Representações sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa de alunos de uma 5ª série do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Nunes, Camila Matos Venesiano lattes
Orientador(a): Celani, Maria Antonieta Alba
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Departamento: Lingüística
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13974
Resumo: This dissertation aims at finding out what representations 5th grade students in a public school have on learning English. This research relies on the PCN-LE (National Curricular Parameters for Foreign Languages, 1998) as a guide and documental source on learning- teaching English in Brazilian schools. For the data analysis, it is based on the theories of Vygoksky (2007 in the last consulted version), on the role of language according to Bakhtin (2006 in the last consulted version), and on the idea of social representations according to Moscovici (2005) and Jodelet (2001). The methodological approach used is a case study, according to Nunan (1992). The context of this research is a state school located in the Great São Paulo area; the participants are the teacher-researcher and 5 students between 10 and 11 years of age. The results reveal that students wish to learn English in order to travel, to live abroad and mainly to work, but that they do not study the language because of a real interest in the culture of the countries where English is the mother tongue. In the teaching-learning EFL process at school such perceptions show that English is seen as of immediate and utilitarian use. The social representations of the students that took part in the research show the reasons why this occurs
id PUC_SP-1_8d3e6b61e4463f46bce93c36c4728fc4
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13974
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Celani, Maria Antonieta Albahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251860T9Nunes, Camila Matos Venesiano2016-04-28T18:23:46Z2008-07-172008-06-24Nunes, Camila Matos Venesiano. Representações sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa de alunos de uma 5ª série do ensino fundamental. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13974This dissertation aims at finding out what representations 5th grade students in a public school have on learning English. This research relies on the PCN-LE (National Curricular Parameters for Foreign Languages, 1998) as a guide and documental source on learning- teaching English in Brazilian schools. For the data analysis, it is based on the theories of Vygoksky (2007 in the last consulted version), on the role of language according to Bakhtin (2006 in the last consulted version), and on the idea of social representations according to Moscovici (2005) and Jodelet (2001). The methodological approach used is a case study, according to Nunan (1992). The context of this research is a state school located in the Great São Paulo area; the participants are the teacher-researcher and 5 students between 10 and 11 years of age. The results reveal that students wish to learn English in order to travel, to live abroad and mainly to work, but that they do not study the language because of a real interest in the culture of the countries where English is the mother tongue. In the teaching-learning EFL process at school such perceptions show that English is seen as of immediate and utilitarian use. The social representations of the students that took part in the research show the reasons why this occursEsta dissertação objetiva saber quais são as representações que a língua inglesa tem para alunos, de uma 5ª série de escola pública. Para tanto, esta pesquisa fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (1998), porque orientam o trabalho dos professores e devem servir como uma fonte documental para as discussões e desenvolvimento de ensino-aprendizagem. Foram utilizados para a análise dos dados as teorias de ensino-aprendizagem de Vigotsky (1934/2005/2007), o papel da linguagem de Bakhtin (1929/2006), e as representações sociais conforme Moscovici (2005) e Jodelet (2001). A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso segundo Nunan (1992). O contexto desta pesquisa foi uma escola pública localizada em uma cidade da Grande São Paulo; os participantes envolvidos foram a professora-pesquisadora e cinco alunos entre 10 e 11 anos de idade. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados revelaram que os alunos desejam saber inglês para viajar, morar fora e trabalhar, mas que eles não estudam essa língua por terem um real interesse pela cultura dos países que falam a língua inglesa. Tais percepções dos estudantes evidenciam uma concepção imediatista e utilitarista da aprendizagem de inglês. O estudo das representações sociais dos alunos participantes desta pesquisa revela as razões pelas quais este fato ocorreSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30802/Camila%20Matos%20Venesiano%20Nunes.