Comportamento empreendedor dos alunos em uma instituição de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Bertolino, Cristiane Silva Penteado lattes
Orientador(a): Junqueira, Luciano Prates
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1094
Resumo: The purpose of this dissertation is to identify the entrepreneurial behavior of students of a private Higher Education institution (HEI), located in the city of São Paulo, with the porpoise of developing teaching methods that encourage entrepreneurship in all training courses. Researches indicate that some common behaviors among entrepreneurs contribute to the success of the entrepreneurial action. This research is a case study has a quantitative and qualitative nature that, through documentary survey, direct observation of practices and a questionnaire developed by McClelland (1972) and improved by Cooley (1991), aims to identify the presence of entrepreneurial behaviors in students of the HEI, object of this study. The survey results identified the persuasion behaviors and contact networks and take calculated risks had the lowest score which reinforces the need to develop relational skills in students to stimulate the expansion of the contact network. The existence of networks implies the expansion of available tangible and intangible resources. Offering features that go beyond the individual, it could cause the evolution of the behavior take moderate risks . Grouping behaviors in the clusters achievement , planning and power showed higher scores on planning . A principle of entrepreneurship is the partnership that is inserted into the set power that scored less, reiterating the need of teaching methods enhancing the networking
id PUC_SP-1_75f7eeb5f742e7321faad9283c8622c2
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/1094
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Junqueira, Luciano Prateshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4406419J2Bertolino, Cristiane Silva Penteado2016-04-25T16:44:38Z2014-03-192014-02-24Bertolino, Cristiane Silva Penteado. Entrepreneurial behavior of students in a higher education institution. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1094The purpose of this dissertation is to identify the entrepreneurial behavior of students of a private Higher Education institution (HEI), located in the city of São Paulo, with the porpoise of developing teaching methods that encourage entrepreneurship in all training courses. Researches indicate that some common behaviors among entrepreneurs contribute to the success of the entrepreneurial action. This research is a case study has a quantitative and qualitative nature that, through documentary survey, direct observation of practices and a questionnaire developed by McClelland (1972) and improved by Cooley (1991), aims to identify the presence of entrepreneurial behaviors in students of the HEI, object of this study. The survey results identified the persuasion behaviors and contact networks and take calculated risks had the lowest score which reinforces the need to develop relational skills in students to stimulate the expansion of the contact network. The existence of networks implies the expansion of available tangible and intangible resources. Offering features that go beyond the individual, it could cause the evolution of the behavior take moderate risks . Grouping behaviors in the clusters achievement , planning and power showed higher scores on planning . A principle of entrepreneurship is the partnership that is inserted into the set power that scored less, reiterating the need of teaching methods enhancing the networkingA finalidade desta dissertação é identificar os comportamentos empreendedores dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, localizada no município de São Paulo, que se propõe a desenvolver métodos de ensino que estimulem o empreendedorismo em todos os cursos de formação. Pesquisas indicam que alguns comportamentos comuns entre empreendedores contribuem para o êxito da ação empreendedora. Esta pesquisa é um estudo de caso de natureza quantitativa e qualitativa que, através de levantamento documental, observação direta de práticas e aplicação de um questionário desenvolvido por McClelland (1972) e aperfeiçoado por Cooley (1991), visa identificar a presença de comportamentos empreendedores nos alunos das IES, objeto deste estudo. Os resultados da pesquisa identificaram que os comportamentos persuasão e redes de contato e correr riscos calculados apresentaram a menor pontuação o que reforça a necessidade de desenvolver habilidades relacionais nos alunos para estimular a ampliação da rede de contatos. A existência das redes implica na ampliação dos recursos disponíveis, tangíveis e intangíveis. Dispondo de recursos que vão além do individual poderá haver evolução do comportamento correr riscos calculados . O agrupamento dos comportamentos nos conjuntos realização , planejamento e poder demonstrou pontuação mais elevada no planejamento . Um princípio do empreendedorismo é a parceria, que está inserido no conjunto poder que obteve menor pontuação, reiterando a necessidade de metodologias de ensino que valorizem a articulação em redeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2296/Cristiane%20Silva%20Penteado%20Bertolino.