Gêneros digitais em manuais didáticos de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Barbosa, Ceci Maria de Oliveira Coêlho lattes
Orientador(a): Elias, Vanda Maria da Silva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Departamento: Língua Portuguesa
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14616
Resumo: This dissertation is inserted in the research line of Reading, Writing and Portuguese Teaching and its main purpose is to analyze the treatment given to the digital genre school-books In Portuguese used in Ensino Fundamental II (two last years of Elementary School and three first years of High School in American educational system). Supported by discourse genres studies, especially the ones produced on the computer screen, the research has as its corpus material selected from three school-books collection, approved by the Programa Nacional de Livros Didáticos (School-books National Program) of 2008, found in the Guia de Livros Didáticos (School-books Guide) from 5th to 8th grade, published in 2007. Methodologically, we adopted as procedure, at a first moment, the selection of reading and writing activities directed to digital genres in each of the three collections and, at a second moment, the analysis of the obtained data, supported by the studies about discourse genres, in general, and digital genres, specifically. The research results indicate that school-books approach digital genres, but not in a meaningful way. Teachers, therefore, have great challenges to face in order to contribute to the effective insertion of these genres in school and to render the students capability to deal with the digital genres
id PUC_SP-1_7f8889eb3eb1380294d61674fbe39ee8
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/14616
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Elias, Vanda Maria da Silvahttp://buhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244142A3scatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244142A3Barbosa, Ceci Maria de Oliveira Coêlho2016-04-28T19:34:44Z2013-09-182009-12-11Barbosa, Ceci Maria de Oliveira Coêlho. Gêneros digitais em manuais didáticos de língua portuguesa. 2009. 174 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14616This dissertation is inserted in the research line of Reading, Writing and Portuguese Teaching and its main purpose is to analyze the treatment given to the digital genre school-books In Portuguese used in Ensino Fundamental II (two last years of Elementary School and three first years of High School in American educational system). Supported by discourse genres studies, especially the ones produced on the computer screen, the research has as its corpus material selected from three school-books collection, approved by the Programa Nacional de Livros Didáticos (School-books National Program) of 2008, found in the Guia de Livros Didáticos (School-books Guide) from 5th to 8th grade, published in 2007. Methodologically, we adopted as procedure, at a first moment, the selection of reading and writing activities directed to digital genres in each of the three collections and, at a second moment, the analysis of the obtained data, supported by the studies about discourse genres, in general, and digital genres, specifically. The research results indicate that school-books approach digital genres, but not in a meaningful way. Teachers, therefore, have great challenges to face in order to contribute to the effective insertion of these genres in school and to render the students capability to deal with the digital genresEsta dissertação insere-se na linha de pesquisa Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa e tem como tema a análise da abordagem de gêneros digitais em manuais didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental ciclo II (5ª a 8ª séries). Para a realização desta pesquisa na perspectiva bakhtiniana de gêneros do discurso (cf. Bakhtin 2003 [1979]), em consonância com os pressupostos teóricos atuais para o ensino de Língua Portuguesa que favorece uma postura mais reflexiva em relação à linguagem e devido à importância do estudo de gêneros do discurso que se tornou bastante difundida a partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais no final da década de 1990. O corpus da pesquisa constitui-se de três coleções de Livros Didáticos selecionadas dentre as 24 aprovadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos de 2008, constantes no Guia de Livros Didáticos de 5ª a 8ª séries, publicado em 2007. Com os resultados obtidos durante a análise, pudemos observar que os autores dos livros didáticos selecionados lançam mão de materiais referentes aos gêneros digitais e à Internet em suas coleções. Podemos concluir que um grande passo foi dado para a inserção das novas tecnologias no ambiente escolarSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30629/Ceci%20Maria%20de%20Oliveira%20Coelho%20Barbosa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua PortuguesaPUC-SPBRLíngua PortuguesaGêneros do discursoContexto digitalManuais didáticosLingua portuguesa (Ensino fundamental) -- Estudo e ensinoLivros didaticosDigital genresReadingWritingPortuguese as Mother Language teachingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAGêneros digitais em manuais didáticos