As cotas nas universidades públicas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Martini, Andressa Ferreira de lattes
Orientador(a): Sandoval, Salvador
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17357
Resumo: This work aims to gather data concerning the implementation of the quota system in universities to learn how institutions have handled this process. We believe that higher education has been a prime area of debate in Brazil as a place to think the discussions, issues and assumptions made about this proposal of affirmative action. The specialized bibliography have done us understand the importance of the North American reference in Brazil on this subject. Therefore, constitute the historical context of affirmatives actions in the U.S. through the movement of the struggle for racial equality that demanded the expansion of the rights of black citizens. We could note in the national context, the implementation of quotes revels that define the reservation of vacancies only is not enough, because the accumulating challenges when starting to operate, since the social reach inherent to it in much beyond the university and its links with other levels of the educational system. There are crucial social and political processes for the construction of the national project in progress and the question of abolition of racial inequalities emerge as a central element in that direction
id PUC_SP-1_8286cc92858576dced5548e184474e3d
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/17357
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Sandoval, Salvadorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751745P0Martini, Andressa Ferreira de2016-04-29T13:32:25Z2009-07-152009-05-08Martini, Andressa Ferreira de. As cotas nas universidades públicas brasileiras. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17357This work aims to gather data concerning the implementation of the quota system in universities to learn how institutions have handled this process. We believe that higher education has been a prime area of debate in Brazil as a place to think the discussions, issues and assumptions made about this proposal of affirmative action. The specialized bibliography have done us understand the importance of the North American reference in Brazil on this subject. Therefore, constitute the historical context of affirmatives actions in the U.S. through the movement of the struggle for racial equality that demanded the expansion of the rights of black citizens. We could note in the national context, the implementation of quotes revels that define the reservation of vacancies only is not enough, because the accumulating challenges when starting to operate, since the social reach inherent to it in much beyond the university and its links with other levels of the educational system. There are crucial social and political processes for the construction of the national project in progress and the question of abolition of racial inequalities emerge as a central element in that directionO presente trabalho tem como objetivo reunir os dados e as informações referentes à implantação do sistema de cotas nas universidades para apreender como as instituições têm tratado esse processo. Entendemos que o ensino superior tem sido uma área privilegiada do debate no Brasil como local para pensar os embates, questões e hipóteses elaboradas em torno dessa proposta de ação afirmativa. A bibliografia especializada nos fez entender a importância da referência norte-americana no Brasil sobre esse tema. Portanto, reconstituímos o contexto histórico das ações afirmativas nos EUA através do movimento de luta pela igualdade racial que reivindicou a ampliação dos direitos dos cidadãos negros. Na conjuntura nacional, a implantação das cotas revela que não basta definir a reserva de vagas, pois os desafios avolumam-se quando começam a operar, já que o alcance social inerente a ela em muito extrapola a universidade e sua vinculação com os outros níveis do nosso sistema educacional. Há processos políticos e sociais cruciais para a construção do projeto nacional em jogo e a questão da supressão das desigualdades raciais emerge como elemento central nesse sentidoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/36327/Andressa%20Ferreira%20de%20Martini.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Serviço SocialPUC-SPBRPsicologiaAção afirmativaRacismoUniversidades brasileirasDireito a educacao -- BrasilEnsino superior e Estado -- BrasilNegros -- Educacao (Superior) -- BrasilProgramas de acao afirmativa -- BrasilAffirmative actionRacismBrazilian universitiesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALAs cotas nas universidades públicas brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAndressa Ferreira de Martini.pdf.txtAndressa Ferreira de Martini.pdf.txtExtracted texttext/plain279025https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17357/3/Andressa%20Ferreira%20de%20Martini.pdf.txt75cb45af95f6a3d6749be535859e2416MD53ORIGINALAndressa Ferreira de Martini.pdfapplication/pdf771952https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17357/1/Andressa%20Ferreira%20de%20Martini.pdfcb9c36fdf686ac9c2888f25010d1471dMD51THUMBNAILAndressa Ferreira de Martini.pdf.jpgAndressa Ferreira de Martini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17357/2/Andressa%20Ferreira%20de%20Martini.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/173572022-04-28 01:12:09.323oai:repositorio.pucsp.br:handle/17357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T04:12:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv As cotas nas universidades públicas brasileiras
title As cotas nas universidades públicas brasileiras
spellingShingle As cotas nas universidades públicas brasileiras
Martini, Andressa Ferreira de
Ação afirmativa
Racismo
Universidades brasileiras
Direito a educacao -- Brasil
Ensino superior e Estado -- Brasil
Negros -- Educacao (Superior) -- Brasil
Programas de acao afirmativa -- Brasil
Affirmative action
Racism
Brazilian universities
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
title_short As cotas nas universidades públicas brasileiras
title_full As cotas nas universidades públicas brasileiras
title_fullStr As cotas nas universidades públicas brasileiras
title_full_unstemmed As cotas nas universidades públicas brasileiras
title_sort As cotas nas universidades públicas brasileiras
author Martini, Andressa Ferreira de
author_facet Martini, Andressa Ferreira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sandoval, Salvador
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751745P0
dc.contributor.author.fl_str_mv Martini, Andressa Ferreira de
contributor_str_mv Sandoval, Salvador
dc.subject.por.fl_str_mv Ação afirmativa
Racismo
Universidades brasileiras
Direito a educacao -- Brasil
Ensino superior e Estado -- Brasil
Negros -- Educacao (Superior) -- Brasil
Programas de acao afirmativa -- Brasil
topic Ação afirmativa
Racismo
Universidades brasileiras
Direito a educacao -- Brasil
Ensino superior e Estado -- Brasil
Negros -- Educacao (Superior) -- Brasil
Programas de acao afirmativa -- Brasil
Affirmative action
Racism
Brazilian universities
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Affirmative action
Racism
Brazilian universities
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
description This work aims to gather data concerning the implementation of the quota system in universities to learn how institutions have handled this process. We believe that higher education has been a prime area of debate in Brazil as a place to think the discussions, issues and assumptions made about this proposal of affirmative action. The specialized bibliography have done us understand the importance of the North American reference in Brazil on this subject. Therefore, constitute the historical context of affirmatives actions in the U.S. through the movement of the struggle for racial equality that demanded the expansion of the rights of black citizens. We could note in the national context, the implementation of quotes revels that define the reservation of vacancies only is not enough, because the accumulating challenges when starting to operate, since the social reach inherent to it in much beyond the university and its links with other levels of the educational system. There are crucial social and political processes for the construction of the national project in progress and the question of abolition of racial inequalities emerge as a central element in that direction
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-07-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-05-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T13:32:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Martini, Andressa Ferreira de. As cotas nas universidades públicas brasileiras. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17357
identifier_str_mv Martini, Andressa Ferreira de. As cotas nas universidades públicas brasileiras. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17357/3/Andressa%20Ferreira%20de%20Martini.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17357/1/Andressa%20Ferreira%20de%20Martini.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17357/2/Andressa%20Ferreira%20de%20Martini.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 75cb45af95f6a3d6749be535859e2416
cb9c36fdf686ac9c2888f25010d1471d
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423989945663488