O tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Cano, Márcio Rogério de Oliveira lattes
Orientador(a): Cintra, Anna Maria Marques
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Departamento: Língua Portuguesa
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14370
Resumo: This text is about how the Portuguese language didactical books used in the second cycle of basic school deal with the studies of the journalistic speech genders. The aim of this work is to show if the didactical books, upon being reorganized to match the demands of the National Curricular Parameters (1998) and of the Guide of the Didactical Book (1998, 2005), proposed a method of study that consider the inner characteristics of the speech genders in the specific matter of the journalistic speech. We bring an exploratory analysis done in three didactical books chosen due to their specifications according to the Guide, using the studies of Bakhtin (1992, 2000) that deal with the manifestation of the postulation in discursive genders by their structure, style and theme. This study helped to reveal the reasons the journalistic genders are used for, either to teach grammar like the Didactical Books have been doing, either to teach style, to moralize or even as a model for the building of good texts. We could also notice that the genders of journalistic practice, when used by the pedagogical speech, have their basic characteristics modified, transforming themselves into genders of pedagogical practice
id PUC_SP-1_939b966acb3c60a4b192ebcd1faa11f9
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/14370
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Cintra, Anna Maria Marqueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732928E8Cano, Márcio Rogério de Oliveira2016-04-28T19:34:02Z2012-07-132006-04-17Cano, Márcio Rogério de Oliveira. The treatment given of the journalistic speech genders in Portuguese Language didactical books. 2006. 121 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14370This text is about how the Portuguese language didactical books used in the second cycle of basic school deal with the studies of the journalistic speech genders. The aim of this work is to show if the didactical books, upon being reorganized to match the demands of the National Curricular Parameters (1998) and of the Guide of the Didactical Book (1998, 2005), proposed a method of study that consider the inner characteristics of the speech genders in the specific matter of the journalistic speech. We bring an exploratory analysis done in three didactical books chosen due to their specifications according to the Guide, using the studies of Bakhtin (1992, 2000) that deal with the manifestation of the postulation in discursive genders by their structure, style and theme. This study helped to reveal the reasons the journalistic genders are used for, either to teach grammar like the Didactical Books have been doing, either to teach style, to moralize or even as a model for the building of good texts. We could also notice that the genders of journalistic practice, when used by the pedagogical speech, have their basic characteristics modified, transforming themselves into genders of pedagogical practiceEsta dissertação trata da forma como os livros didáticos de Língua Portuguesa, utilizados no Ensino Fundamental, ciclo II, desenvolvem estudos sobre os gêneros do discurso jornalístico. O objetivo desse trabalho é mostrar se os livros didáticos, ao se reorganizarem para atender as exigências dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e do Guia do Livro Didático (1998, 2005), propuseram uma metodologia de estudo que leve em conta as características constituintes dos gêneros do discurso, no caso especifico desta pesquisa, o discurso jornalístico. Trazemos uma análise exploratória feita em três livros didáticos escolhidos pela suas especificidades na indicação pelo Guia, utilizando os estudos de Bakhtin (1992, 2000) que tratam da manifestação dos enunciados em gêneros discursivos constituídos por sua estrutura composicional, estilo e tema. Esta pesquisa propiciou o desvelamento dos pretextos para os quais se utilizam os gêneros jornalísticos, seja para ensinar a gramática, como os livros didáticos sempre têm feito, seja para ensinar estilo, moralizar ou mesmo como modelo para construção de bons textos. Pudemos verificar, ainda, que os gêneros da prática jornalística, ao serem apropriados pelo discurso pedagógico, têm suas características básicas subvertidas, transformando-se em gêneros da prática pedagógicaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29681/Marcio%20Rogerio%20de%20Oliveira%20Cano.