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaRepresentações sociaisProcesso de ensino-aprendizagemLíngua inglesaAprendizagemEnsinoLingua inglesa -- Estudo e ensinoSocial representationsTeaching and learning processEnglish languageCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADARepresentações sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa de alunos de uma 5ª série do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCamila Matos Venesiano Nunes.pdf.txtCamila Matos Venesiano Nunes.pdf.txtExtracted texttext/plain177862https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13974/3/Camila%20Matos%20Venesiano%20Nunes.pdf.txte235c1e1c5100e2eccf93009933506b2MD53ORIGINALCamila Matos Venesiano Nunes.pdfapplication/pdf278672https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13974/1/Camila%20Matos%20Venesiano%20Nunes.pdfe39f561452e07a5445ebbb815233db21MD51THUMBNAILCamila Matos Venesiano Nunes.pdf.jpgCamila Matos Venesiano Nunes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3101https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13974/2/Camila%20Matos%20Venesiano%20Nunes.pdf.jpg84124565a879ef5f7c5a16573f820328MD52handle/139742022-04-27 23:05:33.288oai:repositorio.pucsp.br:handle/13974Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T02:05:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Representações sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa de alunos de uma 5ª série do ensino fundamental
title Representações sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa de alunos de uma 5ª série do ensino fundamental
spellingShingle Representações sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa de alunos de uma 5ª série do ensino fundamental
Nunes, Camila Matos Venesiano
Representações sociais
Processo de ensino-aprendizagem
Língua inglesa
Aprendizagem
Ensino
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Social representations
Teaching and learning process
English language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Representações sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa de alunos de uma 5ª série do ensino fundamental
title_full Representações sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa de alunos de uma 5ª série do ensino fundamental
title_fullStr Representações sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa de alunos de uma 5ª série do ensino fundamental
title_full_unstemmed Representações sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa de alunos de uma 5ª série do ensino fundamental
title_sort Representações sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa de alunos de uma 5ª série do ensino fundamental
author Nunes, Camila Matos Venesiano
author_facet Nunes, Camila Matos Venesiano
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251860T9
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Camila Matos Venesiano
contributor_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Processo de ensino-aprendizagem
Língua inglesa
Aprendizagem
Ensino
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
topic Representações sociais
Processo de ensino-aprendizagem
Língua inglesa
Aprendizagem
Ensino
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Social representations
Teaching and learning process
English language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Social representations
Teaching and learning process
English language
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description This dissertation aims at finding out what representations 5th grade students in a public school have on learning English. This research relies on the PCN-LE (National Curricular Parameters for Foreign Languages, 1998) as a guide and documental source on learning- teaching English in Brazilian schools. For the data analysis, it is based on the theories of Vygoksky (2007 in the last consulted version), on the role of language according to Bakhtin (2006 in the last consulted version), and on the idea of social representations according to Moscovici (2005) and Jodelet (2001). The methodological approach used is a case study, according to Nunan (1992). The context of this research is a state school located in the Great São Paulo area; the participants are the teacher-researcher and 5 students between 10 and 11 years of age. The results reveal that students wish to learn English in order to travel, to live abroad and mainly to work, but that they do not study the language because of a real interest in the culture of the countries where English is the mother tongue. In the teaching-learning EFL process at school such perceptions show that English is seen as of immediate and utilitarian use. The social representations of the students that took part in the research show the reasons why this occurs
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-07-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-06-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:23:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Nunes, Camila Matos Venesiano. Representações sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa de alunos de uma 5ª série do ensino fundamental. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13974
identifier_str_mv Nunes, Camila Matos Venesiano. Representações sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa de alunos de uma 5ª série do ensino fundamental. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13974/3/Camila%20Matos%20Venesiano%20Nunes.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13974/1/Camila%20Matos%20Venesiano%20Nunes.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13974/2/Camila%20Matos%20Venesiano%20Nunes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e235c1e1c5100e2eccf93009933506b2
e39f561452e07a5445ebbb815233db21
84124565a879ef5f7c5a16573f820328
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423938843312128