication/pdf1188876https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11164/1/dissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf839972bdce9dc6dc04502075caa64959MD51THUMBNAILdissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf.jpgdissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11164/2/dissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/111642022-04-27 13:44:34.074oai:repositorio.pucsp.br:handle/11164Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T16:44:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem
title Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem
spellingShingle Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem
Godoy, Luiz Felipe Simões de
Ensino
Aprendizagem
Cálculo
Derivada
Registro de representação semiótica
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Teaching
Learning
Calculus
Derivative
Semiotic representation register
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem
title_full Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem
title_fullStr Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem
title_full_unstemmed Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem
title_sort Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem
author Godoy, Luiz Felipe Simões de
author_facet Godoy, Luiz Felipe Simões de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Igliori, Sonia Barbosa Camargo
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Luiz Felipe Simões de
contributor_str_mv Igliori, Sonia Barbosa Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Cálculo
Derivada
Registro de representação semiótica
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
topic Ensino
Aprendizagem
Cálculo
Derivada
Registro de representação semiótica
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Teaching
Learning
Calculus
Derivative
Semiotic representation register
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Learning
Calculus
Derivative
Semiotic representation register
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Esta é uma pesquisa de caráter diagnóstico, que tem como objetivo investigar o conhecimento de alunos que já passaram por um curso de Cálculo Diferencial e integral sobre a noção de derivada, à luz da teoria dos Registros de Representação de Raymond Duval. Os dados foram obtidas pela aplicação de testes. As análises são qualitativas e quantitativas. Como conclusão, destacam-se: o registro figural (gráfico) que foi o registro de maior dificuldade, tanto em questões em que esse é registro de partida quanto no caso em que ele é registro de chegada; o registro de língua natural foi o mais utilizado pelos alunos pesquisados quando realizaram questões envolvendo conversão de registro, nos casos em que o registro de partida era o figural, o simbólica ou mesmo registro de língua natural; dificuldade de reconhecer no registro de representação simbólica f'(x) o significado dó derivada como coeficiente angular
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-08-18
dc.date.available.fl_str_mv 2011-11-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Godoy, Luiz Felipe Simões de. Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem. 2004. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11164
identifier_str_mv Godoy, Luiz Felipe Simões de. Registros de representação da noção de derivada e o processo de aprendizagem. 2004. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11164/3/dissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11164/1/dissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11164/2/dissertacao_luiz_felipe_godoy.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 35c0671f42ac70bd619026433024c1e1
839972bdce9dc6dc04502075caa64959
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424022311010304