As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Filho, Ernesto lattes
Orientador(a): Greiner, Christine lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24306
Resumo: The aim of this dissertation is to analyze cinema today, both with regard to exhibition locations as to the constitution of films. The corpus of the research are three original films presented at different stages of their production. The first, Pas Ce soir (“Not Tonight”), emerged from the encounter with the work of French writer and singer Brigitte Fontaine and had its first public screening in 2015. The second O Amor Está Preso? (“Is Love Jailed?”) was filmed and edited in partnership with artist Julia Feldens during the writing of the dissertation. The third, Antes que as libélulas entrem em extinção (“Before dragonflies go extinct”), is a film fabulated in written format from video frames edited for Instagram posts in recent years. With regard to the theoretical foundation, such film experiences are articulated through research on specific topics such as otherness (GREINER, 2015), intra-action (BARAD, 2007), neurodiversity (MANNING, 2020), meaning (JOHNSON, 2007), , post-cinematic affects (SHAVIRO, 2010) and emotion and affect (MASSUMI, 2015). The expected result is the presentation of a debate that articulates concepts and creative processes, understanding film based on theories of the body, that is, as a way of thinking / testing images that are configured in each experience
id PUC_SP-1_737d841a0bf971cb3a6d34f73734f455
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/24306
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Greiner, Christinehttp://lattes.cnpq.br/8331762292364125http://lattes.cnpq.br/2529026632163108Filho, Ernesto2022-02-02T18:52:41Z2022-02-02T18:52:41Z2021-02-02Filho, Ernesto. As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24306The aim of this dissertation is to analyze cinema today, both with regard to exhibition locations as to the constitution of films. The corpus of the research are three original films presented at different stages of their production. The first, Pas Ce soir (“Not Tonight”), emerged from the encounter with the work of French writer and singer Brigitte Fontaine and had its first public screening in 2015. The second O Amor Está Preso? (“Is Love Jailed?”) was filmed and edited in partnership with artist Julia Feldens during the writing of the dissertation. The third, Antes que as libélulas entrem em extinção (“Before dragonflies go extinct”), is a film fabulated in written format from video frames edited for Instagram posts in recent years. With regard to the theoretical foundation, such film experiences are articulated through research on specific topics such as otherness (GREINER, 2015), intra-action (BARAD, 2007), neurodiversity (MANNING, 2020), meaning (JOHNSON, 2007), , post-cinematic affects (SHAVIRO, 2010) and emotion and affect (MASSUMI, 2015). The expected result is the presentation of a debate that articulates concepts and creative processes, understanding film based on theories of the body, that is, as a way of thinking / testing images that are configured in each experienceO objetivo desta tese de doutorado é analisar o cinema hoje, tanto no que se refere aos locais de exibição, quanto à própria constituição dos filmes. O corpus da pesquisa são três filmes autorais apresentados em fases distintas de sua produção. O primeiro, Esta noite não (“Pas ce soir”), surgiu do encontro com a obra da escritora e cantora francesa Brigitte Fontaine e foi exibido publicamente pela primeira vez em 2015. O segundo, O amor está preso?, foi filmado e editado em parceria com a artista Julia Feldens durante a escrita da tese. E o terceiro, Antes que as libélulas entrem em extinção, é um filme fabulado em formato escrito a partir de frames de vídeos-postagens editados para o Instagram nos últimos anos. No que se refere à fundamentação teórica, tais experiências fílmicas articulam-se a partir da pesquisa sobre tópicos específicos como alteridade (GREINER, 2015), intra-ação (BARAD, 2007), neurodiversidade (MANNING, 2020), significado (JOHNSON, 2007), afetos pós-cinematográficos (SHAVIRO, 2010), emoção e afeto (MASSUMI, 2015). O resultado esperado é a apresentação de um debate que articula conceitos e processos de criação, compreendendo o filme a partir de teorias do corpo, ou seja, como um modo de pensar/testar imagens que se configuram a cada experiênciaConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCinemaCorpoEsgotamentoCinemaBodyExhaustionAs novas tecnologias e a potência política do cinema corpoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALErnesto Bezerra Cavalcanti Filho.pdfapplication/pdf22195238https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24306/1/Ernesto%20Bezerra%20Cavalcanti%20Filho.pdfa3127735106670c9a5afe202e127b610MD51TEXTErnesto Bezerra Cavalcanti Filho.pdf.txtErnesto Bezerra Cavalcanti Filho.pdf.txtExtracted texttext/plain287352https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24306/2/Ernesto%20Bezerra%20Cavalcanti%20Filho.pdf.txt642321c66ec2b39f4573f2c5b114113fMD52THUMBNAILErnesto Bezerra Cavalcanti Filho.pdf.jpgErnesto Bezerra Cavalcanti Filho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1093https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24306/3/Ernesto%20Bezerra%20Cavalcanti%20Filho.pdf.jpge85505f6eabb324abd1f678e2e4d0398MD53handle/243062022-06-09 13:11:55.802oai:repositorio.pucsp.br:handle/24306Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-09T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo
title As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo
spellingShingle As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo
Filho, Ernesto
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Cinema
Corpo
Esgotamento
Cinema
Body
Exhaustion
title_short As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo
title_full As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo
title_fullStr As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo
title_full_unstemmed As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo
title_sort As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo
author Filho, Ernesto
author_facet Filho, Ernesto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Greiner, Christine
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8331762292364125
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2529026632163108
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Ernesto
contributor_str_mv Greiner, Christine
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Cinema
Corpo
Esgotamento
Cinema
Body
Exhaustion
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Corpo
Esgotamento
dc.subject.eng.fl_str_mv Cinema
Body
Exhaustion
description The aim of this dissertation is to analyze cinema today, both with regard to exhibition locations as to the constitution of films. The corpus of the research are three original films presented at different stages of their production. The first, Pas Ce soir (“Not Tonight”), emerged from the encounter with the work of French writer and singer Brigitte Fontaine and had its first public screening in 2015. The second O Amor Está Preso? (“Is Love Jailed?”) was filmed and edited in partnership with artist Julia Feldens during the writing of the dissertation. The third, Antes que as libélulas entrem em extinção (“Before dragonflies go extinct”), is a film fabulated in written format from video frames edited for Instagram posts in recent years. With regard to the theoretical foundation, such film experiences are articulated through research on specific topics such as otherness (GREINER, 2015), intra-action (BARAD, 2007), neurodiversity (MANNING, 2020), meaning (JOHNSON, 2007), , post-cinematic affects (SHAVIRO, 2010) and emotion and affect (MASSUMI, 2015). The expected result is the presentation of a debate that articulates concepts and creative processes, understanding film based on theories of the body, that is, as a way of thinking / testing images that are configured in each experience
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-02T18:52:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-02T18:52:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Filho, Ernesto. As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24306
identifier_str_mv Filho, Ernesto. As novas tecnologias e a potência política do cinema corpo. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24306/1/Ernesto%20Bezerra%20Cavalcanti%20Filho.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24306/2/Ernesto%20Bezerra%20Cavalcanti%20Filho.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24306/3/Ernesto%20Bezerra%20Cavalcanti%20Filho.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a3127735106670c9a5afe202e127b610
642321c66ec2b39f4573f2c5b114113f
e85505f6eabb324abd1f678e2e4d0398
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424010818617344