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisEmpreendedorismoComportamento empreendedorEnsino empreendedorEntrepreneurshipEntrepreneurial behaviorEntrepreneurial educationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOComportamento empreendedor dos alunos em uma instituição de ensino superiorEntrepreneurial behavior of students in a higher education institutioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCristiane Silva Penteado Bertolino.pdf.txtCristiane Silva Penteado Bertolino.pdf.txtExtracted texttext/plain166435https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1094/3/Cristiane%20Silva%20Penteado%20Bertolino.pdf.txtee847bc5c77fd2d73d8d102c5afd9ec4MD53ORIGINALCristiane Silva Penteado Bertolino.pdfapplication/pdf895603https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1094/1/Cristiane%20Silva%20Penteado%20Bertolino.pdf1c64b8519d49d288d66d714aa059a848MD51THUMBNAILCristiane Silva Penteado Bertolino.pdf.jpgCristiane Silva Penteado Bertolino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1994https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1094/2/Cristiane%20Silva%20Penteado%20Bertolino.pdf.jpg7b14fe97e1ade16db554faa0e31b7f9bMD52handle/10942022-12-20 11:23:12.364oai:repositorio.pucsp.br:handle/1094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-20T14:23:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Comportamento empreendedor dos alunos em uma instituição de ensino superior
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Entrepreneurial behavior of students in a higher education institution
title Comportamento empreendedor dos alunos em uma instituição de ensino superior
spellingShingle Comportamento empreendedor dos alunos em uma instituição de ensino superior
Bertolino, Cristiane Silva Penteado
Empreendedorismo
Comportamento empreendedor
Ensino empreendedor
Entrepreneurship
Entrepreneurial behavior
Entrepreneurial education
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Comportamento empreendedor dos alunos em uma instituição de ensino superior
title_full Comportamento empreendedor dos alunos em uma instituição de ensino superior
title_fullStr Comportamento empreendedor dos alunos em uma instituição de ensino superior
title_full_unstemmed Comportamento empreendedor dos alunos em uma instituição de ensino superior
title_sort Comportamento empreendedor dos alunos em uma instituição de ensino superior
author Bertolino, Cristiane Silva Penteado
author_facet Bertolino, Cristiane Silva Penteado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira, Luciano Prates
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4406419J2
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertolino, Cristiane Silva Penteado
contributor_str_mv Junqueira, Luciano Prates
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Comportamento empreendedor
Ensino empreendedor
topic Empreendedorismo
Comportamento empreendedor
Ensino empreendedor
Entrepreneurship
Entrepreneurial behavior
Entrepreneurial education
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Entrepreneurship
Entrepreneurial behavior
Entrepreneurial education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description The purpose of this dissertation is to identify the entrepreneurial behavior of students of a private Higher Education institution (HEI), located in the city of São Paulo, with the porpoise of developing teaching methods that encourage entrepreneurship in all training courses. Researches indicate that some common behaviors among entrepreneurs contribute to the success of the entrepreneurial action. This research is a case study has a quantitative and qualitative nature that, through documentary survey, direct observation of practices and a questionnaire developed by McClelland (1972) and improved by Cooley (1991), aims to identify the presence of entrepreneurial behaviors in students of the HEI, object of this study. The survey results identified the persuasion behaviors and contact networks and take calculated risks had the lowest score which reinforces the need to develop relational skills in students to stimulate the expansion of the contact network. The existence of networks implies the expansion of available tangible and intangible resources. Offering features that go beyond the individual, it could cause the evolution of the behavior take moderate risks . Grouping behaviors in the clusters achievement , planning and power showed higher scores on planning . A principle of entrepreneurship is the partnership that is inserted into the set power that scored less, reiterating the need of teaching methods enhancing the networking
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-03-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-25T16:44:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Bertolino, Cristiane Silva Penteado. Entrepreneurial behavior of students in a higher education institution. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1094
identifier_str_mv Bertolino, Cristiane Silva Penteado. Entrepreneurial behavior of students in a higher education institution. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1094/3/Cristiane%20Silva%20Penteado%20Bertolino.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1094/1/Cristiane%20Silva%20Penteado%20Bertolino.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1094/2/Cristiane%20Silva%20Penteado%20Bertolino.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ee847bc5c77fd2d73d8d102c5afd9ec4
1c64b8519d49d288d66d714aa059a848
7b14fe97e1ade16db554faa0e31b7f9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423947087216640