Faz-se o caminho caminhando: reflexões sobre educação indígena

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Mota, Maria Eloísa lattes
Orientador(a): Rangel, Lucia Helena Vitali
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Departamento: Ciências Sociais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4210
Resumo: This study intends to describe how the creation of a Specific and Differentiated School devoted to indigenous peoples is established, with the Federal Constitution of 1988 serving as a reference base. For the concretion of this proposal, analyses were performed using material of (FIA) Consultant Firm hired by Sao Paulo City Council. As for encounters between the Consultant Firm and indigenous leaderships of indigenous villages Tekoa Pyau, Tenonde Porã, Krukutu, it has been outlined what CECI School (Indigenous Cultural and Educational Center) would be. As for 2008, researches were carried out in the indigenous village of Tekoa Pyau, in Jaraguá, whose main objective was to comprehend how this school worked under the light of a new movement. The combination of observation, pieces of information and data collection of guarani s culture, has allowed composing the landscape of what this school has in terms of specifics and differentiated aspects. The authors who base the theoretical fundamentation explicit essential concepts of the school, acculturation, boundaries and indigenous education
id PUC_SP-1_85359300964b846b94934cb33162ac8a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/4210
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Rangel, Lucia Helena Vitalihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778515E6Mota, Maria Eloísa2016-04-26T14:58:10Z2010-08-192010-05-17Mota, Maria Eloísa. Faz-se o caminho caminhando: reflexões sobre educação indígena. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4210This study intends to describe how the creation of a Specific and Differentiated School devoted to indigenous peoples is established, with the Federal Constitution of 1988 serving as a reference base. For the concretion of this proposal, analyses were performed using material of (FIA) Consultant Firm hired by Sao Paulo City Council. As for encounters between the Consultant Firm and indigenous leaderships of indigenous villages Tekoa Pyau, Tenonde Porã, Krukutu, it has been outlined what CECI School (Indigenous Cultural and Educational Center) would be. As for 2008, researches were carried out in the indigenous village of Tekoa Pyau, in Jaraguá, whose main objective was to comprehend how this school worked under the light of a new movement. The combination of observation, pieces of information and data collection of guarani s culture, has allowed composing the landscape of what this school has in terms of specifics and differentiated aspects. The authors who base the theoretical fundamentation explicit essential concepts of the school, acculturation, boundaries and indigenous educationEste trabalho procura descrever como se estabelece a criação de uma escola Específica e Diferenciada para os povos indígenas, tendo como base referencial a Constituição Federal de 1988. Para a concretização dessa proposta, foram realizadas análises de material da Consultoria (FIA) contratada pela Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo. A partir dos encontros entre a Consultoria e as lideranças indígenas das aldeia Tekoa Pyau, Tenonde Porã, Krukutu, delineou-se o que viria a ser essa escola CECI (Centro de Educação e Cultura Indígena) . A partir de 2008, pesquisas de campo foram realizadas na aldeia Tekoa Pyau, no Jaraguá, cujo eixo era apreender como funcionava essa escola à luz de um novo momento. A combinação da observação, das informações e do levantamento de dados característicos da cultura guarani, permitiu compor um quadro do que essa escola tem de Específica e Diferenciada. Os autores que embasam a fundamentação teórica explicitam conceitos fundamentais de escola, aculturação, fronteira e Educação IndígenaConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12242/Maria%20Eloisa%20Mota.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisEducação específica e diferenciadaFronteiraCECI Centro de Educação e Cultura IndígenaEscola indígenaIndios -- EducacaoSpecific and differentiated educationBoundariesIndigenous cultural and educational centerIndigenous schoolCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASFaz-se o caminho caminhando: reflexões sobre educação indígenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMaria Eloisa Mota.pdf.txtMaria Eloisa Mota.pdf.txtExtracted texttext/plain212184https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4210/3/Maria%20Eloisa%20Mota.pdf.txt6ce046e7e42b056d625949aec74e3a72MD53ORIGINALMaria Eloisa Mota.pdfapplication/pdf656796https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4210/1/Maria%20Eloisa%20Mota.pdf45c97d87735b938a95d7b69cdd8ecf74MD51THUMBNAILMaria Eloisa Mota.pdf.jpgMaria Eloisa Mota.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4210/2/Maria%20Eloisa%20Mota.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/42102022-04-28 18:33:54.813oai:repositorio.pucsp.br:handle/4210Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T21:33:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Faz-se o caminho caminhando: reflexões sobre educação indígena
title Faz-se o caminho caminhando: reflexões sobre educação indígena
spellingShingle Faz-se o caminho caminhando: reflexões sobre educação indígena
Mota, Maria Eloísa
Educação específica e diferenciada
Fronteira
CECI Centro de Educação e Cultura Indígena
Escola indígena
Indios -- Educacao
Specific and differentiated education
Boundaries
Indigenous cultural and educational center
Indigenous school
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Faz-se o caminho caminhando: reflexões sobre educação indígena
title_full Faz-se o caminho caminhando: reflexões sobre educação indígena
title_fullStr Faz-se o caminho caminhando: reflexões sobre educação indígena
title_full_unstemmed Faz-se o caminho caminhando: reflexões sobre educação indígena
title_sort Faz-se o caminho caminhando: reflexões sobre educação indígena
author Mota, Maria Eloísa
author_facet Mota, Maria Eloísa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rangel, Lucia Helena Vitali
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778515E6
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Maria Eloísa
contributor_str_mv Rangel, Lucia Helena Vitali
dc.subject.por.fl_str_mv Educação específica e diferenciada
Fronteira
CECI Centro de Educação e Cultura Indígena
Escola indígena
Indios -- Educacao
topic Educação específica e diferenciada
Fronteira
CECI Centro de Educação e Cultura Indígena
Escola indígena
Indios -- Educacao
Specific and differentiated education
Boundaries
Indigenous cultural and educational center
Indigenous school
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Specific and differentiated education
Boundaries
Indigenous cultural and educational center
Indigenous school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description This study intends to describe how the creation of a Specific and Differentiated School devoted to indigenous peoples is established, with the Federal Constitution of 1988 serving as a reference base. For the concretion of this proposal, analyses were performed using material of (FIA) Consultant Firm hired by Sao Paulo City Council. As for encounters between the Consultant Firm and indigenous leaderships of indigenous villages Tekoa Pyau, Tenonde Porã, Krukutu, it has been outlined what CECI School (Indigenous Cultural and Educational Center) would be. As for 2008, researches were carried out in the indigenous village of Tekoa Pyau, in Jaraguá, whose main objective was to comprehend how this school worked under the light of a new movement. The combination of observation, pieces of information and data collection of guarani s culture, has allowed composing the landscape of what this school has in terms of specifics and differentiated aspects. The authors who base the theoretical fundamentation explicit essential concepts of the school, acculturation, boundaries and indigenous education
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T14:58:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Mota, Maria Eloísa. Faz-se o caminho caminhando: reflexões sobre educação indígena. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4210
identifier_str_mv Mota, Maria Eloísa. Faz-se o caminho caminhando: reflexões sobre educação indígena. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4210/3/Maria%20Eloisa%20Mota.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4210/1/Maria%20Eloisa%20Mota.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4210/2/Maria%20Eloisa%20Mota.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ce046e7e42b056d625949aec74e3a72
45c97d87735b938a95d7b69cdd8ecf74
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423991429398528