de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCeci Maria de Oliveira Coelho Barbosa.pdf.txtCeci Maria de Oliveira Coelho Barbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain242833https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14616/3/Ceci%20Maria%20de%20Oliveira%20Coelho%20Barbosa.pdf.txt4f2c25b383fab803871134cf4f2e2d52MD53ORIGINALCeci Maria de Oliveira Coelho Barbosa.pdfapplication/pdf16084710https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14616/1/Ceci%20Maria%20de%20Oliveira%20Coelho%20Barbosa.pdfaf620a3e146a1ef95033249fb6fd73aaMD51THUMBNAILCeci Maria de Oliveira Coelho Barbosa.pdf.jpgCeci Maria de Oliveira Coelho Barbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3776https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14616/2/Ceci%20Maria%20de%20Oliveira%20Coelho%20Barbosa.pdf.jpg6ec2a62f42153663da3874a045afd7a3MD52handle/146162022-04-27 22:00:06.301oai:repositorio.pucsp.br:handle/14616Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:00:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Gêneros digitais em manuais didáticos de língua portuguesa
title Gêneros digitais em manuais didáticos de língua portuguesa
spellingShingle Gêneros digitais em manuais didáticos de língua portuguesa
Barbosa, Ceci Maria de Oliveira Coêlho
Gêneros do discurso
Contexto digital
Manuais didáticos
Lingua portuguesa (Ensino fundamental) -- Estudo e ensino
Livros didaticos
Digital genres
Reading
Writing
Portuguese as Mother Language teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Gêneros digitais em manuais didáticos de língua portuguesa
title_full Gêneros digitais em manuais didáticos de língua portuguesa
title_fullStr Gêneros digitais em manuais didáticos de língua portuguesa
title_full_unstemmed Gêneros digitais em manuais didáticos de língua portuguesa
title_sort Gêneros digitais em manuais didáticos de língua portuguesa
author Barbosa, Ceci Maria de Oliveira Coêlho
author_facet Barbosa, Ceci Maria de Oliveira Coêlho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elias, Vanda Maria da Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244142A3scatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244142A3
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ceci Maria de Oliveira Coêlho
contributor_str_mv Elias, Vanda Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros do discurso
Contexto digital
Manuais didáticos
Lingua portuguesa (Ensino fundamental) -- Estudo e ensino
Livros didaticos
topic Gêneros do discurso
Contexto digital
Manuais didáticos
Lingua portuguesa (Ensino fundamental) -- Estudo e ensino
Livros didaticos
Digital genres
Reading
Writing
Portuguese as Mother Language teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital genres
Reading
Writing
Portuguese as Mother Language teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This dissertation is inserted in the research line of Reading, Writing and Portuguese Teaching and its main purpose is to analyze the treatment given to the digital genre school-books In Portuguese used in Ensino Fundamental II (two last years of Elementary School and three first years of High School in American educational system). Supported by discourse genres studies, especially the ones produced on the computer screen, the research has as its corpus material selected from three school-books collection, approved by the Programa Nacional de Livros Didáticos (School-books National Program) of 2008, found in the Guia de Livros Didáticos (School-books Guide) from 5th to 8th grade, published in 2007. Methodologically, we adopted as procedure, at a first moment, the selection of reading and writing activities directed to digital genres in each of the three collections and, at a second moment, the analysis of the obtained data, supported by the studies about discourse genres, in general, and digital genres, specifically. The research results indicate that school-books approach digital genres, but not in a meaningful way. Teachers, therefore, have great challenges to face in order to contribute to the effective insertion of these genres in school and to render the students capability to deal with the digital genres
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-11
dc.date.available.fl_str_mv 2013-09-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T19:34:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Barbosa, Ceci Maria de Oliveira Coêlho. Gêneros digitais em manuais didáticos de língua portuguesa. 2009. 174 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14616
identifier_str_mv Barbosa, Ceci Maria de Oliveira Coêlho. Gêneros digitais em manuais didáticos de língua portuguesa. 2009. 174 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Língua Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14616/3/Ceci%20Maria%20de%20Oliveira%20Coelho%20Barbosa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14616/1/Ceci%20Maria%20de%20Oliveira%20Coelho%20Barbosa.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14616/2/Ceci%20Maria%20de%20Oliveira%20Coelho%20Barbosa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f2c25b383fab803871134cf4f2e2d52
af620a3e146a1ef95033249fb6fd73aa
6ec2a62f42153663da3874a045afd7a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424108672778240