Rádio e televisão como agentes educacionais: o imperativo do art. 221 da Constituição e a ética da responsabilidade social

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Bettini, Lúcia Helena Polleti lattes
Orientador(a): Garcia, Maria
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
Departamento: Faculdade de Direito
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8871
Resumo: The Constitution of 1998 watches, in a specific chapter, the Social Communication and identifies the Communication Law which involves information, entertainment and regulation of the means of communication. This issue aims to elucidate the constitutional parameters related to the way of the responsible for the programs and production in Radio and Television act, as well as, assure that those parameters are mandatory and what can be the consequences if they are not followed. Radio and Television are recognized as educational agents the main discussion in this issue according to article 221 of he Constitution where the broadcasting principles are mandatory, independently of the infraconstitutional law once, by that, citizenship and human dignity can become concrete, which must be underlined in democratic regimes. It is through interpretation of the Constitution that the bound to the educational process will be brought, highlighting the triple mission of education, described in article 205 of the Constitution. The program which takes into account those media support for broadcasting, identifies the proper place to implement educational acts which have as mission and social function the development of the humanbeing
id PUC_SP-1_80804b84ef75b060cb631f89599ccabe
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/8871
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Garcia, Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756349D8Bettini, Lúcia Helena Polleti2016-04-26T20:30:00Z2010-03-032009-11-30Bettini, Lúcia Helena Polleti. Rádio e televisão como agentes educacionais: o imperativo do art. 221 da Constituição e a ética da responsabilidade social. 2009. 241 f. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8871The Constitution of 1998 watches, in a specific chapter, the Social Communication and identifies the Communication Law which involves information, entertainment and regulation of the means of communication. This issue aims to elucidate the constitutional parameters related to the way of the responsible for the programs and production in Radio and Television act, as well as, assure that those parameters are mandatory and what can be the consequences if they are not followed. Radio and Television are recognized as educational agents the main discussion in this issue according to article 221 of he Constitution where the broadcasting principles are mandatory, independently of the infraconstitutional law once, by that, citizenship and human dignity can become concrete, which must be underlined in democratic regimes. It is through interpretation of the Constitution that the bound to the educational process will be brought, highlighting the triple mission of education, described in article 205 of the Constitution. The program which takes into account those media support for broadcasting, identifies the proper place to implement educational acts which have as mission and social function the development of the humanbeingA Constituição de 1988 cuida, em capítulo próprio, da Comunicação Social e identifica o Direito de Comunicação que envolve a informação, o entretenimento e a regulação dos veículos de comunicação. A presente tese tem, por finalidade, elucidar os parâmetros constitucionais de atuação dos responsáveis pela programação e produção de Rádio e Televisão, afirmar a obrigatoriedade de tais parâmetros e elucidar as conseqüências pela ausência do seu cumprimento. Afirma-se o reconhecimento dos veículos de comunicação, Rádio e Televisão, como agentes educacionais, problema central da tese, o que se realiza pelo imperativo do art. 221 da Constituição, ou seja, a obrigatoriedade dos princípios da radiodifusão, independentemente de legislação infraconstitucional pois, de tal forma, concretizam-se a cidadania e a dignidade humanas, inerentes ao regime democrático. A justificativa da afirmação dá-se por meio de interpretação da Constituição que traz a vinculação ao processo educativo, com vistas ao alcance de tríplice missão da educação, descrita no art. 205 da Constituição. A programação que, utiliza tais suportes midiáticos para veiculação, identifica local propício às práticas educativas que tem, por missão e função social, o pleno desenvolvimento da pessoaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/17639/Lucia%20Helena%20Polleti%20Bettini.