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua PortuguesaPUC-SPBRLíngua PortuguesaGêneros do discursoLivro didáticoJornalLingua portuguesa -- Estudo e ensinoJornalismo -- Analise do discursoLivros didaticos -- BrasilGenders of speechDidactical bookJournalCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAO tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesaThe treatment given of the journalistic speech genders in Portuguese Language didactical booksinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarcio Rogerio de Oliveira Cano.pdf.txtMarcio Rogerio de Oliveira Cano.pdf.txtExtracted texttext/plain236291https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14370/3/Marcio%20Rogerio%20de%20Oliveira%20Cano.pdf.txt11f568808448a25c9bf55cbbaceac5acMD53ORIGINALMarcio Rogerio de Oliveira Cano.pdfapplication/pdf23732920https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14370/1/Marcio%20Rogerio%20de%20Oliveira%20Cano.pdfd40960cfacc9b8b23d6aa2fba01930e9MD51THUMBNAILMarcio Rogerio de Oliveira Cano.pdf.jpgMarcio Rogerio de Oliveira Cano.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2200https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14370/2/Marcio%20Rogerio%20de%20Oliveira%20Cano.pdf.jpg1fcf33c3bdcb4fa4e526f66c23f0fbbeMD52handle/143702022-04-28 09:48:11.761oai:repositorio.pucsp.br:handle/14370Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T12:48:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesa
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The treatment given of the journalistic speech genders in Portuguese Language didactical books
title O tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesa
spellingShingle O tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesa
Cano, Márcio Rogério de Oliveira
Gêneros do discurso
Livro didático
Jornal
Lingua portuguesa -- Estudo e ensino
Jornalismo -- Analise do discurso
Livros didaticos -- Brasil
Genders of speech
Didactical book
Journal
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short O tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesa
title_full O tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesa
title_fullStr O tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesa
title_full_unstemmed O tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesa
title_sort O tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesa
author Cano, Márcio Rogério de Oliveira
author_facet Cano, Márcio Rogério de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cintra, Anna Maria Marques
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732928E8
dc.contributor.author.fl_str_mv Cano, Márcio Rogério de Oliveira
contributor_str_mv Cintra, Anna Maria Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros do discurso
Livro didático
Jornal
Lingua portuguesa -- Estudo e ensino
Jornalismo -- Analise do discurso
Livros didaticos -- Brasil
topic Gêneros do discurso
Livro didático
Jornal
Lingua portuguesa -- Estudo e ensino
Jornalismo -- Analise do discurso
Livros didaticos -- Brasil
Genders of speech
Didactical book
Journal
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Genders of speech
Didactical book
Journal
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description This text is about how the Portuguese language didactical books used in the second cycle of basic school deal with the studies of the journalistic speech genders. The aim of this work is to show if the didactical books, upon being reorganized to match the demands of the National Curricular Parameters (1998) and of the Guide of the Didactical Book (1998, 2005), proposed a method of study that consider the inner characteristics of the speech genders in the specific matter of the journalistic speech. We bring an exploratory analysis done in three didactical books chosen due to their specifications according to the Guide, using the studies of Bakhtin (1992, 2000) that deal with the manifestation of the postulation in discursive genders by their structure, style and theme. This study helped to reveal the reasons the journalistic genders are used for, either to teach grammar like the Didactical Books have been doing, either to teach style, to moralize or even as a model for the building of good texts. We could also notice that the genders of journalistic practice, when used by the pedagogical speech, have their basic characteristics modified, transforming themselves into genders of pedagogical practice
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-04-17
dc.date.available.fl_str_mv 2012-07-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T19:34:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Cano, Márcio Rogério de Oliveira. The treatment given of the journalistic speech genders in Portuguese Language didactical books. 2006. 121 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14370
identifier_str_mv Cano, Márcio Rogério de Oliveira. The treatment given of the journalistic speech genders in Portuguese Language didactical books. 2006. 121 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Língua Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14370/3/Marcio%20Rogerio%20de%20Oliveira%20Cano.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14370/1/Marcio%20Rogerio%20de%20Oliveira%20Cano.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14370/2/Marcio%20Rogerio%20de%20Oliveira%20Cano.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 11f568808448a25c9bf55cbbaceac5ac
d40960cfacc9b8b23d6aa2fba01930e9
1fcf33c3bdcb4fa4e526f66c23f0fbbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424079540191232