Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
|
Departamento: |
Psicologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16116 |
Resumo: | Abstract The affective dimension in the process teach-learning was emphasized in the present study which had as objective to know the schoolboys and schoolgirls feelings of the first grade of the elementary school in relation to the experiences lived in this context as well as identifying its provoking situations. The collection of data was made by na interview, prioritizing the schoolchildren s opinions from two classrooms of first grade of a private school, in a city of the state of São Paulo. The selection of the participants was made by choosing them by reffle divided in four groups of four children each one. For analysis and discussion of the data it was used the theoretical referencial of Henri Wallon. The results showed the presence of positive and negative3 feelings in relation to different referring provoking situations: to the teacher, to the test, to the break, to the arrival and departure of the students, to the subjects and to the first grade itself. It was concluded that the participants presented much more positive feelings than negative ones in relation to the experience in the first grade. The negative feelings indicate that it s needed to rethink some provoking situations so that, more and more, to correspond to the necessities, possibilities and characteristics of the children. Listening to them will help the educators in this task to rethink the conditions of education. |
id |
PUC_SP-1_9022efabb7a75f4018c3a924daf542d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16116 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Mahoney, Abigail AlvarengaSaud, Claudia Maria Labinas Roncon2016-04-28T20:56:41Z2005-10-182005-11-11Saud, Claudia Maria Labinas Roncon. Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental. 2005. 260 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16116Abstract The affective dimension in the process teach-learning was emphasized in the present study which had as objective to know the schoolboys and schoolgirls feelings of the first grade of the elementary school in relation to the experiences lived in this context as well as identifying its provoking situations. The collection of data was made by na interview, prioritizing the schoolchildren s opinions from two classrooms of first grade of a private school, in a city of the state of São Paulo. The selection of the participants was made by choosing them by reffle divided in four groups of four children each one. For analysis and discussion of the data it was used the theoretical referencial of Henri Wallon. The results showed the presence of positive and negative3 feelings in relation to different referring provoking situations: to the teacher, to the test, to the break, to the arrival and departure of the students, to the subjects and to the first grade itself. It was concluded that the participants presented much more positive feelings than negative ones in relation to the experience in the first grade. The negative feelings indicate that it s needed to rethink some provoking situations so that, more and more, to correspond to the necessities, possibilities and characteristics of the children. Listening to them will help the educators in this task to rethink the conditions of education.A dimensão afetiva no processo ensino-aprendizagem foi enfatizada no presente estudo, que teve como objetivo conhecer os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental, em relação às experiências vividas neste contexto, bem como identificar suas situações provocadoras. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semi-estruturada, priorizando dar voz aos alunos e alunas de duas classes de primeira série de uma escola particular, em uma cidade do interior de São Paulo. A seleção dos participantes deu-se por meio de sorteio de meninos e meninas, distribuídos em quatro grupos de quatro crianças cada um. Para análise e discussão dos dados, foi utilizado o referencial teórico de Henri Wallon. Os resultados apontaram para a presença de sentimentos positivos e negativos em relação a diferentes situações: à professora, à avaliação, ao recreio, à chegada na escola, à saída da escola, aos conteúdos escolares e à primeira série propriamente dita. Concluiu-se que os alunos e alunas participantes apresentaram sentimentos muito mais positivos do que negativos em relação à experiência na primeira série. Os sentimentos negativos indicam que é preciso repensar algumas situações provocadoras, para que se possa, cada vez mais, corresponder às necessidades, possibilidades e características das crianças. Ouvir o que elas têm a dizer auxiliará os educadores nesta tarefa de repensar as condições de ensino.application/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31925/Claudia%20Maria%20Labinas%20Roncon%20Saud.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiasentimentosprimeira sérieestágio categorialEmoçõesCriançaEstudantes do ensino fundamentalfeelingsfirst gradecategorical period of trainingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALCom a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTClaudia Maria Labinas Roncon Saud.pdf.txtClaudia Maria Labinas Roncon Saud.pdf.txtExtracted texttext/plain467982https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16116/3/Claudia%20Maria%20Labinas%20Roncon%20Saud.pdf.txtc438f2088e64b90c9aa4fc8e0a416072MD53ORIGINALClaudia Maria Labinas Roncon Saud.pdfapplication/pdf1243916https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16116/1/Claudia%20Maria%20Labinas%20Roncon%20Saud.pdf3c15923a84088c7dafa4237f1eb264a1MD51THUMBNAILClaudia Maria Labinas Roncon Saud.pdf.jpgClaudia Maria Labinas Roncon Saud.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16116/2/Claudia%20Maria%20Labinas%20Roncon%20Saud.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/161162022-04-27 14:25:14.107oai:repositorio.pucsp.br:handle/16116Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T17:25:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental |
title |
Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental Saud, Claudia Maria Labinas Roncon sentimentos primeira série estágio categorial Emoções Criança Estudantes do ensino fundamental feelings first grade categorical period of training CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental |
title_full |
Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental |
title_sort |
Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental |
author |
Saud, Claudia Maria Labinas Roncon |
author_facet |
Saud, Claudia Maria Labinas Roncon |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mahoney, Abigail Alvarenga |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saud, Claudia Maria Labinas Roncon |
contributor_str_mv |
Mahoney, Abigail Alvarenga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sentimentos primeira série estágio categorial Emoções Criança Estudantes do ensino fundamental |
topic |
sentimentos primeira série estágio categorial Emoções Criança Estudantes do ensino fundamental feelings first grade categorical period of training CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
feelings first grade categorical period of training |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
Abstract The affective dimension in the process teach-learning was emphasized in the present study which had as objective to know the schoolboys and schoolgirls feelings of the first grade of the elementary school in relation to the experiences lived in this context as well as identifying its provoking situations. The collection of data was made by na interview, prioritizing the schoolchildren s opinions from two classrooms of first grade of a private school, in a city of the state of São Paulo. The selection of the participants was made by choosing them by reffle divided in four groups of four children each one. For analysis and discussion of the data it was used the theoretical referencial of Henri Wallon. The results showed the presence of positive and negative3 feelings in relation to different referring provoking situations: to the teacher, to the test, to the break, to the arrival and departure of the students, to the subjects and to the first grade itself. It was concluded that the participants presented much more positive feelings than negative ones in relation to the experience in the first grade. The negative feelings indicate that it s needed to rethink some provoking situations so that, more and more, to correspond to the necessities, possibilities and characteristics of the children. Listening to them will help the educators in this task to rethink the conditions of education. |
publishDate |
2005 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2005-10-18 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-11-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:56:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Saud, Claudia Maria Labinas Roncon. Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental. 2005. 260 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16116 |
identifier_str_mv |
Saud, Claudia Maria Labinas Roncon. Com a palavra, as crianças: os sentimentos de alunos e alunas da primeira série do Ensino Fundamental. 2005. 260 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16116/3/Claudia%20Maria%20Labinas%20Roncon%20Saud.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16116/1/Claudia%20Maria%20Labinas%20Roncon%20Saud.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16116/2/Claudia%20Maria%20Labinas%20Roncon%20Saud.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c438f2088e64b90c9aa4fc8e0a416072 3c15923a84088c7dafa4237f1eb264a1 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424055781556224 |