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em DireitoPUC-SPBRFaculdade de DireitoDireito de comunicaçãoComunicação socialComunicacao de massa -- BrasilDireito a educacao -- BrasilLiberdade de informacao -- BrasilRadiodifusao -- BrasilTelecomunicacoes -- Leis e legislacao -- BrasilCommunication lawSocial communicationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITORádio e televisão como agentes educacionais: o imperativo do art. 221 da Constituição e a ética da responsabilidade socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLucia Helena Polleti Bettini.pdf.txtLucia Helena Polleti Bettini.pdf.txtExtracted texttext/plain464619https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/8871/3/Lucia%20Helena%20Polleti%20Bettini.pdf.txta6bf4ce3b93df4cf9c8fdcc6f9301d1dMD53ORIGINALLucia Helena Polleti Bettini.pdfapplication/pdf5846959https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/8871/1/Lucia%20Helena%20Polleti%20Bettini.pdf1de15694dec3c89af7dba1b79ae24c3eMD51THUMBNAILLucia Helena Polleti Bettini.pdf.jpgLucia Helena Polleti Bettini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3415https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/8871/2/Lucia%20Helena%20Polleti%20Bettini.pdf.jpge6280b52df2d066f5bf3bc98861cf467MD52handle/88712022-08-22 18:12:16.982oai:repositorio.pucsp.br:handle/8871Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-22T21:12:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Rádio e televisão como agentes educacionais: o imperativo do art. 221 da Constituição e a ética da responsabilidade social
title Rádio e televisão como agentes educacionais: o imperativo do art. 221 da Constituição e a ética da responsabilidade social
spellingShingle Rádio e televisão como agentes educacionais: o imperativo do art. 221 da Constituição e a ética da responsabilidade social
Bettini, Lúcia Helena Polleti
Direito de comunicação
Comunicação social
Comunicacao de massa -- Brasil
Direito a educacao -- Brasil
Liberdade de informacao -- Brasil
Radiodifusao -- Brasil
Telecomunicacoes -- Leis e legislacao -- Brasil
Communication law
Social communication
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
title_short Rádio e televisão como agentes educacionais: o imperativo do art. 221 da Constituição e a ética da responsabilidade social
title_full Rádio e televisão como agentes educacionais: o imperativo do art. 221 da Constituição e a ética da responsabilidade social
title_fullStr Rádio e televisão como agentes educacionais: o imperativo do art. 221 da Constituição e a ética da responsabilidade social
title_full_unstemmed Rádio e televisão como agentes educacionais: o imperativo do art. 221 da Constituição e a ética da responsabilidade social
title_sort Rádio e televisão como agentes educacionais: o imperativo do art. 221 da Constituição e a ética da responsabilidade social
author Bettini, Lúcia Helena Polleti
author_facet Bettini, Lúcia Helena Polleti
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Maria
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756349D8
dc.contributor.author.fl_str_mv Bettini, Lúcia Helena Polleti
contributor_str_mv Garcia, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Direito de comunicação
Comunicação social
Comunicacao de massa -- Brasil
Direito a educacao -- Brasil
Liberdade de informacao -- Brasil
Radiodifusao -- Brasil
Telecomunicacoes -- Leis e legislacao -- Brasil
topic Direito de comunicação
Comunicação social
Comunicacao de massa -- Brasil
Direito a educacao -- Brasil
Liberdade de informacao -- Brasil
Radiodifusao -- Brasil
Telecomunicacoes -- Leis e legislacao -- Brasil
Communication law
Social communication
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication law
Social communication
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
description The Constitution of 1998 watches, in a specific chapter, the Social Communication and identifies the Communication Law which involves information, entertainment and regulation of the means of communication. This issue aims to elucidate the constitutional parameters related to the way of the responsible for the programs and production in Radio and Television act, as well as, assure that those parameters are mandatory and what can be the consequences if they are not followed. Radio and Television are recognized as educational agents the main discussion in this issue according to article 221 of he Constitution where the broadcasting principles are mandatory, independently of the infraconstitutional law once, by that, citizenship and human dignity can become concrete, which must be underlined in democratic regimes. It is through interpretation of the Constitution that the bound to the educational process will be brought, highlighting the triple mission of education, described in article 205 of the Constitution. The program which takes into account those media support for broadcasting, identifies the proper place to implement educational acts which have as mission and social function the development of the humanbeing
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-11-30
dc.date.available.fl_str_mv 2010-03-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T20:30:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Bettini, Lúcia Helena Polleti. Rádio e televisão como agentes educacionais: o imperativo do art. 221 da Constituição e a ética da responsabilidade social. 2009. 241 f. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8871
identifier_str_mv Bettini, Lúcia Helena Polleti. Rádio e televisão como agentes educacionais: o imperativo do art. 221 da Constituição e a ética da responsabilidade social. 2009. 241 f. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Direito
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/8871/3/Lucia%20Helena%20Polleti%20Bettini.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/8871/1/Lucia%20Helena%20Polleti%20Bettini.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/8871/2/Lucia%20Helena%20Polleti%20Bettini.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a6bf4ce3b93df4cf9c8fdcc6f9301d1d
1de15694dec3c89af7dba1b79ae24c3e
e6280b52df2d066f5bf3bc98861cf467
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424119606280192