As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
|
Departamento: |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24306 |
Resumo: | The aim of this dissertation is to analyze cinema today, both with regard to exhibition locations as to the constitution of films. The corpus of the research are three original films presented at different stages of their production. The first, Pas Ce soir (“Not Tonight”), emerged from the encounter with the work of French writer and singer Brigitte Fontaine and had its first public screening in 2015. The second O Amor Está Preso? (“Is Love Jailed?”) was filmed and edited in partnership with artist Julia Feldens during the writing of the dissertation. The third, Antes que as libélulas entrem em extinção (“Before dragonflies go extinct”), is a film fabulated in written format from video frames edited for Instagram posts in recent years. With regard to the theoretical foundation, such film experiences are articulated through research on specific topics such as otherness (GREINER, 2015), intra-action (BARAD, 2007), neurodiversity (MANNING, 2020), meaning (JOHNSON, 2007), , post-cinematic affects (SHAVIRO, 2010) and emotion and affect (MASSUMI, 2015). The expected result is the presentation of a debate that articulates concepts and creative processes, understanding film based on theories of the body, that is, as a way of thinking / testing images that are configured in each experience |
id |
PUC_SP-1_737d841a0bf971cb3a6d34f73734f455 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/24306 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Greiner, Christinehttp://lattes.cnpq.br/8331762292364125http://lattes.cnpq.br/2529026632163108Filho, Ernesto2022-02-02T18:52:41Z2022-02-02T18:52:41Z2021-02-02Filho, Ernesto. As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24306The aim of this dissertation is to analyze cinema today, both with regard to exhibition locations as to the constitution of films. The corpus of the research are three original films presented at different stages of their production. The first, Pas Ce soir (“Not Tonight”), emerged from the encounter with the work of French writer and singer Brigitte Fontaine and had its first public screening in 2015. The second O Amor Está Preso? (“Is Love Jailed?”) was filmed and edited in partnership with artist Julia Feldens during the writing of the dissertation. The third, Antes que as libélulas entrem em extinção (“Before dragonflies go extinct”), is a film fabulated in written format from video frames edited for Instagram posts in recent years. With regard to the theoretical foundation, such film experiences are articulated through research on specific topics such as otherness (GREINER, 2015), intra-action (BARAD, 2007), neurodiversity (MANNING, 2020), meaning (JOHNSON, 2007), , post-cinematic affects (SHAVIRO, 2010) and emotion and affect (MASSUMI, 2015). The expected result is the presentation of a debate that articulates concepts and creative processes, understanding film based on theories of the body, that is, as a way of thinking / testing images that are configured in each experienceO objetivo desta tese de doutorado é analisar o cinema hoje, tanto no que se refere aos locais de exibição, quanto à própria constituição dos filmes. O corpus da pesquisa são três filmes autorais apresentados em fases distintas de sua produção. O primeiro, Esta noite não (“Pas ce soir”), surgiu do encontro com a obra da escritora e cantora francesa Brigitte Fontaine e foi exibido publicamente pela primeira vez em 2015. O segundo, O amor está preso?, foi filmado e editado em parceria com a artista Julia Feldens durante a escrita da tese. E o terceiro, Antes que as libélulas entrem em extinção, é um filme fabulado em formato escrito a partir de frames de vídeos-postagens editados para o Instagram nos últimos anos. No que se refere à fundamentação teórica, tais experiências fílmicas articulam-se a partir da pesquisa sobre tópicos específicos como alteridade (GREINER, 2015), intra-ação (BARAD, 2007), neurodiversidade (MANNING, 2020), significado (JOHNSON, 2007), afetos pós-cinematográficos (SHAVIRO, 2010), emoção e afeto (MASSUMI, 2015). O resultado esperado é a apresentação de um debate que articula conceitos e processos de criação, compreendendo o filme a partir de teorias do corpo, ou seja, como um modo de pensar/testar imagens que se configuram a cada experiênciaConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCinemaCorpoEsgotamentoCinemaBodyExhaustionAs novas tecnologias e a potência política do cinema corpoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALErnesto Bezerra Cavalcanti Filho.pdfapplication/pdf22195238https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24306/1/Ernesto%20Bezerra%20Cavalcanti%20Filho.pdfa3127735106670c9a5afe202e127b610MD51TEXTErnesto Bezerra Cavalcanti Filho.pdf.txtErnesto Bezerra Cavalcanti Filho.pdf.txtExtracted texttext/plain287352https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24306/2/Ernesto%20Bezerra%20Cavalcanti%20Filho.pdf.txt642321c66ec2b39f4573f2c5b114113fMD52THUMBNAILErnesto Bezerra Cavalcanti Filho.pdf.jpgErnesto Bezerra Cavalcanti Filho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1093https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24306/3/Ernesto%20Bezerra%20Cavalcanti%20Filho.pdf.jpge85505f6eabb324abd1f678e2e4d0398MD53handle/243062022-06-09 13:11:55.802oai:repositorio.pucsp.br:handle/24306Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-09T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo |
title |
As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo |
spellingShingle |
As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo Filho, Ernesto CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Cinema Corpo Esgotamento Cinema Body Exhaustion |
title_short |
As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo |
title_full |
As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo |
title_fullStr |
As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo |
title_full_unstemmed |
As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo |
title_sort |
As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo |
author |
Filho, Ernesto |
author_facet |
Filho, Ernesto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Greiner, Christine |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8331762292364125 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2529026632163108 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filho, Ernesto |
contributor_str_mv |
Greiner, Christine |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Cinema Corpo Esgotamento Cinema Body Exhaustion |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Corpo Esgotamento |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cinema Body Exhaustion |
description |
The aim of this dissertation is to analyze cinema today, both with regard to exhibition locations as to the constitution of films. The corpus of the research are three original films presented at different stages of their production. The first, Pas Ce soir (“Not Tonight”), emerged from the encounter with the work of French writer and singer Brigitte Fontaine and had its first public screening in 2015. The second O Amor Está Preso? (“Is Love Jailed?”) was filmed and edited in partnership with artist Julia Feldens during the writing of the dissertation. The third, Antes que as libélulas entrem em extinção (“Before dragonflies go extinct”), is a film fabulated in written format from video frames edited for Instagram posts in recent years. With regard to the theoretical foundation, such film experiences are articulated through research on specific topics such as otherness (GREINER, 2015), intra-action (BARAD, 2007), neurodiversity (MANNING, 2020), meaning (JOHNSON, 2007), , post-cinematic affects (SHAVIRO, 2010) and emotion and affect (MASSUMI, 2015). The expected result is the presentation of a debate that articulates concepts and creative processes, understanding film based on theories of the body, that is, as a way of thinking / testing images that are configured in each experience |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-02T18:52:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-02T18:52:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Filho, Ernesto. As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24306 |
identifier_str_mv |
Filho, Ernesto. As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24306/1/Ernesto%20Bezerra%20Cavalcanti%20Filho.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24306/2/Ernesto%20Bezerra%20Cavalcanti%20Filho.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24306/3/Ernesto%20Bezerra%20Cavalcanti%20Filho.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a3127735106670c9a5afe202e127b610 642321c66ec2b39f4573f2c5b114113f e85505f6eabb324abd1f678e2e4d0398 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424010818617344 |