Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Saud, Claudia Maria Labinas Roncon
Orientador(a): Mahoney, Abigail Alvarenga
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16116
Resumo: Abstract The affective dimension in the process teach-learning was emphasized in the present study which had as objective to know the schoolboys and schoolgirls feelings of the first grade of the elementary school in relation to the experiences lived in this context as well as identifying its provoking situations. The collection of data was made by na interview, prioritizing the schoolchildren s opinions from two classrooms of first grade of a private school, in a city of the state of São Paulo. The selection of the participants was made by choosing them by reffle divided in four groups of four children each one. For analysis and discussion of the data it was used the theoretical referencial of Henri Wallon. The results showed the presence of positive and negative3 feelings in relation to different referring provoking situations: to the teacher, to the test, to the break, to the arrival and departure of the students, to the subjects and to the first grade itself. It was concluded that the participants presented much more positive feelings than negative ones in relation to the experience in the first grade. The negative feelings indicate that it s needed to rethink some provoking situations so that, more and more, to correspond to the necessities, possibilities and characteristics of the children. Listening to them will help the educators in this task to rethink the conditions of education.
id PUC_SP-1_9022efabb7a75f4018c3a924daf542d7
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16116
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Mahoney, Abigail AlvarengaSaud, Claudia Maria Labinas Roncon2016-04-28T20:56:41Z2005-10-182005-11-11Saud, Claudia Maria Labinas Roncon. Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental. 2005. 260 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16116Abstract The affective dimension in the process teach-learning was emphasized in the present study which had as objective to know the schoolboys and schoolgirls feelings of the first grade of the elementary school in relation to the experiences lived in this context as well as identifying its provoking situations. The collection of data was made by na interview, prioritizing the schoolchildren s opinions from two classrooms of first grade of a private school, in a city of the state of São Paulo. The selection of the participants was made by choosing them by reffle divided in four groups of four children each one. For analysis and discussion of the data it was used the theoretical referencial of Henri Wallon. The results showed the presence of positive and negative3 feelings in relation to different referring provoking situations: to the teacher, to the test, to the break, to the arrival and departure of the students, to the subjects and to the first grade itself. It was concluded that the participants presented much more positive feelings than negative ones in relation to the experience in the first grade. The negative feelings indicate that it s needed to rethink some provoking situations so that, more and more, to correspond to the necessities, possibilities and characteristics of the children. Listening to them will help the educators in this task to rethink the conditions of education.A dimensão afetiva no processo ensino-aprendizagem foi enfatizada no presente estudo, que teve como objetivo conhecer os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental, em relação às experiências vividas neste contexto, bem como identificar suas situações provocadoras. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semi-estruturada, priorizando dar voz aos alunos e alunas de duas classes de primeira série de uma escola particular, em uma cidade do interior de São Paulo. A seleção dos participantes deu-se por meio de sorteio de meninos e meninas, distribuídos em quatro grupos de quatro crianças cada um. Para análise e discussão dos dados, foi utilizado o referencial teórico de Henri Wallon. Os resultados apontaram para a presença de sentimentos positivos e negativos em relação a diferentes situações: à professora, à avaliação, ao recreio, à chegada na escola, à saída da escola, aos conteúdos escolares e à primeira série propriamente dita. Concluiu-se que os alunos e alunas participantes apresentaram sentimentos muito mais positivos do que negativos em relação à experiência na primeira série. Os sentimentos negativos indicam que é preciso repensar algumas situações provocadoras, para que se possa, cada vez mais, corresponder às necessidades, possibilidades e características das crianças. Ouvir o que elas têm a dizer auxiliará os educadores nesta tarefa de repensar as condições de ensino.application/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31925/Claudia%20Maria%20Labinas%20Roncon%20Saud.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiasentimentosprimeira sérieestágio categorialEmoçõesCriançaEstudantes do ensino fundamentalfeelingsfirst gradecategorical period of trainingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALCom a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTClaudia Maria Labinas Roncon Saud.pdf.txtClaudia Maria Labinas Roncon Saud.pdf.txtExtracted texttext/plain467982https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16116/3/Claudia%20Maria%20Labinas%20Roncon%20Saud.pdf.txtc438f2088e64b90c9aa4fc8e0a416072MD53ORIGINALClaudia Maria Labinas Roncon Saud.pdfapplication/pdf1243916https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16116/1/Claudia%20Maria%20Labinas%20Roncon%20Saud.pdf3c15923a84088c7dafa4237f1eb264a1MD51THUMBNAILClaudia Maria Labinas Roncon Saud.pdf.jpgClaudia Maria Labinas Roncon Saud.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16116/2/Claudia%20Maria%20Labinas%20Roncon%20Saud.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/161162022-04-27 14:25:14.107oai:repositorio.pucsp.br:handle/16116Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T17:25:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental
title Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental
spellingShingle Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental
Saud, Claudia Maria Labinas Roncon
sentimentos
primeira série
estágio categorial
Emoções
Criança
Estudantes do ensino fundamental
feelings
first grade
categorical period of training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental
title_full Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental
title_fullStr Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental
title_sort Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental
author Saud, Claudia Maria Labinas Roncon
author_facet Saud, Claudia Maria Labinas Roncon
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mahoney, Abigail Alvarenga
dc.contributor.author.fl_str_mv Saud, Claudia Maria Labinas Roncon
contributor_str_mv Mahoney, Abigail Alvarenga
dc.subject.por.fl_str_mv sentimentos
primeira série
estágio categorial
Emoções
Criança
Estudantes do ensino fundamental
topic sentimentos
primeira série
estágio categorial
Emoções
Criança
Estudantes do ensino fundamental
feelings
first grade
categorical period of training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv feelings
first grade
categorical period of training
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description Abstract The affective dimension in the process teach-learning was emphasized in the present study which had as objective to know the schoolboys and schoolgirls feelings of the first grade of the elementary school in relation to the experiences lived in this context as well as identifying its provoking situations. The collection of data was made by na interview, prioritizing the schoolchildren s opinions from two classrooms of first grade of a private school, in a city of the state of São Paulo. The selection of the participants was made by choosing them by reffle divided in four groups of four children each one. For analysis and discussion of the data it was used the theoretical referencial of Henri Wallon. The results showed the presence of positive and negative3 feelings in relation to different referring provoking situations: to the teacher, to the test, to the break, to the arrival and departure of the students, to the subjects and to the first grade itself. It was concluded that the participants presented much more positive feelings than negative ones in relation to the experience in the first grade. The negative feelings indicate that it s needed to rethink some provoking situations so that, more and more, to correspond to the necessities, possibilities and characteristics of the children. Listening to them will help the educators in this task to rethink the conditions of education.
publishDate 2005
dc.date.available.fl_str_mv 2005-10-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-11-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Saud, Claudia Maria Labinas Roncon. Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental. 2005. 260 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16116
identifier_str_mv Saud, Claudia Maria Labinas Roncon. Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental. 2005. 260 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16116/3/Claudia%20Maria%20Labinas%20Roncon%20Saud.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16116/1/Claudia%20Maria%20Labinas%20Roncon%20Saud.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16116/2/Claudia%20Maria%20Labinas%20Roncon%20Saud.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c438f2088e64b90c9aa4fc8e0a416072
3c15923a84088c7dafa4237f1eb264a1
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424055781556224