Um panorama de artigos sobre a aprendizagem do cálculo diferencial e integral na perspectiva de David Tall

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Almeida, Marcio Vieira de lattes
Orientador(a): Igliori, Sonia Barbosa Camargo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10969
Resumo: The focus on this research is the learning and teaching of Differential and Integral Calculus, through the reading of articles written by the researcher David Tall. It is a bibliographical theoretical research, in the modality of panorama, in which the organization is also based on elements of Content Analysis, according to Bardin. We present information about the biography of the English researcher and his relationship with the community of national research. The CAPES Thesis Database was studied, with the objective of identifying the use of theories developed by Tall in national researches. The material for analysis, used for the development of the panorama, was based on 14 articles, taken from the session Limits, Infinity & Infinitesimals of the academic website of the English researcher. The theoretical elements and the approaches in teaching formulated to the concepts real numbers, infinity, limits, continuity, derivatives, integral and differential equations are highlighted in this material. The panorama brings summaries and analysis of theoretical elements, besides highlighting important information on the learning and teaching of Differential and Integral Calculus under Tall s perspectives. With this research, we hope to have contributed to both research and teaching practice
id PUC_SP-1_8d86dde1f9ac963f5a964572c091e76e
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10969
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Igliori, Sonia Barbosa Camargohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4471344A6Almeida, Marcio Vieira de2016-04-27T16:57:26Z2013-08-282013-06-07Almeida, Marcio Vieira de. A panorama of theorical proposals on learning differential and integral calculus under David Tall s perspective. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10969The focus on this research is the learning and teaching of Differential and Integral Calculus, through the reading of articles written by the researcher David Tall. It is a bibliographical theoretical research, in the modality of panorama, in which the organization is also based on elements of Content Analysis, according to Bardin. We present information about the biography of the English researcher and his relationship with the community of national research. The CAPES Thesis Database was studied, with the objective of identifying the use of theories developed by Tall in national researches. The material for analysis, used for the development of the panorama, was based on 14 articles, taken from the session Limits, Infinity & Infinitesimals of the academic website of the English researcher. The theoretical elements and the approaches in teaching formulated to the concepts real numbers, infinity, limits, continuity, derivatives, integral and differential equations are highlighted in this material. The panorama brings summaries and analysis of theoretical elements, besides highlighting important information on the learning and teaching of Differential and Integral Calculus under Tall s perspectives. With this research, we hope to have contributed to both research and teaching practiceEsta pesquisa tem por foco a aprendizagem e o ensino do Cálculo Diferencial e Integral. Trata-se da realização de um panorama de artigos de autoria de David Tall relacionados a esse tema. É um estudo teórico de caráter bibliográfico, na modalidade panorama, cuja organização se pautou também em elementos da Análise de Conteúdo, segundo Bardin. São apresentados dados sobre a biografia do pesquisador inglês e a relação dele com a comunidade de pesquisa nacional. É realizado um levantamento, no banco de dissertações e teses da CAPES, com a intenção de identificar a utilização dos elementos teóricos desenvolvidos por Tall, em pesquisas nacionais. O material de análise, utilizado para o desenvolvimento do panorama, constituiu-se de 14 artigos, retirados da seção Limits, Infinity & Infinitesimals do sítio acadêmico do pesquisador. São destacados, nesse material, os elementos teóricos e as abordagens para o ensino formuladas para os conceitos: números reais, infinito, limites, continuidade, derivada, integral e equações diferenciais. O panorama traz sínteses e análises de elementos teóricos, além de colocar em evidência dados importantes sobre a aprendizagem e o ensino do Cálculo Diferencial e Integral, na perspectiva de Tall. Com a apresentação deste trabalho espera-se ter contribuído tanto com a pesquisa quanto com a prática docenteCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24094/Marcio%20Vieira%20de%20Almeida.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoPanoramaCálculo diferencial e integralLimiteInfinitoDerivadaIntegralDavid TallEnsino e aprendizagem do cálculoPanoramaTeaching of differential and integral calculusLimitsDerivativeIntegralLearning and teaching of calculusCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUm panorama de artigos sobre a aprendizagem do cálculo diferencial e integral na perspectiva de David TallA panorama of theorical proposals on learning differential and integral calculus under David Tall s perspectiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarcio Vieira de Almeida.pdf.txtMarcio Vieira de Almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain331863https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10969/3/Marcio%20Vieira%20de%20Almeida.pdf.txt37c94e5559f6c865796ee7cbea72d5baMD53ORIGINALMarcio Vieira de Almeida.pdfapplication/pdf1460243https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10969/1/Marcio%20Vieira%20de%20Almeida.pdfa4f44f26cc2c378ae48bfea70049311aMD51THUMBNAILMarcio Vieira de Almeida.pdf.jpgMarcio Vieira de Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10969/2/Marcio%20Vieira%20de%20Almeida.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/109692022-04-28 07:11:42.958oai:repositorio.pucsp.br:handle/10969Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T10:11:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Um panorama de artigos sobre a aprendizagem do cálculo diferencial e integral na perspectiva de David Tall
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv A panorama of theorical proposals on learning differential and integral calculus under David Tall s perspective
title Um panorama de artigos sobre a aprendizagem do cálculo diferencial e integral na perspectiva de David Tall
spellingShingle Um panorama de artigos sobre a aprendizagem do cálculo diferencial e integral na perspectiva de David Tall
Almeida, Marcio Vieira de
Panorama
Cálculo diferencial e integral
Limite
Infinito
Derivada
Integral
David Tall
Ensino e aprendizagem do cálculo
Panorama
Teaching of differential and integral calculus
Limits
Derivative
Integral
Learning and teaching of calculus
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Um panorama de artigos sobre a aprendizagem do cálculo diferencial e integral na perspectiva de David Tall
title_full Um panorama de artigos sobre a aprendizagem do cálculo diferencial e integral na perspectiva de David Tall
title_fullStr Um panorama de artigos sobre a aprendizagem do cálculo diferencial e integral na perspectiva de David Tall
title_full_unstemmed Um panorama de artigos sobre a aprendizagem do cálculo diferencial e integral na perspectiva de David Tall
title_sort Um panorama de artigos sobre a aprendizagem do cálculo diferencial e integral na perspectiva de David Tall
author Almeida, Marcio Vieira de
author_facet Almeida, Marcio Vieira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Igliori, Sonia Barbosa Camargo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4471344A6
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Marcio Vieira de
contributor_str_mv Igliori, Sonia Barbosa Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Panorama
Cálculo diferencial e integral
Limite
Infinito
Derivada
Integral
David Tall
Ensino e aprendizagem do cálculo
topic Panorama
Cálculo diferencial e integral
Limite
Infinito
Derivada
Integral
David Tall
Ensino e aprendizagem do cálculo
Panorama
Teaching of differential and integral calculus
Limits
Derivative
Integral
Learning and teaching of calculus
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Panorama
Teaching of differential and integral calculus
Limits
Derivative
Integral
Learning and teaching of calculus
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The focus on this research is the learning and teaching of Differential and Integral Calculus, through the reading of articles written by the researcher David Tall. It is a bibliographical theoretical research, in the modality of panorama, in which the organization is also based on elements of Content Analysis, according to Bardin. We present information about the biography of the English researcher and his relationship with the community of national research. The CAPES Thesis Database was studied, with the objective of identifying the use of theories developed by Tall in national researches. The material for analysis, used for the development of the panorama, was based on 14 articles, taken from the session Limits, Infinity & Infinitesimals of the academic website of the English researcher. The theoretical elements and the approaches in teaching formulated to the concepts real numbers, infinity, limits, continuity, derivatives, integral and differential equations are highlighted in this material. The panorama brings summaries and analysis of theoretical elements, besides highlighting important information on the learning and teaching of Differential and Integral Calculus under Tall s perspectives. With this research, we hope to have contributed to both research and teaching practice
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-08-28
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Almeida, Marcio Vieira de. A panorama of theorical proposals on learning differential and integral calculus under David Tall s perspective. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10969
identifier_str_mv Almeida, Marcio Vieira de. A panorama of theorical proposals on learning differential and integral calculus under David Tall s perspective. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10969/3/Marcio%20Vieira%20de%20Almeida.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10969/1/Marcio%20Vieira%20de%20Almeida.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10969/2/Marcio%20Vieira%20de%20Almeida.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 37c94e5559f6c865796ee7cbea72d5ba
a4f44f26cc2c378ae48bfea70049311a
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424063927943168